Pedido de dados meteo/clima

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Ajuda Informação Meteorológica

Boas,
Se não for aqui a minhas desculpas!

Como posso saber temperatura máxima e mínima no concelho de Penela, distrito de Coimbra no dia 19 de Janeiro de 2008?

Se me poderem ajudar agradeço!

Com..........

Bom dia Raposo! E bom-vindo ao forum dos meteomalucos!:lol:
Olha estive aqui a pesquisar, mas não encontrei nenhuma estação meteorológica em Penela!:disgust::disgust:
Apenas previsões meteorológicas aqui no freemeteo:
http://www.freemeteo.com/default.asp?pid=15&la=4&gid=2736429

Também descobri isto:
http://www.fallingrain.com/world/PO/7/Penela.html

Mas está completamente desactualizado:(:(
Mas pode ser que alguém do forum te possa ajudar!:thumbsup:
 


raposo

Cirrus
Registo
1 Fev 2008
Mensagens
6
Local
leiria
Re: Ajuda - Temperaturas em Penela a 19 Janeiro de 2008?

Boas,
Eu pedi ao Instituto de Meteorológica,só que tiveram descaramento de fazer um orçamento ,para esta simples ajuda!

Aqui esta a resposta do Instituto Meteorológica:

E-MAIL

DE: Divisão Comercial DATA: 2008/01/29

À ATENÇÃO DE: N. Ref.: COME 321C/08 - 030

ENTIDADE:

E-MAIL:


Assunto: Orçamento do Pedido de Informação Meteorológica - Certidão


Na sequência do vosso pedido, cuja referência é e-mail, datado de 08/01/27, informamos que o orçamento é de € 61,38, ao qual acresce IVA à taxa legal de 21%. Este valor refere-se à utilização dos dados / informação para os fins solicitados.

A informação meteorológica refere-se Ao dia 19 Jan / 08 - Temperatura mínima, máxima do ar. - Penela / Coimbra.

A fim de dar continuidade ao pedido, agradecemos que nos confirmem por escrito a aceitação do referido orçamento, mencionando a nossa referência, assim como o nº de contribuinte e morada exacta para efeitos de facturação. A não indicação desta informação inviabilizará a aceitação do orçamento e consequente envio da informação meteorológica solicitada.

Caso não haja, por parte de V. Exas. confirmação de aceitação do orçamento, no prazo de 30 dias, reservamos o direito de cancelar o Vosso pedido.
Com os melhores cumprimentos.

A Coordenadora de Divisão Comercial
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Ajuda - Temperaturas em Penela a 19 Janeiro de 2008?

Boas,
Eu pedi ao Instituto de Meteorológica,só que tiveram descaramento de fazer um orçamento ,para esta simples ajuda!

Aqui esta a resposta do Instituto Meteorológica:

E-MAIL

DE: Divisão Comercial DATA: 2008/01/29

À ATENÇÃO DE: N. Ref.: COME 321C/08 - 030

ENTIDADE:

E-MAIL:


Assunto: Orçamento do Pedido de Informação Meteorológica - Certidão


Na sequência do vosso pedido, cuja referência é e-mail, datado de 08/01/27, informamos que o orçamento é de € 61,38, ao qual acresce IVA à taxa legal de 21%. Este valor refere-se à utilização dos dados / informação para os fins solicitados.

A informação meteorológica refere-se Ao dia 19 Jan / 08 - Temperatura mínima, máxima do ar. - Penela / Coimbra.

A fim de dar continuidade ao pedido, agradecemos que nos confirmem por escrito a aceitação do referido orçamento, mencionando a nossa referência, assim como o nº de contribuinte e morada exacta para efeitos de facturação. A não indicação desta informação inviabilizará a aceitação do orçamento e consequente envio da informação meteorológica solicitada.

Caso não haja, por parte de V. Exas. confirmação de aceitação do orçamento, no prazo de 30 dias, reservamos o direito de cancelar o Vosso pedido.
Com os melhores cumprimentos.

A Coordenadora de Divisão Comercial

WHAT?????
:shocking::shocking::shocking::shocking::shocking::shocking::shocking::shocking::shocking:

Grande entidade publica, sim senhor!
Nem imagino se fosse privado:huh::huh:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Ajuda - Temperaturas em Penela a 19 Janeiro de 2008?

Claro neste país é o cagar (peço desculpa pela expressão) para a meteorologia acho que a unica coisa escapa aos pagamentos é o AA. :lmao:

Eles estão totalmente pobres não á ponta por onde se pegue 90% do material deve ser mais ferrugem que outra coisa :disgust: devia haver um fundo Europeu com o fim de equipar os Intitutos de toda a Europa devido ás alterações climática.

