Portugal, o país mais quente da Europa?

Tópico em 'Climatologia' iniciado por SocioMeteo 10 Set 2010 às 16:38.

  1. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,969
    Local:
    Sintra
    São inúmeros os erros do Sociometeo e o mais interessante é que são tendenciosos na maioria das vezes e nada imparciais.
    Não percebo o porquê da aversão da comparação de zonas mais quentes com zonas mais quentes ( ambas certamente ocupam áreas específicas seja onde for), mas a insistência em comparar cidades de forma indiscriminada sem usar qualquer metodologia apropriada a este tema tão complexo quanto inútil e pouco revelador da realidade climática dos países da bacia mediterrânica, é algo que já nos transcende.
    Também podia comparar o Pinhão com Salonica e dizer que Pinhão tem uma temperatura média anual superior embora esteja até mais a norte, mas isto o que nos interessa?
    Enfim...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    E alguém aqui disse que eram :huh::huh::huh::huh: e jamais poderiam ser !!!
    Eu não disse e não me lembro de ninguém dizer .... e eu já expliquei acima porquê????

    Porque não tratam isto com a média das máximas em que tudo seria muito, muito mas muito mais simples de tratar !!!
     
  3. Golden Fields

    Golden Fields
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Ago 2010
    Mensagens:
    74
    Local:
    Coimbra, Capital do Amor Eterno
    Não interessa o que o Belem falou do Vale do Douro ou Guadiana mas Bragança já interessa.

    Bragança, a cidade mais a norte de Portugal e uma das mais frias do país.


    Portugal e Grécia são os países mais quentes e soalheiros da Europa e estas características só têm beneficiado estes dois países.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Não interessa porque o que o Belem escreveu é uma excepção á regra e o que o Belem no meu ponto de vista tenta aqui sempre que alguem é de uma opinião divergente ou tem a ousadia ou audacia de dizer o que pensa e dizer que Portugal não é assim tão quente volto a repetir não é assim tão quente e seco como o senso comum e os Media pensam ou tentam trasmitir ou melhor desejam que seja... e nos acreditamos naquilo que queremos... o que o Belem tenta fazer é fazer da excepção a regra... ou seja... todas as pessoas interessadas pela metereologia e que querem levar os assuntos de uma forma seria sabem que a região do Douro a chamda terra quente trasmontana não tem temperaturas medias anuais superiores a 18º graus nem tão pouco nem mais ou menos e toda a gente sabe que essa região não está em condições sequer de competir a nivel de temperatura com as cidades do mediterraneo lol é surreal pensar-se o contrario mas não sou eu que o digo são os graficos são as estações metereologicas é por isso que não dei muito credito ao que o Belem escreveu nesse aspecto pois o Belem está a falar em excepções que praticamente so ele conhece ou excepções que numa analise mais macro e generalista acaba por ser insginficante... e sei perfeitamente porque li a opinião que o User Duero tinha sobre o clima portugues inicialmente a reacção que as opiniões do Duero causaram em alguns Users e a forma como foi entre aspas convencido a mudar de opinião com argumentos que no meu entender são pouco solidos e crediveis.
    Portugal tem uma grande dificuldade em ser tolerante com opiniões divergentes a todos os niveis peço desculpa achar que as cidades portuguesas o territorio nacional é mais fresco que as cidades Gregas,que o Chipre da Secilia do sul de espanha de malta de israel da sardenha etc etc desculpem dizer estas coisas mas enquanto eu vir que a cidade mais amena de Portugal Faro tem uma temperatura media anual de 17,2º ou 17,4º e que Atenas,Nicosia,Valencia,Sevilha,Alicante,Palermo,Catania,La Valleta,Huelva etc,etc tem temperaturas anuais mais elevadas eu vou continuar achar o que existem uma serie de regiões na bacia do mediterraneo mais amenas que Portugal e já aqui expliquei aqui o porquê... temos um oceano atlantico ao lado e não um lago gigante chamado Mar mediterraneo e isso influencia e da um toque especial ao nosso clima fazendo-o que na minha opinião ele não seja totalmente mediterraneo tornando-o anualmente mais fresco com Verões,Primaveras e Outonos menos quentes mas por outro lado Invernos com menos extremos gelidos.
     
