Portugal, o melhor clima do mundo?

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por stormy 30 Jan 2009 às 14:38.

1. olheiro

olheiro
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Nov 2007
    Local:
    Santo Estêvão - Santarém

Esse cenário edílico, do meu humilde ponto de vista, beneficia de grande generosidade da sua parte....e de facto, talvez até nem corresponda à dura realidade de há muitos séculos...

Portugal tem um clima caracterizado por Invernos normalmente suaves, com temperaturas das mais altas da Europa (ou não fossemos vizinhos de África e não levássemos em cheio com a corrente quente do golfo), com índices de precipitação muito irregulares, exposições solares muito altas e alguma queda de neve, quando os Deuses que regulam o frio (oriundos do Norte ou do Leste da Europa) uma duzia de vezes por século nos resolvem prendar...

Mas lá está a relatividade da questão: se perguntarmos a um Berbere qual o melhor clima do planeta....ele vai apontar-nos com certeza para os Oásis que de quando em quando aparecem na enormidade do deserto, pobres de vegetação e com nascentes de água cada vez mais reticentes....Et voilá ....para eles é a maior das verdades.:thumbsup:

2. m$!!!!

m$!!!!
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    30 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Em termos de climas diferentes dentro de um pais sem estar a considerar paises como Estados Unidos que é capaz de ser maior que a Europa ou se não tá la perto, penso que esse pais tem de ser o Japão.

O japão é provavelmente em termos meterilógicos o pais mais com mais diversidade no mundo.Começando pela capital que costuma ter neve uma vez por ano e tufões o verão todo, e que tem o monte Fuji á ali bem perto que está quase sempre coberto de neve e que já registou 38 graus negativos.

Mas isto é o menos.Começando pelo sul com os recifes de corais e com temperaturas muito amenas no inverno, para o centro do japão que está dividido em duas ilhas muito montanhosas (maior parte do território está entre 900 a 1000 metros de altura com muita neve no inverno e calor no verão, até ao norte muito frio e com muita neve do japão que tem médias de temperaturas que vão dos 6 negativos aos 12 negativos no inverno.
    A norte ainda têm o mar de osthok que fica gelando no inverno.
    O japão tem a estância de esqui de Niseko que é uma das que mais neve cai(15 metros de acumulação por ano), no mundo.

O recorde de temperatura mais fria e mais quente do japão são de 40 graus e 41 graus negativos.

3. Z13

Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Bragança - 690m
    Caros amigos, a vossa discussão é bastante interessante, embora demasiado académica... :D

Mas deslocaram-se um pouquinho do tema do tópico... afinal o nosso clima é "porreiro" ou não?

Como eu ainda não opinei, vou deixar aqui o meu registo:

O "meu" clima, o da minha cidade, é péssimo! :rolleyes:

Energéticamente falando, gasto rios de dinheiro em aquecimento no inverno, seja em casa, no carro, no emprego, em casacos, botas, luvas, gorros e afins...

No verão, gasto rios de dinheiro em ar condicionado, seja em casa, no carro, no emprego, em fatos de linho, camisas de algodão, desodorizantes, etc :lmao:

Conclusão: Um clima porreiro, é o do Faial, ou o do Funchal, ou outros das ilhas! São frescos no verão e quentes no inverno! Isso é que é poupança!

Agora, para os amantes da meteorologia... serão demasiado insossos!:D

Um abraço

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Ora isso é que é falar!
    E economicamente não há melhor definição de "o melhor clima do mundo" do que aquela que referiste. E é de todas as que terão um maior consenso.
    Todos concordarão contigo nesse ponto.

Agora quando se falar de "o melhor clima do mundo" em termos meteorológicos, ninguém se entende. Porque uns gostam mais de frio, outros mais de calor, outros mais de chuva, trovoada, neve...

No que toca a Portugal, eu nem acho que tenhamos um clima assim tão mau, dado o nosso território que é 1/5 do Espanhol, 1/4 do Japonês e 1/104 dos EUA. De certo que muitos dos habitantes desses países precisarão de percorrer mais de 300km para que se possam deitar na areia da praia, a trabalhar literalmente para o bronze, enquanto ouvem as ondas do mar. Ainda que a água por vezes esteja a 15ºC. Mas o frio enrigesse os ossos!:lol:
    Na mesma forma, e no que toca a neve, nós não temos de percorrer assim tantos quilómetros para a ver.

