Portugal, o país mais quente da Europa?

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Editado: HotSpot

Alguns post's movidos de outro tópico.

Este tópico foi criado para o tema "Precipitação em Portugal"

--------------------------------------------------------------


Quem me dera que todos os Invernos fossem como o último,mas tal não é possível... Há que entender que Portugal tanto pode ter Invernos chuvosos,como termos um INverno de muito pouca chuva,e entrarmos em seca..É normal,sempre foi assim,e sempre será assim.Bom é que se saiba aproveitar bem a água que cai nos anos de maior precipitação,porque num ano de precipitação bem acima da média,bem aproveitada teremos água suficiente nas barragens para anos seguintes mais criticos de precipitação.
Sobre as previsões a longuissimo prazo,acredito nas previsões para a Europa toda,em termos médios,ou talvez para a europa Ocidental..
Agora para um pais especifico como Portugal,não acredito muito!


Seca????
Portugal nem é dos paises mais atingidos por esse flagelo ou melhor apenas no interior Alentejano e interior da Beira Baixa é que a Seca possa assumir como um problema real e efectivo... pois mais de 70% do territorio Nacional todo o Litoral Sul,Centro,Norte Interior Norte e Centro não tem problemas de falta de agua ou de percipitação e alias qual a cidade mediterranea que tem uma percipitação anual por vezes superior a 700mm como a cidade de Lisboa??? Porto superior a 1200mm??? Coimbra/Leiria acima dos 900mm??? valores destes em Atenas ou no Sul Centro de Espanha seriam surreais impossiveis... ou seja... apesar desta tendencia intelectual que tentam condenar o territorio portugues a quase a um deserto semi-arido a verdade é que tendo em conta a nossa posição geografica ocidental atlantica o nosso territorio comparando com os outros paises mediterraneos tem ate bastante "agua" e valores de percipitação que são bem superiores a maioria das cidades regiões mediterranicas... e os nºs falam por si a capital de distrito mais "seca" de Portugal a cidade de Beja tem uma Media de percipitação superior a 500mm chove mais na cidade mais seca de Portugal que na maioria das cidades mediterranicas... e se compararmos com a restante Penisula iberica as diferenças são enormes...

Relativo as previsões sazonais não se admirem que daqui a um mes estejamos com chuva/neve e temperaturas baixas e um Inverno chuvoso negando todas as previsões sazonais indicam o contrario não seria a 1ª vez alias as previsões sazonais diziam que iriamos ter um verão fresco e chuvoso e viu-se o que aconteceu.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

As previsões podem dar errado pois podem, ainda na semana passada segundo alguns já tinhamos passado por uns dias de tempo chuvoso e fresco quase garantido.
Quanto a Portugal, não prima por ter baixas precipitações em larga escala, mas antes por boas variações, o que lhe confere um bom puzzle bioclimático de acordo com Rivaz Martinez.
Não devem existir muitos locais em outros países europeus do Mediterrâneo com precipitações abaixo dos 300 mm como no Douro (no Sudeste de Espanha e TALVEZ em algumas ilhas mais áridas) e acima de 3000 mm como no Gerês ( se falarmos de Portugal propriamente dito já tinhamos que incluir as Selvagens com provavelmente valores ainda mais baixos de precipitação que no Douro e a montanha do Pico ( o local mais húmido da Europa tanto quanto sei) ainda mais altos que no Gerês.
Quanto à seca, nem há mais nada a dizer, se alguém tem dúvidas de alguma coisa, que contacte o IM, pois eles pelo menos, não serão tendenciosos certamente...


Seca????
Portugal nem é dos paises mais atingidos por esse flagelo ou melhor apenas no interior Alentejano e interior da Beira Baixa é que a Seca possa assumir como um problema real e efectivo... pois mais de 70% do territorio Nacional todo o Litoral Sul,Centro,Norte Interior Norte e Centro não tem problemas de falta de agua ou de percipitação e alias qual a cidade mediterranea que tem uma percipitação anual por vezes superior a 700mm como a cidade de Lisboa???

Roma, Tirana, Istanbul e até Beirute...:D
Devem haver tantas outras mais...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Precipitação em Portugal?

As previsões podem dar errado pois podem, ainda na semana passada segundo alguns já tinhamos um outono chuvoso e fresco quase garantido.
Quanto a Portugal, não prima por ter baixas precipitações em larga escala, mas antes por boas variações, o que lhe confere um bom puzzle bioclimático de acordo com Rivaz Martinez.
Não devem existir muitos locais em outros países europeus do Mediterrâneo com precipitações abaixo dos 300 mm como no Douro (no Sudeste de Espanha e TALVEZ em algumas ilhas mais áridas) e acima de 3000 mm como no Gerês ( se falarmos de Portugal propriamente dito já tinhamos que incluir as Selvagens com provavelmente valores ainda mais baixos de precipitação que no Douro e a montanha do Pico ( o local mais húmido da Europa tanto quanto sei) ainda mais altos que no Gerês.
Quanto à seca, nem há mais nada a dizer, se alguém tem dúvidas de alguma coisa, que contacte o IM, pois eles pelo menos, não serão tendenciosos certamente...

