Portugal, o país mais quente da Europa?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Continua a confusão... Países ou cidades?
É que a resposta dos países já dei atrás.

Quanto a cidades, não vi ninguém dizer que tínhamos as cidades mais quentes da Europa.
Mas já agora, actualizando os seus dados, a temperatura média anual em Faro (71-00) é 17,35ºC e de Lisboa (Geofísico) é 17,0ºC.

São inúmeros os erros do Sociometeo e o mais interessante é que são tendenciosos na maioria das vezes e nada imparciais.
Não percebo o porquê da aversão da comparação de zonas mais quentes com zonas mais quentes ( ambas certamente ocupam áreas específicas seja onde for), mas a insistência em comparar cidades de forma indiscriminada sem usar qualquer metodologia apropriada a este tema tão complexo quanto inútil e pouco revelador da realidade climática dos países da bacia mediterrânica, é algo que já nos transcende.
Também podia comparar o Pinhão com Salonica e dizer que Pinhão tem uma temperatura média anual superior embora esteja até mais a norte, mas isto o que nos interessa?
Enfim...
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim mas o meu ponto de vista acaba por ter alguma coerencia certo??? existem cidades bem mais amenas,quentes que as nossas cidades em nº consideravel espalhadas por varias regiões do Mediterraneo... eu aqui não estou a perspectivar conceitos como amplitudes termicas, horas de insolação, invernos mais ou menos rigorosos apenas estou a referir que existem imensas cidades espalhadas pelo mediterraneo em imensos paises com valores de temperatura media anual superiores as nossas cidades LOGO se estas cidades tem valores de temperatura media anual superiores as nossas cidades mais quentes(Faro,Lisboa e Beja) concluou-o que as cidades portuguesas não são as cidades mais quentes e amenas da europa... so isso nada mais...

cumps

E alguém aqui disse que eram :huh::huh::huh::huh: e jamais poderiam ser !!!
Eu não disse e não me lembro de ninguém dizer .... e eu já expliquei acima porquê????

Porque não tratam isto com a média das máximas em que tudo seria muito, muito mas muito mais simples de tratar !!!
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Dan ok exagerei 70% é muito... mas as cidades e região de Tras-montes e Beira Alta-Viseu,Guarda,Covilhã,Vila Real,Bragança tem de certeza Invernos tão ou mais frios que muitas cidades europeias do centro da europa disso não tenho duvidas e que a maioria das cidades e regiões do Mediterraneo... não tenho duvidas que um Inverno em Bragança não fica a dever nada a nivel de temperatura e mesmo de dias frios ou gelados como cidades como Londres,Paris,Dublin,etc,etc,etc foi so isso que quis trasmitir...

cumps

Não interessa o que o Belem falou do Vale do Douro ou Guadiana mas Bragança já interessa.

Bragança, a cidade mais a norte de Portugal e uma das mais frias do país.


Portugal e Grécia são os países mais quentes e soalheiros da Europa e estas características só têm beneficiado estes dois países.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Não interessa o que o Belem falou do Vale do Douro ou Guadiana mas Bragança já interessa.

Bragança, a cidade mais a norte de Portugal e uma das mais frias do país.


Portugal e Grécia são os países mais quentes e soalheiros da Europa e estas características só têm beneficiado estes dois países.

