Portugal, o país mais quente da Europa?

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Tem graça que a média das temperaturas mínimas para Atenas em Outubro é 13,4ºC contra os 14,6ºC de Lisboa(Geofísico).
Se a Atenas tiver mínimas de 20ºC, estará com uma anomalia de +6,6ºC.
Se Lisboa tiver mínimas de 20ºC, estará com uma anomalia de +5,4ºC.

Quer aquecer à força... :calor:


e maximas?????
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Em primeiro lugar estamos a falar de estações diferentes.
Falei e falo de Lisboa(Geofísico).
Depois referi-me aos últimos 10 anos, ou seja, de 2000 em diante.
E por fim, tenho somente 2 dias com máximas superiores a 20,0ºC em Atenas para o mês de Janeiro, nos últimos 10 anos. Tem mais? Quais?

Pois de facto o André tambem tem razão Atenas nesses 10 anos teve 2 dias so em que a temperatura superou os 20º graus pelos vistos... nem Lisboa tem tantos dias com temperaturas acima dos 20º graus como o André pensava nem Atenas como eu pensava... :thumbsup:

Mas já viu André enquanto cá temos temperaturas medias anuais em Lisboa por vezes de 16º graus ou mesmo de 15º graus ali em Atenas aquilo nunca desce abaixo dos 17º graus... incrivel...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu não sabia que isso fazia do clima de Atenas ser incrível. O que é um clima incrível?
A média geral, é só 0,6ºc mais quente Lisboa, uma diferença que o corpo nem sente. Claro que os extremos são maiores, mas tendo em conta as diferenças de condições de ambas as cidades, sinceramente esperava muito mais de Atenas. Quer dizer, basta ir um pouco mais ao lado ou abaixo na zona de Lisboa e esses 0,6ºc de diferença são atingidos. Isso faz desses locais, serem incríveis climaticamente? lol
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O Chipre geograficamente não é na Europa, não entendo como se continua a mencionar este país.
Para isso tinhamos que incluir a Madeira, as Canárias e os Açores.
E Lisboa ou Faro, são apenas pontos e servem como referência tendo em conta a região que ocupam. Em Portugal há sítios muito mais quentes e secos e sítios muito mais frios e húmidos que estas 2 cidades.
Se se quer fazer uma comparação climática entre cidades, as comparações que fez parecem-me algo ajustadas ( embora com relevância quase zero para um estudo climático sério entre países).
Por isso e partir desses dados, nunca se podem tirar grandes conclusões entre os países, mas apenas entre essas cidades.
Não vejo o que tem de especial Nicosia ser mais quente que Lisboa ou Faro.

Sim, eu sei que o Chipre é Ásia Menor (embora em termos culturais seja um país ocidental, com excepção da parte Norte, ocupada pelos cipriotas turcos).

Basicamente só quis realçar algumas diferenças entre o clima mediterrânico de Portugal e o clima mediterrânico de áreas/cidades do Mediterrâneo Oriental, a latitude e altitude mais ou menos idênticas- daí ter escolhido Lisboa e Faro- no seguimento de alguns pontos referidos pelo Aurélio e pelo SocioM.

Isto foi apenas um exercício muito grosseiro para demonstrar que as regiões do Mediterrâneo Oriental situadas a uma latitude idêntica à nossa são mais secas, têm Verões mais longos e mais quentes, mas podem ter Invernos um pouco mais frios. Por isso incluí Nicósia, como poderia incluir Tel Aviv, Beirute ou Izmir.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu não sabia que isso fazia do clima de Atenas ser incrível. O que é um clima incrível?
A média geral, é só 0,6ºc mais quente Lisboa, uma diferença que o corpo nem sente. Claro que os extremos são maiores, mas tendo em conta as diferenças de condições de ambas as cidades, sinceramente esperava muito mais de Atenas. Quer dizer, basta ir um pouco mais ao lado ou abaixo na zona de Lisboa e esses 0,6ºc de diferença são atingidos. Isso faz desses locais, serem incríveis climaticamente? lol

Atenas tem muitas semelhanças com o clima de regiões portuguesas e espanholas. Não tem nada de incrível.

Agora se quisermos falar de algo excepcional na Europa, podemos pegar no Cabo de Gata, perto de Almeria.

PS: Europa Continental, atenção.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, eu sei que o Chipre é Ásia Menor (embora em termos culturais seja um país ocidental, com excepção da parte Norte, ocupada pelos cipriotas turcos).

Basicamente só quis realçar algumas diferenças entre o clima mediterrânico de Portugal e o clima mediterrânico de áreas/cidades do Mediterrâneo Oriental, a latitude e altitude mais ou menos idênticas- daí ter escolhido Lisboa e Faro- no seguimento de alguns pontos referidos pelo Aurélio e pelo SocioM.


À latitude idêntica a essas cidades, está a Grécia ou o Sul de Itália, não o Chipre.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Atenas tem muitas semelhanças com o clima de regiões portuguesas e espanholas. Não tem nada de incrível.

Agora se quisermos falar de algo excepcional na Europa, podemos pegar no Cabo de Gata, perto de Almeria.

