Parque e Palácio da Pena - 31 de Maio de 2016

Tópico em 'Natureza e Viagens' iniciado por guisilva5000 1 Jun 2016 às 23:40.

1. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Belas, Sintra | Lisboa
    Para não ser um sintrense desnaturado, tinha que ir qualquer dia à nossa maravilhosa serra. :)
    Cheguei de comboio a Sintra. A partir daí, todo o percurso foi feito a pé. :hehe:

Começando por subir pela Vila Sasseti, o céu apresentava-se quase limpo, com neblina na costa:

Passado o Penedo da Amizade, depois de acabar o caminho mais complicado da subida, vislumbra-se o Castelo dos Mouros:

Continuando a subida, aproximando-me agora do palácio:

Turistas eram quase mais que as árvores. Só se viam 434s a passar abarrotados de turistas quase esmagados, imagino o calor dentro do autocarro. A pé custa mais, mas ao menos temos o vento fresco para nos acompanhar neste dia de 24ºC.

Visitando agora o palácio:

A turista não percebeu que acabou de tirar 2 fotos ao mesmo tempo ;) Cruz alta visível do lado direito:

Vista para oeste/nordeste, antena da PT visível do lado direito na 1ª foto:

No troço externo do palácio, virado para norte, a vista era de cortar a respiração. O vento... Sentia-se a nortada moderada no corpo. Depois de uma subida quase sem vento e com a máquina do suor a trabalhar a 1000, este vento no topo era gratificante.

Vista de norte para oeste, com o Castelo dos Mouros a protagonizar a paisagem na 1ª foto, nas outras é notável a neblina e um capacete tímido:

Mais algumas fotos do palácio:

Infelizmente a máquina ficou sem bateria, claro que trouxe outra suplente mas esta tramou-me. Pensava que tinha a bateria carregada mas não :o Por isso, ficam aqui umas fotos de uma colega minha:

Vista da cruz alta para o palácio, posso dizer que estive a 530 m de altura :p. A nortada não era assim tão intensa para me fazer arrancar o pé do granito. Via-se basicamente tudo, o Atlântico, Sesimbra, as pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, muitos moinhos eólicos. Sentia-se liberdade.

A descer para os lagos:

Toda a flora do parque é deslumbrante. Quando se soube do lago para a cruz, do nada o sol desaparece entre as árvores e vê-se um mar de heras, musgos e fetos. Pergunto se há algum momento do dia em que o sol incide naquela zona.... Os lagos também são muito bonitos, água sempre a correr, cisnes, patos e peixes num ambiente saudável.

Não tive tempo de percorrer o parque todo pois tinha um horário "apertado", não tinha noção que era tão grande. Depois, desci de novo a serra até à estação.

Collapse Signature Expand Signature
  2. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches, Portalegre (272m)
    Boa reportagem @guisilva5000 :palmas: Grandes fotos, paisagens lindíssimas :w00t: obrigado pela partilha :thumbsup::D

guisilva5000 e StormRic gostaram disto.
  3. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)/Carcavelos (praia) 20m
    :palmas::uau: lindo!! Que saudades, já lá não vou há quase quatro meses. Bela reportagem!

Maravilha de foto! Mas olha que para estares a 530 m tens de trepar pela cruz, senão não vale :malandro:

jonas_87 e belem gostaram disto.
  4. Paelagius

Paelagius
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2013
    Local:
    Porto - Campo Alegre
    Lindas fotografias que fazem gostar cada vez mais de Portugal. :)

guisilva5000 gostou disto.
  5. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Belas, Sintra | Lisboa
    Obrigado :) Eu trepei!! Acho que é logo a primeira coisa que dá vontade de fazer quando se chega lá :D

belem e StormRic gostaram disto.
  6. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Belas, Sintra | Lisboa
    Obrigado :)
    É verdade, a paisagem e o palácio são tão belos que nem precisam de qualquer edição. Devemos agradecer a quem preserva este lindo parque, mas sobretudo a D. Fernando, bem haja a esse rei. :1143:

Paelagius, joralentejano e StormRic gostaram disto.
  7. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Fotos muito boas, gosto particularmente a perspectiva do palácio da pena a partir da Cruz Alta.
    A serra de Sintra é um espanto, não fosse eu um grande admirador da serra.
    Parabéns pela reportagem!

Paelagius gostou disto.

Partilhar esta Página