Não interessa porque o que o Belem escreveu é uma excepção á regra e o que o Belem no meu ponto de vista tenta aqui sempre que alguem é de uma opinião divergente ou tem a ousadia ou audacia de dizer o que pensa e dizer que Portugal não é assim tão quente volto a repetir não é assim tão quente e seco como o senso comum e os Media pensam ou tentam trasmitir ou melhor desejam que seja... e nos acreditamos naquilo que queremos... o que o Belem tenta fazer é fazer da excepção a regra... ou seja... todas as pessoas interessadas pela metereologia e que querem levar os assuntos de uma forma seria sabem que a região do Douro a chamda terra quente trasmontana não tem temperaturas medias anuais superiores a 18º graus nem tão pouco nem mais ou menos e toda a gente sabe que essa região não está em condições sequer de competir a nivel de temperatura com as cidades do mediterraneo lol é surreal pensar-se o contrario mas não sou eu que o digo são os graficos são as estações metereologicas é por isso que não dei muito credito ao que o Belem escreveu nesse aspecto pois o Belem está a falar em excepções que praticamente so ele conhece ou excepções que numa analise mais macro e generalista acaba por ser insginficante... e sei perfeitamente porque li a opinião que o User Duero tinha sobre o clima portugues inicialmente a reacção que as opiniões do Duero causaram em alguns Users e a forma como foi entre aspas convencido a mudar de opinião com argumentos que no meu entender são pouco solidos e crediveis.
Portugal tem uma grande dificuldade em ser tolerante com opiniões divergentes a todos os niveis peço desculpa achar que as cidades portuguesas o territorio nacional é mais fresco que as cidades Gregas,que o Chipre da Secilia do sul de espanha de malta de israel da sardenha etc etc desculpem dizer estas coisas mas enquanto eu vir que a cidade mais amena de Portugal Faro tem uma temperatura media anual de 17,2º ou 17,4º e que Atenas,Nicosia,Valencia,Sevilha,Alicante,Palermo,Catania,La Valleta,Huelva etc,etc tem temperaturas anuais mais elevadas eu vou continuar achar o que existem uma serie de regiões na bacia do mediterraneo mais amenas que Portugal e já aqui expliquei aqui o porquê... temos um oceano atlantico ao lado e não um lago gigante chamado Mar mediterraneo e isso influencia e da um toque especial ao nosso clima fazendo-o que na minha opinião ele não seja totalmente mediterraneo tornando-o anualmente mais fresco com Verões,Primaveras e Outonos menos quentes mas por outro lado Invernos com menos extremos gelidos.
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
O que tu escreves é também uma excepção à regra. Falas em Bragança que de longe é uma das cidades mais frias do país, com os seus Invernos ditos gelados quando Veneza essa cidade supra-sumo mediterrânica na beira do "grande lago" como apelidas um dos mares mais importantes da História, tem temperaturas mais baixas na Invernia que Bragança atrás dos montes.
Isso de Portugal ter a face voltada ao grande oceano significa muito pouco em termos de clima. A Califórnia tem clima mediterrânico e está voltada ao maior oceano da Terra. Ao invés, Alexandria na borda do Mediterrâneo não tem clima mediterrânico e sim.. desértico.
Há inúmeras cidades na borda do Mediterrâneo europeu que no Verão são menos quentes que as daqui. Lisboa no Verão é exactamente igual a Roma em termos de temperatura. Mas Lisboa é mais seca na época estival. Já no Inverno Lisboa é menos fria e menos chuvosa que Roma. Não fales de Atenas como se resumisse o clima grego, de longe é uma das cidades mais quentes e secas do país. Atenas e Ilhas estão longe de representar a generalidade da Grécia, mas muitos o fazem.
De modo geral, o nosso Verão em termos médios desce porque apesar das elevadas temperaturas diurnas é muito comum um arrefecimento nocturno considerável.
Acho que ninguém quer Portugal num deserto, mas é tipicamente mediterrânico que o digam as vinhas e oliveiras dos nossos campos.

"Vão garrafas cá do fundo duma gente envaidecida. Vinho do Porto, vinho de Portugal e vai à nossa, à nossa beira, à beira Porto, há vinho por tomar, há-de haver Porto para o nosso mar." :)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não interessa porque o que o Belem escreveu é uma excepção á regra



É uma excepção à regra relativamente a quê e do que é que está a falar?
Esqueça o que o Golden Fields escreveu anteriormente e diga-me mas é onde é que está essa excepção à regra.
Você veio apresentar dados das regiões mais quentes desses países e visivelmente ficou irritado quando fiz o mesmo que você e postei referências sobre as zonas mais quentes de Portugal continental ( nem vamos falar de Portugal em geral, porque senão você ainda mais irritado fica).
Mas claro mais uma vez, já se acha no direito de usar a Sicília, Chipre, Malta, etc.. nas suas comparações descabidas… E até de usar vários países, respectivamente. Vejam só, vários países contra Portugal, segundo o Sociometeo. Que mais há a dizer da sua atitude?
Enfim, sem palavras.



e o que o Belem no meu ponto de vista tenta aqui sempre que alguem é de uma opinião divergente ou tem a ousadia ou audacia de dizer o que pensa e dizer que Portugal não é assim tão quente volto a repetir não é assim tão quente e seco como o senso comum e os Media pensam ou tentam trasmitir ou melhor desejam que seja... e nos acreditamos naquilo que queremos...

Eu diria que quem aqui está algo isolado na sua argumentação é você e várias pessoas têm tida a ousadia ou audácia de dizer o que pensam contrariando com dados realistas e palpáveis as suas opiniões que sinceramente acho que nem em senso comum são baseadas.


Uma afirmação destas convinha ser fundamentada com alguns dados. 70% do território de Portugal tem um Inverno mais frio que muitas regiões da Europa? Que regiões?

Boa questão.
Talvez regiões de excepção à regra que nem sequer existem.

