Os lugares mais frios de Portugal

Kodiak

Cumulus
Registo
7 Fev 2009
Mensagens
109
Local
Braga
Vi este tópico e achei interessante, sobretudo, a interrogação sobre o comportamento dos seres vivos face às diferenças de temperatura (julgo que é do Belem).
Há anos interessei-me, e ainda me interesso, pela distribuição das plantas. Investiguei por exemplo o caso do zimbro da espécie Juniperus nana alpina, existente, em Portugal, apenas na Estrela e no Gerês.
Na Estrela o zimbro prospera, parece-me, acima dos 1400 metros, no Gerês a partir dos 1000-1100, na Cordilheira Cantâbrica um pouco mais abaixo (creio que anda pelos 900) e na Europa Central a poucas centenas de metros. Ou seja conforme se a avança para norte (e não é preciso muito) as mesmas espécies desenvolvem-se a altitudes cada vez mais baixas. Isto é seguramente um indicador das condições do meio, neste caso das temperaturas médias. E pode significar (significa certamente) que a temperatura é afectada também pela latitude. Resumindo, dizer que a serra da Estrela tem as temperaturas mais baixas pelo facto de se elevar em altitude não é absolutamente correcto. Creio que existem locais relativamente mais frios como é o caso de Lamas de Mouro, em Melgaço, a região oriental do Gerês, a serra do Larouco, ou Montesinho, apenas para dar alguns exemplos.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Stormy, antes de mais, referes-te às mínimas certo? Portanto às mínimas muito frias que ocorrem em todas aquelas zonas relativamente planas e baixas? pois acho que só se pode culpar a topografia.. e essas zonas acabarem por estar dispostas de forma a ter menos ventos e mais acalmias nocturnas, inversões, por aí fora..
se entendi bem referes-te ao frio em noites calmas e não ao frio associado a mau tempo, pois aí claro isso desaparece e a latitude e especialmente altitude mandam sempre.. ;)

O que o belem referiu sítios mais altos e ventosos, penso que talvez por não ter entendido como eu! Agora fica a dúvida do que estavas a perguntar exactamente!

é curioso comparar as zonas que referes com outras pouco mais elevadas e muito mais no interior,.. Castelo Branco, Proença Nova, por aí, que têm mínimas sempre bem mais altas..
É mesmo uma questão de forma do terreno, bacias e vales dos rios, tudo conjugado que causa isso, será talvez um pouco complexo descrever por um ou dois factores só e de forma simples, mais uma questão de "engenharia" complexa
:D

Se não era a pergunta, sorry :p

Eu referi-me a sítios mais altos e ventosos no geral.
Em regra quanto mais alto se sobe, mais frio fica em termos gerais.
Tirando uma ou outra excepção ( alguns dias de fenómeno de inversão térmica, por exemplo), no geral, é o que se passa.
Mas nem todos os locais baixos, registam fortes inversões térmicas em noites calmas. Depende de várias coisas. Disposição topográfica, geologia, vegetação,etc...
Às vezes até basta subir uma pequena encosta ( poucos metros) e temos uma temperatura muito superior (e isto ainda dentro da zona baixa) durante a noite.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Vi este tópico e achei interessante, sobretudo, a interrogação sobre o comportamento dos seres vivos face às diferenças de temperatura (julgo que é do Belem).
Há anos interessei-me, e ainda me interesso, pela distribuição das plantas. Investiguei por exemplo o caso do zimbro da espécie Juniperus nana alpina, existente, em Portugal, apenas na Estrela e no Gerês.
Na Estrela o zimbro prospera, parece-me, acima dos 1400 metros, no Gerês a partir dos 1000-1100, na Cordilheira Cantâbrica um pouco mais abaixo (creio que anda pelos 900) e na Europa Central a poucas centenas de metros. Ou seja conforme se a avança para norte (e não é preciso muito) as mesmas espécies desenvolvem-se a altitudes cada vez mais baixas. Isto é seguramente um indicador das condições do meio, neste caso das temperaturas médias. E pode significar (significa certamente) que a temperatura é afectada também pela latitude. Resumindo, dizer que a serra da Estrela tem as temperaturas mais baixas pelo facto de se elevar em altitude não é absolutamente correcto. Creio que existem locais relativamente mais frios como é o caso de Lamas de Mouro, em Melgaço, a região oriental do Gerês, a serra do Larouco, ou Montesinho, apenas para dar alguns exemplos.


