Então e se é finito o que há depois do fim???!!!
Depois do fim, ou seja, "após" aquela fronteira em expansão, simplesmente não existe nada. Não dá para chegar lá e dar um passo em frente! É fácil imaginar que nos encontramos numa superfície de n dimensões, entre elas o espaço-tempo (4 dimensões). À medida que a luz "primordial" viaja na fronteira em expansão do universo, vai também expandindo esta malha de espaço-tempo. Fora não existe nada, podem existir outros universos paralelos com alguma dimensão estranha em comum, mas caso sejam ilhas de universo (bolha), então não será possível saltar para lá! Tudo o que está fora do universo, nem sequer é vazio nem vácuo, não existe simplesmente (ainda)!
Quanto ao que houve antes do big bang, parece ter resposta fácil para os cientistas. Antes não havia nada, nem espaço, nem tempo (que aliás são faces distintas da mesma moeda: o espaço-tempo). Teoricamente, o espaço-tempo surgiu após o big bang, ao fim 10^(-43) segundos, o fim da era de Planck. Portanto se não havia espaço nem tempo, então antes não havia nada.
Diz-se que o big bang surgiu de um ponto, uma singularidade de densidade infinita. Ora, tal é um erro, não existiu tal singularidade, é apenas um limite matemático resultado da divisão de uma massa enorme por zero. Ora como sabemos essa singularidade é apenas possível na matemática, pois na física tudo o que tem massa, ocupa espaço, logo não se pode dividir por zero!
As evidências do big bang são claras, existe radiação de fundo e o universo encontra-se em expansão. Mas não partiu de uma explosão a partir de um ponto singular!
Análises muito recentes ainda sujeitas a um estudo aprofundado, dos dados obtidos pelo mapeamento da radiação de fundo, mostram que não houve um big bang mas vários, em simultâneo ou não.
Desse ponto de vista, podemos aceitar outra alternativa à opção "antes não existia nada", podemos simplesmente aceitar um multiverso de vários big bang's e de vários big crunch's!
E quanto à pergunta, recorrente, "mas afinal o que havia antes, do antes, enfim, como foi o princípio de todos os antes?" ou então a versão religiosa "e antes de Deus?" Essa questão será sempre recorrente, trata-se daquelas questões que só os humanos fazem, e que aparentemente a resposta ultrapassa a nossa compreensão, pois não satisfaz um ser habituado a que tudo seja explicado por causa-efeito, quando poderá não ser assim!
Para a questão religiosa, diria que no princípio era o verbo, e o verbo era Deus.
Para a questão meta-física (ultrapassa as barreiras da física), eu relembro o que referi no post anterior: existem evidências, enfim, experiências controladas e repetidas que demonstram que do nada pode surgir por um instante menor milionésimo de segundo, energia, matéria ou anti-matéria! É surpreendente, mas os físicos explicam que se trata de uma mera probabilidade que torna possível o evento!
Enfim, há algo mais, mas ninguém sabe ainda ao certo o que é.. Até os buracos negros que passam uma vida engolindo energia e matéria (que se encontrem dentro do horizonte de eventos) se evaporarão um dia! Buracos brancos (o inverso) ainda ninguém observou!