Passeio na Serra de Sintra - 28-06-2008

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Mais uma visita á Serra!
Desta vez, com mais pessoas, a pé, e com céu limpo:p

A viagem começou ás 10h, na estação de Sintra! O André, o Daniel e o Mário foram de comboio, o que chegava á estação de Sintra mesmo ás 10:00, enquanto eu, fui de carro com o João, o meu padrasto:D

Lá chegados, começámos a andar!

Passámos o Parque da Liberdade, subimos as escadinhas dos Clérigos, e andámos por um monte de estradinhas ás curvas, mas passado pouco tempo já estávamos no meio do arvoredo Serrano!

Cerca de 1 hora depois, parámos é entrada do Castelo dos Mouros, onde fui literalmente apetrechado com um pau, onde na ponta estava um sensor de um termómetro digital, que eu levei:p

Continuámos a caminhada... nas ruas onde passam caros, ainda que poucos, e uns camionistas malucos, que quase levam tudo á frente:p (passámos pelos caminhos onde, exactamente 1 semana antes, eu fotografei o magnifico nevoeiro que cobria a Serra, nesse dia)

Depois de passarmos por essas estradas... onde até fizémos de Tarzan, em raízes de velhas Heras, que ainda estavam presas nas árvores, e que na volta tivemos todo o prazer de as deitar abaixo:p, eis que chegámos aos caminhos de terra batida, em que passam inúmeras bicicletas... estradas que são como um "S" na horizontal!

Numa dessas estradas, ao lado reparámos em "casinhas" parecidas com as do aqueduto das Águas Livres. O André tomou a excelente iniciativa de entrar lá... eu fui atrás... eh eh
Bem... que ambiente! Depois de descermos umas escadas em caracol, cheias de teias de aranha e de poeira, que eram mais estreitas do que eu, chegámos lá abaixo, onde 2 tuneis seguiam caminhos diferentes... o André ainda andou um pouco num deles, mas uma brisa bem fresquinha mudou a nossa opinião, pelo que voltámos para cima:hehe: (fizémos isto tudo ás escuras... excepto quando os flashes disparavam)

Mais á frente (muito mais), eis que Vemos: " < Peninha 3 "
Pensamos então: "Ufa... já estamso a chegar. Que bom!"

Pois é... mais de metade do caminho já estava percorrido, mas agora este era quase na sua totalidade com uma inclinação...:hehe:, pelo que parámos muitas vezes!

Por volta das 13:00, eis que chegamos ao parque de merendas da Peninha! Aí, almoçamos! Mham mhammm

Depois, fomos mesmo lá acima, ao topo daquele local, onde nos sentámos, descansámos, falámos e até atirámos avioes...:D Ficámos lá quase 1 hora

De seguida, andámos mais um pouco, até um monte que havia em frente. Daí sim, a vista era espactacular!:w00t: Ia desde a Serra da Arrábida, até se perder, para Norte... via-se o Cabo da Roca, as praias, etc...
Aí, o anemómetro portátil do Mário registou 44,6 km/h de vento, que se tinha começado a levantar há pouco!

Eram cerca das 16h... dalí para a frente reserváva-nos outra caminhada, igual á feita na vinda... cerca de 11 km:hehe:... e já quase não restava água, dos cerca de 4 litros que levámos

Fomos andando, e a água, acabando, e eis que o Daniel, que bebe bastante água (não é muito, é bastante mesmo!:p), começa a entrar na "Reserva"

5 km á frente, a minha perna direita começa a doer, e depressa se transforma numa dor bem forte, que faz com que tenha de ir coxo, o resto do caminho...:hehe: (ainda agora, não a consigo esticar completamente... deve ter sido um ligamento)

Cerca de 1 hora depois, e comigo já a dar em doido, com aquela sensação... que misturava cansaço, com dor... chegámos á Vila de Sintra!
Lá... foi avistado um belo de um repucho, onde o Daniel finalmente poderia saciar a sua sede! O repucho estava estragado... não porque tivesse falta de água, bem pelo contrário... o jacto era de tal forma potente, que era impossivel alguém beber água alí:p

Mais á frente, encontramos uma fonte, que embora tivesse um placard a dizer "Água Não Controlada", serviu de local de sacía!:D

E pronto, chegámos á estação de Sintra, pelas 19h (9h depois de termos partido), onde aproveitámos o facto de existir um Pizza Hut, para jantármos os 5!!:D

Depois, lá fui eu com o João para um lado, e o André, Daniel e Mário, para outro, apanhando o comboio das 20:36!