Estes são os dados oficiais e enquanto você não apresentar dados gerais (e não de cidades em particular) que fundamentam o que diz, chamo-lhe com as letras todas de mentiroso e aldrabão.

Tem razão, Costa. Eu realmente não sabia que o Sociometeo tinha tanta dificuldade em assimilar dados científicos a uma escala maior que apenas um ponto urbano.
Como já lhe foi explicado variadas vezes, os climas não existem apenas nas cidades e não se faz estudo climatológicos apenas junto às estações oficiais de um ponto urbano ou suburbano.


Continua a confusão... Países ou cidades?
É que a resposta dos países já dei atrás.

Quanto a cidades, não vi ninguém dizer que tínhamos as cidades mais quentes da Europa.
Mas já agora, actualizando os seus dados, a temperatura média anual em Faro (71-00) é 17,35ºC e de Lisboa (Geofísico) é 17,0ºC.


Caro André, sinceramente já nem sei se vale a pena demonstrar ao Sociometeo, a quantidade de erros que ele já postou aqui e curiosamente todos parciais, erróneos e contra Portugal.
Também ainda gostava de saber qual a motivação dele em dizer coisas que não se disse.
Este «senhor» basicamente é um clone, que não fosse eu a denunciar, não o teria dito a ninguém ( pelo menos até eu o desmascarar não disse nada a ninguém), caluniou publicamente o nome de outras pessoas ( com o tal episódio que eu queria ver um deserto em Portugal ( ele até já existe, mas não é no Douro, tanto quanto sei) como se desejasse morte às nossas florestas e agricultura), postou dados falsos com conhecimento disso, defende de forma grave e hipócrita a ideia de que os outros países são mais quentes baseando-se em meia dúzia de dados recolhidos nas zonas mais quentes desses países comparando-os de forma indiscriminada com as cidades que melhor lhe convém de Portugal ( sejam do Norte ou das montanhas, tanto lhe faz…) e ignorando estudos científicos sobre as zonas mais quentes, sem utilizar qualquer metodologia mais séria e científica, acusou várias pessoas do forum em andar a publicar neste espaço a ideia de que em Portugal se diz que é o país mais quente da Europa ( mesmo que o seja, provavelmente não será só por causa de nós que se vai saber) e de que escondemos a nossa relação com o Atlântico para nos fazermos passar por aquilo que não somos ( eu até tenho orgulho em ter um oceano tão rico e vasto na minha costa).
Por fim, o sociometeo, desde que começou a postar cá no fórum, foi a criticar Portugal e fazer comparações descabidas com outros países, criando divisões. Isto é um absurdo, pois nem sequer existem condições actualmente para definir qual o país mais quente da Europa.
Sinceramente não sei porquê é que continuamos a batalhar nisto, quando não nos leva a nada.







o que o Belem tenta fazer é fazer da excepção a regra... ou seja... todas as pessoas interessadas pela metereologia e que querem levar os assuntos de uma forma seria sabem que a região do Douro a chamda terra quente trasmontana não tem temperaturas medias anuais superiores a 18º graus nem tão pouco nem mais ou menos e toda a gente sabe que essa região não está em condições sequer de competir a nivel de temperatura com as cidades do mediterraneo lol é surreal pensar-se o contrario mas não sou eu que o digo são os graficos são as estações metereologicas

Realmente não sabia dessa extensa rede de cobertura meteorológica que existe no Alto Douro, mas já que pelos vistos o Sociometeo sabe que nenhum local lá atinge esses 18ºc, pode ser que nos pudesse esclarecer com algum trabalho científico. Será que pode?
É que eu apenas conheço uma ou outra estação, num agrupamento urbano e no cimo dos montes, nunca nas zonas mais quentes.
Obrigado de antemão.


é por isso que não dei muito credito ao que o Belem escreveu nesse aspecto pois o Belem está a falar em excepções que praticamente so ele conhece ou excepções que numa analise mais macro e generalista acaba por ser insginficante... e sei perfeitamente

É isso mesmo. Temos todos que nos basear no Sociometeo e esquecer de forma cega o que o IM publicou oficialmente e cientificamente sobre o assunto.




porque li a opinião que o User Duero tinha sobre o clima portugues inicialmente a reacção que as opiniões do Duero causaram em alguns Users e a forma como foi entre aspas convencido a mudar de opinião com argumentos que no meu entender são pouco solidos e crediveis.

