Pandemia da COVID-19 2022

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Local
Aroeira (cota 59); Roterdão (cota 5)
E aqui estamos, no segundo ano de pandemia. Nem parece que passou tanto tempo, e veremos o que acontece agora com a Ómicron neste mês!!! :pray:

As medidas em vigor na Madeira, determinadas a semana passada:

-Escolas reabrem hoje (não esteve previsto estarem fechadas porque a semana de contenção não estava planeada como no continente)

-Período de isolamento de infectados assintomáticos reduzido de 10 para 5 dias, independentemente do estado vacinal. Médicos de saúde pública deixam de acompanhar casos assintomáticos, estes recebem declaração de alta automaticamente 5 dias após o teste positivo. Só pessoas com sintomas são acompanhadas pela autoridade de saúde.

-Contactos de infectados deixam de fazer isolamento se tiverem vacinados e com a dose de reforço (disponível para +18). Restantes contactos fazem isolamento durante 5 dias e teste. Se negativo, terminam o isolamento.

- testes antigénio positivos deixam de ter de ser confirmados com PCR exceptuando casos específicos.

Argumentos da DRS para as novas medidas:

- não é possível fazer o acompanhamento de todos os casos nem fazer o rastreamento de todos os contactos de casos positivos. Não é possível estabelecer cadeias, o trace de contactos é "humanamente impossível".
- não existe actualmente correspondência entre o aumento do número de infectados Covid e o aumento do número de doentes Covid.
- situação "confortável" ao nível da pressão hospitalar.

“Os internamentos, durante um determinado período, eram maioritariamente de não vacinados. Neste momento, há não vacinados internados, há vacinados internados, mas com a dose de reforço há apenas um internado nos Açores”.
No Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, estão internados 14 doentes com covid-19 (três em unidade de cuidados intensivos) e no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira três.

Segundo a Autoridade de Saúde Regional, até 22 de dezembro, 198.828 pessoas nos Açores tinham vacinação completa contra a covid-19 (84%) e 34.528 tinham recebido a dose de reforço.
---
Among those who received an AstraZeneca primary course, vaccine effectiveness was around 60% 2 to 4 weeks after either a Pfizer or Moderna booster, then dropped to 35% with a Pfizer booster and 45% with a Moderna booster by 10 weeks after the booster. Among those who received a Pfizer primary course, vaccine effectiveness was around 70% after a Pfizer booster, dropping to 45% after 10-plus weeks and stayed around 70 to 75% after a Moderna booster up to 9 weeks after booster.

Vacina em Novembro com possível infeção em Janeiro ou Fevereiro. A vacinação recorrente em massa não parece ser muito sustentável mas enfim.

Se calhar o Bourla preferia a Delta.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Fui fazer teste na tenda de testes aqui ao pé de casa e devo dizer que acho que se enganaram e fizeram uma biópsia ao cérebro. Sinto-me algo 'violada'. Nem um ramo de flores, uma caixa de bombons, um convite para jantar primeiro... :shocking:

• Gosto
Reactions: algarvio1980
Fui fazer teste na tenda de testes aqui ao pé de casa e devo dizer que acho que se enganaram e fizeram uma biópsia ao cérebro. Sinto-me algo 'violada'. Nem um ramo de flores, uma caixa de bombons, um convite para jantar primeiro... :shocking:
Limparam-te o pó aos neurónios. :D

Melhor dia para testar é o 3 de Janeiro, chegar, testar e vir embora, nem 1 pessoa estava. :D

Limparam-te o pó aos neurónios. :D

Melhor dia para testar é o 3 de Janeiro, chegar, testar e vir embora, nem 1 pessoa estava. :D
Eu fui ao meio-dia e não estava ninguém. Entre preencher os papéis e fazer o teste foram 10 minutos, se tanto. A minha queixa não é essa.

Hoje, uma aluna disse-me: 'tenho uma colega com Covid'. Eu respondi que, infelizmente, dado o número de infecções não era de admirar e que toda a gente conhece alguém infectado. Diz ela: 'está bem mas a minha colega é a terceira vez'. Eu digo: 'mas isso é uma suspeita dela porque está adoentada ou foi confirmado laboratorialmente?'. Resposta: 'não, não. Três PCRs positivos em cerca de dois anos. A primeira vez logo quando começou a pandemia, no inverno passado e agora'. A moça vai correr o alfabeto todo! :unsure:

Hoje, uma aluna disse-me: 'tenho uma colega com Covid'. Eu respondi que, infelizmente, dado o número de infecções não era de admirar e que toda a gente conhece alguém infectado. Diz ela: 'está bem mas a minha colega é a terceira vez'. Eu digo: 'mas isso é uma suspeita dela porque está adoentada ou foi confirmado laboratorialmente?'. Resposta: 'não, não. Três PCRs positivos em cerca de dois anos. A primeira vez logo quando começou a pandemia, no inverno passado e agora'. A moça vai correr o alfabeto todo! :unsure:

Claudia,

Eu penso ja ter tido Covid umas 3 vezes pelo menos. Se calhar ate 4.
Sao as "vantagens" de viver no Reino Unido.
Os principais sintomas foram sempre os mesmos (tosse seca e cansaco).
Todos estes casos foram sempre ligados a um ou mais contactos positivos confirmados.