  5. Golden Fields

    Golden Fields
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Ago 2010
    Mensagens:
    74
    Local:
    Coimbra, Capital do Amor Eterno
    O que tu escreves é também uma excepção à regra. Falas em Bragança que de longe é uma das cidades mais frias do país, com os seus Invernos ditos gelados quando Veneza essa cidade supra-sumo mediterrânica na beira do "grande lago" como apelidas um dos mares mais importantes da História, tem temperaturas mais baixas na Invernia que Bragança atrás dos montes.
    Isso de Portugal ter a face voltada ao grande oceano significa muito pouco em termos de clima. A Califórnia tem clima mediterrânico e está voltada ao maior oceano da Terra. Ao invés, Alexandria na borda do Mediterrâneo não tem clima mediterrânico e sim.. desértico.
    Há inúmeras cidades na borda do Mediterrâneo europeu que no Verão são menos quentes que as daqui. Lisboa no Verão é exactamente igual a Roma em termos de temperatura. Mas Lisboa é mais seca na época estival. Já no Inverno Lisboa é menos fria e menos chuvosa que Roma. Não fales de Atenas como se resumisse o clima grego, de longe é uma das cidades mais quentes e secas do país. Atenas e Ilhas estão longe de representar a generalidade da Grécia, mas muitos o fazem.
    De modo geral, o nosso Verão em termos médios desce porque apesar das elevadas temperaturas diurnas é muito comum um arrefecimento nocturno considerável.
    Acho que ninguém quer Portugal num deserto, mas é tipicamente mediterrânico que o digam as vinhas e oliveiras dos nossos campos.

    "Vão garrafas cá do fundo duma gente envaidecida. Vinho do Porto, vinho de Portugal e vai à nossa, à nossa beira, à beira Porto, há vinho por tomar, há-de haver Porto para o nosso mar." :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,969
    Local:
    Sintra


    É uma excepção à regra relativamente a quê e do que é que está a falar?
    Esqueça o que o Golden Fields escreveu anteriormente e diga-me mas é onde é que está essa excepção à regra.
    Você veio apresentar dados das regiões mais quentes desses países e visivelmente ficou irritado quando fiz o mesmo que você e postei referências sobre as zonas mais quentes de Portugal continental ( nem vamos falar de Portugal em geral, porque senão você ainda mais irritado fica).
    Mas claro mais uma vez, já se acha no direito de usar a Sicília, Chipre, Malta, etc.. nas suas comparações descabidas… E até de usar vários países, respectivamente. Vejam só, vários países contra Portugal, segundo o Sociometeo. Que mais há a dizer da sua atitude?
    Enfim, sem palavras.



    Eu diria que quem aqui está algo isolado na sua argumentação é você e várias pessoas têm tida a ousadia ou audácia de dizer o que pensam contrariando com dados realistas e palpáveis as suas opiniões que sinceramente acho que nem em senso comum são baseadas.


    Boa questão.
    Talvez regiões de excepção à regra que nem sequer existem.

    Tem razão, Costa. Eu realmente não sabia que o Sociometeo tinha tanta dificuldade em assimilar dados científicos a uma escala maior que apenas um ponto urbano.
    Como já lhe foi explicado variadas vezes, os climas não existem apenas nas cidades e não se faz estudo climatológicos apenas junto às estações oficiais de um ponto urbano ou suburbano.



    Caro André, sinceramente já nem sei se vale a pena demonstrar ao Sociometeo, a quantidade de erros que ele já postou aqui e curiosamente todos parciais, erróneos e contra Portugal.
    Também ainda gostava de saber qual a motivação dele em dizer coisas que não se disse.
    Este «senhor» basicamente é um clone, que não fosse eu a denunciar, não o teria dito a ninguém ( pelo menos até eu o desmascarar não disse nada a ninguém), caluniou publicamente o nome de outras pessoas ( com o tal episódio que eu queria ver um deserto em Portugal ( ele até já existe, mas não é no Douro, tanto quanto sei) como se desejasse morte às nossas florestas e agricultura), postou dados falsos com conhecimento disso, defende de forma grave e hipócrita a ideia de que os outros países são mais quentes baseando-se em meia dúzia de dados recolhidos nas zonas mais quentes desses países comparando-os de forma indiscriminada com as cidades que melhor lhe convém de Portugal ( sejam do Norte ou das montanhas, tanto lhe faz…) e ignorando estudos científicos sobre as zonas mais quentes, sem utilizar qualquer metodologia mais séria e científica, acusou várias pessoas do forum em andar a publicar neste espaço a ideia de que em Portugal se diz que é o país mais quente da Europa ( mesmo que o seja, provavelmente não será só por causa de nós que se vai saber) e de que escondemos a nossa relação com o Atlântico para nos fazermos passar por aquilo que não somos ( eu até tenho orgulho em ter um oceano tão rico e vasto na minha costa).
    Por fim, o sociometeo, desde que começou a postar cá no fórum, foi a criticar Portugal e fazer comparações descabidas com outros países, criando divisões. Isto é um absurdo, pois nem sequer existem condições actualmente para definir qual o país mais quente da Europa.
    Sinceramente não sei porquê é que continuamos a batalhar nisto, quando não nos leva a nada.







    Realmente não sabia dessa extensa rede de cobertura meteorológica que existe no Alto Douro, mas já que pelos vistos o Sociometeo sabe que nenhum local lá atinge esses 18ºc, pode ser que nos pudesse esclarecer com algum trabalho científico. Será que pode?
    É que eu apenas conheço uma ou outra estação, num agrupamento urbano e no cimo dos montes, nunca nas zonas mais quentes.
    Obrigado de antemão.


    É isso mesmo. Temos todos que nos basear no Sociometeo e esquecer de forma cega o que o IM publicou oficialmente e cientificamente sobre o assunto.




    Que se saiba uma vez mais ( já falámos nisso), que o Duero teve a honra e a sinceridade de reconhecer a má cobertura meteorológica de Portugal, fora dos seus núcleos urbanos mais importantes, mas pelos vistos só o Sociometeo ainda não percebeu isso.
    Outra coisa curiosa, o Duero postou dados de Saucelle com uma média anual quase nos 18ºc, mas a cereja no bolo, é que segundo o IM e não segundo o que nos apetece, esta região nem sequer está entre as mais quentes do Douro ( embora seja quente).





    Não falo por Portugal inteiro, mas falo por mim mesmo.
    Acho é que há pessoas que têm muita dificuldade em assimilar a realidade em que vivemos, isso é que sim, seja para um lado ou para outro.




    O problema é que Portugal inteiro não fica numa estreita faixa costeira junto ao mar.
    Nas zonas mais quentes do interior, não há mar nem lago que nos valha.

    Mas esta conversa é algo repetida, senão vejamos:

    E hoje a mesma história novamente.
    Caro Sociometeo, antes de usar o meu nome nas suas mensagens e apresentar assuntos monótonos e sem interesse, responda às questões que lhe foram lançadas e de forma pertinente.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Isto é giro ... parece aquelas novelas mexicanas que parece interminaveis mas que anda sempre ás voltas dizendo-se sempre o mesmo !!

    Porque não escrever ao IM a perguntar qual a região ou país mais quente da Europa ????
    Qual o país da Europa que atinge temperaturas tão altas como em Portugal durante um periodo tão alargado de tempo ???
    Qual o país da Europa que atinge temperaturas tão amenas como em Portugal durante um periodo tão alargado de tempo ???
    Qual o país para onde os ingleses e estrangeiros vem e andam em manga curta enquanto nós dizemos que está frio (18ºC) ???

    Podiam aqui falar em Chipre, Malta e coisas do género mas era como comparar Portugal com os Açores em que certamente a temperatura média deve ser maior creio (não tenho dados), mas cuja aquilo que estamos a falar QUAL O MAIS QUENTE ??deixaria de fazer sentido ...

    Malta e Chipre deve ser como os trópicos em que durante um dia nem sobe muito nem desce ... mas isso faz o mais quente apenas porque tem uma temperatura média superior ???? Nem pensar nisso ...
     
