Política e economia internacional 2020

Casamento gay, adopção gay, aborto livre... nada disso me parecem direitos humanos fundamentais. O importante, a meu ver, é que ninguém seja perseguido por ter orientação sexual diferente, ou que seja discriminado no acesso ao emprego, universidade, cargos, etc. Mas o conceito de casamento e de família é algo que cada Estado-membro deve decidir internamente. Aliás, os gays polacos, se não me engano, podem casar e adoptar, só que têm de ir a outro país da UE, depois o casamento é reconhecido automaticamente na Polónia.

Casamento gay não é um direito humano fundamental. Se formos por ai a poligamia também deverá ser um direito humano fundamental.

Não deves saber o que significa “combater a ideologia LGBT” de certeza. Isso envolve retrocesso e perseguição .

A meu ver a UE deve apenas garantir que nos países de Leste não há perseguições pela orientação sexual, nem discriminação laboral, nem tratamento de «cura».

Agora a UE não deve jamais obrigar este países a aprovar casamentos e adopções. Vai-se meter num terreno minado que fortalecerá ainda mais os extremismos políticos de Direita. As coisas vão mudar dentro de alguns anos, com a renovação de gerações. Querer forçar agora só terá o efeito contrário.

Os EUA têm estados mais conservadores e estados mais liberais. Quem não gosta, muda de Estado. Se a UE quiser manter-se unida, teremos também de ter este modelo e aceitar que haverá estados mais conservadores, os de Leste, e outros mais liberais, os do Ocidente. Quem não gosta, emigre para outro país da UE. Mas Bruxelas não deve obrigar nenhum Estado a nada em questões de costumes, a não ser que se pisem certas linhas vermelhas: pena de morte, discriminação no acesso ao emprego ou serviços públicos e apoios sociais, censura, controlo da Justiça, etc.

Se a UE é apenas uma área de livre comércio então que se lixe o euro e tudo o resto.

Anda-se aqui a brincar ??? Direitos humanos só para os heterossexuais ???

Não sei se já deu para perceber que a UE já viveu tempos melhores. Tenho um pressentimento que a epidemia pode ser a prova de fogo, a juntar a todos os outros desafios, entre os quais permitir um projecto de ditadura no seu seio e outro que para lá caminha. Quem viver, verá...

O projecto de ditadura da Hungria também foi tirado do contexto. Na realidade é uma democracia progressiva. Faz lembrar as palavras do Austríaco que defendia mais impostos sobre grandes empresas que também tinham sido deturpadas mas as citações em Alemão diziam exactamente isso.

Eu digo que a eleição não está ganha, mandam-me ler a notícia, porque lá diz que está ganha;
Eu digo que quem escreveu a notícia ignora a situação na Polónia, pedem-me links.
Eu mando links com sondagens que dão empate técnico, dizem que não valem nada, tal como a notícia que me pediram para ler .
Eu mostro um tweet em que o autor da afirmação disse que esta foi truncada, falam-me do economista austríaco, truncando aquilo que eu na altura escrevi.

Começa a ser cansativo aturar tanta falta de honestidade intelectual...

Eu digo que a eleição não está ganha, mandam-me ler a notícia, porque lá diz que está ganha;
Eu digo que quem escreveu a notícia ignora a situação na Polónia, pedem-me links.
Eu mando links com sondagens que dão empate técnico, dizem que não valem nada, tal como a notícia que me pediram para ler .
Eu mostro um tweet em que o autor da afirmação disse que esta foi truncada, falam-me do economista austríaco, truncando aquilo que eu na altura escrevi.

Começa a ser cansativo aturar tanta falta de honestidade intelectual...

Tens bom remédio.