Portugal não tem potencial turístico?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas

Vou transferir para um novo tópico o assunto que foi discutido no tópico: »Afinal não há inverno do Brasil...».



«Significa que a diferença de temperatura Media nos meses de verão é mínima e que não corresponde a realidade em todos os anos como lhe acabei de provar também com os meus posts, alias julgo que a temperatura Media de Verão em Lisboa é de 21,22 graus em Beja de 24,25 Graus em Bucareste anda a volta dos 23,24 graus...»-Rtinda

Pela terceira vez aqui tem:

13628723.png


73604317.png


beja2.png


Em média os verões da fresca Lisboa são mais quentes que Bucareste.









«Ehehehehe essa da Zona Económica Exclusiva esta demais, este argumento não tem validade nenhuma, se quiser eu posso ser mais preciso a arquipélago da Madeira+arquipélago dos açores+Algarve, não representam nem 1/3 do território nacional TERRESTE, não me diga que defende a teoria de que Portugal é dos maiores países da Europa devido a ZEE eheheheheeh, sem validade esse seu argumento.»-Rtinda.

Ninguém disse que Portugal é um dos maiores países da Europa, mas em território marítimo até o é e andará entre os 15 primeiros do mundo.
O território marítimo tem muita importância pelos recursos naturais, económicos e estratégicos.
E já que tem falado tanto dos cruzeiros, aqui tem mais uma razão para lhe dar valor.
Esqueceu-se foi de referir aí também o interior do nosso país que tem várias regiões com um verão bem quente e como tal também tem as condições que tanto tem andado a impôr por aqui.




«Évora, Beja, Portalegre representam dos distritos mais quentes de Portugal continental(juntamente com Santarém e Castelo Branco), onde nesses distritos existem as zonas mais quentes de Portugal Continental(Moura, Amareleja .Guadiana ,Elvas ,Alter do Chão ,Mora)eu conheço bem estas regiões.»- Rtinda.

As zonas mais quentes não são essas, embora já sejam quentes.




«em Portugal você não tem qualquer hipótese por muitas tentativas que se façam para inverter essa situação, pois com a excepção do Algarve e da ilha da Madeira, você é so mais um pais com um verão um pouquinho mais agradável que a França atlântica ou a zona Cantábria nada mais que isso, esta é a realidade.»-Rtinda.


Praticamente todo o Portugal tem muito mais horas de sol que a Cantábria e a França atlântica e as zonas que serão pouco mais quentes que essas no verão serão alguns locais do norte litoral e pouco mais.
O interior de Portugal tem um regime mais próprio do Mediterrâneo Oriental do que propriamente os frescos prados da Normandia.
Os Açores têm um clima também bem mais quente que os locais que menciona e as suas águas são boas para os banhistas.
Oferecem também os recifes de coral, os vulcões, uma fauna marinha de praticamente riqueza ímpar na Europa, uma concentração de várias espécies de cetáceos, tubarões, tartarugas marinhas excelentes para o ecoturismo, uma floresta subtropical primitiva, belíssimas lagoas em crateras de vulcões.
Penso que têm mais que argumentos para serem considerados.


«que não somos um pais assim tão especial com um clima tão especial e que existem outros bem mais especiais e com condições bem mais atractivas( não so praia, a Eslovénia e a Croácia podem oferecer ao turista o que Portugal nunca poderá oferecer, praia e montanha numa esfera de 40 50 kms, por exemplo) vamos estar a criar uma grandíssima ilusão, porque Belém se Portugal fosse assim tão atractivo não tenha duvidas que já estava mais que explorado comercializado.»- Rtinda.

É.
Primeiro que tudo o turismo é um dos maiores recursos económicos de Portugal. Deve haver então muita gente enganada que teima em cá vir. :)
E já agora gostaria de saber qual é o seu conceito de ser mais especial?
Neste caso é ser melhor?
Porque eu conheço coisas diferentes e posso achar ambas especiais: entre uma verdadeira floresta subtropical de uma ilha da Macaronésia que existe desde a Pré-história por causa do seu clima ou um litoral intocado do Mediterrâneo.
Porque pelo que vejo o seu discurso ainda anda em torno de comparações e do país melhor ou pior, segundo o seu ponto de vista.
A meu ver o que está a ficar pouco especial, são algumas estâncias balneares a abarrotar, a poluição que atraem, os litorais destruídos, recursos naturais malbaratados, tudo só porque a fama é grande e gastaram-se milhões a publicitar. Portugal nesse aspecto, claro que dispôe de muito menos meios económicos e urbanos, para sustentar tamanha enchente. E claro que alguns desses países têm um «algarve» em ponto grande. Não digo que seja a Croácia ou a Eslovénia, mas a Espanha ou a Itália, sim, por exemplo.
Daí tem a justificação da enchente ser maior nesses aeroportos. A questão nº1 não é seguramente o clima.
Felizmente ainda existem algumas ilhas do Mediterrâneo que se vão aguentando sem uma destruição massiva.


