Pandemia da COVID-19 2022

A outra está turbinada, já eu estou vacinada, estou toda vacinada. Covid no braço esquerdo, gripe no direito. Por enquanto, tudo bem.

Portugal regista menos casos de Covid-19 na última semana, mas número de óbitos aumenta​

53 mortes
Neste momento os números não são de fiar, visto que com o fim do Estado de Alerta e o fim da testagem e isolamento o número de casos é altamente subnotificado. Seja como for, o que mais preocupa as autoridades de saúde neste momento nem é a COVID-19 em si mas sim a atividade anómala de outros vírus respiratórios que estão a atolar os hospitais e urgência (e isto numa altura em que o inverno nem sequer começou ainda). :surprise:

Não me espantaria nada que as máscaras regressassem a alguns locais, como transportes públicos, centros comerciais ou eventos de grandes dimensões. Não seríamos tampouco o primeiro país a planear tais medidas - já se começou a falar nisso em países como a Itália, a Alemanha ou os EUA. Desta vez não será pela ameaça da COVID-19, mas por uma mistura de várias coisas. Veremos o que acontece! :unsure:

• Gosto
Reactions: algarvio1980
Não há menos casos de covid... nem mais mortalidade. Existe imensamente menos notificação.
As restrições vão regressar.
Eu diria que se forem detectados um quarto dos casos reais, será muito.
Por restrições entendes o uso de máscara em locais fechados e/ou com grande afluência de pessoas? Tendo a concordar.

Não há menos casos de covid... nem mais mortalidade. Existe imensamente menos notificação.
As restrições vão regressar.
Penso que as restrições nunca deveriam ter sido abandonadas, nomeadamente o uso de máscara nos transportes e o isolamento de 5 dias com a respetiva testagem.
Agora vai ser mais difícil voltarmos, pois já ninguém quer saber disto. A não ser que os telejornais voltem a falar de Covid pelo menos 30 minutos por dia...
Eu próprio deixei de usar máscara nos transportes porque era praticamente o único que usava. Sendo que a máscara não protege a mim, mas sim aos outros, tornou-se inútil.

Enviado do meu HD1903 através do Tapatalk

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Such sequencing makes it possible to detect new mutations and identify novel viral lineages. The team discovered several viruses that showed varying degrees of similarity to Omicron, but they were not identical. "Our data show that Omicron had different ancestors that interacted with each other and circulated in Africa, sometimes concurrently, for months," explains Prof. Drexler. "This suggests that the BA.1 Omicron variant evolved gradually, during which time the virus increasingly adapted to existing human immunity." In addition, the PCR data led the researchers to conclude that although Omicron did not originate solely in South Africa, it first dominated infection rates there before spreading from south to north across the African continent within only a few weeks.

-> https://www.sciencedaily.com/releases/2022/12/221201141936.htm