Consta que conheceram alguém da Amareleja nesse comboio:p



Agora, aqui vão fotos! Não tirei muitas...:hehe: mas ou outros também tiraram:D

No cruzamento!

pic0041wy6.jpg


A tal... entrada na escuridão...:hehe:

pic0046ky3.jpg


Aquela tarde fica ainda marcada, por um assassínio em directo!:p (animais sensiveis não devem ver isto!:D)

pic0054wv1.jpg


Á entrada de Colares

0055ps6.jpg


Uma paisagem

pic0072su7.jpg


A Dita estação meteorológica... que já se via bem! E que é mesmo uma Davis:hehe:

pic0078xd9.jpg


Um insecto:p

pic0090xk1.jpg


A costa

pic0077pm3.jpg


A Peninha lá ao fundo! O João disse que não se importava de nos tirar a foto, mas fica aqui marcado por escrito a sua alegre presença!:D

0100sg0.jpg



:thumbsup:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Cerca de 1 hora depois, parámos é entrada do Castelo dos Mouros, onde fui literalmente apetrechado com um pau, onde na ponta estava um sensor de um termómetro digital, que eu levei:p
Material foi o que não faltou nesta caminhada!
Tinhamos um termómetro da oregon, um anemómetro, uns binóculos profissionais, máquinas fotográficas... enfim! Estávamos bem apetrechados!:D

Mais á frente, encontramos uma fonte, que embora tivesse um placard a dizer "Água Não Controlada", serviu de local de sacía!:D
Um placard que o Gil respeitou muito bem. não foi Gil?:lol::lol:

Consta que conheceram alguém da Amareleja nesse comboio:p
Imaginem um comboio onde três pessoas falam de um possível acampamento, e um dos três dispara uma possível localidade: Amareleja.
E de repente alguém desconhecido se vira e diz: "Vocês disseram Amareleja? São de lá? Conhecem alguém de lá? É que eu sou de lá!":surprise::surprise:
Um jovem de 18 anos que nos fez um bom parecer da localidade que detem o record nacional de temperatura máxima em Portugal.
Parece que de um momento para o outro crescem os descendentes da Amareleja por aí!:D:D


Agora um parecer da caminhada na minha visão.
O Gil retratou muito bem aquilo que foi o nosso dia. Um dia planeado e concretizado. Foi bom, aliás muito bom, dar caras a pessoas que só conhecemos por aquilo que escrevem.
E a prova disso foi que o cansaço não nos venceu, e estamos prontos para mais, não é?
E assim vai criando o fórum alguns laços de amizades com raízes na meteorologia. Obrigado também a ele por esta caminhada meteorológica que há uns meses atrás estava longe de imaginar que poderia um dia fazer.
Obrigado também ao padrasto do Gil pela paciência que teve connosco! Apesar de se dizer leigo, integrou-se logo nas nossas conversas!:D
E pronto, a ver se amanhã acrescento mais algumas fotografias;)

Ah, por fim, a frase do dia:
"Dois meteoloucos irmãos deve ser a coisa mais fixe que pode existir"
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
É sempre com enorme alegria que testemunho através destas fotoreportagens o encontro sempre interessante e divertido de membros deste fórum! Obrigado pela partilha de mais este belo passeio :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Foi sem dúvida um encontro espetacular onde se dicutiu um pouco de todos os temas, com pessoas sem dúvida tambem bastante interessantes, não há nada como meteoloucos para nos sentirmos bem acompanhados :D:D pois no dia a dia não andamos propriamente a descarregar as nossas fúrias e alegrias no cidadão comum, mas com meteoloucos é outra coisa percebemos que partilhamos os mesmos sentimentos e emoções por determinados fenómenos e sem duvida que um termómetro não lá podia faltar, mesmo que o Gil andasse sempre a correr para fugir do sol, pois ele levava o termómetro numa cana saída da mochila e na qual tava esse grande objecto meteorológico cheio de fita cola :lmao: as temperaturas eram por vezes correctas outras vezes nem tanto, mas para isso tinhamos lá o sor Daniel o qual eu apelido de senhor rigoroso, pois ele é uma pessoa que nas temperaturas gosta sempre de fazer comparações para tentar saber se a sua temperatura está correcta ou se está a ter problema com o termómetro, ele foi sem dúvida a pessoa que mais sofreu com a frescura relativa do encontro, pois afinal estavamos em Sintra local onde para se ir aos 30ºC é muito complicado, não estávamos na Amareleja lugar onde ele tanto desaja ir devido ao extremo calor que lá se faz sentir, mesmo assim deu para apanhar um escaldão.
Foi uma caminhada longa mas depressa se passou graças á companhia uns dos outros, mais virão sem dúvida, espero que mais sejamos para a próxima, para que o encontro possa ser ainda mais interessante :D será sem dúvida algo inesquecível :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Obrigado André, Daniel, Gil e João (padastro do Gil).
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Excelente passeio-aventura :thumbsup:
Deve ter sido cansativo mas valeu certamente a pena.