PS: Europa Continental, atenção.

Isso de qualificar os climas com adjectivos é um bocado relativo.
Não é um conceito muito científico.
Penso que está mais relacionado com os gostos pessoais.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Mas já viu André enquanto cá temos temperaturas medias anuais em Lisboa por vezes de 16º graus ou mesmo de 15º graus ali em Atenas aquilo nunca desce abaixo dos 17º graus... incrivel...

Incrível é isto colega:

2ishzb9.png
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Eu não sabia que isso fazia do clima de Atenas ser incrível. O que é um clima incrível?
A média geral, é só 0,6ºc mais quente Lisboa, uma diferença que o corpo nem sente. Claro que os extremos são maiores, mas tendo em conta as diferenças de condições de ambas as cidades, sinceramente esperava muito mais de Atenas. Quer dizer, basta ir um pouco mais ao lado ou abaixo na zona de Lisboa e esses 0,6ºc de diferença são atingidos. Isso faz desses locais, serem incríveis climaticamente? lol

Pelas minhas fontes a media de temperatura anual de Lisboa é de 16,5º e não de 17,1º portanto não são 0,6º mas sim 1,1º grau de diferença e pela milesima vez digo e repito a nossa capital de distrito mais quente Faro:17,4º não tem uma temperatura media anul superior a Atenas... mas enfim acho q já me estou a tornar repetitivo...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pelas minhas fontes a media de temperatura anual de Lisboa é de 16,5º e não de 17,1º portanto não são 0,6º mas sim 1,1º grau de diferença e pela milesima vez digo e repito a nossa capital de distrito mais quente Faro:17,4º não tem uma temperatura media anul superior a Atenas... mas enfim acho q já me estou a tornar repetitivo...

Não está em questão esse pormenor sem qualquer importância, mas antes a sua insignificância. 1,1ºc ou 0,6ºc para mim vai dar quase ao mesmo, se quer saber. É só ir para um local um pouco mais quente aqui na zona e temos o mesmo. Isso faz dessa zona um local com um clima incrível?
Já agora qual é a sua fonte?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pelas minhas fontes a media de temperatura anual de Lisboa é de 16,5º e não de 17,1º portanto não são 0,6º mas sim 1,1º grau de diferença e pela milesima vez digo e repito a nossa capital de distrito mais quente Faro:17,4º não tem uma temperatura media anul superior a Atenas... mas enfim acho q já me estou a tornar repetitivo...

No livro «Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico» Orlando Ribeiro refere uma média anual de 17.8ºC para Faro. Penso que foi no período 1931-60, ou 1941-1970, mas não tenho a certeza, tenho o livro no Algarve e não posso confirmar. Apenas confirmo o valor de 17.8ºC para Faro.

E quem conhece o sotavento algarvio, sabe que há locais bem mais quentes que Faro.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
A todos...!!!! Pessoal... eu no outro dia já tinha pensado em abrir um topico sobre esta tematica que acho muito interessante mas pesquisei um pouco na Net sobre esse assunto e nada não tive assim grandes resultados mas estou a pensar fazer uma consulta mais detalhada sobre essa tematica, que é como era o Tempo no tempo dos nossos Bisavos Trisavos genero inicio do seculo XX ou mesmo sec.XIX isto porquê no outro dia falava com uns senhores idosos rurais da zona da Moita do Ribetejo na Margem Sul e estavamos a ver umas fotografias antigas e entretanto o senhor com os seus 70 e muitos anos começou com aquelas conversas que as pessoas mais velhas tem... do genero..." bem você sabe lá como era aquele tempo muita miseria muito trabalho veja bem que comprei os meus primeiros sapatos aos 9 anos de idade e quantas vezes tive de andar descalso sobre o Gelo e a neve descalço"... lol e eu na minha Santa Inocência perguntei-lhe mas o Senhor veio das Beiras??? ou de Tras-Montes?? ele disse-me com uma grande descontração:"... Não filho eu sou mesmo natural daqui sempre vivi aqui e a 1ª vez que sai de Sarilhos Pequenos foi já jovem mas naquele tempo era assim fazia muito gelo..." Bem eu fiquei estupefacto... lol...mas depois lembrei-me da minha Bisavo que nasceu na região entre Rio Maior e Santarem que dizia-me e contava-me historias de neve frequente nessa região Ribatejana...
Lol

Nas pesquisas que efectuei vi que nos anos 40 na decada de 40 nevou em Lisboa por 3,4 ocasiões lol existem fotos que posso publicar aqui quando tiver mais tempo... e tambem existe um pouco o Mito da Nossa Senhora das Neves no Pico da Serra de Montejunto onde agora é uma base militar... onde os antigos diziam que o Gelo que vinha para Lisboa vinha das Neves da Serra de Montejunto... hoje em dia custa um pouco acreditar nestas coisas todas apesar de inventos de esporadicos de neve como foi em 1998,2006,2007 nada se compara ao que poderemos ouvir se falarmos com pessoas mais antigas... se alguem tiver algo a comentar sobre este assunto ou mesmo dados depoimentos seria interessante.

Acho que ate isto merecia um topico vou pensar em faze-lo;