Que se saiba uma vez mais ( já falámos nisso), que o Duero teve a honra e a sinceridade de reconhecer a má cobertura meteorológica de Portugal, fora dos seus núcleos urbanos mais importantes, mas pelos vistos só o Sociometeo ainda não percebeu isso.
Outra coisa curiosa, o Duero postou dados de Saucelle com uma média anual quase nos 18ºc, mas a cereja no bolo, é que segundo o IM e não segundo o que nos apetece, esta região nem sequer está entre as mais quentes do Douro ( embora seja quente).




Portugal tem uma grande dificuldade em ser tolerante com opiniões divergentes a todos os niveis peço desculpa achar que as cidades portuguesas


Não falo por Portugal inteiro, mas falo por mim mesmo.
Acho é que há pessoas que têm muita dificuldade em assimilar a realidade em que vivemos, isso é que sim, seja para um lado ou para outro.



temos um oceano atlantico ao lado e não um lago gigante chamado Mar mediterrâneo


O problema é que Portugal inteiro não fica numa estreita faixa costeira junto ao mar.
Nas zonas mais quentes do interior, não há mar nem lago que nos valha.

Mas esta conversa é algo repetida, senão vejamos:

Você compara o que mais lhe convém, mesmo quando já lhe foram apresentados dados a provar o contrário.
Um deles foi o facto de em LIsboa até chover menos que em várias cidades do Mediterrâneo, outro são os níveis de insolação e na cereja do bolo, temos a vegetação climácica que não engana ninguém e dá a resposta às dúvidas de todos nós.
E sim dê-nos essas médias anuais de Milão e de Turim que é para nós vermos.





Resumindo você compara os locais que mais lhe convém, mas esquece-se de outros que lhe indicam o contrário.
Tirar conclusões a partir daí e sem ter em conta todas as variantes a meu ver é no mínimo perigoso.
O André indicou-lhe que a altitude em alguns países mediterrânicos são factores limitativos para as temperaturas médias anuais e representam uma vasta área desses mesmos países, já as zonas mais quentes são situadas sobretudo junto ao litoral, logo os dados fornecidos por algumas cidades representam as zonas mais quentes ou amenas destes países.
Em Portugal, a organização populacional, teve uma ocupação completamente diferente desses países, evitando as zonas mais quentes, pois é menos montanhosa no geral e assim não se pode dizer que as cidades fiquem nas zonas mais quentes, tal como noutros países mediterrânicos.
Assim, sendo e como já foi dito aqui várias vezes antes, não nos podemos guiar apenas pelos dados das cidades para comparamos os climas de diferentes países, pois podemos tomar conclusões precipitadas.
Um agrupamento urbano, tanto quanto sei, foi edificado por razões indiferentes à representatividade climática de uma dada região e representa em Portugal, muitas vezes, pouca área relativamente ao tamanho do distrito.







Estão aí muitos erros. Não só nos valores apresentados como nas definições.
Gostaria também de saber o que é que Beirute tem a haver com Israel...
Tem piada que o Sociometeo utiliza vários países para comparar só com 1 que é Portugal.
Um país não lhe chega para provar as suas teorias de comparações desajustadas, inúteis e impraticáveis tendo em conta a diferenciação do organizamento urbano de todos os países relativamente à sua representatividade e respectivo peso de relevância no clima...
Em Portugal não se colocou estações nas zonas mais quentes, mas mesmo fora delas o Duero já nos mostrou um localidade junto a Alcoutim com 18,8ºc de média anual. Isto certamente que já é um indício interessante embora ainda algo remoto sobre o que se passa nas zonas mais quentes.



Eu punha as coisas de outra forma.
AS cidades são pequenas em comparação com a extensão do resto do território e assim são pouco representativas da generalidade climática de um país. Se queremos ter uma atitude séria a nível de análise climática de uma região inteira duvido que se tenha que circunscrever apenas em torno dos dados de um ponto insignificante a nível climático mas eventualmente importante a nível urbanístico. O Homem intencionalmente não fez as cidades em sítios representativos de uma região inteira climaticamente.. Daí que se fazem mapas com distribuições mais alargadas e penso que aqui temos que dar primazia ao trabalho de profissionais e não de outras fontes duvidosas.




São tudo valores praticamente idênticos uns aos outros, tirando apenas 1 ou outro, são diferentes muito pequenas.
No Barrocal Algarvio, por exemplo e numa vasta extensão, temos médias superiores a 17,5ºc como já foi apresentado aqui no forum.









A Grécia tem vastas regiões bem mais frias que Salonica,até mais a Sul, dado que na verdade, Salonica até é abrigada e fica junto ao mar, embora seja no Norte da Grécia. Daí que é perigoso fazer esse tipo de comparações tendenciosas.