«Portugal nunca poderá oferecer, praia e montanha numa esfera de 40 50 kms, por exemplo)...»-Rtinda

Portugal tem sim senhor, praia e montanha numa esfera de 40 ou 50 kms.
Aliás até tem por menos do que isso.
Aí mesmo ao pé do local onde diz que mora, tem a Serra da Arrábida e depois ainda tem a Madeira, os Açores, o Algarve e até o Minho com essas condições.
A serra da Arrábida tem uma das últimas manchas primitivas de floresta mediterrânea do mundo, sendo elogiada por vários botânicos nacionais e internacionais.
 


Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
É.
Primeiro que tudo o turismo é um dos maiores recursos económicos de Portugal. Deve haver então muita gente enganada que teima em cá vir.
E já agora gostaria de saber qual é o seu conceito de ser mais especial?
Neste caso é ser melhor?
Porque eu conheço coisas diferentes e posso achar ambas especiais: entre uma verdadeira floresta subtropical de uma ilha da Macaronésia que existe desde a Pré-história por causa do seu clima ou um litoral intocado do Mediterrâneo.
Porque pelo que vejo o seu discurso ainda anda em torno de comparações e do país melhor ou pior, segundo o seu ponto de vista.
A meu ver o que está a ficar pouco especial, são algumas estâncias balneares a abarrotar, a poluição que atraem, os litorais destruídos, recursos naturais malbaratados, tudo só porque a fama é grande e gastaram-se milhões a publicitar. Portugal nesse aspecto, claro que dispôe de muito menos meios económicos e urbanos, para sustentar tamanha enchente. E claro que alguns desses países têm um «algarve» em ponto grande. Não digo que seja a Croácia ou a Eslovénia, mas a Espanha ou a Itália, sim, por exemplo.
Daí tem a justificação da enchente ser maior nesses aeroportos. A questão nº1 não é seguramente o clima.
Felizmente ainda existem algumas ilhas do Mediterrâneo que se vão aguentando sem uma destruição massiva.
- Belem


Portugal tem seguramente potencial para actividade turística ponto. Não tem é no meu entender o potencial que muita gente acha que tem.
Vou ver se consigo ser claro, é o seguinte eu vou falar da minha experiência pessoal sobre este tema, eu frequento e conheço as Praias da Aldeia do Meco(Perto de Sesimbra) á 28 anos, ou seja, vou para aquelas praias desde que sou gente, eu pratico um desporto marítimo por isso vou a praia durante todas as estações do ano e mesmo em estados do tempo mais adversos( chuva, tempestades, dias frios,etc), primeiro eu não me lembro nas Praias do Meco ter mais de duas semanas seguidas em que a ondulação do Mar não fosse superior a 1,5 m e o mais comum é apanharmos ondulações entre 2-5 metros( isto sginfica mar quase sempre perigoso e agressivo para a maioria das pessoas muito mais para os estrangeiros), é mesmo muito comum a praia estar cheia de gente e não haver um único banhista dentro de agua Nota: Durante o Verão; 2º Por norma durante o Verão a temperatura da agua raramente supera os 18,19 Graus e se estão cá fora 30 graus a sensação que temos é que a agua está gelada 3º é recorrente e muito frequente apanhar dias muito desagradáveis com bastante vento não deixando obviamente de estar sol e estar uma temperatura elevada( a única safa é ir para uma praia entre o Cabo Espichel e Aldeia do Meco que é abrigada do vento devido a falseia onde ela esta inserida, mas por outro lado o Mar ai é ainda mais perigoso); 4º Por norma as noites não são exagerdamente quentes alias muitas vezes nem sequer são quentes enquanto que no Sul de Espanha ou no Algarve temos noites bem amenas, na Aldeia do Meco qualquer saída para uma esplanada exige sempre um casaquinho .Esta é a realidade que eu conheço.
Pelo que também conheço e pelo que vivi o turista típico alemão, holandês , inglês, francês,escadinavo o que procura quando tiram as suas ferias é estarem num hotel ir a uma praia e nadar ,nadar ,nadar , esturrar ao sol, jantar fora em esplanadas, por norma( atenção não fiz nem li nenhum estudo relativo aos hábitos dos turistas da Europa do norte e central mas pelo que observei não foge um pouco disto), por isso é que esses mesmos turistas procuram sítios que ofereçam essas condições e são essas mesmas condições que no meu entender a maioria da Costa portuguesa não tem para oferecer isto não significa que não tenha outras.
Para mim ate é porreiro pois eu gosto da costa portuguesa tal e qual como ela está, com espaço, praias escondidas fantásticas, sítios ainda num estado quase 100% natural, e muito por descobrir era com grande tristeza minha que por exemplo visse a zona da Aldeia do Meco transformada numa Quarteira, numa Benidorm, ou mesmo numa Vila Moura ou numa Marbelha, por muito lucro que isso gera-se.
Ou seja o que eu quero dizer é tão simplesmente isto, a Serra da Estrela tem neve certo??? Neva na Serra da Estrela todos os Invernos é um facto, tem uma estancia de esqui certo???? Mas é impensável pensar-se que a Serra da Estrela tem potencial para competir a nível de turismo da Neve, com Andorra ,Suiça ,Áustria ,Norte de Itália, certo????; o mesmo penso eu que acontece com o turismo típico balenar em Portugal, Portugal tem praias claro que sim, tem sol claro que sim, tem calor claro que sim, mas existem outras regiões outros países que tem tudo isto e ainda mais quer em quantidade quer em qualidade, e muitos deles dei o exemplo da Eslovénia e da Croácia estão neste momento a acordar para essa realidade e a explorarem as suas potencialidades, neste sentido julgo que a Costa Continental portuguesa parte em grande desvantagem para se tornar numa referencia ou numa alternativa para o turismo que na grande maioria os turistas procuram, o problema é que a sociedade portuguesa em geral ainda não se mentalizou dessas mesmas limitações que a nossa costa tem, julgam ok temos sol, praia então temos o melhor clima do mundo e temos tudo para sermos o melhor pais da Europa para o turismo( na maioria muita gente pensa assim para constatar isto basta sair de casa e falar com as pessoas), mas para mim este pensamento recorrente acaba por ser idêntico alguém achar que a Serra de Estrela é melhor serra para a pratica dos desportos de Inverno da Europa. E ainda vou mais longe penso que este pensamento recorrente que eu chamo ilusão ainda vai custar caro ao pais.
E considero sem duvida que as condições climatéricas influenciam a actividade turística, porque se não influenciasse a Galiza neste momento estava cheia de ingleses a torrarem ao Sol e a nadarem horas e horas seguidas nas belas, quentes e calmas aguas galegas , pois os espanhois como são ja tinham posto aquela região a facturar .