1) Marco 2020: Covid razoavelmente severo, seguido de long covid (variante original). Duas semanas de febre, pneumonia, dores no peito, falta de ar, arritmia cardíaca, etc. Confirmado como Covid por medicos. Anticorpos duraram 6 meses, e depois tornaram-se indetectaveis.

2) Setembro 2021: Apos contacto com 2 pessoas infectadas, perdi olfato durante uns dias, seguido de semanas com ligeiros sintomas, como tosse ligeira, espirros, febre ligeira, dores de cabeca durante alguns dias, e cansaco significativo durante 2-3 semanas (mas menor do que no primeiro caso); PCR deu negativo. Isto num contacto de um outbreak local. (variante delta?)

3) Novembro 2021: Surge um tsunami impressionante de casos locais, tenho contacto com 4 pessoas infectadas, dias depois os unicos sintomas que tive foi dor garganta, dor cabeca, e tosse ligeira durante dois dias. Praticamente sem sintomas. Desta vez nao houve cansaco apos a infeccao. O meu PCR deu negativo, mas a maioria das pessoas a minha volta testaram positivo e ficaram de cama uns dias. Na vila, houve varios casos de falsos negativos que depois testaram positivo (variante delta ou omicron?)

4) Janeiro 2022: Na noite de passagem de ano tive contacto proximo com 1 infectado (jantamos juntos, ele estava a minha frente). Estou praticamente sem sintomas, excepto uma ligeira tosse seca e cansaco no dia 3 e 4. Todos os testes rapidos dao negativos (variante omicron)

Tive vacinas em Maio, Julho e Dezembro 2021. Nao serviram de nada.

E isto de ter infeccoes a cada dois meses...!
Nao sou caso unico, conheco bastantes mais casos como o meu (e que foram confirmados em PCR).

Ou amigos triplamente vacinados que apanharam a Omicron com toda intensidade.

Nunca tive nariz entupido como sintoma de covid.
As minhas experiencias com Covid sempre foram algo identicas entre si, e nunca se assemelharam a gripes ou constipacoes. O virus causa sobretudo bastante fadiga e tosse seca.

Última edição:
Claudia,

Eu penso ja ter tido Covid umas 3 vezes pelo menos. Se calhar ate 4.
Sao as "vantagens" de viver no Reino Unido.
Os principais sintomas foram sempre os mesmos (tosse seca e cansaco).
Todos estes casos foram sempre ligados a um ou mais contactos positivos confirmados.

1) Marco 2020: Covid razoavelmente severo, seguido de long covid (variante original). Duas semanas de febre, pneumonia, dores no peito, falta de ar, arritmia cardíaca, etc. Confirmado como Covid por medicos. Anticorpos duraram 6 meses, e depois tornaram-se indetectaveis.

2) Setembro 2021: Apos contacto com 2 pessoas infectadas, perdi olfato durante uns dias, seguido de semanas com ligeiros sintomas, como tosse ligeira, espirros, febre ligeira, dores de cabeca durante alguns dias, e cansaco significativo durante 2-3 semanas (mas menor do que no primeiro caso); PCR deu negativo. Isto num contacto de um outbreak local. (variante delta?)

3) Novembro 2021: Surge um tsunami impressionante de casos locais, tenho contacto com 4 pessoas infectadas, dias depois os unicos sintomas que tive foi dor garganta, dor cabeca, e tosse ligeira durante dois dias. Praticamente sem sintomas. Desta vez nao houve cansaco apos a infeccao. O meu PCR deu negativo, mas a maioria das pessoas a minha volta testaram positivo e ficaram de cama uns dias. Na vila, houve varios casos de falsos negativos que depois testaram positivo (variante delta ou omicron?)

4) Janeiro 2022: Na noite de passagem de ano tive contacto proximo com 1 infectado (jantamos juntos, ele estava a minha frente). Estou praticamente sem sintomas, excepto uma ligeira tosse seca e cansaco no dia 3 e 4. Todos os testes rapidos dao negativos (variante omicron)

Tive vacinas em Maio, Julho e Dezembro 2021. Nao serviram de nada.

E isto de ter infeccoes a cada dois meses...!
Nao sou caso unico, conheco bastantes mais casos como o meu (e que foram confirmados em PCR).

Ou amigos triplamente vacinados que apanharam a Omicron com toda intensidade.

Nunca tive nariz entupido como sintoma de covid.
As minhas experiencias com Covid sempre foram algo identicas entre si, e nunca se assemelharam a gripes ou constipacoes. O virus causa sobretudo bastante fadiga e tosse seca.

Já eu tive sintomas semelhantes a constipacoes, com nariz entupido. O unico sintoma tipico do covid foi a perda de olfacto e paladar. Nada mais. A pessoa que vive comigo nunca testou positivo.

Evolução nos novos casos na RAM.

Repare-se o rácio entre o número de internamentos e casos durante a onda Delta do final de Novembro e o rácio entre o número de internamentos e casos durante a actual onda Omicron.

nc.png

Capture3.png