Sociometeo, estamos todos à espera que nos diga onde é que se disse que Portugal é o mais quente ou ameno da Europa. Você é o único que aqui parece ter alguns complexos estranhos, pois passa a vida a comparar países de forma desajustada, parcial não se sabe ainda para que fim e com que utilidade.
Este forum tem primado pela utilidade, informação de bom nível, amizade e abertura a outras culturas, mas não se tolera muito a segregação e a desinformação.
Deixei-lhe muitas perguntas que até hoje ainda não respondeu em outros tópicos e você ainda tem a coragem de repetir os mesmos assuntos de sempre, com argumentos já ultrapassados e já sem qualquer sentido.

E hoje a mesma história novamente.
Caro Sociometeo, antes de usar o meu nome nas suas mensagens e apresentar assuntos monótonos e sem interesse, responda às questões que lhe foram lançadas e de forma pertinente.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto é giro ... parece aquelas novelas mexicanas que parece interminaveis mas que anda sempre ás voltas dizendo-se sempre o mesmo !!

Porque não escrever ao IM a perguntar qual a região ou país mais quente da Europa ????
Qual o país da Europa que atinge temperaturas tão altas como em Portugal durante um periodo tão alargado de tempo ???
Qual o país da Europa que atinge temperaturas tão amenas como em Portugal durante um periodo tão alargado de tempo ???
Qual o país para onde os ingleses e estrangeiros vem e andam em manga curta enquanto nós dizemos que está frio (18ºC) ???

Podiam aqui falar em Chipre, Malta e coisas do género mas era como comparar Portugal com os Açores em que certamente a temperatura média deve ser maior creio (não tenho dados), mas cuja aquilo que estamos a falar QUAL O MAIS QUENTE ??deixaria de fazer sentido ...

Malta e Chipre deve ser como os trópicos em que durante um dia nem sobe muito nem desce ... mas isso faz o mais quente apenas porque tem uma temperatura média superior ???? Nem pensar nisso ...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Isto é giro ... parece aquelas novelas mexicanas que parece interminaveis mas que anda sempre ás voltas dizendo-se sempre o mesmo !!

Porque não escrever ao IM a perguntar qual a região ou país mais quente da Europa ????
Qual o país da Europa que atinge temperaturas tão altas como em Portugal durante um periodo tão alargado de tempo ???
Qual o país da Europa que atinge temperaturas tão amenas como em Portugal durante um periodo tão alargado de tempo ???
Qual o país para onde os ingleses e estrangeiros vem e andam em manga curta enquanto nós dizemos que está frio (18ºC) ???

Podiam aqui falar em Chipre, Malta e coisas do género mas era como comparar Portugal com os Açores em que certamente a temperatura média deve ser maior creio (não tenho dados), mas cuja aquilo que estamos a falar QUAL O MAIS QUENTE ??deixaria de fazer sentido ...

Malta e Chipre deve ser como os trópicos em que durante um dia nem sobe muito nem desce ... mas isso faz o mais quente apenas porque tem uma temperatura média superior ???? Nem pensar nisso ...

Mas Malta e Chipre tem média anual superior ao quê? Não se percebe a razão disto, os seus objectivos e a motivação.
Até porque na prática é impossível saber, actualmente e com os dados que se tem, quais os locais mais quentes, quanto mais o local mais quente da Europa.
E depois Malta e Chipre, nem são bem na Europa ( o Chipre não é de certeza)...
E para isso teríamos que usar os dados da Madeira e Açores...
Enfim.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Isto é giro ... parece aquelas novelas mexicanas que parece interminaveis mas que anda sempre ás voltas dizendo-se sempre o mesmo !!

Porque não escrever ao IM a perguntar qual a região ou país mais quente da Europa ????
Qual o país da Europa que atinge temperaturas tão altas como em Portugal durante um periodo tão alargado de tempo ???
Qual o país da Europa que atinge temperaturas tão amenas como em Portugal durante um periodo tão alargado de tempo ???
Qual o país para onde os ingleses e estrangeiros vem e andam em manga curta enquanto nós dizemos que está frio (18ºC) ???

Podiam aqui falar em Chipre, Malta e coisas do género mas era como comparar Portugal com os Açores em que certamente a temperatura média deve ser maior creio (não tenho dados), mas cuja aquilo que estamos a falar QUAL O MAIS QUENTE ??deixaria de fazer sentido ...

Malta e Chipre deve ser como os trópicos em que durante um dia nem sobe muito nem desce ... mas isso faz o mais quente apenas porque tem uma temperatura média superior ???? Nem pensar nisso ...



