Política e economia internacional 2020

Há culpas dos dois lados. Não estou a dizer que sejam todos assim, mas muitos desses empresários também querem "pagar" aos trabalhadores com um prato de sopa e um quarto a dividir por 10, e aí entendo que os portugueses recusem.

Desculpa, tens razão, eu interpretei mal. Sim, é o karma, e será especialmente grave no RU, que pelo menos até há pouco tempo importava cerca de 40% do que comia...

Isso é um pouco mito. Os empresários pagam o que diz a lei, salário mais subsídio de férias e de Natal e de alimentação. Não são os empresários que põem pessoas a dormir umas em cima das outras. Pelo menos no Algarve donde sou natural e onde conheço empresários das estufas isto não acontece. Sucede que como em todo o lado as pessoas têm de arranjar alojamento e as casas no Algarve são caríssimas. Por isso estes imigrantes arrendam uma casa para 15 ou 20 pessoas. Mas isto não é culpa dos empresários. Estou um bocado farto de dizerem que os patrões exploram os imigrantes. No Algarve os imigrantes ganham o mesmo que um português. A minha prima tem uma empregada de cozinha indiana e paga-lhe 1000 euros. Os meus pais têm empregados búlgaros e pagam acima da média e mais do que se está a pagar a portugueses noutras regiões do país. O meu tio tem emrpegados imigrantes e também lhes paga acima da média. Conheço uma búlgara que ganha 50 euros ao dia para apanhar laranja. É possível que haja exploração em situações pontuais mas esta não é a realidade geral. Hoje há um maior controlo, já não acontece o que sucedia nos anos 90, em que tínhamos milhares de imigrantes ilegais a ser explorados na construção e obras públicas. Recentemente pus um anúncio de emprego para os meus pais arranjarem um empregado, sabes quantos portugueses responderam? Apenas um. O resto das respostas foram de brasileiros e de um ucraniano.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Para dar um exemplo, a minha família arranjou há uns tempos emprego a uma pessoa que estava a passar dificuldades, eram 40 euros por dia para apanhar laranja, e nem esteve uma semana, disse que de manhã cedo estava muito frio e as laranjas estavam frias e as mãos doíam ao tocar nas laranjas frias. Há sectores da população portuguesa que perderam hábitos de trabalho e horários e para recupar depois é muito difícil. Conheço muitos casos destes nos concelhos de VRSA, Tavira, Olhão, Faro. Não seria melhor irem apanhar fruta e ganhar 750 ou 800 euros por mês? Não, ninguém vai trabalhar por um prato de sopa. Vão trabalhar com um salário como a lei manda, salário mais subsídio de férias, de Natal e de alimentação. E quando assim não é esses casos devem ser denunciados.

• Gosto
Há culpas dos dois lados. Não estou a dizer que sejam todos assim, mas muitos desses empresários também querem "pagar" aos trabalhadores com um prato de sopa e um quarto a dividir por 10, e aí entendo que os portugueses recusem.

Desculpa, tens razão, eu interpretei mal. Sim, é o karma, e será especialmente grave no RU, que pelo menos até há pouco tempo importava cerca de 40% do que comia...

Sem problema!
Pois, lá está. As tais lições que podíamos todos aprender mas que a maioria não vai interiorizar...

• Gosto
Reactions: N_Fig
Para dar um exemplo, a minha família arranjou há uns tempos emprego a uma pessoa que estava a passar dificuldades, eram 40 euros por dia para apanhar laranja, e nem esteve uma semana, disse que de manhã cedo estava muito frio e as laranjas estavam frias e as mãos doíam ao tocar nas laranjas frias. Há sectores da população portuguesa que perderam hábitos de trabalho e horários e para recupar depois é muito difícil. Conheço muitos casos destes nos concelhos de VRSA, Tavira, Olhão, Faro. Não seria melhor irem apanhar fruta e ganhar 750 ou 800 euros por mês? Não, ninguém vai trabalhar por um prato de sopa. Vão trabalhar com um salário como a lei manda, salário mais subsídio de férias, de Natal e de alimentação. E quando assim não é esses casos devem ser denunciados.
Admito a minha ignorância em relação à situação geral, e eu próprio disse logo que não são todos assim, mas há casos que vão sendo denunciados, até aparecem nas notícias nacionais. Essa de não quererem trabalhar porque as laranjas estão frias... Epá, eu também não gostava de apanhar fruta a vida toda, mas uns meses numa situação complicada? Há coisas bem piores

Admito a minha ignorância em relação à situação geral, e eu próprio disse logo que não são todos assim, mas há casos que vão sendo denunciados, até aparecem nas notícias nacionais. Essa de não quererem trabalhar porque as laranjas estão frias... Epá, eu também não gostava de apanhar fruta a vida toda, mas uns meses numa situação complicada? Há coisas bem piores

Nem são todos assim nem são tão poucos como quer fazer crer o Frederico. Somewhere in the middle, as usual.

Se há abusos por vezes a culpa é da lei da imigração, isto seria tudo evitável se fosse obrigatório pedir o visto antes de entrar em Portugal para trabalhar, mais quem diz isto para a Esquerda é racista e xenófobo e não saímos disto, quando esta medida seria a melhor coisa para os imigrantes pois deixariam de andar anos no limbo.

• Gosto
Nem são todos assim nem são tão poucos como quer fazer crer o Frederico. Somewhere in the middle, as usual.

Quem foi durante anos fomentador de exploração e imigração ilegal foi o próprio Estado, nos anos 90 muitos dos que fizeram as obras públicas tinham carradas de imigrantes ilegais africanos e asiáticos, eu vi isto com os meus próprios olhos como milhares de portugueses viram. Curiosamente nada acontecia a estes senhoras das construtoras.

Quem foi durante anos fomentador de exploração e imigração ilegal foi o próprio Estado, nos anos 90 muitos dos que fizeram as obras públicas tinham carradas de imigrantes ilegais africanos e asiáticos, eu vi isto com os meus próprios olhos como milhares de portugueses viram. Curiosamente nada acontecia a estes senhoras das construtoras.

É verdade. Mas uma coisa não nega a outra. Gostes ou não.

mais uma do democrático youtube, ao que parece o youtube esta a "demonitizar" vídeos onde se diga corona vírus quarentena e afins muito bom, para quem não sabe "demonitizar" ou demonitizing significa passar esses videos para uma baixa prioridade nas pesquisas fazendo com que os vídeo não apareça nas procuras e não apareça a quem costume ver videos do youtuber fazendo-o perder dinheiro

• Gosto