Pequeno projecto com Davis Vantage Vue

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Boas.

Sou novo nestas andanças de meteorologia e sou apenas um curioso, mas por "culpa" deste fórum comecei a interessar-me.

Já estive a pesquisar e estou a pensar em adquirir a estação Davis Vantage Vue. Pelo que li é uma boa estação, é compacta e de instalação fácil. Vou encomendar desta loja: http://www.nautic21.com/index.php?cPath=199_231

A instalação vai ser feita no telhado de uma vivenda e sem obstáculos em redor. (depois coloco fotos) :)
O local da instalação é numa pequena aldeia chamada Rio Bom, concelho de Valpaços (distrito de Vila Real para quem não conhece :)), ficando a uma altitude de cerca de 870m, na Serra da Padrela.

Uma pergunta: estas estações amadoras aguentam bem e dão leituras fiáveis mesmo em dias de neve, porque nesta região é coisa que não falta... :D

Numa primeira fase a estação vai estar offline, apenas para leitura pessoal, mas mais tarde queria mandar os dados para a net. Por isso gostava de saber se preciso de aquirir também o WeatherLink USB for Windows para esse efeito. A ideia é colocar os dados na net (a criação de um site também) sem a necessidade de ter um pc ligado 24/7, para isso a ligação USB vai servir? O local já tem ADSL e um router...

Se precisarem de algum esclarecimento adicional é só pedir!

Espero pela vossa opinião e ajuda!...


Fiquem bem.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Uma pergunta: estas estações amadoras aguentam bem e dão leituras fiáveis mesmo em dias de neve, porque nesta região é coisa que não falta... :D

Desde que isoles bem a pilha e deixes a tampa bem fechada, os dados não são afectados de forma alguma. Estas estações são uma boa escolha, apesar de serem inferiores às Vantage Pro2 por terem uma menor qualidade de construção nos módulos e uma resolução de dados um pouco menor.

A ideia é colocar os dados na net (a criação de um site também) sem a necessidade de ter um pc ligado 24/7, para isso a ligação USB vai servir? O local já tem ADSL e um router...

Tens de ter semrpe o Weatherlink para servir de interface entre a estação e o PC. De forma alguma podes fazer ligação directa da estação ao router sem passar pelo Weatherlink e um PC. A menos que seja um Weatherlink IP, mas não compensa por ser mais do dobro do preço e não permitir enviar dados para um conjunto ainda considerável de sites/alojamentos.

Recapitulando, a estação terá de ter interface com o Weatherlink e este com o PC, que terá de ficar ligado. Ou então, em lugar do PC, podes colocar uma pequena estação de trabalho ou um mini-servidor, mas terá de ter sempre uma interface entre o Weatherlink em si e o router e terá de estar permanentemente ligado.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
A Davis Vantage 2 tem a vantagem de poderes por um "aquecedor" para o pluviometro. Assim conta a precipitação nos dias que neva.

http://www.archertradingpost.com/index.php?main_page=product_info&products_id=27

Sem o aquecedor conta a precipitação de neve quando esta começa a derreter.

Como já disse o Daniel, com datalogger USB precisas sempre de PC. Existem agora aqueles mini-pc's que consomem pouca energia, são mais baratos e chegam para o serviço. O Datalogger IP tem como vantagem, teres o pc que recolhe os dados para o weatherlink noutro qualquer local que tenhas ligação à net.
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Boas.


Desde já agradeço as respostas!


Como esta vai ser a minha primeira experiência no mundo da meteorologia não queria exagerar nos gastos. E, embora a Vantage Pro2 seja mais precisa e tenha mais qualidade, vou optar pela Vantage Vue pelo facto de ser mais fácil de instalar e por ser mais barata, é claro! :) E posso pensar em liga-la a um media-center que tenho por cá.


Como vocês dizem que preciso do Weatherlink USB para colocar os dados online, o melhor é mandar vir já, visto que fica cerca de 60€ mais caro se mandar vir à parte...