Pois la está é por nos portugueses termos passado a ouvir essas historias esses mitos sociais que o clima portugues é isto e aquilo que é visivel a grande dificuldade em se admitir que afinal não somos tão quentes ou amenos e quentes como pensamos que somos ou melhor como muita gente queria que fossemos.
e parece que as pessoas não lêem aquilo que escrevo eu não falo apenas em Malta e no Chipre eu falo em todo o Sul/Centro de Espanha junto a costa cidades como Alicante,Huelva,Sevilha,Valencia que tem temperaturas mais elevadas que TODAS VOLTO A REPETIR TODAS as capitais de distrito portuguesas do continente... falo da Secilia... falo de todas ou quase todas as cidades Gregas junto a costa enfim não falo so de Malta e do Chipre falo de regiões Italianas,espanholas e Gregas que objectivamente tem cidades onde a temperatura media anual é superior onde o verão se prolonga por mais periodos de tempo onde a primavera chega mais cedo enfim onde as noites de verão tem temperaturas mais elevadas e não estou aqui a fazer engenharias de manipulação de comparar genero Guarda com Atenas não eu comparo objectivamente a cidade capital de distrito mais quente de Portugal Faro com imensas cidades de imensas cidades volto a repetir de Italia,Espanha,Grecia ok e verifico que a cidade mais quente de Portugal capital de distrito tem valores de temperatura anual infeirores a cidades como Palermo,Catania,Alghero,Alicante,Valencia,Sevilha,Huelva,Atenas,Creta,etc,e nem falo das cidades cipriotas e de Malta falo de cidades volto a repetir italianas,espanholas,gregas ok e volto a repetir comparo a cidade mais quente de Portugal CONTINENTAL FARO que não tem valores que superam cidades como as que referi pergunto ao Aurelio como é que explica isto??? é que já nem falo de cidades que representam 70,80% do pais como Aveiro,Porto,Evora,Portalegre,Castelo Branco,Vila Real,Braga,Viana do Castelo,Leiria,Coimbra etc porque se falasse nestas cidades as diferenças eram de 4,5º graus o que a nivel de temperatura anual é muito significativa.
O Aurelio fala nesse dogma nesse Mito Social que os Ingleses,Holandenses,etc vem a Portugal e andam de manga curta no nosso Inverno lol mas quem diz que esses turistas não fazem o mesmo e não dizem o mesmo em paises que eu atras referi e nas regiões que eu atras referi????quem lhe garante??? voce acha mesmo que so faz bom tempo em Portugal??? acha que somos assim tão importantes unicos e especiais??? é que não somos... e eu pergunto onde é que estes turistas falam de andar de manga curta em plenos meses de inverno??? em Bragança?? no Porto??? em Braga???em Castelo Branco??? na Guarda???? no Alto Douro??? em Mirandela??? lol dizem isso sempre nos mesmos sitios e nas mesmas regiões que são... Linha do Estoril(Lisboa),Costa alentejana e Algarve mas essas regiões amenas VOLTO A REPETIR NÃO SÃO AS MAIS AMENAS DA EUROPA NEM POUCO NEM MAIS OU MENOS não representam a totalidade do territorio alias representam 20% do territorio nacional.
E mais eu com 18º graus não ando cheio de roupa nem pouco nem mais ou menos e devo-lhe dizer que estivel no Baleal em Peniche este fim de semana com 18º graus lol e vi falei com imensos alemães e holandeses que procuram a ONDULAÇÃO MAIOR DA EUROPA OU DAS MAIORES NAS AGUAS FRESCAS DO ATLANTICO EM PORTUGAL para a pratica de surf e esses alemães estavam com roupa quente pois ñão estão habituados ao ar maritimo humido do atlantico totalmente diferente dos ventos quentes e amenos do mediterraneo.
Por isso eu pessoalmente não partilho dessa opinião que Portugal é super quente porque dizem que é... não considero que as regiões de Portugal sejam as mais quentes da europa pois os dados dizem-me o contrario não desvalorizo a influencia atlantica que sofre o territorio portugues que o destingue das outras regiões terras do mediterraneo e tenho direito a acha-lo.
Mas sei que o Aurelio tem essa opinião que ao fim ao cabo é a opinião da maioria dos portugueses infelizmente essa opinião generalizada acaba por ter consequencias gravosas como construrem-.se casas edificios sem estarem preparadas para o clima frio que temos no Inteiror durante 5,6 meses não se fazem infra-estruturas para a chuva fazem-se centros comerciais ao ar livre em regiões onde so não chove durante 3,4 meses, enfim entre outros disparates.