  8. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,969
    Local:
    Sintra
    Mas Malta e Chipre tem média anual superior ao quê? Não se percebe a razão disto, os seus objectivos e a motivação.
    Até porque na prática é impossível saber, actualmente e com os dados que se tem, quais os locais mais quentes, quanto mais o local mais quente da Europa.
    E depois Malta e Chipre, nem são bem na Europa ( o Chipre não é de certeza)...
    E para isso teríamos que usar os dados da Madeira e Açores...
    Enfim.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal


    Pois la está é por nos portugueses termos passado a ouvir essas historias esses mitos sociais que o clima portugues é isto e aquilo que é visivel a grande dificuldade em se admitir que afinal não somos tão quentes ou amenos e quentes como pensamos que somos ou melhor como muita gente queria que fossemos.
    e parece que as pessoas não lêem aquilo que escrevo eu não falo apenas em Malta e no Chipre eu falo em todo o Sul/Centro de Espanha junto a costa cidades como Alicante,Huelva,Sevilha,Valencia que tem temperaturas mais elevadas que TODAS VOLTO A REPETIR TODAS as capitais de distrito portuguesas do continente... falo da Secilia... falo de todas ou quase todas as cidades Gregas junto a costa enfim não falo so de Malta e do Chipre falo de regiões Italianas,espanholas e Gregas que objectivamente tem cidades onde a temperatura media anual é superior onde o verão se prolonga por mais periodos de tempo onde a primavera chega mais cedo enfim onde as noites de verão tem temperaturas mais elevadas e não estou aqui a fazer engenharias de manipulação de comparar genero Guarda com Atenas não eu comparo objectivamente a cidade capital de distrito mais quente de Portugal Faro com imensas cidades de imensas cidades volto a repetir de Italia,Espanha,Grecia ok e verifico que a cidade mais quente de Portugal capital de distrito tem valores de temperatura anual infeirores a cidades como Palermo,Catania,Alghero,Alicante,Valencia,Sevilha,Huelva,Atenas,Creta,etc,e nem falo das cidades cipriotas e de Malta falo de cidades volto a repetir italianas,espanholas,gregas ok e volto a repetir comparo a cidade mais quente de Portugal CONTINENTAL FARO que não tem valores que superam cidades como as que referi pergunto ao Aurelio como é que explica isto??? é que já nem falo de cidades que representam 70,80% do pais como Aveiro,Porto,Evora,Portalegre,Castelo Branco,Vila Real,Braga,Viana do Castelo,Leiria,Coimbra etc porque se falasse nestas cidades as diferenças eram de 4,5º graus o que a nivel de temperatura anual é muito significativa.
    O Aurelio fala nesse dogma nesse Mito Social que os Ingleses,Holandenses,etc vem a Portugal e andam de manga curta no nosso Inverno lol mas quem diz que esses turistas não fazem o mesmo e não dizem o mesmo em paises que eu atras referi e nas regiões que eu atras referi????quem lhe garante??? voce acha mesmo que so faz bom tempo em Portugal??? acha que somos assim tão importantes unicos e especiais??? é que não somos... e eu pergunto onde é que estes turistas falam de andar de manga curta em plenos meses de inverno??? em Bragança?? no Porto??? em Braga???em Castelo Branco??? na Guarda???? no Alto Douro??? em Mirandela??? lol dizem isso sempre nos mesmos sitios e nas mesmas regiões que são... Linha do Estoril(Lisboa),Costa alentejana e Algarve mas essas regiões amenas VOLTO A REPETIR NÃO SÃO AS MAIS AMENAS DA EUROPA NEM POUCO NEM MAIS OU MENOS não representam a totalidade do territorio alias representam 20% do territorio nacional.
    E mais eu com 18º graus não ando cheio de roupa nem pouco nem mais ou menos e devo-lhe dizer que estivel no Baleal em Peniche este fim de semana com 18º graus lol e vi falei com imensos alemães e holandeses que procuram a ONDULAÇÃO MAIOR DA EUROPA OU DAS MAIORES NAS AGUAS FRESCAS DO ATLANTICO EM PORTUGAL para a pratica de surf e esses alemães estavam com roupa quente pois ñão estão habituados ao ar maritimo humido do atlantico totalmente diferente dos ventos quentes e amenos do mediterraneo.
    Por isso eu pessoalmente não partilho dessa opinião que Portugal é super quente porque dizem que é... não considero que as regiões de Portugal sejam as mais quentes da europa pois os dados dizem-me o contrario não desvalorizo a influencia atlantica que sofre o territorio portugues que o destingue das outras regiões terras do mediterraneo e tenho direito a acha-lo.
    Mas sei que o Aurelio tem essa opinião que ao fim ao cabo é a opinião da maioria dos portugueses infelizmente essa opinião generalizada acaba por ter consequencias gravosas como construrem-.se casas edificios sem estarem preparadas para o clima frio que temos no Inteiror durante 5,6 meses não se fazem infra-estruturas para a chuva fazem-se centros comerciais ao ar livre em regiões onde so não chove durante 3,4 meses, enfim entre outros disparates.

