Portugal, o país mais quente da Europa?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Refiro-me as cidades como é obvio que acabam por ser uma amostra representativa das regiões penso que fazer uma destrinça entre cidades e regiões acaba por baralhar um pouco analise e as comparações que pretendemos efectuar pois as cidades acabam por representar as regiões de uma maneira ou de outra se não falarmos das principais cidades para comparar as regiões a todos niveis seja no clima da economia da ciencia da educação fica tambem um pouco dificil pois acabamos por entrar num campo da subjectividade e da especulação ora vejamos o Belem pode por exemplo vir com os seus eternos exemplos do Vale do Guadiana do Vale do Tejo e dos recantos escondidos do Vale do Douro, pois bem e eu falo-lhe da serra de Marvão em Portalegre no Alto Alentejo de Lamego ou de Miranda do Douro no Alto Douro e mesmo assim a capital entre aspas da terra quente trasmontana Mirandela tem temperaturas medias anuais e valores de percipitação que não se compararam aqueles que existem em regiões mais quentes por exemplo para lhe demonstrar exactamente o contrario e ai a imaginação é o limite ora sou sincero esta confusão de estamos a comparar cidades,regiões ou paises acaba-me tambem por me baralharpois eu parto do principio que as cidades capitais de distrito como Beja,Evora,Faro,Portalegre,Leiria,Lisboa,Aveiro,Porto,Braga,Viana,Vila Real,Bragança acabam por representar os climas os valores das regiões.
Mas sim julgo que já um progresso poder-se admitir que existem dezenas de cidades no mediterraneo mais quentes que a cidade mais quente portuguesa capital de distrito Faro as razões para isso acontecer já todos nos sabemos e eu não me cansei de aqui referir, verões mais prolongados invernos mais curtos noites de verão muito mais quentes enfim ok já sabemos que no Inverno em Atenas as temperaturas podem por vezes descer a extremos que em Lisboa são impossiveis de acontecer é obvio que sim mas isso não invalida que na globalidade no ano inteiro Atenas seja 2,3º graus mais quente que a cidade de Lisboa o que a nivel de temperatura media anual é bastante signficativo .
Por exemplo eu dou o exemplo dos climas subtropicais da cidade de JacksonVille no Norte da Florida nos EUA toda a gente sabe que o clima da Florida é mais quente que o nosso certo? por exemplo JacksonVille tem uma temperatura media anual de 20,21º graus mas no Inverno quando está sujeita as massas de ar frio as temperaturas podem descer aos 6,7 Negativos valores que na Europa por vezes nem em Londres se atingem com muita frequencia e que por exemplo na fresca Dublin acontece uma vez de 10 em 10 anos.
Por isso lá por fazer mais frio ocasionalmente no Inverno isso não signfica que a nivel global a cidade A seja mais fria que a cidade B ouse quiserem a região representada para cidade A.

Cumps

Você continua a confundir climas urbanos com climas de uma região inteira.
Basicamente faz da excepção regra e depois acusa os outros de utilizarem esses critérios, quando elas apenas tentam ser tão parciais como você.
E eu não vim com esses recantos escondidos áridos e quentes dos vales do Interior, foi o IM que os apresentou num artigo oficial e científico. Na Bacia do Guadiana até apresentam uma extensão apreciável.
Eu não posso utilizar critérios diferentes para fazer uma comparação, terei sempre que optar pelos mesmos sempre que queira fazer uma comparação justa.
E mais uma vez os mapas mostram o evidente: a globalidade climática de alguns países do Mediterrâneo não é assim tão quente como julga.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Você continua a confundir climas urbanos com climas de uma região inteira.
Basicamente faz da excepção regra e depois acusa os outros de utilizarem esses critérios, quando elas apenas tentam ser tão parciais como você.
E eu não vim com esses recantos escondidos áridos e quentes dos vales do Interior, foi o IM que os apresentou num artigo oficial e científico. Na Bacia do Guadiana até apresentam uma extensão apreciável.
Eu não posso utilizar critérios diferentes para fazer uma comparação, terei sempre que optar pelos mesmos sempre que queira fazer uma comparação justa.
E mais uma vez os mapas mostram o evidente: a globalidade climática de alguns países do Mediterrâneo não é assim tão quente como julga.

Exactamente .... ora cá está cidades < regiões < países !!

Sabiam que por vezes dentro de uma cidade , encontramos diferenças de temperatura que já tenho reparado serem em certos casos de 8ºC ... não precisam de responder é somente uma curiosidade :D
Vou beber uma cervejinha ...:D
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Agora repare nos mapas que o Dan postou.
Localize as estações gregas nesse mapa e diga-me: São representativas de todas as regiões gregas, ou só daquelas mais quentes que se localizam junto à costa?
Posto isto se prova que as cidades gregas que apresentou, que são mais quentes que as nossas -ninguém o negou, mas não representam o clima grego! Nem pouco mais ou menos. Representam sim uma área muito pequena do país, que é junto à costa. É praticamente o mesmo que todas as cidades portuguesas se situarem no sotavento algarvio, ou as espanholas na Andaluzia, ou as italianas na costa de Sicília.


