Política e economia internacional 2020

Acontece que eu gosto de ler e de ripostar aos disparates que leio. Não me refugio em fazer "mute" a membros que escrevem muitas tolices.

Então não te queixes do cansaço. Chuva na eira e sol no nabal é bom mas é uma fantasia.

Ei! Isso inclui-me? :D

Não, um disparate ou outro todos escrevemos de vez em quando, inclusive eu.

Alguém me pode explicar o que se passa assim de tão grave na Polónia? Eu sei que é um estado conservador e que está a começar a ter tendência para a beatice, mas não vi nada como os atropelos à liberdade democrática que há na Hungria

Se há algo que a História nos contou é que os polacos resistem sempre contra as diversas ditaduras que lhes impuseram. Algumas tentativas de atropelos ao estado de Direito (leves, semelhantes ao que ocorre em Portugal em alguns meios de comunicação social, mas não tão encapotadas) aconteceram na Polónia, mas têm sido rejeitadas e popularmente contestadas. E a verdade é que, ao contrário da Hungria, a população tem reagido contra o partido do governo, que tem baixado bastante nas sondagens nos últimos meses.

E a proposta é que se cortem os financiamentos para deixar a população na miséria e o governo mais apoiado...

Acredito nos números na Polónia, corresponde aproximadamente aos números do PiS nas sondagens, a rondar os 40%. Na Hungria acho estranho, uma vez que o Fidesz está a fazer sondagens bem acima dos 50%...

Nao é bem assim. A UE nao tem autoridade nenhum sobre essa questao nos Estados Membros. Como diz o Frederico, é preciso é ter atencao se existe violacao dos direitos humanos. Portugal aprovou o casamento gay em 2007 e a adocao ha 2 anos. E já eramos membros da UE há muitos anos!

A mim tambem me revolta estas declaracoes contra a comunidade LGBT, mas isola-los por serem conservadores, nao me parece a melhor solucao. Bem pelo contrário, é atraves do contacto com o resto da Europa que eles mudam. E como ja foi aqui referido, existem Estados Americanos até bem mais conservadores e piores que a Polónia e nao vi ninguem a pedir que lhe cortem os fundos e saiam dos EUA. Alias, na Polonia existe um candidato assumidamente gay! E lembro-me que as leis do aborto foram revogadas por causa das manifestacoes da sociedade civil, incluvisé com bandeiras da UE.

Última edição:
Nao é bem assim. A UE nao tem autoridade nenhum sobre essa questao nos Estados Membros. Como diz o Frederico, é preciso é ter atencao se existe violacao dos direitos humanos. Portugal aprovou o casamento gay em 2007 e a adocao ha 2 anos. E já eramos membros da UE há muitos anos!

A mim tambem me revolta estas declaracoes contra a comunidade LGBT, mas isola-los por serem conservadores, nao me parece a melhor solucao. Bem pelo contrário, é atraves do contacto com o resto da Europa que eles mudam. E como ja foi aqui referido, existem Estados Americanos até bem mais conservadores e piores que a Polónia e nao vi ninguem a pedir que lhe cortem os fundos e saiam dos EUA. Alias, na Polonia existe um candidato assumidamente gay! E lembro-me que as leis do aborto foram revogadas por causa das manifestacoes da sociedade civil, incluvisé com bandeiras da UE.

Os EUA fazem parte da UE?
Qual questão? Leste os links todos? Lê o último.
E relativamente aos refugiados? E quererem a massa mas isso nada tem a ver com o estado de Direito? Eu não sou favorável à opção de lhes tirar dinheiro. Mas ou cumprem ou saem. Por que diabo é que a Turquia, então, já não é membro, se isto é à vontade do freguês? A Grécia esteve à beira da porta de saída e foi humilhada por questões económicas e a UE tem no seu seio um projecto de ditadura e faz-se de morta? Mas o que é isto, afinal?