O que é um RECONN ?
Reconn é um diminutivo para Aircraft Reconnaissance, avião de reconhecimento que penetra nos sistemas tropicais, a que também chamam Hurricane Hunters.
No Atlântico estes aviões podem ser da Força Aérea Americana (USAF) ou da NOAA, e levam a bordo imensos instrumentos meteorológicos. Os dados são normalmente enviados em pacotes de 10 em 10 minutos para um servidor e são depois disponibilizados na Net quase em tempo real em:
http://www.nhc.noaa.gov/reconlist.shtml
Por exemplo está agora a terminar a 3ª missão na Tempestade Tropical Erika, daqui a poucas horas inicia-se outra. A 3ª foi com um avião da Força Aérea americana (USAF) e este é o aspecto dos dados que enviam, neste caso os chamados High-Density Observations, basicamente uma observação meteorológica a cada 30 segundos enviados em pacotes de 10 minutos.
000
URNT15 KNHC 022248
AF309 0306A ERIKA HDOB 40 20090902
223830 1506N 06101W 8425 01598 0122 +167 +153 213021 021 999 999 03
223900 1507N 06101W 8432 01582 0117 +166 +154 205019 020 015 003 03
223930 1509N 06101W 8425 01589 0115 +166 +154 208019 019 025 000 00
224000 1511N 06102W 8430 01585 0115 +167 +153 209019 020 024 001 00
224030 1512N 06103W 8431 01582 0114 +166 +153 212020 020 025 002 00
224100 1514N 06103W 8429 01586 0113 +170 +152 215019 019 026 001 00
224130 1516N 06104W 8430 01584 0114 +165 +152 214019 020 024 003 00
224200 1517N 06104W 8429 01582 0112 +168 +152 213020 021 025 002 00
224230 1519N 06105W 8425 01585 0116 +159 +151 208018 019 024 004 00
224300 1521N 06105W 8432 01577 0116 +159 +149 230016 017 027 006 00
224330 1522N 06106W 8429 01580 0111 +169 +146 233016 018 024 004 00
224400 1524N 06106W 8434 01579 0110 +173 +145 226018 018 027 001 00
224430 1525N 06107W 8429 01585 0109 +175 +144 220018 018 024 002 00
224500 1527N 06107W 8429 01584 0108 +176 +145 217017 018 023 002 00
224530 1529N 06108W 8432 01582 0112 +170 +148 215014 015 012 003 00
224600 1530N 06108W 8428 01583 0108 +175 +149 207017 017 012 002 00
224630 1532N 06109W 8433 01580 0107 +177 +149 213017 018 999 999 03
224700 1533N 06111W 8429 01578 0102 +179 +150 210015 016 014 000 03
224730 1534N 06112W 8429 01578 0101 +179 +152 215017 017 007 001 00
224800 1535N 06113W 8426 01584 0103 +179 +153 215017 018 008 001 00
$$
;
A última linha, enviada às 22:48z significa isto:
Time: 22:48:00Z
Coordinates: 15.5833N 61.2167W
Acft. Static Air Press: 842.6 mb (~ 24.88 inHg)
Acft. Geopotential Hgt: 1,584 meters (~ 5,197 feet)
Extrap. Sfc. Press: 1010.3 mb (~ 29.83 inHg)
D-value: -
Flt. Lvl. Wind (30s): From 215° at 17 knots (From the SW at ~ 19.5 mph)
Air Temp: 17.9°C (~ 64.2°F)
Dew Pt: 15.3°C (~ 59.5°F)
Peak (10s) Flt. Lvl. Wind: 18 knots (~ 20.7 mph)
SFMR Peak (10s) Sfc. Wind: 8 knots (~ 9.2 mph)
SFMR Rain Rate: 1 mm/hr (~ 0.04 in/hr)
(*) Denotes suspect data
Além destes dados meteorológicos, mandam outros como a VDM, Vortex Data Message, que é onde o meteorologista a bordo fixa o centro do sistema e a pressão medida e/ou estimada entre outras coisas.
Uma VDM tem este tipo de informação:
000
URNT12 KNHC 022324
VORTEX DATA MESSAGE AL062009
A. 02/23:03:40Z
B. 15 deg 55 min N
062 deg 02 min W
C. 850 mb 1499 m
D. 28 kt
E. 108 deg 30 nm
F. 213 deg 21 kt
G. 124 deg 67 nm
H. 1010 mb
I. 17 C / 1524 m
J. 20 C / 1525 m
K. 17 C / NA
L. NA
M. NA
N. 134 / 8
O. 0.02 / 4 nm
P. AF309 0306A ERIKA OB 10
MAX FL WIND 36 KT E QUAD 20:03:00Z
;
Que significa isto:
Product: Air Force Vortex Message (URNT12 KNHC)
Transmitted: 2nd day of the month at 23:24Z
Aircraft: Air Force Aircraft (Last 3 digits of the tail number are 309)
Storm Number & Year: 06L in 2009
Storm Name: Erika (flight in the North Atlantic basin)