Claro, não temos é fenómenos muito extremos. Mas também se assim fosse, estaríamos constantemente a chorar as vitimas de tais ocorrências.

5. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

O problema ao abrir este topico que foi posto, é o de saber a quem poderá gostar um clima optimo!? Faço esta afirmação interrogação em relação ao ter ser dito que um clima com as mesmas médias para um aficionado de meteorologia como a cidade como Cuernevaca não é muito interessante, pois mas para uma pessoa da treceira idade já irá gostar pois tem sempre a mesma temperatura. O problema é que neste topico teria de ter sido feita a pergunta a quem interessa um clima optimo(aos amantes de meteorologia, ou ao comum cidadão) dai a confusão.
    É um erro quando é referido que é o Verão onde ocorre com mais frequencia trovoadas, esses fenomonos têm maior ocorrencia no outono e na primavera.

6. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    O Funchal engana! :D
    E porquê?
    Quem vê as as suas temperaturas de verão, pensa que é moderado, mas é bastante abafado porque é muito mais húmido que cá. Conheço pessoas de lá e é o que me dizem sempre. Mesmo estrangeiros de países tropicais e tudo.
    Mas sem dúvida que as ilhas macaronésicas ( em especial Madeira e Canárias) são no entanto salubres, comparativamente com a maior parte das outras regiões.

7. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

Desculpa Belem mas o que é estes dados tem haver com o topico em questão:);) ? Eu fiz um post em que quem o criou fez uma grande confusão em distinguir em o que é para uns(senso comum) e para outros(amantes de meteorologia) o clima sobre Portugal.

8. abrantes

abrantes
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    4 Jan 2008
    Local:
    Rio de Janeiro
    Bom eu nunca gasto nada com aquecimento :;)
    Mas ar condicionado eu uso an noite o ano todo.:D

9. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

Desculpa, mas o que colocas-te neste topico não tem nada haver com o tema:):).
    Acho que existe um topico para o clima da nossa terra terás que ir à procura;):).

10. abrantes

abrantes
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    4 Jan 2008
    Local:
    Rio de Janeiro
    Olá, eu estava respondendo o Zoelae13 sobre o gasto de energia e estava me referindo ao Rio de Janeiro, óbvio.
    Quanto ao melhor clima do mundo, acredito que seja Ulan Bator e acho mais interessante comparar a cidade e não um pais inteiro.
    Sds.

11. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    pois é os paises do centro da asia teem um clima extremamente continental e muito extremado o que é interessante para todos menos os que vivem la:lmao::shocking::shocking:
    quanto ao topico eu queria apenas evidenciar que portugal tem um clima intressante pois varia muito em poucos kms:thumbsup::thumbsup:
    e estava a pensar naquilo que é interessante para um meteolouco como nos e nao a um idoso;)
    boas

12. abrantes

abrantes
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    4 Jan 2008
    Local:
    Rio de Janeiro
    :D
    Exatamente stormy

Olha o gráfico que eu fiz com os registros de Ulan Bator em 2008!!
    Quase tão quente quanto o Rio de Janeiro e muito mais frio que qualquer lugar do Brasil:shocking:

13. abrantes

abrantes
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    4 Jan 2008
    Local:
    Rio de Janeiro
    E veja bem,...
    Não são dados da Mongólia como um todo, estes dados são apenas da cidade de Ulan Bator!!

14. GabKoost

GabKoost
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Jan 2009
    Local:
    Longos, Caldas das Taipas (Entre Brg e Gmr) Altit
    O clima óptimo não existe simplesmente porque os seres humanos acordam todos os dias com humores e coisas a fazer diferentes...

15. meteo

meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Oeiras
    :w00t: Interessante..No início de JUnho alcançou-se a máxima do ano,de quase 35 graus,e pouquissimos dias depois,uma mínima de quase 0 graus !
    Mau mesmo são os Invernos,demasiado frios para viver :cold:

Partilhar esta Página