Interessante as tuas informações sobre o zimbro alpino.
Pois eu não sei se é a Serra da Estrela, o local mais frio de Portugal...
A latitude claro que conta, mas mais nenhum local em Portugal continental tem cotas acima de 1900 metros, daí, onde se vai arranjar um correspondente a nível de temperaturas médias, em outro local de Portugal continental?
Talvez em alguma terriola, bastante fria, virada a norte no alto de Montesinho ou do Gerês...
Mas não se sabe ainda bem.
Acho quase um crime não haver uma estação na Torre, assim como em outras localidades frias e bastante altas.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sim belem, o que dizes obviamente está certo, apenas fiz o reparo, pois deu-me a ideia que o que estavas a comentar, apesar de certo, não era o que o Stormy estava a perguntar, mas sim outra coisa! ;)

De qualquer forma Stormy, cuidado, é verdade que as zonas que referimos têm mínimas em noites calmas muito mais baixas, mas não podemos afirmar assim que têm clima mais frio, isso à partida é um erro, apesar das inversões, provavelmente se fores pesar as médias todas, de todos os tipos de tempo e estações, etc, vais ter como seria de esperar à mesma clima menos frio que as zonas altas.. Isso é certo.. Estamos apenas a referir-nos a situações particulares.. ;)
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Esta questão (os lugares mais frios de Portugal) é muito interessante, e assino por baixo daqueles que tem dúvidas se será a Torre, na Serra da Estrela. É bem possivel que seja, mas não concordo que por ser o local mais elevado seja assim também o mais frio. Isto é, a Nevosa(1548m de altitude) e Altar de Cabrões(1535m) no Gerês, o Larouco (1536m) e Montesinho (1486m), ficam a latitudes bem mais elevadas, logo comparativamente a altitudes iguais na serra da Estrela, esses locais são seguramente mais frios. A titulo de exemplo:não tenho a menor dúvida que qualquer um destes locais que acima me refiro (Geres, Larouco e Montesinho), são mais frios e tem mais dias de neve que as Penhas da Saúde (1550m), as Penhas Douradas(1400m) e a Lagoa Comprida (1600m). Mas é uma dúvida pertinente esta, a dos (exemplo) cinco lugares mais frios de Portugal. Claro que os registos que existem referem-se a estações mais baixas, e lá as temperaturas são muito baisxas em situações de anticiclone, mas isso não faz desses locais, mais frios que o topo das serras, nem pensar. Se alguem tiver dados de uma mini estação meteorológica que existiu no alto de Montesinho (Lama Grande) era óptimo, pois está a 1400m de altitude, logo poderíamos comparar com a das Penhas Douradas e confirmar o que aqui escrevo...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sim belem, o que dizes obviamente está certo, apenas fiz o reparo, pois deu-me a ideia que o que estavas a comentar, apesar de certo, não era o que o Stormy estava a perguntar, mas sim outra coisa! ;)

De qualquer forma Stormy, cuidado, é verdade que as zonas que referimos têm mínimas em noites calmas muito mais baixas, mas não podemos afirmar assim que têm clima mais frio, isso à partida é um erro, apesar das inversões, provavelmente se fores pesar as médias todas, de todos os tipos de tempo e estações, etc, vais ter como seria de esperar à mesma clima menos frio que as zonas altas.. Isso é certo.. Estamos apenas a referir-nos a situações particulares.. ;)

eu disse que sao zonas muito particulares com um microclima mais extremado e talvez em media ligeiramente mais frio e humido ( zona oeste até leiria)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
É uma pena que não hajam estações nesses lugares que tomamos por mais frios.
Já o tinha referido uma vez e volto a reforçar a ideia de um lugar que no meu ponto de vista poderá está no TOP dos lugares mais frios do país.

Covão d'Ametade.



É provavelmente o vale mais elevado do continente, a cerca de 1450m de altitude, encaixado num sistema montanhoso que ultrapassa dos 1800m de altitude.

As horas de sol no inverno são escassas nesse lugar, dada a topografia onde se encaixa.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Um questão a meu ver pertinente..
Estamos aqui a falar do "local mais frio"..
Mas o que queremos dizer com isso?

-Mais frio em média?
-Records absolutos de frio?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Um questão a meu ver pertinente..
Estamos aqui a falar do "local mais frio"..
Mas o que queremos dizer com isso?

-Mais frio em média?
-Records absolutos de frio?

É uma questão pertinente.
No caso do Covão d'Ametade que referi, poderá ter um grande potencial para um record de mínimo absoluto. Um vale em altitude, encaixado num sistema montanhoso que o resguarda do sol parte do ano e com bastante índice de humidade uma vez que é aí que nasce o rio Zêzere.
Teoricamente tem todas as condições para isso.

Em relação ao frio médio, provavelmente será a Torre, visto que em dias de precipitação a altitude tem uma maior importância.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Exacto, concordo contigo André..
Pus a questão porque estamos a pôr aqui muitos casos e exemplos, e são critérios muito diferentes..

Relativamente ao local em média mais frio em Portugal continental, acho que dificilmente se baterá a Torre, mesmo referindo locais mais a Norte no Gerês, etc.. A essas altitudes penso que não será assim tão relevante a relativamente pequena diferença de latitude, em relação a uma diferença de centenas de metros, para em média ser de facto mais frio.. Digo eu claro.. :D

Quanto aos mínimos absolutos.. Aí já tem muito que se lhe diga, esse local que referiste realmente tem potencial assim vendo o que disseste.. Mas só fazendo lá uma medição num dia de inversão a ver se facto lá ocorrem essas inversões.. É verdade que é um vale, mas numa zona alta, e pode até nem ter assim tantas inversões, é complexo.
Depois há os 1001 vales certamente com mínimas fantásticas que nós nem sabemos em rios e ribeiras no NE do país..
E mesmo a Torre, sem inversões, nas entradas mais frias que tenham havido acho que pode até competir com esses locais em record mínimo absoluto, e quem sabe ganhar...

