Infelizmente, a maior parte dos portugueses não faz a mínima ideia do que é a ferrovia espanhola fora da AV, que é igual ou pior que a portuguesa... Há uma região inteira (a Estremadura) sem quaisquer linhas eletrificadas, inédito na Europa, mas disso nem se fala. Portugal é 5 vezes menor que o país vizinho e transporta mais mercadorias por ferrovia que o país vizinho, e isto em números reais. A nível percentual, a diferença é assoladora, e tal se deve ao enorme investimento em linhas de AV que substituem as antigas linhas convencionais, mas as mercadorias não andam em linhas de AV, e o transporte de mercadorias é importante para a competitividade dum país (o que pode, inclusive, afetar Portugal).
https://www.google.com/amp/s/www.ab...eas-tren-espana-201901041335_noticia_amp.html
https://www.google.com/amp/s/www.lavanguardia.com/local/valencia/20191203/472047618140/pesadilla-trenes-cercanias-comunidad-valenciana.html?facet=amp
https://www.google.com/amp/s/amp.elmundo.es/espana/2019/01/07/5c3257d621efa0f92b8b46bb.html
Tal e qual como o que acontece com as estradas ou com a saúde!![]()
Não, não é. Algo de muito errado se passa na gestão duma companhia quando diz que não tem procura ou que não consegue fazer rota x de forma rentável uma ou duas vezes por semana quando ela é feita diariamente por uma ou mais companhias low cost cobrando por vezes menos de um terço do preço que a TAP cobra. Basta ver a operação no Sá Carneiro, Faro ou Funchal e ver quem é que movimenta os aeroportos que não a Portela.O mesmo raciocínio pode ser aplicado à TAP. Praticamente nunca deu lucro. São os pobres que usam? Eu viajo há anos ora pela TAP ora por low cost, e vejo os emigrantes portugueses com mais baixos rendimentos a viajar pela Ryanair e pela Easy Jet, e não pela TAP... a TAP com os preços que pratica é uma companhia para classe média-alta, será justo para os mais pobres taparem os buracos da TAP com os seus impostos, se viajam preferencialmente pelas low cost?
Enganas-te... Alguma vez as estradas nacionais espanholas são muito melhores que as portuguesas hoje? Já foram, antes da recessão de 2008!A saúde nunca experimentei. As estradas, por experiência própria, são muito melhores que as portuguesas. Em Portugal v
árias estradas nacionais estão todas esburacadas e com traçado bastante mau. Em Espanha anda-se em quase todas as Nacionais a 120 km/h sem o mínimo problema. Há várias pessoas que moram na raia que para se deslocarem de uma localidade para outra fazem uma incursão a Espanha para a viagem ser mais rápida.

Barrancos, um enclave?!E a qualidade em Espanha também varia muito. Vai à Galiza e diz-me se as estradas nacionais são assim tão boas, ou às Astúrias...
Isso da raia também depende muito. Por exemplo, faz sentido ir do Algarve para Barrancos por Espanha porque Barrancos é um enclave - óbvio. A raia não é totalmente a direito... Agora, já não sei se faz tanto sentido ir do Algarve até Serpa por Espanha.![]()
Sim, é um enclave português: um território metido para o meio do campo andaluz, mas ao mesmo tempo em Portugal, e apenas com ligação a Portugal de um lado.Barrancos, um enclave?!

Um enclave não é bem isso, para ser um enclave tem que estar rodeado por todos os lados, ou quanto muito, por todos os lados menos uma saída para o marSim, é um enclave português: um território metido para o meio do campo andaluz, mas ao mesmo tempo em Portugal, e apenas com ligação a Portugal de um lado.![]()
Eu sei que em inglês há um nome próprio para este tipo de situações geográficas, usuais em muitos países, que é "pandhandle". Fui ao Google Tradutor e pelos vistos não há uma expressão em português. A tradução foi algo como "enclave entre dois países", embora isso seja um pouco vago...Um enclave não é bem isso, para ser um enclave tem que estar rodeado por todos os lados, ou quanto muito, por todos os lados menos uma saída para o mar