Cá para mim o AA até está a ser pago pelo governo porque reparem IVA (imposto de valor anticiclonico) como veem o IVA tem como fim pagamentos ao AA para que ele se mantenha por cá...:lmao::lmao:
 

raposo

Cirrus
Registo
1 Fev 2008
Mensagens
6
Local
leiria
Re: Ajuda - Temperaturas em Penela a 19 Janeiro de 2008?

Boas,

E assim meus amigos,o pais que temos! ate eu quando recebi não queria acreditar! grande entidade publica! pagamos para tudo!
Respondi ao orçamento, ate hoje nada.

Assunto, Orçamento de Informação Meteorológica COME 321C/08 – 030

Ref.: COME 321C/08 - 030

À atenção de:

Exmº

Em resposta ao meu pedido os meus agradecimentos.

De qualquer maneira fiquei muito surpreendido com a resposta, como e possível que venha-me pedir por uma simples informação € 61,38, ao qual acresce IVA à taxa legal de 21% a qual ate pode ser dada por e-mail, não necessita de ser rigorosa, qual tinha sido a temperatura máxima e mínima no concelho de Penela, distrito de Coimbra no dia 19 de Janeiro de 2008, a fim de eu poder fazer uns testes de calculo de carga de gás numas maquinas de ar condicionado a qual as cargas foram no referido dia.
Numa poderei pensar que o instituto de meteorologia cobrava dinheiro por este tipo informação.

Aguardo resposta





Ja agora Mário Ramos posso concluir que a Máxima no dia 19 de Janeiro foi 15.8?

com.........
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Ajuda - Temperaturas em Penela a 19 Janeiro de 2008?

E assim meus amigos,o pais que temos! ate eu quando recebi não queria acreditar! grande entidade publica! pagamos para tudo!
Respondi ao orçamento, ate hoje nada.

Compreendo que o IM cobre pelo trabalho deste tipo de consultas pois saber a temperatura de um dado dia passado não é propriamente informação genérica de interesse público e é sabido que parte considerável do orçamento do IM tem que ser infelizmente financiado desta forma. Mas obviamente concordo que tal valor é estupidamente exagerado para o que é pedido. Mas se calhar não é tanta surpresa assim. Apesar de já termos uma carga fiscal elevadissima em Portugal quase a concorrer com certos países nórdicos, mas ao contrário destes temos cada vez mais que pagar todo o tipo de impostos e taxas nacionais e locais, dos serviços públicos de saúde aos transportes que à partida deveriam ser financiados pelos impostos. Mas isto já é fugir demasiado para a política e este forum é de meteorologia.


Ja agora Mário Ramos posso concluir que a Máxima no dia 19 de Janeiro foi 15.8?

Não, de forma alguma. Aquele mapa é apenas um output de uma previsão de um modelo numérico chamado GFS, ainda por cima global de pouca resolução e com a agravante de ser uma previsão de dia 15 Janeiro, ou seja de 4 dias antes, pelo que pode não corresponde minimamente à realidade, quando muito pode servir apenas de orientação para algo que não seja minimamente sério ou de responsabilidade, mas provavelmente nem isso.

Há vários membros do forum que são de Coimbra, pode ser que com os extremos deles desse dia e com esta estação amadora de Coimbra consiga ter uma ideia aproximada de quais foram as temperaturas nesse dia. Mas apenas e só uma ideia aproximada, pois seriam dados não exactamente desse local.

Também encontrei uma pequena referência a uma estação meteorológica no site da Camara Municipal de Penela, fale com eles pode ser exista uma estação e que tenham dados. Existe também uma ou várias estações da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) relacionados com os sistemas de regadio do Mondego penso eu, exprimente falar com eles.

O SNIRH/INAG também deve ter várias estações na região, exprimente também falar com eles. Mas acho que foi o Rog aqui do Forum que aqui há uns meses enviou um email a perguntar qualquer coisa e nunca se deram ao trabalho de responder.

a fim de eu poder fazer uns testes de calculo de carga de gás numas maquinas de ar condicionado a qual as cargas foram no referido dia.

Penso que o ideal no futuro é ter o equipamento adequado para fazer você mesmo as medições que entender. Porque mesmo que tenha acesso gratuito a determinados dados, e mesmo na hipotese de serem de uma estação oficial e próxima (o que é improvável), eles podem ainda diferir de forma significativa para determinado local pois as temperaturas são influenciadas por multiplos factores. Nestes casos nada como ter o seu próprio equipamento que hoje em dia tem preços cada vez mais acessíveis. Qualquer sensor ou estação de 20€ sem grande precisão lhe dá mesmo assim dados mais fiáveis no local do que os dados de uma estação oficial a quilometros de distância.


