Pluviómetro artesanal. Como tinha a chuva aqui á porta decidi construir um pluviómetro caseiro, que venho agora perguntar se está correcto. Aproveitei um topo de uma garrafa com 10cm "de diametro 5 de raio".( alterdo) E como reservatório tenho um frasco, que marquei segundo os cálculos seguintes. Calculei a ária do topo da garrafa que recolhe a chuva, que foi: A círculo= 3,1415*25=78,5 Comparei com um metro quadrado e cheguem á conclusão que se num metro quadrado cai 1litro de agua irá cair 0,007854 O seja 7,854ml Com uma seringa fui enchendo o frasco e mascando de litro em litro por metro quadrado. Gostaria que alguém me dissesse se está correcto o meu raciocínio e os meus cálculos
Re: Pluviómetro artesanal. Acho que tens aí alguns erros. Área do circulo = Pi * raio^2 Se o raio da garrafa é 10cm, então a Área da garrafa= 3,1415*100=314,15cm^2 = 31415mm^2. 1L = 1dm^3= 1000000mm^3. Se despejaste 1L de água dentro da garrafa, e altura = Volume/Área, Então: 1000000/31415=31,83mm. Mais dicas, aqui: Manutenção do pluviómetro
Re: Pluviómetro artesanal. Sendo assim, e refazendo as contas, tens: Área do circulo = Pi * raio^2 Se o raio da garrafa é 5cm, então a Área da garrafa= 3,1415*25=78,54cm^2 = 7854mm^2. 1L = 1dm^3= 1000000mm^3. Se despejaste 1L de água dentro da garrafa, e altura = Volume/Área, Então: 1000000/7854=127,32mm.
Re: Pluviómetro artesanal. aqui fica o calculo manuscrito quem o quiser é só darem 1000000000000000.0 euros agora sim, será que isto é correcto ou é tudo um grande erro de matematica
Re: Pluviómetro artesanal. Não estou a perceber onde queres chegar, godzila O teu raciocínio está certo. Mas diz-nos apenas que se cair 1L num m^2, que é igual a 1mm de precipitação, no teu pluviometro terás 7,85ml de água.
Re: Pluviómetro artesanal. então 1mm de precipitação é 1L por m^2 então os milimetros que se referem no forum é 1L por M^2
Re: Pluviómetro artesanal. Envio uma folha de exel. Basta fazer o download aqui e abrir. Depois, e muito importante, preencha apenas os quadrados amarelos! Não mexa nem nos vermelhos nem no verde! No final o verde indicar-lhe-à os litros por metro quadrado ou "mm" de chuva. Se houver algum problema é só dizer .
Re: Pluviómetro artesanal. mas eu não encontro anexo ninhum?!!!!!!!!!!!!!! enviou o anexo para o meu mail
Re: Pluviómetro artesanal. ESTÁ COMPLICADO... Já tentou clicar onde diz: "Basta fazer o download aqui e abrir."? É simples. Clique em cima do "aqui" na mensagem original. Eu consigo fazer perfeitamente ....
Re: Pluviómetro artesanal. Na folha irá encontrar uns números, mas não ligue. Foi apenas para fazer o teste.
Re: Pluviómetro artesanal. Resumindo: 1 - Clique AQUI e faça o download do ficheiro; 2 - Abra o ficheiro; 3 - Não ligue aos números e preencha correctamente as células a amarelo e não as outras. 4 - Depois de tudo isso, irá ver que na célula a verde aparecerá um valor, pois bem, esse valor indica-lhe os litros por metro quadrado. Alguma dúvida é só dizer. EDIT: Caro godzila é importante receber um feedback, para poder saber se está tudo correcto ou se é necessário alguma modificação, por isso quer o ficheiro funcione ou não, agradecia uma resposta .
Re: Pluviómetro artesanal. bem o mais estranho ainda é que o frasco não é cilindrico é em forma de cabaça com duas barrigas, como eu marquei com a seringa deve estar correcto, tanto que os riscos não estão todos á mema distância uns dos outros mas entre cada um cabe 7,85ml de agua que corresponde a 1l por m^2