:w00t:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Se alguem tiver dados de uma mini estação meteorológica que existiu no alto de Montesinho (Lama Grande) era óptimo, pois está a 1400m de altitude, logo poderíamos comparar com a das Penhas Douradas e confirmar o que aqui escrevo...

Um trabalho do Prof. Dionísio Afonso Gonçalves, que o Fil me forneceu, tem dados da Lomba Grande, 1380m de altitude. A série é pequena (1984-1990), por isso é difícil a comparação.

Lama Grande:

Temperatura Média anual: 8,5ºC
Mês mais frio: Janeiro com valor médio de 1,5ºC

Penhas Douradas 1380m (série 1941-1970):

Temperatura Média anual: 9,1ºC
Mês mais frio: Janeiro com valor médio de 2,5ºC


Lagoa Comprida 1560 (série 1943-1970):

Temperatura Média anual: 7,6ºC
Mês mais frio: Janeiro com valor médio de 1,6ºC

Penhas da Saúde 1510m (série 1941-1970):

Temperatura Média anual: 7,7ºC
Mês mais frio: Janeiro com valor médio de 1,3ºC

Penhas Douradas 1380m (série 1961-1990):

Temperatura Média anual: 9,0ºC
Mês mais frio: Janeiro com valor médio de 3,1ºC


Apesar das diferenças que a latitude possa introduzir, parece-me obvio que o valor mais baixo da temperatura média anual, bem como da temperatura média do mês mais frio, deve corresponder ao ponto mais elevado de Portugal continental.
 
  • Gosto
Reactions: belem

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Então está confirmado:a altitudes iguais, o Geres, Larouco e Montesinho, "ganham" à Serra da Estrela. Concordo que será dificil "bater" a serra da Estrela a partir dos 1800m, mas até lá penso que a Nevosa (1548m), o Altar de Cabrões (1538m), Larouco(1536m) e Montesinho (1486m), tem temperaturas médias anuais inferiores....
 
  • Gosto
Reactions: belem

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Meus caros companheiros foristas:

Do meu ponto de vista pessoal e humílimo, num pais que tem pouco mais de 550 quilómetros de cumprimento ( no sentido Norte/sul)) e cerca de 220 (?) (no sentido Oeste/Leste), não percebo as relatividades criadas....é evidente que na Noruega, em Dezembro, ao nível das águas do mar, a temperatura é muitíssimo mais baixa do que, na mesma época, a 2000 metros de altitude, , na serra da Estrela.

Perdõem-me a caricatura...mas a questão não é saber qual é o local mais frio de Portugal, em termos absolutos?

Para quê o floreado das altitudes/latitudes/longitudes? Num pequeno condado como o nosso? :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Meus caros companheiros foristas:

Do meu ponto de vista pessoal e humílimo, num pais que tem pouco mais de 550 quilómetros de cumprimento ( no sentido Norte/sul)) e cerca de 220 (?) (no sentido Oeste/Leste), não percebo as relatividades criadas....é evidente que na Noruega, em Dezembro, ao nível das águas do mar, a temperatura é muitíssimo mais baixa do que, na mesma época, a 2000 metros de altitude, , na serra da Estrela.

Perdõem-me a caricatura...mas a questão não é saber qual é o local mais frio de Portugal, em termos absolutos?

Para quê o floreado das altitudes/latitudes/longitudes? Num pequeno condado como o nosso? :D

A questão é saber quais os locais mais frios de Portugal. Isso pode ser determinado através de diferentes aspectos: temperatura média anual, mínimos absolutos, temperatura sentida,etc...
Evidentemente que a latitude e altitude são factores importantes, senão o Algarve teria o mesmo clima do que o Minho ou o alto do Pico nos Açores.
Este nosso «pequeno» condado, tem também os Açores e a Madeira, o que lhe dá muito mais alcance climático, pois diferem distâncias muito maiores do que 550 kms ou 220 kms registados na parte continental.
Quanto à questão da Noruega, não sei se será assim muito mais frio, porque ao nível do mar a Noruega é muito mais amena do que as pessoas pensam, porque recebe a Corrente do Golfo e no inverno os seus portos de Sul normalmente estão livres de gelo.
Já no alto da Torre, a altitude e a rudeza dos elementos, não deve fazer com que a diferença seja muita, pelo menos no inverno.
E acho absolutamente interessante, saber quais os locais mais frios, assim como os mais quentes, chuvosos ou secos, pois as diferenças dentro do nosso «pequeno» condado, parecem-se mais com as registadas num enorme condado.