Política e economia internacional 2020

Pelo que ja percebi os valencianos detestam que digam que se fala catalao na sua provincia. Dizem ainda que Valencia era Reino e a Catalunha nunca foi, o que e verdade, e que o valenciano e uma lingua propria. A pior coisa que se pode dizer a um valenciano e que aquilo faz parte dos Paisos Catalanes, ha uns tempos os nacionalistas catalaes foram fazer uma manifestacao em Valencia e houve porrada nas ruas. Em termos gerais parece-me que os valencianos detestam os catalaes.

O nacionalismo catalao diz que tem o direito de absorver os Paisos catalanes, e tem aos poucos tentado introduzir-se nos Governos regionais de Valencia ou das Baleares. Normalmente conseguem atraves dos partidos de extrema-esquerda. Por exemplo, nas Baleares chegaram ao ponto de excluir de empregos na funcao publica quem nao falasse catalao, para se ser medico nas ilhas Baleares so dominando a lingua catala...

O nacionalismo catalao e deveras toxico e activo, e parte da sua estrategia passa por introduzir os seus nos Governos regionais e funcao publica dos Paisos catalanes para fazerem o mesmo que tem feito na Catalunha.

Sendo que é um assunto polémico chamar catalão ao Valenciá, dialecto falado na Comunidade Valenciana e Baleares...
Em termos políticos e culturais, sim, é polémico. Em termos linguísticos são obviamente a mesma língua, as diferenças são menores que o nosso português e o do Brasil, por exemplo

1567177491-20190830derechosdepensionesadquiridosok-01.svg

https://www.elconfidencial.com/econ...mulado-derechos-de-pensiones-270-pib_2203007/
Falavas aqui à dias sobre o liberalismo, agora olha para esse gráfico que postaste, tirando a Holanda (o tal país que eu afirmei que tinha algum liberalismo) praticamente não se utilizam PPR's de forma exclusiva na maioria dos países europeus, tirando, tal como havia dito, a Holanda.

Com a quantidade de instrumentos atualmente na zona Euro e com o BCE a comprar divida publica nos mercados sem limites, só um governo com muito má gestao é que pediria um resgate. O MEE por exemplo pode ser usado amplamente com a unica condicao de ser usado com despesas na saude que sao altissimas quer em Espanha quer na Italia.

E muitos falam da UE, mas nos EUA, já vários Estados entrarem em bancarrota nesta crise.

O problema de aprofundar demais um projeto de cooperação entre estados-nação . A ganância da federação. Obviamente muitas decisões europeias começam a entrar em conflito com as constituições nacionais.

A constituição portuguesa, não sei se com paralelo no resto da Europa, no entanto prevê a sua subordinação a legislação supranacional.
A referência á “independência nacional” acaba por ser lírica.
Felizmente (ou infelizmente por vezes) o povo português é um povo que aceita (quase) tudo.
Não somos assim tão “piegas”. Até ver.

É do que leva e gosta e ainda compra o tubo de vaselina com um sorriso boçal :)
O problema de aprofundar demais um projeto de cooperação entre estados-nação . A ganância da federação. Obviamente muitas decisões europeias começam a entrar em conflito com as constituições nacionais.

A constituição portuguesa, não sei se com paralelo no resto da Europa, no entanto prevê a sua subordinação a legislação supranacional.
Felizmente (ou infelizmente por vezes) o povo português é um povo que aceita (quase) tudo.

Para mim era criar uma Federacao com uma Constituicao Europeia e pronto.

Para mim era criar uma Federacao com uma Constituicao Europeia e pronto.

Os 47 povos, senão mais, que fazem a Europa não têm culpa se uma elite que viajou demaisado e outra que vive na Bélgica e arredores, acabou por se despatriar e depositar um sonho utópico num projeto que deve servir para cooperar em matéria económica , de direitos humanos e paz , transcendendo o conceito estado-nação e não tornar-se um deles, em nome de sei lá o que reduzindo o projeto a uma dúzia de estados numa cópia saloia dos EUA numa fortaleza descartando as outras todas que não querem tal aberração enquanto o mundo á volta cai.

Os 47 povos, senão mais, que fazem a Europa não têm culpa se uma elite que viajou demaisado e outra que vive na Bélgica e arredores, acabou por se despatriar e depositar um sonho utópico num projeto que deve servir para cooperar em matéria económica , de direitos humanos e paz , transcendendo o conceito estado-nação e não tornar-se um deles, em nome de sei lá o que reduzindo o projeto a uma dúzia de estados numa cópia saloia dos EUA numa fortaleza descartando as outras todas que não querem tal aberração enquanto o mundo á volta cai.

Podemos ser como a Suica. A progressiva integracao Europeia funciona quase como uma inevitabilidade. A crise monetária deu incentivo ao Euro. A crise pandémica deu incentivo a maior integracao na area da saude e emergencias. A crise do Euro deu e dá incentivo a maior uniao orcamental e economica. A crise do multilateralismo dá incentivo a maior integracao na area de politica externa e de defesa. Racionalmente uma Federacao Europeia é a melhor solucao para a Europa.

Além disso nao foi a elite que decidiu. Foram esses povos. A Europa é construida na Democracia. Nao houve guerra nem anexacoes. Se os povos querem mais Uniao, que assim seja.

Podemos ser como a Suica. A progressiva integracao Europeia funciona quase como uma inevitabilidade. A crise monetária deu incentivo ao Euro. A crise pandémica deu incentivo a maior integracao na area da saude e emergencias. A crise do Euro deu e dá incentivo a maior uniao orcamental e economica. A crise do multilateralismo dá incentivo a maior integracao na area de politica externa e de defesa. Racionalmente uma Federacao Europeia é a melhor solucao para a Europa.

Além disso nao foi a elite que decidiu. Foram esses povos. A Europa é construida na Democracia. Nao houve guerra nem anexacoes. Se os povos querem mais Uniao, que assim seja.

O aprofundamento da UE fez crescer partidos que rejeitam veemente o euro-federalismo.
Olha agora se Bruxelas viesse dizer aos portugueses que íamos perder o estatuto de nação soberana e independente . Era ver o PCP, BE e Chega a aumentarem em flecha.

O projeto europeu deveria ter parado na CEE, só os alargamentos é que deveriam ter continuado. O tratado de Maastricht não deveria ter acontecido.

Não ia haver nenhuma guerra se não fosse assinado.

Um membro importantíssimo da UE foi-se e nunca voltará a fazer parte se o eurofederalismo for avante.