Pandemia da COVID-19 2022

Evolução nos novos casos na RAM.

Repare-se o rácio entre o número de internamentos e casos durante a onda Delta do final de Novembro e o rácio entre o número de internamentos e casos durante a actual onda Omicron.

nc.png

Capture3.png
Eu gostava de cantar vitoria. Mas podem surgir novas variantes com evolucoes imprevisiveis. Por exemplo, foi detectada uma variante nova na Franca. E a Omicron pode e vai mutar-se, devido a ter tanta transimissibilidade. Vamos todos esperar que a Omicron continue a mutar-se neste sentido de se tornar em algo mais suave.

• Gosto
Reactions: Aine
Eu gostava de cantar vitoria. Mas podem surgir novas variantes com evolucoes imprevisiveis. Por exemplo, foi detectada uma variante nova na Franca. E a Omicron pode e vai mutar-se, devido a ter tanta transimissibilidade. Vamos todos esperar que a Omicron continue a mutar-se neste sentido de se tornar em algo mais suave.

Não canto vitória mas a sociedade tem que aproveitar estas potenciais "abertas". A partir do momento que apareça alguma coisa diferente e que este padrão de casos/internamentos se altere de forma substancial já sabemos o que funciona... Mas só devemos fazê-lo quando for efectivamente necessário.

Por exemplo, foi detectada uma variante nova na Franca. E a Omicron pode e vai mutar-se, devido a ter tanta transimissibilidade. Vamos todos esperar que a Omicron continue a mutar-se neste sentido de se tornar em algo mais suave.
A variante detectada em França já é conhecida desde setembro de 2021 e apareceu originalmente na RD Congo. Não se conseguiu tornar dominante num cenário de dominância Delta, não o conseguirá fazer com dominância Omicron.
É extremamente improvável que apareça alguma variante que venha a dominar a Omicron que não tenha origem na própria Omicron. E tendo origem na Omicron é extremamente provável que venha a ter severidade semelhante a esta.

Siga para bingo e mais uma nova variante.

Covid-19: França identifica nova variante, designada IHU, com mais de 40 mutações genéticas​

Essa variante foi conhecida em setembro e não causou nenhum problema até ao momento. É normal que variantes apareçam, mas agora qualquer variante que chegue à Europa é ótima para vender jornais e espalhar sensacionalismo! :facepalm:

• Gosto
Reactions: RStorm
Quando os políticos mentem, são criticados. Quando dizem o que lhes vai na alma, são criticados. Não se podem vacinar os chalupas à força. Isso é óbvio. Dito isto, é lixar-lhes a vida o mais possível. Toda a vida, para me poder matricular, incluindo na Universidade, tive de apresentar o boletim de vacinas. Para entrar na faculdade, para além do boletim de vacinas ainda tive de fazer outro exame qualquer de que não me lembro agora. A convivência em sociedade tem regras.

6 dias apos um contacto com um infectado (indoors, jantando juntos, sem mascara), fiz um teste de farmacia e deu negativo.

Tive sintomas extremamente ligeiros (praticamente assintomatico) mas ja me passaram. Acho que nao passou disto.

Vou continuar relaxado. Ha que relaxar! Acho que, quem ja teve covid e ja teve vacinas, pode levar uma vida normal com a Omicron, desde que tomemos cuidado para nao infectar as pessoas mais idosas e vulneraveis.

Ja provei a mim proprio, por duas ocasioes, que posso estar com pessoas infectadas, em interior, face a face e sem mascaras, e nao apanho covid (ou somente apanho sintomas muito ligeiros).

Mas obviamente nao me vou meter numa situacao indoors com varias pessoas a tossir e todos sem mascara!

Adis Abeba, 06 jan 2022 (Lusa) - O diretor do Africa CDC alertou hoje que se o continente africano não chegar a 70% da vacinação até final do ano, a covid-19 poderá tornar-se endémica, como a tuberculose ou o VIH.

O argumento não tem grande valor. Mas há queixas muito válidas -> https://www.who.int/news/item/23-12...d-19-immunization-coverage-by-mid-2022#_ftn11

Similarly, promised donations by high-income countries have often been late to materialize or unpredictable. Unexpected additional vaccine allocation rounds have been undertaken after sudden announcements of vaccine availability through donations to COVAX. Worsening the challenge, these sudden donations have often included vaccines with brief expiry windows. These last-minute scrambles, a part massively increasing transaction costs, added considerable stress to already severely resource-strapped countries coping with many competing health and humanitarian crises, straining participants’ ability to plan for the receipt and use of their allocated vaccines. Beyond logistics, the last-minute deliveries undermined countries’ efforts to inform the general public about the vaccines and the communication needed to counteract the misinformation spread by social media.

Portugal tem doado muita AstraZaneca. Porque será?

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Portanto tenho um caso positivo em casa e pelo sns só conseguimos marcar teste pcr para dia 14 de janeiro.
Lá vamos ter de recorrer ao privado.
Com os códigos fornecidos pelo SNS24 podes fazer em qualquer lado de forma gratuita! O problema é outro: há tantas prescrições por haver tantos casos que há uma imensa dificuldade em fazer teste atempadamente, privado incluído. Aliás, os testes prescritos pelo SNS24 foram, desde sempre, realizados esmagadoramente no privado.