Política e economia internacional 2020

Se nao estou em erro, a Suica ja repetiu umas 2 vezes um referendo a migracao Europeia. E era para repetir uma terceira em Maio nao fosse a pandemia. E ja houve casos de referendos cujos resultados foram invalidados pelo Tribunal por os cidadaos nao estarem devidamente informados.

Os populistas da Direita também repetem referendos até sair o resultado que pretendem. O próprio Farage disse que caso o Brexit perdesse por uma pequena margem iria fazer campanha por um novo referendo.

O ERG não descansou enquanto não tirou o Cameron do poder, o mesmo Cameron que tinha dado uma maioria absoluta ao partido. Depois não descansou enquanto não tirou a Theresa May. Agora surgem sinais de querer tirar o Boris caso não siga em frente com a saída sem acordo com a UE.

Fica aqui a lição para qualquer partido de Centro-Direita ou Centro-Esquerda. Ou para qualquer político moderado. Se não enfrenttar com força toda e qualquer extremismo do mesmo quadrante político, acabará por ser manipulado pela agenda fundamentalista.

https://www.independent.co.uk/news/...dent-group-tory-eu-labour-split-a8787266.html

A Suíça iria repetir agora um referendo sobre a livre circulação com a UE, proposto pelos populistas de Direita.

https://www.theguardian.com/world/2...t-far-right-plan-to-end-free-movement-with-eu
Fazer mais que um referendo sobre algo é perfeitamente normal. Estar a clamar por um novo referendo meses depois, quando o processo de saída ainda nem está consumado, isso já não acho normal.
Se nao estou em erro, a Suica ja repetiu umas 2 vezes um referendo a migracao Europeia. E era para repetir uma terceira em Maio nao fosse a pandemia. E ja houve casos de referendos cujos resultados foram invalidados pelo Tribunal por os cidadaos nao estarem devidamente informados.
Eu quero repetir as legislativas de 2005, o Sócrates disse que não ia aumentar os impostos! Inadmissível um político mentir em campanha eleitoral :D
Os populistas da Direita também repetem referendos até sair o resultado que pretendem. O próprio Farage disse que caso o Brexit perdesse por uma pequena margem iria fazer campanha por um novo referendo.
Mas eu não estou a defender o Farage, nem a dizer que só a "esquerda" é que o faz, estou a dizer que todos os que não sabem aceitar resultados de votações e os querem repetir não estão a respeitar a democracia

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Fazer mais que um referendo sobre algo é perfeitamente normal. Estar a clamar por um novo referendo meses depois, quando o processo de saída ainda nem está consumado, isso já não acho normal.

Eu quero repetir as legislativas de 2005, o Sócrates disse que não ia aumentar os impostos! Inadmissível um político mentir em campanha eleitoral :D

Mas eu não estou a defender o Farage, nem a dizer que só a "esquerda" é que o faz, estou a dizer que todos os que não sabem aceitar resultados de votações e os querem repetir não estão a respeitar a democracia

Ninguém está a defender um referendo agora, até porque seria impossível. Se houvesse novo referendo, tal só seria possível, na melhor das hipóteses, depois de 2024.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Ninguém está a defender um referendo agora, até porque seria impossível. Se houvesse novo referendo, tal só seria possível, na melhor das hipóteses, depois de 2024.
Tu podes não o ter dito, mas muita gente aí no RU queria um novo referendo, fazia até parte do programa de alguns partidos nas últimas eleições

A sério queres comparar???? No referendo á independência da Escócia estava lá escrito: “Ficar no UK e sair da UE”?

Se o SNP ganhar maioria em 2021, o referendo é 100% garantido. Alias eu nem me admirava se fizessem independencia unilateral! Era o que a Inglaterra merecia, por desrespeitar a vontade dos Escoceses. E da caminho a uniao das Irlandas.

Deveria instituir-se uma regra de maioria qualificada para alguns referendos muito relevantes para a orgânica de um país, do mesmo modo que é necessária uma maioria qualificada para alterar a constituição. É muito difícil aceitar que decisões tão importantes para tanta gente e tão definitivas, como a independência de um país ou a saída da UE, possam seguir em frente com maiorias fracas de pouco mais de 50%.

Deveria instituir-se uma regra de maioria qualificada para alguns referendos muito relevantes para a orgânica de um país, do mesmo modo que é necessária uma maioria qualificada para alterar a constituição. É muito difícil aceitar que decisões tão importantes para tanta gente e tão definitivas, como a independência de um país ou a saída da UE, possam seguir em frente com maiorias fracas de pouco mais de 50%.
O Reino Unido não é um país são vários, Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte que estão juntos numa união (na qual os Escoceses estão fartos desde que foi criada) com uma dinâmica muito semelhante a ue portanto sair do UK não seria muito muito diferente de sair da UE. Facilmente entrariam novamente na UE e provavelmente com o euro como moeda