Quando tiver cá o material coloco umas fotos e se precisar de ajuda já sei onde procurar! :)


Fiquem bem.



P.S. Estive a vasculhar aqui pelo fórum os dados dos nevões de 2009 e não encontrei dados parecidos com aqui da minha terra:
Em 20 e tais de Dezembro de 2009 (tenho que procurar nas fotos a data exacta) tivemos uma acumulação de 23cm de neve!
Também em Dezembro tivemos um dia com mínima de -10ºC e máxima de -1,5ºC, medidos por sensores de automóveis. Por isso acho que uma pequena estação aqui daria para observar com mais rigor estes extremos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Também em Dezembro tivemos um dia com mínima de -10ºC e máxima de -1,5ºC, medidos por sensores de automóveis. Por isso acho que uma pequena estação aqui daria para observar com mais rigor estes extremos.

Sem dúvida! É de louvar o teu investimento e por cá ficamos a aguardar a tua colaboração. :)
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Boas.

Estou à espera da minha estação, que deve chegar na sexta-feira. :) E entretanto estou a preparar o local de instalação.

Só que agora a instalação não vai ser no local que tinha indicado, que era a casa dos meus a 870m. Vai ser no local onde eu moro, a 5km e a 770m de altitude, é pena, mas como não vou a casa dos meus pais todos os dias, ia ser complicado resolver algum problema que surgisse, ainda mais porque estou a pensar em colocar os dados online...


A instalação vai ser feita no telhado de um pequeno prédio de 2 andares a cerca de 15m do chão. Acham que a leitura de temperaturas vai ser afectada por esta altitude? Se sim as temperatura vão ter erro positivo ou negativo?


Fiquem bem.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
A instalação vai ser feita no telhado de um pequeno prédio de 2 andares a cerca de 15m do chão. Acham que a leitura de temperaturas vai ser afectada por esta altitude? Se sim as temperatura vão ter erro positivo ou negativo?

Em relação ao standart de 1,5 a 2,0m os desvios vão ser tanto nas máximas como nas mínimas. As máximas vão ter leituras mais baixas e as mínimas leituras mais elevadas.
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá boa noite

Antes de mais os meus parabéns pela aquisição que fez e a localização que tem para a estação.
Eu quanto a condições de localização, são também óptimas, faltam-me apenas neste momento as outras condições (€€€€).....mas um dia será.
Gostaria me informasse duas coisas: 1 - Quanto tempo demorou a entrega 2 - Os catalogos que acompanham a estação, em que idiomas vem escrito.

Cumprimentos
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Os desvios serão de que valor? Tipo 1ºC ou mais do que isso?

Sim, por volta desse valor. As mínimas vão ficar cerca de 1 ºC mais altas em noites de céu limpo e as máximas ficam umas décimas mais baixas do que se estivesse instalada ao nível do solo. Mas muitos de nós enfrentamos essa realidade todos os dias nas nossas instalações. Não podia ser de outra forma.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Muito boa a instalação :thumbsup:.

Como o Daniel referiu, só tens que ter cuidado para o mastro não abanar muito quando está vento forte. Corta nos valores das rajadas máximas e pode tipo beber redbull e ganhar asas :D.

Se puderes reforçar a segurança do mastro, tanto melhor.
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Olá boa noite

Antes de mais os meus parabéns pela aquisição que fez e a localização que tem para a estação.
Eu quanto a condições de localização, são também óptimas, faltam-me apenas neste momento as outras condições (€€€€).....mas um dia será.
Gostaria me informasse duas coisas: 1 - Quanto tempo demorou a entrega 2 - Os catalogos que acompanham a estação, em que idiomas vem escrito.

Cumprimentos


Boas.

A estação encomendei de uma loja espanhola de Barcelona: Nautic21.

Encomendei numa sexta-feira ,paguei imediatamente com cartão de crédito (mbnet), e na sexta-feira seguinte chegou, demorou exactamente uma semana, correndo tudo dentro da normalidade.
Logo no sábado montei! :)

Fique bem.