Para finalizar e respondendo ao tema do tópico , julgo que Portugal tem potencial turístico mas não tem em quantidade e em qualidade como nos portugueses na generalidade achamos pois passamos duas, três décadas a ouvirmos que o nosso clima era bestial e que os ingleses adoravam vir para cá de ferias, vem para cá mas na sua maioria os ingleses vão para o Algarve e a Madeira pois são os locais que tem as condições que eles procuram.
Dos Açores não falo por desconhecimento, infelizmente não conheço os Açores e não estou informado o suficiente para dar uma opinião valida, mas contudo pelo que sei do clima dos Açores tambem não oferece condições para este tipo de tursimo balnear tipico que existe.
Mas ainda bem que a costa portuguesa é assim, pois assim podemos usufruir dela e com espaço sem termos cidades de betão a destruírem o nosso vasto património natural.


Cumprimentos :)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
É.

Dos Açores não falo por desconhecimento, infelizmente não conheço os Açores e não estou informado o suficiente para dar uma opinião valida, mas contudo pelo que sei do clima dos Açores tambem não oferece condições para este tipo de tursimo balnear tipico que existe.
Mas ainda bem que a costa portuguesa é assim, pois assim podemos usufruir dela e com espaço sem termos cidades de betão a destruírem o nosso vasto património natural.


Cumprimentos :)


bom dia

posso falar um pouco dos açores, embora não seja da area do turismo, posso dar a minha opinião,

Os Açores "nunca poderão vender sol" pois a realidade é que mo máximo conseguimos 3/4 dias com o céu totalmente limpo. o que se pode "vender" em termos turisticos são as paisagens,a calma, o verde de inverno e verão(penso que para verem um verde semelhante só na nova zelandia),isto de uma maneira geral, pois poderia aqui enumerar para cada ilha razões para atarir turistas.

mas vou ser muito sincero, querem fazer dos Açores uma Madeira, penso que é uma aposta falhada, pois os turistas que os açores têm (excepto a ilha de são miguel) são turistas que são pagos para virem para cá passar férias. por isso penso que o turismo nos açores é uma farsa. contudo, ainda bem que assim o é pois não gostaria de ver nos açores o que aconteceu com a madeira (não teho nada contra os madeirenses!), mas detesto ver tanta "mosca de verão" a passear e a desrespeitar a nossa "natureza"
 

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
bom dia

posso falar um pouco dos açores, embora não seja da area do turismo, posso dar a minha opinião,

