Polje da Nave do Barão

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Tentativa de acompanhamento da evolução da lagoa no Polje da Nave do Barão após um período curto de chuvas. Dentro do Polje desenvolve-se uma área agrícola bastante fértil com um grés muito vermelho, semelhante ao de Silves.

Um sobreiro perto da fonte da nave...

060320132178.jpg


Nesta baixa parece cultivar-se tudo, vinhas intercalam com oliveiras e amendoeiras. A terra é muito vermelha, quase parece o grés de Silves...

060320132180.jpg


060320132184.jpg


Uma azinheira que parece centenária. O tronco deve precisar de 2 ou 3 pessoas para ser abraçado. É claramente a maior árvore da várzea.

060320132192.jpg


A lagoa da Nave. É a parte mais baixa e a água acumula-se deste lado. A orientação da várzea da Nave do Barão é W-E, sendo a parte mais baixa a que fica a E. A lagoa tem pouca água e neste momento parece mais um lameiro. A povoação fica no extremo oposto ao da lagoa.

060320132171.jpg


060320132200.jpg


060320132202.jpg


060320132211.jpg
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Belas fotos!Muito interessante esse polje,não fazia a mínima ideia da sua existência,encontrei este video no youtube, excelente a perspectiva aérea.:thumbsup:
A gopro faz mesmo maravilhas. :D
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Vamm... sinceramente não conheço nenhuma estrutura entre Tunes e Albufeira que tenha muita água. Conheço só uma: a conduta das águas do algarve para transporte de água.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Eu em 2010 trabalhava mais ou menos perto desta zona... Uma vez almocei num restaurante que fica na saída da A22 para o Algoz, depois de uma fábrica de tijolos que ali há e nas paredes desse restaurante que era do clube de caçadores estavam umas fotografias antigas que mostravam que o vale entre o Algoz e a A22 ficava inundado...

Nesse vale retiravam e ainda retiram muito barro para a fábrica.

Em 2009-2010 choveu que se fartou e não me lembro de ver aparecer água como nas fotografias. Mas pode acontecer em Tunes.

O aquífero passa a norte de Algoz, entre Algoz e Messines... é onde estão os furos da Águas do Algarve para extrair água em anos secos e quando não estava construida a barragem de Odelouca.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Ah, afinal não era imaginação minha :D
Lembro-me de quando era pequena ir a Albufeira no Inverno, mais ou menos, e aquilo tinha água "até à estrada". Ficava sempre cheio quando chovia muito, mas como nunca vi lá rio nenhum, nem ribeira, nunca percebi de onde vinham as águas. Mas há alguns anos que não vejo água aí.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Agreste