Os lugares mais frios de Portugal

Diogo.lis.vpa

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
279
Local
Vale de Figueira
Mais fria Talvez montalegre, ou guarda ... mas o sitio mais frio pra mim deve ser gimonde...xD

Gostava que fosse Vila pouca de aguiar ...mas esta vila so ganha em desconforto termico ...:lol:

Apesar de tambem estar encaixada entre 2 serras :)
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Podem não ser os lugares mais frios ao nível de temperaturas médias anuais, mas existem por aí muitos vales no interior norte e centro, cuja percentagem de dias com geada é impressionante.

O pessoal de Bragança já nos deu a conhecer o caso de Gimonde. Mas quantos mais lugares idênticos não haverão por aí espalhados?

Existem recantos nas serras de Montemurro e Leomil, que bem conheço, e que são umas autênticas minas de gelo.:cold:

Altas de Portugal - Risco de geada
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Podem não ser os lugares mais frios ao nível de temperaturas médias anuais, mas existem por aí muitos vales no interior norte e centro, cuja percentagem de dias com geada é impressionante.

O pessoal de Bragança já nos deu a conhecer o caso de Gimonde. Mas quantos mais lugares idênticos não haverão por aí espalhados?

Existem recantos nas serras de Montemurro e Leomil, que bem conheço, e que são umas autênticas minas de gelo.:cold:

Altas de Portugal - Risco de geada

Já tinha visto esse mapa, mas acho curioso como há locais no interior, com tão pouca ou nenhuma geada.
Quanto ao litoral já era esperado.
E sem dúvida que temos no norte interior autênticas fábricas de gelo de inverno.
Na nossa saudosa Estremadura, o Montejunto domina!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por acaso tenho curiosidade em fazer trabalho de campo nos locais mais frios de Portugal...;)
Gostava de saber de que forma a natureza se adapta a condições tão adversas...Da mesma forma me interessam os locais mais quentes por iguais motivos.
 

joao paulo

Cirrus
Registo
19 Set 2005
Mensagens
70
Local
Vila do Carvalho / Altitude: 762 mts
Esta estância Penhas da Saúde segundo pesquisei fica entre 1500 m a 1600 m , mas existe uma pousada chamada Pousada de Juventude em Vila Carvalho à 1900m.

96_7.JPG

Vila do Carvalho é a freguesia a qual pertence essa área, antiga colónia infantil de montanha, actualmente pousada da juventude das penhas da saúde
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
E sem dúvida que temos no norte interior autênticas fábricas de gelo de inverno.
Na nossa saudosa Estremadura, o Montejunto domina!

pois é porque é que em termos de frio forma-se sempre uma "lingua" de baixas temperaturas entre a serra da estrela, montejunto e os concelhos a norte de lisboa como arruda, loures, mafra......:huh:
noto isso bastante quando estou em arruda.....a diferenca entre arruda e alverca ou lisboa ou até vila franca é enorme!!!
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Será que para o IM a zona mais fria do país é o distrito de Bragança??
Senão, porque razão os critérios de atribuição de alertas são mais exigentes em Bragança do que na Guarda? Como é que eles justificam que uma temperatura de -3.0ºC em Bragança sejam "normais" e na Guarda sejam de "alguns cuidados"?





________________
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
pois é porque é que em termos de frio forma-se sempre uma "lingua" de baixas temperaturas entre a serra da estrela, montejunto e os concelhos a norte de lisboa como arruda, loures, mafra......:huh:
noto isso bastante quando estou em arruda.....a diferenca entre arruda e alverca ou lisboa ou até vila franca é enorme!!!

Penso que poderá ser por estarem mais expostas a ventos de norte e por serem locais mais altos.
Certamente deverão haver mais factores, mas assim que me lembre por alto estes são os mais influentes.
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Eu fico no norte do distrito de Santarém e este ano já cairam perto de 20 geadas enquanto o ano passado só caíram 2/3. Mesmo assim aínda me lembro de que à sensívelmente 6/7 anos quando andava na escola primária ser frequente ver tudo branco de geada e a temperatura marcar -1ºC às 9h.
Penso que a zona mais fria daqui é um vale por onde um ribeiro passa que desagua no rio Alviela. No centro da minha terra(Alcanena) posso ter 2ºC no centro, que nesse vale as temperaturas podem chegar aos-1ºC, apesar destes dois locais distarem apenas 1km um do outro.
 