Os Açores "nunca poderão vender sol" pois a realidade é que mo máximo conseguimos 3/4 dias com o céu totalmente limpo. o que se pode "vender" em termos turisticos são as paisagens,a calma, o verde de inverno e verão(penso que para verem um verde semelhante só na nova zelandia),isto de uma maneira geral, pois poderia aqui enumerar para cada ilha razões para atarir turistas.

mas vou ser muito sincero, querem fazer dos Açores uma Madeira, penso que é uma aposta falhada, pois os turistas que os açores têm (excepto a ilha de são miguel) são turistas que são pagos para virem para cá passar férias. por isso penso que o turismo nos açores é uma farsa. contudo, ainda bem que assim o é pois não gostaria de ver nos açores o que aconteceu com a madeira (não teho nada contra os madeirenses!), mas detesto ver tanta "mosca de verão" a passear e a desrespeitar a nossa "natureza"

"são turistas que são pagos"?????????
não estás a falar dos mesmos açores que conheço
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
« vou para aquelas praias desde que sou gente, eu pratico um desporto marítimo por isso vou a praia durante todas as estações do ano e mesmo em estados do tempo mais adversos( chuva, tempestades, dias frios,etc), primeiro eu não me lembro nas Praias do Meco ter mais de duas semanas seguidas em que a ondulação do Mar não fosse superior a 1,5 m e o mais comum é apanharmos ondulações entre 2-5 metros( isto sginfica mar quase sempre perigoso e agressivo para a maioria das pessoas muito mais para os estrangeiros), é mesmo muito comum a praia estar cheia de gente e não haver um único banhista dentro de agua...»- Rtinda.

Aqui ao pé da minha casa, na linha, ainda na semana passada a praia de Carcavelos tava cheia e muita gente estava na água. Não estou a dizer que a costa ocidental tem a água à maneira, mas tem fases que sim e a ondulação nesta zona é muito fraquinha. Se chegar a 1 metro já é bom.
Por isso é como já lhe disse, variável, dependendo do local e das fases.
Eu diria que Setembro é um mês onde já apanhei frequentemente a água na Caparica a 21 e 22 graus. Aliás creio que a média para Setembro será à volta disso ( o André postou uns dados uma vez).
No entanto a nossa costa ocidental goza de um fenómeno semelhante ao que acontece no Chile e na Namíbia em que as águas mais fundas retornam à superfície, dando uma segunda oportunidade à cadeia alimentar e tornando estas águas muito mais ricas em biodiversidade que águas normais. Daí também a razão das águas não serem muito quentes nesta zona. No entanto, há muitos surfistas a virem cá, gente que pratica pesca desportiva ( com alguns recordes batidos cá), que joga golfe, etc e quando querem um banhinho no caldo vão ao sul ou para o interior.


«a única safa é ir para uma praia entre o Cabo Espichel e Aldeia do Meco que é abrigada do vento devido a falseia onde ela esta inserida, mas por outro lado o Mar ai é ainda mais perigoso);»- Rtinda.

Nessa praia, em Setembro tomei lá uns banhos e a água estava bem boa. Um amigo meu que veio da Bélgica estava todo contente, pois na Bélgica mesmo em pleno verão estava sempre mau tempo ( apanhou uns dias bons, mas foi bem antes de Setembro) e na semana que teve cá teve sempre sol e calor.


«Pelo que também conheço e pelo que vivi o turista típico alemão, holandês , inglês, francês,escadinavo o que procura quando tiram as suas ferias é estarem num hotel ir a uma praia e nadar ,nadar ,nadar , esturrar ao sol, jantar fora em esplanadas, por norma( atenção não fiz nem li nenhum estudo relativo aos hábitos dos turistas da Europa do norte e central mas pelo que observei não foge um pouco disto), por isso é que esses mesmos turistas procuram sítios que ofereçam essas condições e são essas mesmas condições que no meu entender a maioria da Costa portuguesa não tem para oferecer isto não significa que não tenha outras.»-Rtinda.

Eu diria que uma boa parte de Portugal tem um verão suficiente para o turismo, pois a única zona neutra será zona costeira da linha ocidental. Basta ir um pouco para o interior e tudo muda.
Relativamente aos banhos estamos conversados.


«Para mim ate é porreiro pois eu gosto da costa portuguesa tal e qual como ela está, com espaço, praias escondidas fantásticas, sítios ainda num estado quase 100% natural, e muito por descobrir era com grande tristeza minha que por exemplo visse a zona da Aldeia do Meco transformada numa Quarteira, numa Benidorm, ou mesmo numa Vila Moura ou numa Marbelha, por muito lucro que isso gera-se.»- Rtinda.


Exactamente.
Já viu que em Portugal temos por onde escolher?
Ora temos uma «Benidorm» no Algarve, ora temos umas praias à californiana vazias.
E até podemos fazer um cruzeiro aos trópicos.


