Não sei de onde é que foste buscar essas teorias, mas acho que andas a inventar um bocado.Por que razão o rei de Espanha expulsou mais de 500 mil mouriscos:
- os mouriscos tinham muitos filhos, mais que os cristãos;
- os mouriscos não aceitavam a Monarquia cristã;
- os mouriscos facilitariam a invasão do Império Otomano a partir do Norte de África.
Os reis de Espanha expulsaram os mouriscos de Granada pelas mesmas razões que expulsaram os judeus no final do século XV: a conquista de Granada foi na altura dos reis católicos e da Contrarreforma. Qualquer pessoa que não fosse católica corria o risco real de ser exilada ou morta, e ainda mais num território que tinha acabado de ser conquistado.Não irão reagir.Como irão reagir as comunidades muçulmanas militantes de França, em caso de guerra com o Irão e com a Rússia?
A comunidade muçulmana em França é, na sua larguíssima maioria, sunita, e a comunidade iraniana na diáspora opõe-se totalmente ao regime islamista xiita que têm no país de origem.Os mouriscos foram expulsos no início do século XVII mais de um século após a conquista de Granada e do início da Inquisição. Um dos pretextos da ida de D. Sebastião a Marrocos era o risco da invasão otomana. O tema não é falado em Portugal mas tenho obras sobre o assunto que comprei em Espanha. Se procurares no Google encontras a informação que coloquei no comentário.Não sei de onde é que foste buscar essas teorias, mas acho que andas a inventar um bocado.Os reis de Espanha expulsaram os mouriscos de Granada pelas mesmas razões que expulsaram os judeus no final do século XV: a conquista de Granada foi na altura dos reis católicos e da Contrarreforma. Qualquer pessoa que não fosse católica corria o risco real de ser exilada ou morta, e ainda mais num território que tinha acabado de ser conquistado.
Não irão reagir.A comunidade muçulmana em França é, na sua larguíssima maioria, sunita, e a comunidade iraniana na diáspora opõe-se totalmente ao regime islamista xiita que têm no país de origem.
https://www.timesofisrael.com/what-...d-why-do-israelis-link-it-to-khameneis-death/In his speech, Netanyahu noted that the confrontation with Ayatollah Ali Khamenei and his supporters was taking place as Jews prepared to mark the anniversary of another war fought against an official from ancient Persia.
“My brothers and sisters, in two days we will celebrate the holiday of Purim,” he said. “Two and a half thousand years ago, in ancient Persia, a tyrant rose against us with the very same goal: to destroy our people completely. But Mordechai the Jew and Queen Esther, through their courage and resourcefulness, saved our people. In those days of Purim, the lot fell, and the wicked Haman fell with it.”
Chief Rabbis Kalman Ber and David Yosef also addressed the Israeli public in a letter recommending increased prayer and fasting for a favorable outcome in the war.
“We witness the steadfastness of the Air Force pilots, the IDF soldiers, and all other security personnel,” they wrote. “And just as we merited in the days of Purim to be saved after fasting and crying out [to God]… so too now it is incumbent upon the public to increase fasting and prayers.”
https://www.itv.com/news/2026-03-03/united-states-seeking-an-armed-uprising-inside-iranITV News understands that since last year, weapons have been smuggled into Western Iran to arm thousands of Kurdish volunteers. They are expected to begin a ground operation within days.
In recent days, American and Israeli strikes have repeatedly struck security targets in the West of the country to degrade their capabilities and give the best chance for the ground rebellion.