Peço desculpas pelo meu portugues menos correcto pois não estou a corrigir os erros ortograficos e escrevo demasiado depressa.

cumps
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas Malta e Chipre tem média anual superior ao quê? Não se percebe a razão disto, os seus objectivos e a motivação.
Até porque na prática é impossível saber, actualmente e com os dados que se tem, quais os locais mais quentes, quanto mais o local mais quente da Europa.
E depois Malta e Chipre, nem são bem na Europa ( o Chipre não é de certeza)...
E para isso teríamos que usar os dados da Madeira e Açores...
Enfim.

Percebeu então o que quis dizer ?????
Pois bem esta discussão é patética e faz muito pouco sentido .. bem como a sua resposta que não deve ter percebido nada do que eu disse !!
Israel também é considerado Europa, certo ??
Chipre e Malta não são bem na Europa, então são aonde ???
Apenas porque são ilhas .... mediterrânicas.

O que disse é que podia falar em Chipre e Malta, bem como nos Açores e Madeira (região) dado que em termos de amplitude térmica não devem variar assim tanto ... mas que não fazia sentido e porquê ???
Porque não estão sujeitas a clima continental, no sentido da influencia causada pelo arrefecimento/aquecimento nessas regiões, e portanto poucas oscilações na temperatura !!
Será que é desta .....

E VOLTO A DIZER NÃO VALE A PENA COMPARAR PAÍSES ... COMPARE-SE APENAS REGIÕES QUE AÍ SIM CHEGARIAMOS CERTAMENTE A CONCENSO E MUITO MENOS COMPARE-SE CIDADES DIZENDO-SE QUE REPRESENTA 70 A 80 % DA POPULAÇÃO !!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois la está é por nos portugueses termos passado a ouvir essas historias esses mitos sociais que o clima portugues é isto e aquilo que é visivel a grande dificuldade em se admitir que afinal não somos tão quentes ou amenos e quentes como pensamos que somos ou melhor como muita gente queria que fossemos.
e parece que as pessoas não lêem aquilo que escrevo eu não falo apenas em Malta e no Chipre eu falo em todo o Sul/Centro de Espanha junto a costa portuguesa cidades como Alicante,Huelva,Sevilha,Valencia que tem temperaturas mais elevadas que TODAS VOLTO A REPETIR TODAS as capitais de distrito portuguesas do continente... falo da Secilia... falo de todas ou quase todas as cidades Gregas junto a costa enfim não falo so de Malta e do Chipre falo de regiões Italianas,espanholas e Gregas que objectivamente tem cidades onde a temperatura media anual é superior onde o verão se prolonga por mais periodos de tempo onde a primavera chega mais cedo enfim onde as noites de verão tem temperaturas mais elevadas e não estou aqui a fazer engenharias de manipulação de comparar genero Guarda com Atenas não eu comparo objectivamente a cidade capital de distrito mais quente de Portugal Faro com imensas cidades de imensas cidades volto a repetir de Italia,Espanha,Grecia ok e verifico que a cidade mais quente de Portugal capital de distrito tem valores de temperatura anual infeirores a cidades como Palermo,Catania,Alghero,Alicante,Valencia,Sevilha,Huelva,Atenas,Creta,etc,e nem falo das cidades cipriotas e de Malta falo de cidades volto a repetir italianas,espanholas,gregas ok e volto a repetir comparo a cidade mais quente de Portugal CONTINENTAL FARO que não tem valores que superam cidades como as que referi pergunto ao Aurelio como é que explica isto??? é que já nem falo de cidades que representam 70,80% do pais como Aveiro,Porto,Evora,Portalegre,Castelo Branco,Vila Real,Braga,Viana do Castelo,Leiria,Coimbra etc porque se falasse nestas cidades as diferenças eram de 4,5º graus o que a nivel de temperatura anual é muito significativa.
O Aurelio fala nesse dogma nesse Mito Social que os Ingleses,Holandenses,etc vem a Portugal e andam de manga curta no nosso Inverno lol mas quem diz que esses turistas não fazem o mesmo e não dizem o mesmo em paises que eu atras referi e nas regiões que eu atras referi????quem lhe garante??? voce acha mesmo que so faz bom tempo em Portugal??? acha que somos assim tão importantes unicos e especiais??? é que não somos... e eu pergunto onde é que estes turistas falam de andar de manga curta em plenos meses de inverno??? em Bragança?? no Porto??? em Braga???em Castelo Branco??? na Guarda???? no Alto Douro??? em Mirandela??? lol dizem isso sempre nos mesmos sitios e nas mesmas regiões que são... Linha do Estoril(Lisboa),Costa alentejana e Algarve mas essas regiões amenas VOLTO A REPETIR NÃO SÃO AS MAIS AMENAS DA EUROPA NEM POUCO NEM MAIS OU MENOS não representam a totalidade do territorio alias representam 20% do territorio nacional.
E mais eu com 18º graus não ando cheio de roupa nem pouco nem mais ou menos e devo-lhe dizer que estivel no Baleal em Peniche este fim de semana com 18º graus lol e vi falei com imensos alemães e holandeses que procuram a ONDULAÇÃO MAIOR DA EUROPA OU DAS MAIORES NAS AGUAS FRESCAS DO ATLANTICO EM PORTUGAL para a pratica de surf e esses alemães estavam com roupa quente pois ñão estão habituados ao ar maritimo humido do atlantico totalmente diferente dos ventos quentes e amenos do mediterraneo.
Por isso eu pessoalmente não partilho dessa opinião que Portugal é super quente porque dizem que é... não considero que as regiões de Portugal sejam as mais quentes da europa pois os dados dizem-me o contrario não desvalorizo a influencia atlantica que sofre o territorio portugues que o destingue das outras regiões terras do mediterraneo e tenho direito a acha-lo.
Mas sei que o Aurelio tem essa opinião que ao fim ao cabo é a opinião da maioria dos portugueses infelizmente essa opinião generalizada acaba por ter consequencias gravosas como construrem-.se casas edificios sem estarem preparadas para o clima frio que temos no Inteiror durante 5,6 meses não se fazem infra-estruturas para a chuva fazem-se centros comerciais ao ar livre em regiões onde so não chove durante 3,4 meses, enfim entre outros disparates.