«4º Por norma as noites não são exagerdamente quentes alias muitas vezes nem sequer são quentes enquanto que no Sul de Espanha ou no Algarve temos noites bem amenas, na Aldeia do Meco qualquer saída para uma esplanada exige sempre um casaquinho .Esta é a realidade que eu conheço.»- Rtinda.

Não querendo contrariar, mas um agasalho é bem vindo à noite em várias partes do Mediterrâneo.
Claro que varia e depende do local.



«Ou seja o que eu quero dizer é tão simplesmente isto, a Serra da Estrela tem neve certo??? Neva na Serra da Estrela todos os Invernos é um facto, tem uma estancia de esqui certo???? Mas é impensável pensar-se que a Serra da Estrela tem potencial para competir a nível de turismo da Neve, com Andorra ,Suiça ,Áustria ,Norte de Itália, certo????;»- Rtinda.

Epah, Portugal é mais conhecido pelo azeite e vinho do que pela neve...
Calha bem até que há 2 semanas estive nos Pirinéus franceses e o que vi realmente é lindissimo e completamente diferente. É uma Serra da Estrela em ponto grande ( embora a serra da Estrela ainda tivesse neve e seja muito bonita também).
Mas pela seu ponto de vista eu ou outro qualquer turista nunca estava satisfeito, porque haveriam sempre sítios mais altos imponentes,etc...
Quem vai aos Pirinéus e já conhece os Alpes por exemplo, sabe disso mesmo.
Ou quem conhece os Andes diria o mesmo dos Alpes. Por isso acho não devemos entrar por esse esquema de pensamento.
Cada local tem suas propriedades únicas!
Acredite que quando uma austríaca viu algumas fotos da Serra da Estrela que lhe mostrei ficou decidida que queria vir mesmo a Portugal!
Não por ser muito alto ou ter muita neve, coisas que ela tinha muito mais na terra dele, mas porque tinha uma vegetação e uma paisagem muito próprias.


«o problema é que a sociedade portuguesa em geral ainda não se mentalizou dessas mesmas limitações que a nossa costa tem, julgam ok temos sol, praia então temos o melhor clima do mundo e temos tudo para sermos o melhor pais da Europa para o turismo( na maioria muita gente pensa assim para constatar isto basta sair de casa e falar com as pessoas), mas para mim este pensamento recorrente acaba por ser idêntico alguém achar que a Serra de Estrela é melhor serra para a pratica dos desportos de Inverno da Europa.»- Rtinda.

Quem acha que temos o melhor clima do mundo ou as melhores condições para o turismo, precisa de viajar ou voltar à escola.
Portugal contudo, não é razão nenhuma para deixar alguém envergonhado.
Tem muito por onde se escolher.
Em relação à serra da Estrela duvido que alguém no seu perfeito juízo ache o que acabou de dizer.



«neste sentido julgo que a Costa Continental portuguesa parte em grande desvantagem para se tornar numa referencia ou numa alternativa para o turismo»- Rtinda.

O algarve tem todas as condições para o turismo, por isso não acredito em desvantagens ou vantagens. O resto do país tem também os seus trunfos específicos. Eu gosto mais de dizer que há para todos. Não gosto muito de fazer comparações desajustadas, quando todos sabemos que até nem há meios económicos nem estruturais para competir com outros.
Mas Portugal tem tido muito turismo e a tendência é aumentar.

«a Galiza neste momento estava cheia de ingleses a torrarem ao Sol e a nadarem horas e horas seguidas nas belas, quentes e calmas aguas galegas , pois os espanhois como são ja tinham posto aquela região a facturar.»-Rtinda.

Epah não vamos comparar alhos com bugalhos. A Galiza não é nenhuma Benidorm e nem gostaria de ser.

«Dos Açores não falo por desconhecimento, infelizmente não conheço os Açores e não estou informado o suficiente para dar uma opinião valida, mas contudo pelo que sei do clima dos Açores tambem não oferece condições para este tipo de tursimo balnear tipico que existe.»- Rtinda.

Os Açores é mais de tipo subtropical húmido, com tempo inconstante mas muito ameno e algo morno.
Contudo a nível paisagístico e ambiental, tem muito, mas mesmo muito para oferecer.
E tem locais com o mar bem quente e que são excelentes para mergulho e até pesquisa científica.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boa tarde!!!