Ok André não ponho isso em causa apesar de a cidade do Norte da Grecia como é Salonica ter uma temperatura media anual de 14º graus e é das cidades mais frias da grecia muito longe dos 12,5º graus de Bragança ou de Viseu e os 10º de Guarda valores mais identicos as cidades do Norte de Italia como Turim ou Milão.
Mas existe uma coisa que todos estamos de acordo as cidades portuguesas não são as mais quentes da Europa nem de longe nem de perto e existem dezenas de cidades no mediterraneo mais quentes anualmente que as nossas para mim isso é mt bom e gratificante e ainda por cima todos concordamos com isso.

cumps
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
931081168426310547.png


A pergunta não tem resposta, a não ser que se dêem ao trabalho de andar a calcular a temperatura em cada metro quadrado de cada país para andar a fazer médias de todo o território todo ano ao longo de várias décadas. Estas discussões ultimamente andam a roçar o absurdo.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca

Interesante aportación Dan ;)

Un aclaración: ambas ramas principales de climas (mediterranean y temperate) se diferencian fundamentalmente por el régimen de precipitaciones pero no tanto por el térmico. Así en cuanto a temperaturas (que es de lo que ahora mismo estamos hablando, no al inicio de este tópic :D ) aproximadamente:

- Inframediterranean=Infratemperate
- Thermomediterranean=Thermotemperate
- Mesomediterranean=Mesotemperate
- Supramediterranean=Supratemperate
- Oromediterranean=Orotemperate
- Cryoromediterranean=Cryorotemperate

Y lo mismo vale para los submediterranean.

Lo digo fundamentalmente porque los colores naranjas de la meseta española en el mapa pueden hacer pensar en clima cálido y NI MUCHO MENOS. Es clima supramediterranean (Sm) similar al clima supratemperate (St) en cuanto a temperaturas que en el mapa se distinguen con colores verdes oscuros (que sale en los Balcanes, Centroeuropa, este de Francia, etc.) y al supra-submediterranean (Ssm. De color verde oscuro rayado. Lo que hay en el entorno montañoso griego, Bulgaria, partes de Rumanía, Serbia, Hungría, etc.). Lo que lo distingue de estos es la PRECIPITACIÓN VERANIEGA, NO LA TEMPERATURA (por cierto, en España hay de los tres). Lo explico por si acaso lleva lugar a error el asunto de los colores . Por tanto, ese naranja sería verde oscuro en cuanto a temperaturas. Ejemplo: temperatura media anual Burgos (1971-2000): 10,1 ºC; temperatura media anual Viena-Hohe Warte (1971-2000): 10,6 ºC

De esta forma hablando de temperaturas, y con ese mapa en la mano, queda claro (algo que ya se sabía creo yo) que de los cuatro países mediterráneos tratados el que posee la mayor superficie de bioclima supra--- (ya sea mediterranean o temperate) es España: entre 200.000 y 250.000 km2 aproximadamente (prácticamente la mitad del país).

Eso sí, de preciptaciones en muchas de esas zonas supra--- vamos justitos :D salvo en el tercio norte ibérico (Cornisa Cantábrica, Pirineos, etc.)

Saludos

P.D.1: No es incompatible tener ciudades muy cálidas en verano y tener temperaturas medias anuales muy bajas en un mismo país. Y más en un pais de más de 500.000 km2. Por eso es muy complicado generalizar. Lo del continente en miniatura, ya sabeis...En España, a grosso modo, se nota un cambio grande de temperaturas (muy grande en lo que respecta a medias anuales y veraniegas) entre la zona situada de Madrid para abajo y la situada de Madrid para arriba: son como dos países completamente distintos.

P.D.2: El único lugar geográficamente europeo (Canarias no es geográficamente Europa sino África) que posee un bioclima inframediterráneo (Im) en ese mapa es el sureste de Creta (Grecia)
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
931081168426310547.png


A pergunta não tem resposta, a não ser que se dêem ao trabalho de andar a calcular a temperatura em cada metro quadrado de cada país para andar a fazer médias de todo o território todo ano ao longo de várias décadas. Estas discussões ultimamente andam a roçar o absurdo.

Não podes ter mais razão, Vince :palmas::palmas:

Por cierto, muy interesante la imagen sobre la temperatura media (más allá de que no refleje las cordilleras). Creo que aclara unas cuantas cosas: a esa latitud sólo zonas de la meseta turca y española y de la zona montañosa balcánica tienen esas bajas temperaturas medias, incluso inferiores a las de otras zonas europeas situadas más al norte
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ok André não ponho isso em causa apesar de a cidade do Norte da Grecia como é Salonica ter uma temperatura media anual de 14º graus e é das cidades mais frias da grecia muito longe dos 12,5º graus de Bragança ou de Viseu e os 10º de Guarda valores mais identicos as cidades do Norte de Italia como Turim ou Milão.

