Os lugares mais frios de Portugal

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
O tempo não está nada animador, com esta monotonia nem dá vontade de participar no fórum, o que parece ter ocorrido nos últimos dias, por isso abri este novo tópico.
Afinal, quais são os locais mais frios de Portugal?
Estes podem ser avaliados tendo em conta a média anual, a temperatura média nos meses mais frios, as mínimas absolutas, a altitude, etc, que são condicionados por inúmeros factores.

Espero que deêm a vossa opinião?
 


Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Bem, parece k ninguém quer opinar sobre isto, k pena era só para enriquecer o fórum, se querem ter um fórum como o Espanhol é preciso "trabalhar".

Eu não percebo mt disto, mas cá vai:
a serra da Estrela dada a sua altitude deve registar minimas bastante baixas, talvez na ordem dos -20ºC ( se alguém souber qual foi o mínimo absoluto lá registado diga!), mas claro tem 2000m, em relação à T média anual deve ter o record cá em Portugal.
Tendo em conta a altitude mais moderada do Nordeste Transmontano, existem temperaturas bastante interessantes, com recordes absolutos de -12,2 em Bragança e -16? em Miranda do douro, isto no que se refere a cidades, pois de certeza que hÁ sitios bem mais frios. As serras dessa zona tb devem ter médias bastante baixas.

DÊEM A VOSSA OPINIÃO E SE ALGUÉM SOUBER VALORES DE TEMPERATURA PONHAM, PARA FICARMOS COM UMA IDEIA MELHOR!!
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
A mínima oficial, que eu tenha conhecimento, é de -16,0ºC nas Penhas da Saúde e também em Miranda do Douro.
Nas Penhas da Saúde foi em 5 de Fevereiro de 1956.
Em Miranda do Douro foi em 16 de Janeiro de 1945.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Urriellu

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Só pode ter tido origem numa situação fortemente anticiclónica centrada sobre as iilha británicas com ventos predominantes de NE e percorrido continental.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Nas Penhas da Saúde foi em 5 de Fevereiro de 1956?

Não foi tb nesse dia que Lisboa tinha visto pela última vez neve? (até este ano:D )
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
O episódio que provocou neve com acumulação em Lisboa, bem como em muitas cidades do sul da Península Ibérica, foi nos dias 2 e 3 de Fevereiro de 1954.
Não tenho conhecimento que em Fevereiro de 1956 tenha voltado a nevar, mas pode ter acontecido.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
O episódio que provocou neve com acumulação em Lisboa, bem como em muitas cidades do sul da Península Ibérica, foi nos dias 2 e 3 de Fevereiro de 1954.
Não tenho conhecimento que em Fevereiro de 1956 tenha voltado a nevar, mas pode ter acontecido.

Devo de estar a fazer confusão e como no evento de Janeiro deste ano os media mencionaram 50 anos que não nevava e dai talvez a minha confusão.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Afinal onde fez -16 graus negativos..?? Miranda do Douro ou Penhas da Saúde..?? e quais são as altitudes das duas..??

Nas duas, mas em datas diferentes.

Nas Penhas da Saúde foi em 5 de Fevereiro de 1956. Neste local a estação meteorológica localizava-se a 1510m.

Em Miranda do Douro foi em 16 de Janeiro de 1945. Cidade localizada a cerca de 700m.
 

Carlos Dias

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
426
Local
São Paulo e S Bernardo do Campo
Segundo o Guardaonline o Instituto de Meteorologia diz que oficialmente o recorde pertence a Penhas Douradas com -13ºC. Mas penso que a Pousada de Juventude em Penhas da Saúde a cerca de 1900 metros , portanto 400 metros acima deve ter feito mais frio ainda. Só não sei dizer se há alguma estação nesta Pousada...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Pois o Guardaonline está redondamente enganado ;)

Acho que as Penhas da Saúde fica a 1600m e não 1900m.

Quanto à questão do tópico, creio que as menores médias anuais registam-se sem dúvida no ponto mais alto de Portugal continental, a torre. No entanto, na minha opinião, as temperaturas mínimas mais baixas devem registar-se algures na Terra Fria Transmontana, talvez num vale alto e bem encaixado do P.N. de Montesinho. É nesta zona onde o frio em altitude é maior em situações de ar seco vindos do leste pelo interior da Europa e é onde o arrefecimento nocturno por perda de calor mais se faz sentir (inversão térmica), creio que é sob estas condições que se registam as temperaturas mais baixas em Portugal. A comparação entre a mínima absoluta de Miranda do Douro a 700m e a das Penhas Douradas a 1400m fala por si. A de Bragança só não é mais baixa devido à localização da estação :p :p

PS: a mínima absoluta das Penhas Douradas é de -13,3ºC a 11/Fev/1956.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Segundo o Guardaonline o Instituto de Meteorologia diz que oficialmente o recorde pertence a Penhas Douradas com -13ºC. Mas penso que a Pousada de Juventude em Penhas da Saúde a cerca de 1900 metros , portanto 400 metros acima deve ter feito mais frio ainda. Só não sei dizer se há alguma estação nesta Pousada...

Grande confusão que vai para aqui..... ;)

A estação fica nas penhas Douradas que fica a aproximadamente a 1500m de altitude...e nao existe nenhuma pousada da juventude...a pousada da juventude fica nas penhas da Saude onde não existe nenhuma estação meteorologica ;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Segundo o Guardaonline o Instituto de Meteorologia diz que oficialmente o recorde pertence a Penhas Douradas com -13ºC. Mas penso que a Pousada de Juventude em Penhas da Saúde a cerca de 1900 metros , portanto 400 metros acima deve ter feito mais frio ainda. Só não sei dizer se há alguma estação nesta Pousada...

O recorde das Penhas Douradas (estação meteorológica do IM) é de -13,3ºC
Essa estação localiza-se a 1388m.

Na Serra da Estrela existem ou existiram estações meteorológias noutros locais:

Penhas da Saúde (Altitude: 1510m) valor extremo: -16,0ºC
Lagoa Comprida (Altitude: 1560m) valor extremo: -14,7ºC
Guarda (Altitude: 1019m) valor extremo: -12,5ºC

Penhas da Saúde não fica tão alto e também não conheço nenhuma Pousada de Juventude a 1900 metros. A única Pousada de Juventude que conheço, nessa região, fica nas Penhas Douradas, a uns 1500m.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Grande confusão que vai para aqui..... ;)

A estação fica nas penhas Douradas que fica a aproximadamente a 1500m de altitude...e nao existe nenhuma pousada da juventude...a pousada da juventude fica nas penhas da Saude onde não existe nenhuma estação meteorologica ;)

Acho que existe uma convencional, ou pelo menos existiu porque esse valor de -16,0ºC é verdadeiro ;)

Aliás, acho que o Dan tem as médias normais para essa estação!