Outubro com mais chuva do que o habitual

VII

Cirrus
Registo
14 Jun 2006
Mensagens
33
Local
Costa de Caparica
O passado mês de Outubro foi o segundo mais chuvoso desde 1990 e o quarto desde 1931 e os valores médios da temperatura do ar foram superiores em todo o território, anunciou esta sexta-feira o Instituto de Meteorologia (IM).

Segundo a Lusa, o IM classificou o mês de Outubro como «extremamente chuvoso em quase todo o território», à excepção do Sotavento Algarvio, onde foi apenas chuvoso.

«Os valores diários da quantidade de precipitação foram em geral muito altos, correspondendo entre 75 e 150 por cento do valor médio mensal, em particular nas regiões do Norte e Centro», refere o IM em comunicado.

Segundo o índice meteorológico da seca, o território nacional estava, a 31 de Outubro, em situação de chuva fraca e chuva extrema, tendo terminado a situação de situação de seca fraca na região Sul.

Quanto aos valores médios da temperatura média e mínima do ar em Outubro «foram superiores aos valores médios» em todo o território, enquanto a temperatura máxima na região do interior Norte e Centro apresentou «valores médios inferiores ao respectivo valor normal», salienta.

O IM salienta ainda que foram verificados valores altos da temperatura do ar, em particular a partir do dia 26 de Outubro.

In Portugal Diário