Mission Number: 3
Observation Number: 10
A. Time of Center Fix: 2nd day of the month at 23:03:40Z
B. Center Fix Coordinates: 15°55'N 62°02'W (15.9167N 62.0333W)
B. Center Fix Location: 21 miles (35 km) to the WSW (255°) from Basse Terre, Guadeloupe (FRA).
C. Minimum Height at Standard Level: 1,499m (4,918ft) at 850mb
D. Estimated (by SFMR or visually) Maximum Surface Wind: 28kts (~ 32.2mph)
E. Location of the Estimated Maximum Surface Wind: 30 nautical miles (35 statute miles) to the ESE (108°) of center fix
F. Maximum Flight Level Wind Inbound: From 213° at 21kts (From between the SSW and SW at ~ 24.2mph)
G. Location of Maximum Flight Level Wind Inbound: 67 nautical miles (77 statute miles) to the SE (124°) of center fix
H. Minimum Sea Level Pressure: 1010mb (29.83 inHg)
I. Maximum Flight Level Temp & Pressure Altitude Outside Eye: 17°C (63°F) at a pressure alt. of 1,524m (5,000ft)
J. Maximum Flight Level Temp & Pressure Altitude Inside Eye: 20°C (68°F) at a pressure alt. of 1,525m (5,003ft)
K. Dewpoint Temp (collected at same location as temp inside eye): 17°C (63°F)
K. Sea Surface Temp (collected at same location as temp inside eye): Not Available
L. Eye Character: Not Available
M. Eye Shape: Not Available
N. Fix Determined By: Penetration, Wind and Pressure
N. Fix Level: 850mb
O. Navigation Fix Accuracy: 0.02 nautical miles
O. Meteorological Accuracy: 4 nautical miles
Remarks Section:
Maximum Flight Level Wind: 36kts (~ 41.4mph) in the east quadrant at 20:03:00Z
Além da VDM também largam sondas (Dropsonde Observations) cujos dados são também enviados em mensagens deste género mas já noutro formato, basicamente é como uma vulgar sondagem das que conhecemos aqui no fórum lançadas diariamente pelo IM, mas neste caso, atiradas de um avião e que descem e não como as nossas que sobem por balão.
Ao interpretar os dados é necessário ter em conta a que altitude está o avião. Por exemplo o vento que interessa estimar são os da superfície, e o avião pode estar a grande altitude e a registar ventos mais fortes do que os da superfície. O próprio meteorologista que segue na missão trata desses cálculos e estimativas, etc que são enviadas com os dados.
A configuração típica de um voo de reconhecimento é em "X", cruza-se pelo menos duas vezes o centro passando nos 4 quadrantes, normalmente nunca se passa sobra terra a não ser para regressar à base, e conforme a distância à mesma, fazem isto uma ou duas vezes, ou mesmo três se estiverem mesmo próximos da pista de apoio. Num furacão muito intenso e ameaçador próximo de terra já cheguei a ver 3 aviões em simultâneo a recolher dados. Além destas missões de penetração no ciclone costumam haver outras, normalmente é um jacto da NOAA que a grande altitude larga muitas dezenas de sondas no trajecto previsto de um ciclone numa área enorme, dados esses que depois são preciosos para alimentar os modelos.
Em sistemas desorganizados ou ainda em formação, o voo já não é o clássico "X", normalmente é uma procura/caça da circulação à superfície. Esta por exemplo é uma imagem de hoje à Erika:
Temos este exemplo da Erika, que tal como o anterior, a Tempestade Tropical Danny, tem sido uma dor de cabeça devido a circulações à superfície bastante erráticas ou multiplas. São uma dor de cabeça porque os dados destas tempestades desorganizadas com centros saltitantes ou indefinidos acabam por ser injectados nos modelos e ao fim de poucas horas estão errados, e os modelos inevitavelmente acabam por estar muito errados também, logo aumentando e muito a incerteza das previsões.
Neste imagem, da 3ª missão ao Erika, eles descolaram de La Croix, passaram num primeiro centro da circulação à superfície que como se vê está indefinido, alongado e completamente afastada da convecção, fixaram posteriormente centros diferentes bastante afastados o que é anormal, ou seja, a Tempestade Tropical Erika está completamente desorganizada, e posteriormente voaram para a zona da forte convecção tentando encontrar outra circulação, que acabaram por não encontrar, concluindo-se com isso que a Erika permanece muito desorganizada, praticamente é um sistema híbrido entre um ciclone tropical com circulação alongada meio indefinida e quase uma onda tropical aberta embora intensa capaz de deixar alguns dilúvios nas ilhas que afectará. Como é norma no NHC, o sistema apesar de caótico não vai ser de imediato desclassificado pois os trópicos por vezes são muito surpreendentes na forma como estes sistemas se reorganizam, e na última hora até apareceram algumas trovoadas nesse centro inicial o que pode baralhar tudo de novo.
Há um tópico com todo o tipo de links que inclui uma secção de ferramentas que tem mais informação, descodificadores e layers para o Google Earth:
Links Úteis e Climatologia da Época de Furacões no Atlântico
Há ainda um outro tópico onde se fala do perigo que estes valentes aviadores correm:
Hurricane Hunters - No olho do furacão