Há culpas dos dois lados. Não estou a dizer que sejam todos assim, mas muitos desses empresários também querem "pagar" aos trabalhadores com um prato de sopa e um quarto a dividir por 10, e aí entendo que os portugueses recusem.
Desculpa, tens razão, eu interpretei mal. Sim, é o karma, e será especialmente grave no RU, que pelo menos até há pouco tempo importava cerca de 40% do que comia...
Isso é um pouco mito. Os empresários pagam o que diz a lei, salário mais subsídio de férias e de Natal e de alimentação. Não são os empresários que põem pessoas a dormir umas em cima das outras. Pelo menos no Algarve donde sou natural e onde conheço empresários das estufas isto não acontece. Sucede que como em todo o lado as pessoas têm de arranjar alojamento e as casas no Algarve são caríssimas. Por isso estes imigrantes arrendam uma casa para 15 ou 20 pessoas. Mas isto não é culpa dos empresários. Estou um bocado farto de dizerem que os patrões exploram os imigrantes. No Algarve os imigrantes ganham o mesmo que um português. A minha prima tem uma empregada de cozinha indiana e paga-lhe 1000 euros. Os meus pais têm empregados búlgaros e pagam acima da média e mais do que se está a pagar a portugueses noutras regiões do país. O meu tio tem emrpegados imigrantes e também lhes paga acima da média. Conheço uma búlgara que ganha 50 euros ao dia para apanhar laranja. É possível que haja exploração em situações pontuais mas esta não é a realidade geral. Hoje há um maior controlo, já não acontece o que sucedia nos anos 90, em que tínhamos milhares de imigrantes ilegais a ser explorados na construção e obras públicas. Recentemente pus um anúncio de emprego para os meus pais arranjarem um empregado, sabes quantos portugueses responderam? Apenas um. O resto das respostas foram de brasileiros e de um ucraniano.