Península Ibérica e EUA - +/- mesma latitude?

litorallover

Cirrus
Registo
31 Mar 2013
Mensagens
10
Local
Viana do Castelo
Só há algumas semanas atrás eu apercebi-me que a Península Ibérica e a região continental dos EUA (Estados Unidos da América, para os mais despistados) estão á mesma latitude. O que me faz pensar, porque é que a maioria acha que Espanha e Portugal são paraísos tropicais? :huh:
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Latitudes médias podem ter um pouco de tudo, daí haver várias razões e teorias para se achar isso.

Regiões subtropicais.

Subtropical.png


http://en.wikipedia.org/wiki/Subtropics
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Só há algumas semanas atrás eu apercebi-me que a Península Ibérica e a região continental dos EUA (Estados Unidos da América, para os mais despistados) estão á mesma latitude. O que me faz pensar, porque é que a maioria acha que Espanha e Portugal são paraísos tropicais? :huh:

É no mínimo muito inspreciso, afirmar que a península ibérica e o EUA, estão à mesma latitude! A nossa península é uma área muito pequena quando comparada à extensão norte-sul da costa este dos EUA. Poderia ter afirmado que Lisboa está sensivelmente à mesma latitude de Nova Iorque! Mas o clima não tem nada a ver.. Não é só a latitude e altitude que contam, nem a interioridade. Todos estes factores coincidem entre ambas cidades, mas acontece que Nova Iorque tem a corrente fria do Lavrador e nós temos a corrente do Golfo, só aí são 4 ou 5 graus de diferença! Isso explica o inverno em nova iorque, mas não explica a sua maior amplitude térmica! Tal deve-se a que no verão um anticiclone à esquerda em lisboa significa corrente marítima e em nova iorque significa corrente de massa de ar continental com as suas características associadas muito menos amenas!
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,623
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Comparando os Verões das duas capitais, à mesma latitude Washington parece bem mais tropical, 3ºC mais quente já para não falar da elevada humidade que por lá faz que aumenta imenso a sensação térmica.

39ºN
Julho em Washington 31.4ºC / 21.8ºC
Agosto em Lisboa 28.3ºC / 18.6ºC

A diferença ainda é maior comparando o Porto e Nova Iorque, nos respectivos meses mais quentes o Porto é 4ºC mais fresco.

41ºN
Julho em Nova Iorque 28.9ºC / 20.5ºC
Agosto no Porto 25.7ºC / 15.9ºC

Depois no Inverno é o inverso, bendito clima Português
 

litorallover

Cirrus
Registo
31 Mar 2013
Mensagens
10
Local
Viana do Castelo
Nunca ouvi ninguém referi-se a Portugal como paraíso tropical.
E se excluirmos Alaska e Haway, o centro geodésico quer de Portugal quer de Espanha estão até a Norte do dos EUA, mas a latitude é apenas um dos muitos factores que influenciam o clima.

Portugal talvez não, mas há muitas pessoas que pensam que Espanha é um país sempre ensolarado e quente... Se procurar "Myths about Spain" no Google este será um dos principais.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
estão todos a ver a coisa pelo lado errado não se pode comparar com a costa leste mas sim o outro lado S. Francisco e assim porque Nova York e Washington são mais influenciados pelo clima continental derivado dos ventos alisios de oeste para este