Orquídeas Silvestres e outras flores raras da flora Portuguesa

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois e aqui onde moro é a própria junta que coloca os herbicidas, alias (não sei se eram invasivas), mas há uns anos haviam muitas daquelas plantas em que as flores se as aperta-se davam estalos e agora não encontro absolutamente nenhuma, e nasciam nas bermas.

Sim já sei qual é essa flor que falas, é muito frequente observá-la na primavera, antigamente viam-se as bermas das estradas completamente floridas durantes uns 3 meses, com papoilas, malmequeres, cardo, entre outras, infelizmente hoje em dia é muito raro.
Essas plantas todas aliás são um óptimos refúgio e alimento para insectos polinizadores, aliás eu só uso roçadora, mas só no fim das florações, e até por vezes já com as ervas secas.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...mas há uns anos haviam muitas daquelas plantas em que as flores se as aperta-se davam estalos e agora não encontro absolutamente nenhuma, e nasciam nas bermas.
Seriam as dedaleiras?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Digitalis_purpurea
250px-Digitalis_Purpurea.jpg
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
WOW! Uma dactylorhiza maculata! É rara! :viva:
Olá Dan! Esta dactylorhiza maculata que fotografaste era filha única ou estava inserida numa colónia maior? Ela é bastante rara e lindíssima. Aí na zona de Bragança existem várias orquídeas muito raras quer nas serras quer na zona da albufeira do Azibo.
Algumas que existem aí:

Dactylorhiza insularis
Dactylorhiza-insularis-02.jpg


Limodorum abortivum
P1010190.JPG


Dactylorhiza maculata
0001258_dactylorhiza-maculata_550.jpeg
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Olá Dan! Esta dactylorhiza maculata que fotografaste era filha única ou estava inserida numa colónia maior? Ela é bastante rara e lindíssima. Aí na zona de Bragança existem várias orquídeas muito raras quer nas serras quer na zona da albufeira do Azibo.

Não seria filha única, mas esta estava isolada.