BARROSODIGITAL

Cumulus
Registo
31 Jan 2008
Mensagens
145
Local
MONTALEGRE (+-1000m)
Eu não tenho dados para dizer qual e o lugar mais frio de Portugal mas posso vos garantir que Montalegre e a região do barroso (Pitões das Junias talvez a mais fria aldeia) devem estar pelo menos no top 10 :)..

Este ano ja registei -11,5º e a uns anos no termómetro do carro vi -17º..

cumprimentos
miguel moura
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
pois é porque é que em termos de frio forma-se sempre uma "lingua" de baixas temperaturas entre a serra da estrela, montejunto e os concelhos a norte de lisboa como arruda, loures, mafra......:huh:
noto isso bastante quando estou em arruda.....a diferenca entre arruda e alverca ou lisboa ou até vila franca é enorme!!!

Não esquecer o norte do Ribatejo, zona ainda mais fria que aí.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
pois é porque é que em termos de frio forma-se sempre uma "lingua" de baixas temperaturas entre a serra da estrela, montejunto e os concelhos a norte de lisboa como arruda, loures, mafra......:huh:
noto isso bastante quando estou em arruda.....a diferenca entre arruda e alverca ou lisboa ou até vila franca é enorme!!!

Penso que poderá ser por estarem mais expostas a ventos de norte e por serem locais mais altos.
Certamente deverão haver mais factores, mas assim que me lembre por alto estes são os mais influentes.


Stormy, antes de mais, referes-te às mínimas certo? Portanto às mínimas muito frias que ocorrem em todas aquelas zonas relativamente planas e baixas? pois acho que só se pode culpar a topografia.. e essas zonas acabarem por estar dispostas de forma a ter menos ventos e mais acalmias nocturnas, inversões, por aí fora..
se entendi bem referes-te ao frio em noites calmas e não ao frio associado a mau tempo, pois aí claro isso desaparece e a latitude e especialmente altitude mandam sempre.. ;)

O que o belem referiu sítios mais altos e ventosos, penso que talvez por não ter entendido como eu! Agora fica a dúvida do que estavas a perguntar exactamente!

é curioso comparar as zonas que referes com outras pouco mais elevadas e muito mais no interior,.. Castelo Branco, Proença Nova, por aí, que têm mínimas sempre bem mais altas..
É mesmo uma questão de forma do terreno, bacias e vales dos rios, tudo conjugado que causa isso, será talvez um pouco complexo descrever por um ou dois factores só e de forma simples, mais uma questão de "engenharia" complexa
:D

Se não era a pergunta, sorry :p
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy, antes de mais, referes-te às mínimas certo? Portanto às mínimas muito frias que ocorrem em todas aquelas zonas relativamente planas e baixas? pois acho que só se pode culpar a topografia.. e essas zonas acabarem por estar dispostas de forma a ter menos ventos e mais acalmias nocturnas, inversões, por aí fora..
se entendi bem referes-te ao frio em noites calmas e não ao frio associado a mau tempo, pois aí claro isso desaparece e a latitude e especialmente altitude mandam sempre.. ;)

O que o belem referiu sítios mais altos e ventosos, penso que talvez por não ter entendido como eu! Agora fica a dúvida do que estavas a perguntar exactamente!

é curioso comparar as zonas que referes com outras pouco mais elevadas e muito mais no interior,.. Castelo Branco, Proença Nova, por aí, que têm mínimas sempre bem mais altas..
É mesmo uma questão de forma do terreno, bacias e vales dos rios, tudo conjugado que causa isso, será talvez um pouco complexo descrever por um ou dois factores só e de forma simples, mais uma questão de "engenharia" complexa
:D

Se não era a pergunta, sorry :p

:thumbsup::thumbsup:é de facto um fenomeno interessante....um microclima mais extremado e frio que as zonas envolventes:D tambem a diferença de temperaturas entre o litoral oeste a norte e sul do cabo raso é enorme:shocking: chega a haver diferenças de 5Cº entre sines e o cabo raso ( dai a minha divisao climatica proposta no topico da diversidade climatica de portugal) :confused: enfim um pais climaticamente diverso:thumbsup: