Os lugares mais frios de Portugal

Registo
14 Jan 2022
Mensagens
4
Local
Gralheira, Cinfães
Vi este tópico e achei interessante, sobretudo, a interrogação sobre o comportamento dos seres vivos face às diferenças de temperatura (julgo que é do Belem).
Há anos interessei-me, e ainda me interesso, pela distribuição das plantas. Investiguei por exemplo o caso do zimbro da espécie Juniperus nana alpina, existente, em Portugal, apenas na Estrela e no Gerês.
Na Estrela o zimbro prospera, parece-me, acima dos 1400 metros, no Gerês a partir dos 1000-1100, na Cordilheira Cantâbrica um pouco mais abaixo (creio que anda pelos 900) e na Europa Central a poucas centenas de metros. Ou seja conforme se a avança para norte (e não é preciso muito) as mesmas espécies desenvolvem-se a altitudes cada vez mais baixas. Isto é seguramente um indicador das condições do meio, neste caso das temperaturas médias. E pode significar (significa certamente) que a temperatura é afectada também pela latitude. Resumindo, dizer que a serra da Estrela tem as temperaturas mais baixas pelo facto de se elevar em altitude não é absolutamente correcto. Creio que existem locais relativamente mais frios como é o caso de Lamas de Mouro, em Melgaço, a região oriental do Gerês, a serra do Larouco, ou Montesinho, apenas para dar alguns exemplos.
Boas amigos do frio e da meteorologia.
A Gralheira no concelho de Cinfães a 1100 metros de altitude, terminou o ano de 2021 com uma temperatura média annual de 10,6 graus.
 


Registo
14 Jan 2022
Mensagens
4
Local
Gralheira, Cinfães
Um trabalho do Prof. Dionísio Afonso Gonçalves, que o Fil me forneceu, tem dados da Lomba Grande, 1380m de altitude. A série é pequena (1984-1990), por isso é difícil a comparação.

Lama Grande:

Temperatura Média anual: 8,5ºC
Mês mais frio: Janeiro com valor médio de 1,5ºC

Penhas Douradas 1380m (série 1941-1970):

Temperatura Média anual: 9,1ºC
Mês mais frio: Janeiro com valor médio de 2,5ºC


Lagoa Comprida 1560 (série 1943-1970):

Temperatura Média anual: 7,6ºC
Mês mais frio: Janeiro com valor médio de 1,6ºC

Penhas da Saúde 1510m (série 1941-1970):

Temperatura Média anual: 7,7ºC
Mês mais frio: Janeiro com valor médio de 1,3ºC

Penhas Douradas 1380m (série 1961-1990):

Temperatura Média anual: 9,0ºC
Mês mais frio: Janeiro com valor médio de 3,1ºC


Apesar das diferenças que a latitude possa introduzir, parece-me obvio que o valor mais baixo da temperatura média anual, bem como da temperatura média do mês mais frio, deve corresponder ao ponto mais elevado de Portugal continental.
A Gralheira no concelho de Cinfães em plena Serra de Montemuro a 1100 metros de altitude terminou o 2021 com uma temperatura annual de 10,6 graus.
 
Registo
14 Jan 2022
Mensagens
4
Local
Gralheira, Cinfães
Qual o local mais frio de Portugal?

Está lançado o mote! :D
Tendo em conta média anual, média dos meses mais frios, valores extremos...
Dêem a vossa opinião.
A Gralheira no concelho de Cinfães em plena serra de Montemuro é um dos locais mais frios de Portugal habitados. Seguramente está no TOP 5.
O ano de 2021 terminou com uma temperatura annual de 10,6 graus.
 
Registo
14 Jan 2022
Mensagens
4
Local
Gralheira, Cinfães
Interessante as tuas informações sobre o zimbro alpino.
Pois eu não sei se é a Serra da Estrela, o local mais frio de Portugal...
A latitude claro que conta, mas mais nenhum local em Portugal continental tem cotas acima de 1900 metros, daí, onde se vai arranjar um correspondente a nível de temperaturas médias, em outro local de Portugal continental?
Talvez em alguma terriola, bastante fria, virada a norte no alto de Montesinho ou do Gerês...
Mas não se sabe ainda bem.
Acho quase um crime não haver uma estação na Torre, assim como em outras localidades frias e bastante altas.
Tens razão amigo de realmente não terem uma estação meteorológica na Torre. A razão é porque na Torre é muito ventoso e daria registos por vezes errados.
Eu moro em plena Serra de Montemuro a 1100 metros de altitude mais precisamente na Gralheira no concelho de Cinfães e temos uma estação meteorológica. O ano de 2021 terminou com uma temperatura média annual de 10,6
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A Gralheira no concelho de Cinfães em plena serra de Montemuro é um dos locais mais frios de Portugal habitados. Seguramente está no TOP 5.
O ano de 2021 terminou com uma temperatura annual de 10,6 graus.
Bem-vindo @Fernando@Serra Montemuro!
A Gralheira é famosa pela neve, que quando cai é em abundância. Há imensas fotografias da Gralheira com neve neste fórum.

Por curiosidade, qual foi a média das temperaturas mínimas e máximas em 2021? Não tendo a estação on-line, era bom ir partilhando alguns dados diários que vai registando no seguimento meteorológico.
 

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
A mínima oficial, que eu tenha conhecimento, é de -16,0ºC nas Penhas da Saúde e também em Miranda do Douro.
Nas Penhas da Saúde foi em 5 de Fevereiro de 1956.
Em Miranda do Douro foi em 16 de Janeiro de 1945.
Boas Dan.

Tenho conhecimento desses registos e não duvido deles, mas, tendo eu o objetivo usá-los com credibilidade, tens conhecimento de onde, hoje em dia, hajam páginas na net que possam ser usadas como citação para eles?
Já agora, se não for muita maçada, aplico essa questão também a outros registos de mínimas baixas em Portugal (-17ºC perto de Bragança, relatos de próximo ou abaixo de -20ºC na Serra da Estrela (incl -18ºC na Torre há relativamente poucos anos, que até gerou cobertura mediática), mínimas baixas em sitíos de fortes inversões térmicas como Aljezur, Coruche, Seiça, Dunas de Mira, etc, ou outros registos deste género de que tenhas conhecimento).

Faço a pergunta diretamente a ti porque sei que percebes destas coisas, mas se outro membro souber, por favor esteja à vontade para responder. ;)
 

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Apanhei ainda em 28 novembro passado -3 graus na Torre.
Um vento horrível.
Mas estava vestido a rigor.

Em Portugal onde senti mais frio, mas não medi a temperatura, foi no alto da serra de Sta Helena, perto de Tarouca. Foi violento. Tive que recuperar largos minutos no carro com a chaufagem no máximo.
Zona de muito frio e natureza pristina e sublime durante a invernia. :D

Podiamos estar no bastante ameno Dezembro do ano passado, e não obstante, o carro do street view recolhia imagens assim de terras lá próximas:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Boas Dan.

Tenho conhecimento desses registos e não duvido deles, mas, tendo eu o objetivo usá-los com credibilidade, tens conhecimento de onde, hoje em dia, hajam páginas na net que possam ser usadas como citação para eles?
Já agora, se não for muita maçada, aplico essa questão também a outros registos de mínimas baixas em Portugal (-17ºC perto de Bragança, relatos de próximo ou abaixo de -20ºC na Serra da Estrela (incl -18ºC na Torre há relativamente poucos anos, que até gerou cobertura mediática), mínimas baixas em sitíos de fortes inversões térmicas como Aljezur, Coruche, Seiça, Dunas de Mira, etc, ou outros registos deste género de que tenhas conhecimento).

Faço a pergunta diretamente a ti porque sei que percebes destas coisas, mas se outro membro souber, por favor esteja à vontade para responder. ;)

Os dados de Miranda do Douro e das Penhas da Saúde foram obtidos na rede do IPMA, são oficiais, estão no site do IPMA. Dos outros, só tenho conhecimento do valor de -17,5ºC, no dia 12 de fevereiro de 1983, registado aqui perto.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Zona de muito frio e natureza pristina e sublime durante a invernia. :D

Podiamos estar no bastante ameno Dezembro do ano passado, e não obstante, o carro do street view recolhia imagens assim de terras lá próximas:
Conheço perfeitamente essa estrada.

Mais à frente, em Cotelo, toda esta veiga é um óptimo pólo de inversão térmica.

Em Várzea da Serra, onde tenho as minhas raízes, todo este vale é uma fábrica de gelo. Ainda na quinta-feira passada, na estação (que está na junta de freguesia) tive uma mínima de 8,9ºC, e o carro às 8h30, estacionado nesse lugar, marcava 5ºC.