(peço desculpa pela expressão)

Mário, para a próxima em vez de pedir desculpa evita logo à partida. Sabes exprimir-te muito bem sem ter que recorrer a linguagem menos própria. Mantenhamos este local simpático, civilizado e agradável como tem sido sempre.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Re: Ajuda - Temperaturas em Penela a 19 Janeiro de 2008?

Realmante que cobrem alguma coisa, ainda de aceita:D, mas o valor pedido é alto, para isso mais vale comprar uma estação meteo :lmao:
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Re: Ajuda - Temperaturas em Penela a 19 Janeiro de 2008?

No dia 19 de Janeiro registei em Coimbra a 78m de altura:
Mínima de 7.8ºC
Máxima de 18.7ºC
Espero que estes valores te possam ajudar!
 

raposo

Cirrus
Registo
1 Fev 2008
Mensagens
6
Local
leiria
Re: Ajuda - Temperaturas em Penela a 19 Janeiro de 2008?

Boas,
JPDF
No dia 19 de Janeiro registei em Coimbra a 78m de altura:
Mínima de 7.8ºC
Máxima de 18.7ºC
Espero que estes valores te possam ajudar!


Vou tentar,a partida deve dar !se fosse em Penela era melhor!
Assim ja tenho uma ideia.

Obrigado

Raposo
 

Nessuno

Cirrus
Registo
19 Mar 2008
Mensagens
3
Local
Almada
Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas?

Boas,

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar nesta questão.
preciso de achar uma base de dados oficial de temperaturas mensais medias, ao longo do ano 2007 ou 2006.

Estes dados destinam se à elaboraçao dum trabalho para uma cadeira da faculdade (Analise de Dados), já vi os vossos seguimentos e resumos mensais mas temo que o professor nao os aceite por nao serem oficiais, e para mais, sao de pontos distintos do território.

Alguem me pode ajudar? Já procurei no site do IM mas aparecem me apenas os desvios em relaçao a anos anteriores e no forúm tambem nao achei.


Agradeço desde ja

Rui
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperatuas?

Boas,

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar nesta questão.
preciso de achar uma base de dados oficial de temperaturas mensais medias, ao longo do ano 2007 ou 2006.

Estes dados destinam se à elaboraçao dum trabalho para uma cadeira da faculdade (Analise de Dados), já vi os vossos seguimentos e resumos mensais mas temo que o professor nao os aceite por nao serem oficiais, e para mais, sao de pontos distintos do território.

Alguem me pode ajudar? Já procurei no site do IM mas aparecem me apenas os desvios em relaçao a anos anteriores e no forúm tambem nao achei.


Agradeço desde ja

Rui


Olá, Rui.
Isso vai ser muito trabalhoso, já que vais ter de consultar os dias um por um, no OGIMET, para cada estação meteorológica. É a única forma de acederes a dados oficiais e, mesmo assim, pode haver erros de processamento.
Se queres dados do I.M., eles vão dar-te dados muito reduzidos e insuficientes, para além de te pedirem imenso dinheiro por eles.
Os dados do OGIMET não dão médias, acho que só são relativos às mínimas e máximas.
A única forma de consultares esses dados era através do Wunderground ou do Meteoclimatic, mas essas estações são pessoais, nada têm de oficial, por isso, acho que vai ser difícil encontrares esses dados, a menos que pagues.
O I.M. só disponibiliza normais climatológicas e não fornece dados de temperaturas médias mensais, ou melhor, fornece, mediante cobrança dos mesmos.
 

Nessuno

Cirrus
Registo
19 Mar 2008
Mensagens
3
Local
Almada
Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperatuas?

Obrigado Daniel,
Já vi que tenho uma tarefa complicada pela frente, vou apresentar os vossos dados dos resumos mensais, se nao der tento entao pelo OGIMET, parece-me a forma mais acessível monetariamente de ter acesso a estes dados.

Obrigado mais uma vez ;)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperatuas?

O I.M. só disponibiliza normais climatológicas e não fornece dados de temperaturas médias mensais, ou melhor, fornece, mediante cobrança dos mesmos.

Deixou de fornecer a partir de Janeiro deste ano. Todos os relatórios climáticos mensais de 2006 e 2007 possuem um anexo com as médias mensais oficiais para algumas localidades, penso que é isso que o Nessuno procura.

Estão aqui:

http://www.meteo.pt/pt/clima/info_clima/clim_informac.jsp