Peço desculpas pelo meu portugues menos correcto pois não estou a corrigir os erros ortograficos e escrevo demasiado depressa.

cumps


Em vez das histórias longas e as embrulhadas do costume, com os actores e as actrizes do costume, os freeports, as aventuras nos cabos, as crises de confiança e as manias da inferioridade, talvez já fosse tempo de descer à Terra e responder às questões que se colocou, não?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em vez de compararem cidades e países porque não comparar regiões.

ex: Alentejo, Andaluzia, parte da Grécia, parte da Itália, sei lá ... dediquem-se a pescar regiões espalhadas pela Europa fora ... que isto está um ciclo descomunal !!
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Em vez de compararem cidades e países porque não comparar regiões.

ex: Alentejo, Andaluzia, parte da Grécia, parte da Itália, sei lá ... dediquem-se a pescar regiões espalhadas pela Europa fora ... que isto está um ciclo descomunal !!

Já foram aqui comparadas as temperaturas médias oficiais disponibilizadas pelos Institutos de 3 países: Portugal, Espanha e Itália. Os dados mostram que Portugal tem uma temperatura média superior em +0,6ºC à Espanha e de +2,1ºC à Itália. Portanto está tudo dito, julgo que se existir algum país mais quente que Portugal será a Grécia, e seja qual for o caso, o colega SocioMeteo pode pegar na viola enfiá-la no saco e ir cantar para outra freguesia que nesta já deu o que tinha a dar.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
:calor: Ai como isto vai...:calor:

Já agora: o tópico denomina-se
"Precipitação em Portugal?"​
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Já foram aqui comparadas as temperaturas médias oficiais disponibilizadas pelos Institutos de 3 países: Portugal, Espanha e Itália. Os dados mostram que Portugal tem uma temperatura média superior em +0,6ºC à Espanha e de +2,1ºC à Itália. Portanto está tudo dito, julgo que se existir algum país mais quente que Portugal será a Grécia, e seja qual for o caso, o colega SocioMeteo pode pegar na viola enfiá-la no saco e ir cantar para outra freguesia que nesta já deu o que tinha a dar.

Ehehehe então já se coloca a hipotese da Grecia ter temperaturas medias anuais superiores as sentidas em Portugal já estamos a evoluir... daqui a pouco tambem vamos poder admitir que Italia e Espanha tem regiões mais quentes que as registadas em Portugal continental. Lol de 1º s já passamos a 4ºs se considerarmos o Chipre e Malta.Eeheheh Costa mt bem.
Volto a repetir em Italia-Secilia e Espanha toda a costa mediterranea são regiões com temperaturas medias anuais mais amenas e quentes que qualquer região do territorio portugues ou seja a zona mais quente mais amena de Portugal Não é mais amena que as regiões mais amenas de Espanha e Italia. Pronto agora sim penso em pro a viola no saco ehehehe.

Cumps Costa