A única coisa má foi terem acabado com um mito urbano, tinha a ideia que um dos aventureiros andava sempre vestido desta forma não fosse cair subitamente um nevão :D

nevaowz4.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Aqui vão mais algumas fotografias da nossa caminhada:

Lago dos Cisnes (mas sem cisnes:hehe:), onde fizemos a nossa primeira paragem!


O tal aqueduto de água labirintico (para a próxima levamos lanternas:D)


A Lua que nos acompanhou também. Sem zoom, mas com binóculos. E que grandes binóculos!;)


Ermida da Peninha


Floresta densa.


Cabo da Roca ao fundo (extremo da Europa! :D)


Um exemplar da familia Coccinellidae in BBC vida selvagem!:lol:


A vista da nossa janela!:D


Quando o vento começou a soprar de forma moderada: 16h08


De arma em punho!


Caminho de regresso à vila de Sintra:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A única coisa má foi terem acabado com um mito urbano, tinha a ideia que um dos aventureiros andava sempre vestido desta forma não fosse cair subitamente um nevão :D

E levei camisola fui o único :p claro que eles mal me virão disseram vais ter calor, e de facto tive.

Aqui vão mais algumas fotografias da nossa caminhada:

Lago dos Cisnes (mas sem cisnes:hehe:), onde fizemos a nossa primeira paragem!

Claro que o Mário o que disse logo mal chegou ao lago foi que, o que seria divertido no lago, era praticar patinagem no gelo lá para 2020 :lmao:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Um placard que o Gil respeitou muito bem. não foi Gil?:lol::lol:

Eu respeito sempre... sabe-se lá se não havia lá salmonelas, larvas ou assim...:lol:

Aqui ficam mais umas fotos!

Lago dos Cisnes, onde patos se esforçavam em confundirem-se com Cisnes...:D

pic0033uf4.jpg


:hehe:

pic0040xx2.jpg


Mais uma vista!

pic0076gt6.jpg


A Patrulha dos Bombeiros!:)

pic0093ex3.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bela reportagem:thumbsup::thumbsup:
Publicitem aqui no forum o proximo passeio, gostava de vos conhecer ;).
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Foi realmente um belo passeio.
Com tanta conversa, nem notámos os 25/30km que andámos.
Claro, que houve sempre algumas peripécias, quer a água, que estava sempre a acabar - reparem que em todas as minhas fotos tenho sempre uma nova garrafa de água, que está sempre vazia, porque 2 litros de água não chegam para me saciar - quer ver estações instaladas de forma hilariante, como a Davis, com o anemómetro instalado ao contrário, com as conchas para cima e com elas partidas.
Ainda batemos à porta dessa casa mas, apesar de as luzes estarem acesas, ninguém nos abriu a porta. Se nos tivessem aberto a porta, podia ser que eu ainda lá fosse ajudá-los a instalar melhor a estação. :)
Quanto à conversa sobre a Amareleja no comboio, deu para descobrir mais uma pessoa da Amareleja. Parece que o apelo do vitamos no fórum e as nossas conversas no comboio estão a resultar, pois estamos a conseguir encontrar pessoas da Amareleja. :D
Ao regresso a casa, quando parámos para trocar de comboio em Monte Abraão, conseguimos avistar o anemómetro do Mário no telhado do prédio dele, através dos binóculos. Ficámos a conhecer mais uma estação e a sua localização.



Ficam aqui mais algumas fotos da paisagem:









A Davis no telhado da casa:




A Davis, mais uma vez, numa vista mais ampla:






















A ignorância em evidência, quanto à montagem da Davis:
































Prédio do Mário Barros, que avistámos durante a espera pelo comboio em Monte Abraão:


 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mais um grande conjunto de fotos! Se os senhores da Davis quiserem se desfazer da estação eu fico com ela e monto-a como deve ser :D (ok, tava a brincar, neste momento não tenho espaço para um bicho desses... mas se quiserem dar à mesma... :D )

25 - 30 km... bom exercício físico e um bom conselho de prática desportiva em plena natureza para todos (não é necessário serem meteoloucos!)!