Lá está outra comparação disparatada...
E que tal comparar as altitudes de Salonica com Bragança/Guarda/Viseu? Salonica deve ser das cidades mais quentes da Grécia da zona Norte e está numa zona baixa e abrigada ao contrário dessas cidades portuguesas. Mas então também vou fazer uma comparação conveniente, Pinhão está mais a Norte e até é mais quente em média anual que Salonica...


Mas existe uma coisa que todos estamos de acordo as cidades portuguesas não são as mais quentes da Europa nem de longe nem de perto e existem dezenas de cidades no mediterraneo mais quentes anualmente que as nossas para mim isso é mt bom e gratificante e ainda por cima todos concordamos com isso.

Sim é bom e gratificante para si ( já todos nos tinhamos apercebido disso e sempre fico contente que haja quem goste de muito pouco), é um aspecto a nível climático completamente irrelevante e pouco indicador da realidade climática de cada país. Ainda mais com condições de recolha de dados muitas vezes de qualidade questionável e muito pouco oficiais.
Como disse o Vince ( e como eu aliás já tinha dito também) esta discussão já roça o absurdo, porque só se saberia de qual o mais quente, com uma estação por m2... Claro que isto é irónico mas espelha bem a fragilidade do tema em relação aos dados e meios disponíveis actualmente.
E novamente agradeço ao Dan, pelos dados esclarecedores.:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
P.D.2: El único lugar geográficamente europeo (Canarias no es geográficamente Europa sino África) que posee un bioclima inframediterráneo (Im) es el sureste de Creta (Grecia)

Existem locais na P. Ibérica continental, a meu ver, com condições para serem inframediterrâneos.
Esse bioclima também existe nos Açores e na Madeira.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
Existem locais na P. Ibérica continental, a meu ver, com condições para serem inframediterrâneos.
Esse bioclima também existe nos Açores e na Madeira.

Sim, é possível (também na Sicilia e outras pequenas ilhas italianas junto a Túnez). Eu me referia ao que aparece no mapa :)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, é possível (também na Sicilia e outras pequenas ilhas italianas junto a Túnez). Eu me referia ao que aparece no mapa :)

No mapa os Açores têm esse bioclima, mais concretamente na Ilha de Santa Maria e os dados de Porto Santo ( Madeira) condizem perfeitamente com um bioclima Inframediterrâneo.
Interessante que Inframediterrâneo em algumas regiões já é Desértico ( isto segundo Koppen Geiger).
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Lá está outra comparação disparatada...
E que tal comparar as altitudes de Salonica com Bragança/Guarda/Viseu? Salonica deve ser das cidades mais quentes da Grécia da zona Norte e está numa zona baixa e abrigada ao contrário dessas cidades portuguesas. Mas então também vou fazer uma comparação conveniente, Pinhão está mais a Norte e até é mais quente em média anual que Salonica...




Sim é bom e gratificante para si ( já todos nos tinhamos apercebido disso e sempre fico contente que haja quem goste de muito pouco), é um aspecto a nível climático completamente irrelevante e pouco indicador da realidade climática de cada país. Ainda mais com condições de recolha de dados muitas vezes de qualidade questionável e muito pouco oficiais.
Como disse o Vince ( e como eu aliás já tinha dito também) esta discussão já roça o absurdo, porque só se saberia de qual o mais quente, com uma estação por m2... Claro que isto é irónico mas espelha bem a fragilidade do tema em relação aos dados e meios disponíveis actualmente.
E novamente agradeço ao Dan, pelos dados esclarecedores.:)

Irrelevante???!!! as temperaturas sentidas nas principais cidades??? capitais de distrito portuguesas e cidades importantes dos paises e regiões do mediterraneo como Valencia,Alicante,Huelva,Alghero,Palermo,Catania,Atenas,Corfu,Nicosia,LaValleta LOL ok belem mas entendo para voce importante mesmo e relevante so os vales escondidos do guadiana e do Douro. ehehehehehehh

Lol acho que é um dado mt importante não termos uma cidade no Top10 mais quente da europa... eheheheh
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Existem locais na P. Ibérica continental, a meu ver, com condições para serem inframediterrâneos.
Esse bioclima também existe nos Açores e na Madeira.

Ahahaha para umas coisas o Mapa que o Dan simpaticamente publicou aqui serve para outras já está errado e já pode ser questionado.
Lol a capital da terra quente trasmontana a cidade de Mirandela não tem essas temperaturas medias e valores de percipitação que o Belem tanto fala enfim imaginação é o limite não é Belem.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Amigo não é comparável pelas razões mencionadas á muitos post atrás !!

Porque é que o Chipre não pertence a Europa? se encontra-se a sul do Mar Egeu???? Não sei porque é que não se pode considerar o Chipre Europa não me digam que é por ser um pais com cidades bem mais quentes que as nossas.