Uma vez num jornal regional no Algarve li um artigo que afirmava que no futuro Portugal não teria condições para competir com o Chipre, o Líbano ou o sul da Turquia, por serem regiões mais quentes, menos chuvosas e com temperaturas da água do mar bem superiores. No entanto, esse artigo referia que numa coisa ficavamos a ganhar: em termos paisagísticos, por sermos menos áridos.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
bom dia

posso falar um pouco dos açores, embora não seja da area do turismo, posso dar a minha opinião,

Os Açores "nunca poderão vender sol" pois a realidade é que mo máximo conseguimos 3/4 dias com o céu totalmente limpo. o que se pode "vender" em termos turisticos são as paisagens,a calma, o verde de inverno e verão(penso que para verem um verde semelhante só na nova zelandia),isto de uma maneira geral, pois poderia aqui enumerar para cada ilha razões para atarir turistas.

mas vou ser muito sincero, querem fazer dos Açores uma Madeira, penso que é uma aposta falhada, pois os turistas que os açores têm (excepto a ilha de são miguel) são turistas que são pagos para virem para cá passar férias. por isso penso que o turismo nos açores é uma farsa. contudo, ainda bem que assim o é pois não gostaria de ver nos açores o que aconteceu com a madeira (não teho nada contra os madeirenses!), mas detesto ver tanta "mosca de verão" a passear e a desrespeitar a nossa "natureza"

Olá Hazores! :surprise:

Infelizmente ainda não fui aos Açores; há cerca de 2 anos estava com essa perspectiva, mas com enorme pena tal não se proporcionou.
Não raro ouço dizer por parte de quem já visitou essas ilhas (não apenas a ilha de São Miguel) ou com perspectivas de as visitar, que se trata de uma viagem de sonho!
Muitos já foram os registos fotográficos e em vídeo que vi e devo dizer que muito me espanta que diante da enorme beleza deste território possam haver turistas que se sujeitem a um cenário, penso eu, meramente estatístico cuja afluência do número de visitantes determine o grau de prestígio das ilhas.
Em breve estarei de férias e se tão-somente pudesse, não hesitava em fazer esta viagem.
O Pico ou Flores seriam apenas belos exemplos…
De facto sinto uma grande dificuldade em perceber e por isso acreditar em tal argumento! :disgust:
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Olá Hazores! :surprise:

Infelizmente ainda não fui aos Açores; há cerca de 2 anos estava com essa perspectiva, mas com enorme pena tal não se proporcionou.
Não raro ouço dizer por parte de quem já visitou essas ilhas (não apenas a ilha de São Miguel) ou com perspectivas de as visitar, que se trata de uma viagem de sonho!
Muitos já foram os registos fotográficos e em vídeo que vi e devo dizer que muito me espanta que diante da enorme beleza deste território possam haver turistas que se sujeitem a um cenário, penso eu, meramente estatístico cuja afluência do número de visitantes determine o grau de prestígio das ilhas.
Em breve estarei de férias e se tão-somente pudesse, não hesitava em fazer esta viagem.
O Pico ou Flores seriam apenas belos exemplos…
De facto sinto uma grande dificuldade em perceber e por isso acreditar em tal argumento! :disgust:


Olá eu vivo em São Miguel, aqui no verão existem belos dias de sol. As praias enchem de gente e as águas são quentes comparadas com as do continente portugues. Claro que muitas vezes fazem as 4 estações num dia, mas o clima na costa sul é sempre melhor que na costa norte da ilha.
Na minha opinião hoje em dia existe aqui nos Açores dois tipos da Açores ou seja, a Ilha de São Miguel de um lado em que o crescimento imobiliário é cada vez maior, principalmente em Ponta Delgada, mas também na Lagoa, Ribeira Grande e Vila Franca, e as outras 8 ilhas.
Aqui em São Miguel, mais concretamente em Ponta Delgada a oferta turistica já começa a ser rasoavel e penso que daqui a meia duzia de anos a cidade será um outro Funchal e a ilha em parte uma outra Madeira.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Estão-se a esquecer de uma coisa, é que há gostos para tudo. Eu pessoalmente acho lamentável estar de férias com 40 graus, não se pode passear, não se pode estar na praia durante grande parte do dia, os quartos de hotéis são quentes... Acho que as temperaturas de Portugal são muito mais convidativas que as da Turquia, Chipre ou Líbano. O único problema é a temperatura da água do mar. Falou-se da Croácia e da Eslovénia. Esta última tem unicamente 20 km de costa, aproximadamente. A Croácia tem de facto um excelente mar, mas praias só nas ilhas. No continente as praias são muros de betão donde se mergulha directamente para a água.
Há também turistas que não vêm atrás de praias mas sim de paisagens, património cultural, desporto, etc, e para esses o clima de Portugal é claramente melhor que o do oriente europeu. O problema é que Portugal só aposta no turismo no Algarve com hotéis e discotecas junto às praias, campos de golf, e não aposta na divulgação das suas paisagens, mesmo no Algarve, que ao longo de anos tem sido destruído, com expoente máximo na fortaleza de Sagres. Espero que os Açores não sigam esse caminho e se mantenham a maravilha natural que são.
Outra coisa, ao longo destes dias têm-se comparado temperaturas de 2008. Ora esse Verão foi dos mais amenos dos últimos anos em Portugal. Se se comparar com 2003 ou 2004 os valores não serão tão diferentes aos do oriente europeu.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Olá eu vivo em São Miguel, aqui no verão existem belos dias de sol. As praias enchem de gente e as águas são quentes comparadas com as do continente portugues. Claro que muitas vezes fazem as 4 estações num dia, mas o clima na costa sul é sempre melhor que na costa norte da ilha.

