Paineis solares (Oregon WMR200)

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boas

Segundo percebi, dando uma vista de olhos pelos tópicos sobre o assunto, o painel solar com a respectiva bateria dá para alimentar os sensores mesmo que estes não tenham as pilhas instaladas. :) (Nesta situação aparece o icon de pilhas fracas na consola).
O painel carrega a respectiva bateria mas, se forem instaladas baterias (AA) recarregáveis nos sensores, estas NÃO são carregadas.
Assim, creio que as pilhas dos sensores só lá estão para, no caso de falha da bateria do painel os alimentarem. :unsure:
Outras opiniões serão, como é evidente, bemvindas ;)
Cumps
cmg
 


DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Estou a ponderar adquirir essa estação mas o local onde a tenciono instalar só recebe sol com maior intensidade entre meados de Março e finais de Setembro, estando no Inverno quase que completamente á sombra.

Alguém sabe se posso instalar essa estação sem utilizar o painel solar (ou utilizá-lo só no Verão) e somente as pilhas?
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá, boa tarde

A WMR 200, trás o painel solar de origem. Os sensores trabalham sem terem o painel solar ligado, desde que óbviamente tenham pilhas.

Cumps

Zejorge
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Estive a ver imagens da consola da wmr 200 e vi que possui UV, mas o sensor de UV vem logo directamente com a estação ou é preciso comprá-lo á parte?
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas....

Eu tenho a minha WMR200 em funcionamento desde o passado dia 20 de Setembro, :) sem o respectivo painel solar, e até ao momento não tenho tido problemas com a recepção do sinal ou indicação de pilhas fracas.

As pilhas que estão a ser usadas nos sensores, são as pilhas que acompanhavam a estação, Maxell Alkaline LR&6

Optei por não o colocar, primeiro porque tenho fácil acesso á estação ;) e segundo seria mais um " objecto " que iria provocar atrito com o vento e consequentemente fazer " vibrar " o mastro e perder alguma fiabilidade na medição da velocidade do vento. Se bem que o mastro está ladeado por dois cabos de aço.

O sensor UV é opcional, o qual custa cerca de € 55.00

Espero ter ajudado.:thumbsup:
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá Puma

Os meus parabéns pela aquisição da WMR200. Pelo que li no teu post fiquei com a sensação que estás a utilizar o sensor da temperatura/humidade sem RS, utilizando apenas o que a estação trás.
Se assim for, aconselho-te a "fabricar" um RS, pois os dados fornecidos pelo sensor da estação sem essa protecção não são muito fiáveis.

Cumpts

Zejorge
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Olá ZeJorge :thumbsup:

Estou neste momento a trabalhar na construção de um RS, bem como na afinação do software.

Logo que tenha o RS construído, bem como as várias etapas deste, coloco aqui umas fotos.

Devo de demorar algum tempo, pois durante a semana não tenho muito tempo, e ás vezes ao fim de semana existem, igualmente, outras coisas que tem que ser feitas....nomeadamente passear com a filhota :thumbsup:;)

Cumprimentos
 

Loraz

Cirrus
Registo
2 Set 2012
Mensagens
2
Local
Tuscany
Olá Puma:
Também acho que o pocesso deve ser esse. Porém, pode haver uma alimentação independente para os sensores electrónicos e uma independente para o sistema de registo e armazenamento, quer uma, quer outra, dependentes do sistema fotovoltaico. Será um sistema auto-sustentado que ficaria completo se pudesse enviar os dados (em tempo real ou diferido) para uma estação de recepção... pannelli solari Quero aproveitar para sugerir a designação de barógrafo, termógrafo, termo-hidrógrafo, udógrafo, anemógrafo, etc quando nos referirmos a um sistema onde, para além da quantificação dos parâmetros meteorológicos, a cargo dos sensores, se faz o seu registo e arquivo. Qualquer coisa como ...metro de medição e ...grafo de grafia.
Zerrui

fotovoltaico irá certamente fazer o negócio.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Muito provavelmente a bateria não vem ligada logo de fabrica pelo mesmo motivo que os telemóveis não vêm com a bateria logo de fabrica, mas sim separadamente.
A bateria é de NI-MH e como tal não deve ser completamente esgotada...
Cito:
"A complete discharge of a cell until it goes into polarity reversal can cause permanent damage to the cell. This situation can occur in the common arrangement of four AA cells in series in a digital camera, where one will be completely discharged before the others due to small differences in capacity among the cells. When this happens, the good cells will start to drive the discharged cell in reverse, which can cause permanent damage to that cell. Some cameras, GPS receivers and PDAs detect the safe end-of-discharge voltage of the series cells and auto-shutdown, but devices like flashlights and some toys do not. A single cell driving a load can't suffer from polarity reversal, because there are no other cells to reverse-charge it when it becomes discharged."
by WIKI


Muito provavelmente, até deve vir escrito no manual de instruções que se deve abrir o compartimento e ligar o conector da bateria ao painel.


Cumps:thumbsup: