Plataforma de gelo prestes a separar-se da Antárctida

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Uma enorme plataforma de gelo ligada à costa da Antárctida por uma estreita ponte de gelo, que se está a deteriorar rapidamente, poderá separar-se a qualquer momento, alertou a Agência Espacial Europeia (ESA). Com base em imagens de satélites que mostram a ligação entre a Plataforma Wilkins e as ilhas de Charcot e Latady, a agência diz que esta está "prestes a colapsar".

"O início daquilo que parece ser a diminuição da ponte de gelo começou esta semana, quando apareceram novas fendas" e um grande pedaço de gelo separou-se, indicou a ESA. A Plataforma Wilkins - que como o resto do gelo da Antárctida "formou-se por milhares de anos de neve acumulada e compactada" - esteve estável durante todo o último século antes de começar a recuar na década de 1990, indicava o comunicado da agência europeia.

A plataforma, que originalmente tinha mais de 13 mil quilómetros quadrados, está localizada na parte ocidental da península da Antárctida, que sai do continente em direcção à ponta da América do Sul. A placa de gelo perdeu 14% da sua massa só no último ano, segundo a cientista Angelika Humbert da Universidade de Munster, na Alemanha, citada no comunicado.

Em 2008, já se registaram dois incidentes, em que pedaços da ponte de gelo se separaram, passando esta a medir 900 metros na parte mais estreita.