Conheço razoavelmente bem São Miguel e o que me atrai mais nesta ilha é o seu interior, as paisagens verdejantes, as lagoas de várias cores, o relevo arredondado, enfim, algo que aqui no continente não temos:).

Por vezes exagera-se na ênfase que se dá ao mar, à praia, à zona costeira e esquecemo-nos da beleza interior, se calhar com a idade a praia deixa de exercer o fascínio que provocava na adolescência...;)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Olá eu vivo em São Miguel, aqui no verão existem belos dias de sol. As praias enchem de gente e as águas são quentes comparadas com as do continente portugues. Claro que muitas vezes fazem as 4 estações num dia, mas o clima na costa sul é sempre melhor que na costa norte da ilha.
Na minha opinião hoje em dia existe aqui nos Açores dois tipos da Açores ou seja, a Ilha de São Miguel de um lado em que o crescimento imobiliário é cada vez maior, principalmente em Ponta Delgada, mas também na Lagoa, Ribeira Grande e Vila Franca, e as outras 8 ilhas.
Aqui em São Miguel, mais concretamente em Ponta Delgada a oferta turistica já começa a ser rasoavel e penso que daqui a meia duzia de anos a cidade será um outro Funchal e a ilha em parte uma outra Madeira.

é disto que eu tenho pena, é estarem a estragar os Açores, por enquanto apenas Ponta delgada e mais um ou dois conselhos, mas se continuarem a insistir nesta politica não tardará Angra e por ai fora;


O Pico ou Flores seriam apenas belos exemplos…
De facto sinto uma grande dificuldade em perceber e por isso acreditar em tal argumento!

porque será que escolherias estas duas ilhas?
será porque são das mais belas?
agora vê a quantidade de turistas que as flores têm por ano.

"são turistas que são pagos"?????????
não estás a falar dos mesmos açores que conheço

pois não!pois se calhar conheçes os Açores de verão e não vives cá durante o Inverno.

de facto de verão aparecem turistas que pelo gosto da natureza procuram os açores, mas se reparares procuram duas outras ilhas (por exemplo o pico para ir ver cachalotes ou visitar umas adegas e os currais porque já ouviram falar de um vinho que era dailha do pico);

Agora fazer como estão a fazer na terceira, que fazem conferencias disto e daquilo, chamam jornalistas de revistas estrangeiras para promoverem os Açores, entre outros acontecimentos; em que os turistas que chegam cá têm tudo pago, apenas pagam uma inscrição de 200 ou 300 € e o resto quem paga?

posso dar te outro exemplo, grupos de pessoas que chegam de paises nordicos, na sua maioria idosos, que vêm cá uma vez na vida e chegam porque existiu um acordo entre o governo regional e associações/grupos desses paises para trazer pessoas à região; em que governo paga a passagem ou a estadia. então eles só estão cá porque alguem lhes pagou uma parte e ficou mais barato, isto se não são turistas pagos então o que são?

nota: eu não tenho nada contra o governo regional, só acho que neste campo não está a fazer uma politica correcta.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
porque será que escolherias estas duas ilhas?
será porque são das mais belas?
agora vê a quantidade de turistas que as flores têm por ano.
________________

Agora fazer como estão a fazer na terceira, que fazem conferencias disto e daquilo, chamam jornalistas de revistas estrangeiras para promoverem os Açores, entre outros acontecimentos; em que os turistas que chegam cá têm tudo pago, apenas pagam uma inscrição de 200 ou 300 € e o resto quem paga?

posso dar te outro exemplo, grupos de pessoas que chegam de paises nordicos, na sua maioria idosos, que vêm cá uma vez na vida e chegam porque existiu um acordo entre o governo regional e associações/grupos desses paises para trazer pessoas à região; em que governo paga a passagem ou a estadia. então eles só estão cá porque alguem lhes pagou uma parte e ficou mais barato, isto se não são turistas pagos então o que são?

