Paineis solares (Oregon WMR200)



Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Paineis solares

O engraçado disso é que o painel solar terá no seu interior uma bateria que se encontra desligada do painel :confused:

A conclusão que tiro daí, é que NÃO deverão ser necessárias as pilhas no interior do anemómetro e no termo/higrometro...ao ligar a bateria que está no interior do painel os mesmo serão alimentados.

Confuso?? Talvez!

Será assim??? A Oregon no seu melhor :lmao:




PS: Lá terei que abrir o meu painel solar!
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Paineis solares

Ora nem mais, cá está a bateria no interior do painel, com os cabos todos arrumadinhos mas...desligada :)


dsc003232.jpg



Vamos lá preparar para ligar os ditos...

dsc003262.jpg



Para que não restem dúvidas de que é uma painel Oregon OS-STC800

dsc003252.jpg



.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Significa que temos que ligar a bateria :D

Na consola, quando as pilhas começam a ficar fracas, aparece a indicação de bateria fraca ;) creio que dará tempo para as podermos substituir.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Olá

Ok, então as pilhas só servirão quando não houver sol, o que está correcto.



Talvez!

Já agora..devias abrir o teu painel e confirmar se tens a bateria desligada ;)
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Olá boa tarde

Só agora entrei, e vou então ver como está o painel solar.
Já agora pergunto: -Se estiver desligado, devo ligar?

Para além disso ponho outra questão - lingando a bateria, deviamos , ou não, utilizar pilhas recerregáveis?



Não!
O painel NÂO carrega as pilhas que estão no interior do sensor.



.
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas....

Apesar de não ter esta estação meteorológica, pois ainda tenho a muito conhecida Auriol ;), considero em breve tempo adquiri-la. Talvez para finais de Agosto.:w00t:

Tendo em consideração as fotos que aqui já foram colocadas, bem como algum conhecimento que tenho na questão de painéis solares, creio que o procedimento é o seguinte:

A bateria que o equipamento trás deverá ser ligada ás células fotovoltaicas, porque são as mesmas que procedem ao seu carregamento.

É a bateria que alimenta o equipamento, e não as células fotovoltaicas, estas apenas carregam a bateria de dia, fazendo com que a mesma tenha sempre carga.

No limite, e no campo teórico, caso não exista luminosidade suficiente, durante um longo espaço de tempo, a estação poderá dar a indicação de que o sensor tem a bateria descarregada.

Espero ter ajudado.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ò pessoal que confusão que vai para aqui...

Como também tenho uma estação destas, aqui deixo a minha opinião: o painel solar não carrega as pilhas dos sensores, o painel solar serve para alimentar o sensor enquanto existe sol/claridade, e à noite como não recebe qualquer energia (porque está de noite :p) os sensores aí sim alimentam-se das pilhas.

De dia, o painel alimenta o sensor, de noite ou quando há luminosidade fraca/inexistência de sol, as pilhas alimentam o sensor.

É esta a minha opinião. :D

Comentários, críticas e correcções ao que estiver mal são bem-vindas. :lmao:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Para quem tem esta estação meteorológica, digam-me uma coisa.

Quer o anemómetro que o sensor de temperatura/humidade são alimentados pelo painel de células fotovoltaicas?

Isto é, não têm pilhas, correcto ?

Se assim for, não faz sentido falar em pilhas, mas sim em bateria que terá que ser carregada pela célula fotovoltaica.

Não quero com isto dizer que a bateria depois de devidamente carregada não alimente os sensores por muito tempo. A função da célula fotovoltaica é precisamente fazer com que a bateria tenha sempre capacidade de fornecer electricidade, quer seja um ano quer seja dois ou três. Obviamente que a mesma não será eterna, pois á que contar igualmente com o efeito de memoria que é está sempre presente neste tipo de baterias. Mais isso já é outra história.
 

Zerrui

Cirrus
Registo
9 Jul 2010
Mensagens
37
Local
belas
Boas....



É a bateria que alimenta o equipamento, e não as células fotovoltaicas, estas apenas carregam a bateria de dia, fazendo com que a mesma tenha sempre carga.

No limite, e no campo teórico, caso não exista luminosidade suficiente, durante um longo espaço de tempo, a estação poderá dar a indicação de que o sensor tem a bateria descarregada.

Espero ter ajudado.


Olá Puma:
Também acho que o pocesso deve ser esse. Porém, pode haver uma alimentação independente para os sensores electrónicos e uma independente para o sistema de registo e armazenamento, quer uma, quer outra, dependentes do sistema fotovoltaico. Será um sistema auto-sustentado que ficaria completo se pudesse enviar os dados (em tempo real ou diferido) para uma estação de recepção... Quero aproveitar para sugerir a designação de barógrafo, termógrafo, termo-hidrógrafo, udógrafo, anemógrafo, etc quando nos referirmos a um sistema onde, para além da quantificação dos parâmetros meteorológicos, a cargo dos sensores, se faz o seu registo e arquivo. Qualquer coisa como ...metro de medição e ...grafo de grafia.
Zerrui