Parque e Palácio da Pena - 31 de Maio de 2016

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Para não ser um sintrense desnaturado, tinha que ir qualquer dia à nossa maravilhosa serra. :)
Cheguei de comboio a Sintra. A partir daí, todo o percurso foi feito a pé. :hehe:

Começando por subir pela Vila Sasseti, o céu apresentava-se quase limpo, com neblina na costa:

omPbLhI.jpg


Passado o Penedo da Amizade, depois de acabar o caminho mais complicado da subida, vislumbra-se o Castelo dos Mouros:

gLJUhLg.jpg


Continuando a subida, aproximando-me agora do palácio:

Z3alKZb.jpg


w6fMe71.jpg


Turistas eram quase mais que as árvores. Só se viam 434s a passar abarrotados de turistas quase esmagados, imagino o calor dentro do autocarro. A pé custa mais, mas ao menos temos o vento fresco para nos acompanhar neste dia de 24ºC.

Visitando agora o palácio:

0aSivHt.jpg


ci6TQAq.jpg


s8FfIaF.jpg


A turista não percebeu que acabou de tirar 2 fotos ao mesmo tempo ;) Cruz alta visível do lado direito:

fZf15lX.jpg


Vista para oeste/nordeste, antena da PT visível do lado direito na 1ª foto:

POqKLyo.jpg


MklACWz.jpg


yVlMiRX.jpg


No troço externo do palácio, virado para norte, a vista era de cortar a respiração. O vento... Sentia-se a nortada moderada no corpo. Depois de uma subida quase sem vento e com a máquina do suor a trabalhar a 1000, este vento no topo era gratificante.

Vista de norte para oeste, com o Castelo dos Mouros a protagonizar a paisagem na 1ª foto, nas outras é notável a neblina e um capacete tímido:

rS8nCIp.jpg


rAm4LBf.jpg


0hmMa0t.jpg


Mais algumas fotos do palácio:

FP8oK6V.jpg


H9yeNYa.jpg


hC1av56.jpg


PYsDbh7.jpg


LbxnVXq.jpg


Infelizmente a máquina ficou sem bateria, claro que trouxe outra suplente mas esta tramou-me. Pensava que tinha a bateria carregada mas não :o Por isso, ficam aqui umas fotos de uma colega minha:

Vista da cruz alta para o palácio, posso dizer que estive a 530 m de altura :p. A nortada não era assim tão intensa para me fazer arrancar o pé do granito. Via-se basicamente tudo, o Atlântico, Sesimbra, as pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, muitos moinhos eólicos. Sentia-se liberdade.

E6tdkR9.jpg


A descer para os lagos:

uEwyQos.jpg


Toda a flora do parque é deslumbrante. Quando se soube do lago para a cruz, do nada o sol desaparece entre as árvores e vê-se um mar de heras, musgos e fetos. Pergunto se há algum momento do dia em que o sol incide naquela zona.... Os lagos também são muito bonitos, água sempre a correr, cisnes, patos e peixes num ambiente saudável.

Não tive tempo de percorrer o parque todo pois tinha um horário "apertado", não tinha noção que era tão grande. Depois, desci de novo a serra até à estação.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa reportagem @guisilva5000 :palmas: Grandes fotos, paisagens lindíssimas :w00t: obrigado pela partilha :thumbsup::D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Para não ser um sintrense desnaturado, tinha que ir qualquer dia à nossa maravilhosa serra.

:palmas::uau: lindo!! Que saudades, já lá não vou há quase quatro meses. Bela reportagem!

Vista da cruz alta para o palácio, posso dizer que estive a 530 m de altura :p. A nortada não era assim tão intensa para me fazer arrancar o pé do granito. Via-se basicamente tudo, o Atlântico, Sesimbra, as pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, muitos moinhos eólicos. Sentia-se liberdade.

E6tdkR9.jpg

Maravilha de foto! Mas olha que para estares a 530 m tens de trepar pela cruz, senão não vale :malandro:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e belem

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Fotos muito boas, gosto particularmente a perspectiva do palácio da pena a partir da Cruz Alta.
A serra de Sintra é um espanto, não fosse eu um grande admirador da serra.
Parabéns pela reportagem!
 
  • Gosto
Reactions: Paelagius