Escolheria estas ilhas pela sua particular ou singular beleza tal como escolheria qualquer outra das restantes dos Açores!
De facto não possuo elementos que me permitam avaliar a gestão do número de visitantes anuais em qualquer das ilhas, mas tal como eu, existem muitas pessoas que certamente não necessitariam de qualquer incentivo de ordem política ou eventualmente outra para optarem, diria até de forma compulsiva, por uma viagem por estes destinos!
________________

Quanto a essa afirmação, a ser real ou ambígua, não irei comentar, apenas baseio este meu comentário no grande número de pessoas que têm manifestado um forte desejo em visitar estas ilhas. ;)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
é bom que fique claro uma coisa.
há pessoas que realmente gostam de vir aos Açores, mas para apreciar a natureza ou as suas tradições.
contudo isto representa uma pequena franja da sociedade, que cada vez mais têm vindo a crescer e ainda bem.

será assim tantos os turistas que cá vem, para ficar a economia dependente do turismo?

teriam dispostos a vir todo o ano ou apenas de verão?

porque é que as unidades hoteleiras ( e não são assim tantas quanto isso, pelo menos na terceira) raramente estão lotadas (excepto por alturas das festas)?

outro ponto que me esqueçi de referir, o mercado da "saudade" aqui nos açores também representa uma grande cota de mercado, que infelizmente têm vindo a diminuir drasticamente.

Escolheria estas ilhas pela sua particular ou singular beleza tal como escolheria qualquer outra das restantes dos Açores!
De facto não possuo elementos que me permitam avaliar a gestão do número de visitantes anuais em qualquer das ilhas, mas tal como eu, existem muitas pessoas que certamente não necessitariam de qualquer incentivo de ordem política ou eventualmente outra para optarem, diria até de forma compulsiva, por uma viagem por estes destinos!

acredito que como tu, mais pessoas teriam vontade de vir conheçer os Açores, então porque não vem?
________________

Quanto a essa afirmação, a ser real ou ambígua, não irei comentar, apenas baseio este meu comentário no grande número de pessoas que têm manifestado um forte desejo em visitar estas ilhas.

quando tiver tempo vou tentar colocar por aqui os numeros, depois hão-de tirar coclusões.:thumbsup:

o problema é que não passa de um desejo....


não me leves a mal, pelos meus comentários, mas há coisas que eu não compreendo relativamente ao turismo, mas não sou só eu, ainda à poucos dias numa aula de gestão tivemos a conversar sobre este assunto e chegámos à conclusão de que infelizmente o turismonos açores não é sustentável.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O turismo de massas nos Açores não é sustentável, pois se forem invadidas por milhares de turistas perdem todo o seu encanto, tranquilidade e bem estar. E acho que os próprios açorianos deveriam compreender isso e lutar contra aqueles que se preparam para destruir o seu património natural. Dou como exemplo as ilhas do oeste de França, onde a população para evitar a invasão de turistas, aquando da construção das pontes que as ligam ao continente, impôs uma portagem de 20 euros para se lá entrar. E estas ilhas têm um potencial turístico enorme, praias grandes, limpas, em todo o seu perímetro, aliadas com uma fauna e flora muito características e até localidades que são candidatas a património mundial. Mas a quantidade de turistas mantém-se baixa e em lado nenhum se é incomodado por hordas de pessoas, nas praias está-se sossegado, sem os transistores, os miúdos a jogar à bola, os cães a satisfazer necessidades ao pé de nós, etc. Mas esta pequena quantidade de turistas permite que grande parte da sua população viva do turismo, existem muitos restaurantes, hotéis pequenos e de qualidade, lojas de souvenirs, passeios de barco, negócios de aluguer de bicicletas,...
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
é disto que eu tenho pena, é estarem a estragar os Açores, por enquanto apenas Ponta delgada e mais um ou dois conselhos, mas se continuarem a insistir nesta politica não tardará Angra e por ai fora;




porque será que escolherias estas duas ilhas?
será porque são das mais belas?
agora vê a quantidade de turistas que as flores têm por ano.



pois não!pois se calhar conheçes os Açores de verão e não vives cá durante o Inverno.

de facto de verão aparecem turistas que pelo gosto da natureza procuram os açores, mas se reparares procuram duas outras ilhas (por exemplo o pico para ir ver cachalotes ou visitar umas adegas e os currais porque já ouviram falar de um vinho que era dailha do pico);

Agora fazer como estão a fazer na terceira, que fazem conferencias disto e daquilo, chamam jornalistas de revistas estrangeiras para promoverem os Açores, entre outros acontecimentos; em que os turistas que chegam cá têm tudo pago, apenas pagam uma inscrição de 200 ou 300 € e o resto quem paga?

posso dar te outro exemplo, grupos de pessoas que chegam de paises nordicos, na sua maioria idosos, que vêm cá uma vez na vida e chegam porque existiu um acordo entre o governo regional e associações/grupos desses paises para trazer pessoas à região; em que governo paga a passagem ou a estadia. então eles só estão cá porque alguem lhes pagou uma parte e ficou mais barato, isto se não são turistas pagos então o que são?

nota: eu não tenho nada contra o governo regional, só acho que neste campo não está a fazer uma politica correcta.

Tens toda a razão. Estão a estragar a ilha, felizmente por enquanto é apenas ponta delgada. Mas com esta política ainda vai chegar também a Angra