    Peço desculpas pelo meu portugues menos correcto pois não estou a corrigir os erros ortograficos e escrevo demasiado depressa.

    cumps
     
  10. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Percebeu então o que quis dizer ?????
    Pois bem esta discussão é patética e faz muito pouco sentido .. bem como a sua resposta que não deve ter percebido nada do que eu disse !!
    Israel também é considerado Europa, certo ??
    Chipre e Malta não são bem na Europa, então são aonde ???
    Apenas porque são ilhas .... mediterrânicas.

    O que disse é que podia falar em Chipre e Malta, bem como nos Açores e Madeira (região) dado que em termos de amplitude térmica não devem variar assim tanto ... mas que não fazia sentido e porquê ???
    Porque não estão sujeitas a clima continental, no sentido da influencia causada pelo arrefecimento/aquecimento nessas regiões, e portanto poucas oscilações na temperatura !!
    Será que é desta .....

    E VOLTO A DIZER NÃO VALE A PENA COMPARAR PAÍSES ... COMPARE-SE APENAS REGIÕES QUE AÍ SIM CHEGARIAMOS CERTAMENTE A CONCENSO E MUITO MENOS COMPARE-SE CIDADES DIZENDO-SE QUE REPRESENTA 70 A 80 % DA POPULAÇÃO !!
     
  11. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,969
    Local:
    Sintra

    Em vez das histórias longas e as embrulhadas do costume, com os actores e as actrizes do costume, os freeports, as aventuras nos cabos, as crises de confiança e as manias da inferioridade, talvez já fosse tempo de descer à Terra e responder às questões que se colocou, não?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Em vez de compararem cidades e países porque não comparar regiões.

    ex: Alentejo, Andaluzia, parte da Grécia, parte da Itália, sei lá ... dediquem-se a pescar regiões espalhadas pela Europa fora ... que isto está um ciclo descomunal !!
     
  13. Costa

    Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Abr 2007
    Mensagens:
    391
    Local:
    PT
    Já foram aqui comparadas as temperaturas médias oficiais disponibilizadas pelos Institutos de 3 países: Portugal, Espanha e Itália. Os dados mostram que Portugal tem uma temperatura média superior em +0,6ºC à Espanha e de +2,1ºC à Itália. Portanto está tudo dito, julgo que se existir algum país mais quente que Portugal será a Grécia, e seja qual for o caso, o colega SocioMeteo pode pegar na viola enfiá-la no saco e ir cantar para outra freguesia que nesta já deu o que tinha a dar.
     
  14. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,843
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    :calor: Ai como isto vai...:calor:

    Já agora: o tópico denomina-se
    "Precipitação em Portugal?"​
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Ehehehe então já se coloca a hipotese da Grecia ter temperaturas medias anuais superiores as sentidas em Portugal já estamos a evoluir... daqui a pouco tambem vamos poder admitir que Italia e Espanha tem regiões mais quentes que as registadas em Portugal continental. Lol de 1º s já passamos a 4ºs se considerarmos o Chipre e Malta.Eeheheh Costa mt bem.
    Volto a repetir em Italia-Secilia e Espanha toda a costa mediterranea são regiões com temperaturas medias anuais mais amenas e quentes que qualquer região do territorio portugues ou seja a zona mais quente mais amena de Portugal Não é mais amena que as regiões mais amenas de Espanha e Italia. Pronto agora sim penso em pro a viola no saco ehehehe.

    Cumps Costa
     

Partilhar esta Página