Estreia do tópico (julgo que ainda não existia) onde se pretende acompanhar as temperaturas abaixo ou muito próximas dos 0 ºC, em Portugal e, se quiserem, extender à Península Ibérica (zona de fronteira?). Muito frio esta noite no Norte e nas zonas próximas da fronteira com Portugal, como demonstram as Termografias das temperaturas mínimas de 15 de Agosto, com e sem as fronteiras administrativas: A estação do Meteogalícia de Calvos de Randín, que é propícia a grandes inversões térmicas, (a 5km de Tourém, Montalegre) registou +1,17 ºC. A zona Portuguesa mais fria foi a de Vilar de Perdizes e Solveira (zona a Norte e a Sul do rio Assureira), seguida das zonas de Tourém e Montalegre. A zona do Parque Natural Lago de Sanabria y Alrededores (Espanha) é, como se pode facilmente observar, um autêntico paraíso para as inversões térmicas. Comentam (noutro fórum) que uma sonda de uma estação meteorológica comprada no Carrefour e colocada em Baños, A Veiga ( Ourense) a +-900 m de altitude, registou -2,1 ºC e outra que estava sem protecção e num prado mais perto do rio Xares -4,2 ºC. A estação oficial da AEMET de Sanabria, Robleda-Cervantes (935 m) registou +0,8 ºC, tendo sido a estação oficial mais fria de Espanha. Ps.: De referir que estas estações meteorológicas do Carrefour registam, nas temperaturas mínimas, entre 1 ºC a 1,5 ºC a menos em condições homologáveis. As temperaturas reais situaram-se entre os -1/-0,5 ºC e os -3,2/-2,7 ºC. Cumprimentos.
Bom dia. Muito interessante. De facto isto mostra o quão fria é a zona transfronteiriça, nomeadamente a que fica perto de Bragança, junto ao lago de Sanábria e ao redor da Serra do Larouco em Montalegre. Montalegre já sabemos ser um caso à parte em Portugal. O planalto Barrosão é frio, tanto de inverno como de verão. Até por isso é comum a apanha da batata se estender ao mês de Outubro (com sementeira da mesma feita entre junho e julho) já que quem manda é o clima Em relação a Sanábria, Espanha, são bastante comuns mínimas negativas em pleno mês de Agosto e mesmo em julho também se passa a mesma coisa. Nestas zonas temos o efeito combinado da elevada altitude com os vales propícios às inversões térmicas. Por experiência própria (já cá relatada algures), já senti os efeitos do frio em setembro junto ao lago de Sanábria por 2 ocasiões, estando eu de férias. Perto do meio do mês o aquecimento das casas já é necessário durante a noite, ainda que durante o dia, com sol, o calor se faça sentir. Mas as noites...ai as noites! Frias!!!
No Geres tambem se apanha noites muito frias no verao , antigamente acampava la e era um briol daqueles de bater o dente . Tambem em Lamas de Mouro ( Melgaco ) acampei la uma vez e cheguei a registar minimas de 3- 4 ° C .
Esta madrugada não foi tão fria como a anterior mas os polos do frio foram os mesmos. Como se pode ver pela termografia de hoje, a zona da orla do rio Assureira e as aldeias de Solveira, Gralha e Meixedo (Montalegre) foram as vencedoras. E assim se começa a identificar um dos polos do frio do nosso cantinho... Termografia de 16 de Agosto de 2014: Pela zona transfronteiriça, o Parque Natural Lago de Sanabria y Alrededores foi a mais fria (e será assim quase sempre...). A estação oficial da AEMET de Sanabria, Robleda-Cervantes (935m) com uns amenos +1,6 ºC foi, novamente, a mais fria do País vizinho.
Essa estação tem de facto registos impressionantes, olhando para google earth com sobre-elevação, salta á vista as montanhas a norte e a densa rede hidrografica, esta ultima será certamente umas das grandes responsáveis do registo de t.minimas tão baixas. A estação recebe muito ar frio que é drenado através das linhas de água. Se repares a estação nem está a cota do rio Tera, está a uns 20 mts acima, portanto junto ao rio a minima terá sido inferior ao registado pela estação. Aqui junto rio Tera, deve ser cá um grizo
Cadito, não consegues meter essas termografias com legenda e o mapa do google earth? Isso é que era, pois assim , facilitava bastante a interpretação/localização.
Vamos analisar essa zona de Sanabria e do Maciço de Trevinca com as termografias de hoje: Ficheiro original do Google Earth: Ficheiro trabalhado primeiramente no GIMP: As termografias são tiradas aquando da passagem do satélite entre as 02h e as 03h UTC da madrugada. Em tons de azul as zonas mais frias, a amarelo as zonas amenas, e em tons de vermelhos as mais quentes. Ps.: Calvos de Randín registou hoje +1,6 ºC EDIT: A zona a Noroeste de Robleda-Cervantes e El Puente foi a mais fria com as aldeias de Porto, Seoane e A Ponte a liderarem (foi corrigida a hora de passagem do Satélite Aqua - está agora sublinhada).
O clima de Portugal e diferente do Japao aqui raramente chega abaixo de 15c em agosto mais no inverno e mais frio
Depois das ameaças temos temperaturas negativas em Calvos de Randín: -0,3 ºC registado hoje. Em Portugal, as aldeias de Donões e Sarraquinhos (Montalegre), e Gralheira (Cinfães) foram as mais frias. Ps.: Em breve colocarei as termografias.
Aqui depende...no Litoral em especial do sul tambem é raro descer dos 15 graus especialmente entre junho e setembro... No interior faz muito frio de noite em especial nos vales...
Ora sai mais uma geada em pleno verão em Calvos de Randín: -0,1 ºC. No nosso país as zonas mais frias de hoje foram em redor a Montalegre, a oeste de Vila Pouca de Aguiar e o planalto de Castro Laboreiro, como demonstram as termografias de hoje. Termografia geral: Zoom Montalegre: Zoom oeste de Vila Pouca de Aguiar: Zoom Calvos de Randín e Tourém (Portugal): Ps.: Como se pode facilmente observar na termografia à zona de Calvos de Randín, o local onde está a estação meteorológica (ligeiramente a Nordeste da aldeia) não é, de todo, a zona mais fria.