Pedido de Ajuda Oregon 968NX

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Ola pessoal,

Estou com uns problemas na minha Oregon, que passo a explicar.

Quando adquiri a estação, o cabo RS232 não fazia parte do pacote vendido, como tinha la alguns em casa, liguei a estação ao PC e este ficou a bombar, a consola alimentada por pilhas e sempre na boa.
Adquiri um conversor de 220/110 para poder ligar o transformador original e aqui começaram os problemas, a estação deixa de comunicar com o PC. Troquei o cabo RS232 e assim já passa alguns dados, logo o problema será do cabo RS232 que tenho.

Agora a minha pergunta, alguém sabe a combinação de pin's usadas nos cabos RS232 da Oregon ou como melhor opção adquirir um conversor RS232 / USB como o usado pelo meteohub?

Outra pergunta, tenho a consola junto do router, será que vai influenciar a comunicação com os sensores que estão no telhado, porque noto que quando as pilhas começam a ficar fracas, a consola tem mais dificuldade em receber os dados e alguns aparvalham por breves instantes.
É que entre a consola e os sensores tenho 2/3 placas, entre o 2 e o 3 andar, entre o 3 e as arrecadações e as arrecadações e a placa do telhado.
 


lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Depois de alguma procura na net, la encontrei alguma informação. O esquema do cabo RS232 para ligar a Oregon ao PC, aqui tem o anexo de possuir um repetidor.

RepeaterScheme.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
EU tenho um conversor desses RS232-USB, se quiseres posso emprestar-te para exprimentares antes de comprares, pois ainda são caros, uns 15 ou 20€.
 

zemike

Cirrus
Registo
9 Jan 2008
Mensagens
26
Local
Chamusca
EU tenho um conversor desses RS232-USB, se quiseres posso emprestar-te para exprimentares antes de comprares, pois ainda são caros, uns 15 ou 20€.

Pois é, recebi hoje a minha estação e já está montada a funcionar, agora so me falta a ligação ao PC mas necessito de um conversor desses, pois o meu pc nao tem porta para ligar o RS232. Agora a minha dúvida, qualquer conversor dá ou há algum especifico para esta estação? Sabem onde comprar? Obrigado

José Santos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois é, recebi hoje a minha estação e já está montada a funcionar, agora so me falta a ligação ao PC mas necessito de um conversor desses, pois o meu pc nao tem porta para ligar o RS232. Agora a minha dúvida, qualquer conversor dá ou há algum especifico para esta estação? Sabem onde comprar? Obrigado

José Santos

Não faço ideia se todos dão ou não, mas à partida suponho que sim. Já tive problemas no passado com equipamentos mas era com os adaptadores PS/2->Serial, nem todos davam, com USB acho que devem dar. O ideal é poderes exprimentrar antes, nalguma loja mais conhecida ou simpática.
O que eu comprei há alguns meses acho que foi na Chip7 depois de muito procurar. Provavelmente haverá noutros locais e mais barato, mas na altura não encontrei. Mas atenção que esse que eu encontrei era um adaptador USB para RS232 e tu queres o inverso.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Já fui a uma Chip7 e comprei o tal cabo, liguei ao pc e á estação mas agora o programa liga á estação mas nao detecta os sensores!!!:huh::(:huh:

Quando usas um cabo desses podes ter que instalar umas drivers no windows para te criar a porta COM. Vai ao gestor de hardware e ve se tens alguma porta COM criada.

Depois é veres o numero que criou, COM1, COM2, COM3, etc... e configurares no programa da estação
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
E qual é o software que estás a usar?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estou a usar o virtual weather station que era o que vinha com a estação, mas tambem ja tentei o weather display e acontece o mesmo.

Não posso ajudar muito. Se calhar é do adaptador ou da velocidade de tramissão de dados ou outra coisa qualquer. Vais ter que ir por tentativas. Não tens ninguém com um computador sem ser o teu para exprimentar ? Quando estás a exprimentar com o PC tens a consola ligada à corrente ? Estou a perguntar porque alguns dispositivos quando se passa a usar as pilhas desactivam as comunicações para poupar energia. De qualquer forma, exprimenta com e sem transformador.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
De facto para tirar as dúvidas se é estação ou se é o PC o melhor é mesmo falar com alguém que tenha um PC de secretária. Basta levares a consola e o sensor da temperatura. Se detectar então o problema é com a configuração da porta RS232 ou o emulador de RS232.

Já agora no Weather Display aparece informação (assinalada a vermelho na imagem) do débito de dados?

000006200801152307vs7.jpg