Quando está a precipitar (assim imcluo chove, neve e etc...) a humidade relativa (HR) pode não ser de 100%. A HR é uma forma de quantificar o vapor de água existente numa massa de ar.
Por exemplo imagina que tens uma atmosfera onde a humidade á superficie (pressão aprox. 1000 hPa) é de 70% e uma temperatura de 16ºC, se o ar que está á superficie ascender por qualquer razão, por exemplo uma atmosfera instavel, será levado para um nivel superior da atmosfera.
Para esta parcela de ar, caso ela ascenda
adiabáticamente, a temperatura do ponto de orvalho é de 9ºC, e a cerca de 970 hPa, esta é a temperatura em que a parcela de ar fica saturada, ou seja HR = 100%, é neste ponto que se pode formar a base de uma nuvem, e dadas condições para que as gotas de água cresçam de modo a terem diametro sufeciente para cairem para fora da nuvem dá-se precepitação. Para a neve é necessário que esta temperatura de ponto de orvalho seje inferior a cerca de -30ºC.
è de lembrar que Aveiro tem um "micro clima" causado pelo complexo da ria de Aveiro, fazendo deste modo que as condições higrométricas em Aveiro sejam diferentes do que no Porto, fazendo com que exista condições de nevar no Porto e não em Aveiro.
Penso que aqui à uns anos nevou na Figueira da Foz e no Porto mas não em Aveiro, provavelmente pelas mesmas razões..
P.S- pesso desculpa de isto estar á 3 pancadas