Pedido de Ajuda Oregon 968NX

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Ola pessoal,

Estou com uns problemas na minha Oregon, que passo a explicar.

Quando adquiri a estação, o cabo RS232 não fazia parte do pacote vendido, como tinha la alguns em casa, liguei a estação ao PC e este ficou a bombar, a consola alimentada por pilhas e sempre na boa.
Adquiri um conversor de 220/110 para poder ligar o transformador original e aqui começaram os problemas, a estação deixa de comunicar com o PC. Troquei o cabo RS232 e assim já passa alguns dados, logo o problema será do cabo RS232 que tenho.

Agora a minha pergunta, alguém sabe a combinação de pin's usadas nos cabos RS232 da Oregon ou como melhor opção adquirir um conversor RS232 / USB como o usado pelo meteohub?

Outra pergunta, tenho a consola junto do router, será que vai influenciar a comunicação com os sensores que estão no telhado, porque noto que quando as pilhas começam a ficar fracas, a consola tem mais dificuldade em receber os dados e alguns aparvalham por breves instantes.
É que entre a consola e os sensores tenho 2/3 placas, entre o 2 e o 3 andar, entre o 3 e as arrecadações e as arrecadações e a placa do telhado.

Depois de alguma procura na net, la encontrei alguma informação. O esquema do cabo RS232 para ligar a Oregon ao PC, aqui tem o anexo de possuir um repetidor.

RepeaterScheme.jpg

EU tenho um conversor desses RS232-USB, se quiseres posso emprestar-te para exprimentares antes de comprares, pois ainda são caros, uns 15 ou 20€.

EU tenho um conversor desses RS232-USB, se quiseres posso emprestar-te para exprimentares antes de comprares, pois ainda são caros, uns 15 ou 20€.

Pois é, recebi hoje a minha estação e já está montada a funcionar, agora so me falta a ligação ao PC mas necessito de um conversor desses, pois o meu pc nao tem porta para ligar o RS232. Agora a minha dúvida, qualquer conversor dá ou há algum especifico para esta estação? Sabem onde comprar? Obrigado

José Santos

Pois é, recebi hoje a minha estação e já está montada a funcionar, agora so me falta a ligação ao PC mas necessito de um conversor desses, pois o meu pc nao tem porta para ligar o RS232. Agora a minha dúvida, qualquer conversor dá ou há algum especifico para esta estação? Sabem onde comprar? Obrigado

José Santos

Não faço ideia se todos dão ou não, mas à partida suponho que sim. Já tive problemas no passado com equipamentos mas era com os adaptadores PS/2->Serial, nem todos davam, com USB acho que devem dar. O ideal é poderes exprimentrar antes, nalguma loja mais conhecida ou simpática.
O que eu comprei há alguns meses acho que foi na Chip7 depois de muito procurar. Provavelmente haverá noutros locais e mais barato, mas na altura não encontrei. Mas atenção que esse que eu encontrei era um adaptador USB para RS232 e tu queres o inverso.

Já fui a uma Chip7 e comprei o tal cabo, liguei ao pc e á estação mas agora o programa liga á estação mas nao detecta os sensores!!!:huh::(:huh:

Quando usas um cabo desses podes ter que instalar umas drivers no windows para te criar a porta COM. Vai ao gestor de hardware e ve se tens alguma porta COM criada.

Depois é veres o numero que criou, COM1, COM2, COM3, etc... e configurares no programa da estação

E qual é o software que estás a usar?

Estou a usar o virtual weather station que era o que vinha com a estação, mas tambem ja tentei o weather display e acontece o mesmo.

Não posso ajudar muito. Se calhar é do adaptador ou da velocidade de tramissão de dados ou outra coisa qualquer. Vais ter que ir por tentativas. Não tens ninguém com um computador sem ser o teu para exprimentar ? Quando estás a exprimentar com o PC tens a consola ligada à corrente ? Estou a perguntar porque alguns dispositivos quando se passa a usar as pilhas desactivam as comunicações para poupar energia. De qualquer forma, exprimenta com e sem transformador.

De facto para tirar as dúvidas se é estação ou se é o PC o melhor é mesmo falar com alguém que tenha um PC de secretária. Basta levares a consola e o sensor da temperatura. Se detectar então o problema é com a configuração da porta RS232 ou o emulador de RS232.

Já agora no Weather Display aparece informação (assinalada a vermelho na imagem) do débito de dados?

000006200801152307vs7.jpg