é impressionante como o Belem consegue generalizar fazer da excepção a regra... mas o q é interessa essas regiões escondidas no vale do Douro ou do Guadiana?? isso representa alguma coisa para o pais??? quer comparar os niveis e valores de percipitação de Portugal com os niveis e valores de percipitação do Interior de Castela,Extremadura,Andaluzia,Leon,Aragão,etc??? viaje pela penisula iberica mesmo por regiões que estão a mesma latitude de Coimbra ou mesmo do Porto e vai ver o que é aridez e falta de percipitação, vamos ser razoaveis Belem eu sei q o sonho do Belem era q Portugal fosse um deserto mas desculpe desiludi-lo mas não o é nem nunca vai ser...e sim dos paises ditos Mediterraneos e do Sul onde chove mais é em Portugal isto é factual é objectivo...

desculpe Belem mas esta tendencia de querer fazer de Portugal um deserto chateia um pouco sou sincero...

Belem viaje de avião ou de carro pela penisula Iberica e vai ver kms kms e kms de paisagem seca semi-arida 20 vezes superior a portuguesa... veja os valores de percipitação de cidades como Salamanca,Zamora,Burgos,Merida,Toledo,Alicante,Guadalajara etc não tem comparação com a maioria das nossas cidades mas não tem mesmo e voce vem me falar de regiões excepcionais de vales escondidos do Douro e do Guadiana??e das ilhas desertas??? por favor Belem assuma... Portugal não é Marrocos... ok Portugal é o pais dentro dos paises do sul da europa onde mais chove e onde as temperaturas medias anuais são mais baixas... porque é que esta realidade lhe incomada tanto???...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Há várias regiões na bacia do Mediterrânico com precipitação elevada, nomeadamente o litoral da Croácia e do Montenegro. Aliás, Montenegro é considerada a região da Europa com quantitativos de precipitação anual mais elevados. Crkvice (Montenegro) a 940m de altitude, apresenta, para o período de 1961-1990, um valor de precipitação média anual de 4631mm.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Há várias regiões na bacia do Mediterrânico com precipitação elevada, nomeadamente o litoral da Croácia e do Montenegro. Aliás, Montenegro é considerada a região da Europa com quantitativos de precipitação anual mais elevados. Crkvice (Montenegro) a 940m de altitude, apresenta, para o período de 1961-1990, um valor de precipitação média anual de 4631mm.

sim é verdade sem duvida Dan e alias a Croacia apesar de ser uma região mediterranea e ter um clima na sua costa do tipo mediterraneo encontra-se numa região de grande instabilidade e riqueza metereologica por sinal das regiões mais ricas e extremas do sul da Europa todos sabemos que a região dos Balcãs tem Extremos climaticos impressionantes se considerarmos a sua Latitude o Inverno mesmo estando a mesma altitude é 4,5 vezes mais frio que a vizinha Italia... por vezes existem dias de Inverno mais rigorosos e frios que muitos dias de frio em paises Nordicos como em Copenhaga ou Bergen... o tempo nos Balcas é estranho e de dificil classificação e de grande diversidade...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

é impressionante como o Belem consegue generalizar fazer da excepção a regra... mas o q é interessa essas regiões escondidas no vale do Douro ou do Guadiana?? isso representa alguma coisa para o pais??? quer comparar os niveis e valores de percipitação de Portugal com os niveis e valores de percipitação do Interior de Castela,Extremadura,Andaluzia,Leon,Aragão,etc??? viaje pela penisula iberica mesmo por regiões que estão a mesma latitude de Coimbra ou mesmo do Porto e vai ver o que é aridez e falta de percipitação, vamos ser razoaveis Belem eu sei q o sonho do Belem era q Portugal fosse um deserto mas desculpe desiludi-lo mas não o é nem nunca vai ser....

Desculpe lá, mas aqui é que você já se está a passar um bocado.
Você não me conhece de lado nenhum, porque é que está a dizer essas coisas? Você já há muito tempo que tem andado a insinuar coisas inaceitáveis e tendo em conta o seu historial, nem sei como tem coragem de continuar a vir aqui postar.
Mas calha bem que até auxilio programas de reflorestação com espécies autóctones.
Como já lhe expliquei POrtugal prima mais pela variação, não por grande áreas áridas.





desculpe Belem mas esta tendencia de querer fazer de Portugal um deserto chateia um pouco sou sincero...


Você se é sincero, não é aqui, certamente!
E novamente deu referências erradas. Você até podia ter algum cuidado no que apresenta, mas pelos vistos, tanto lhe faz o que mete neste forum, seja verdadeiro ou não, é sempre a marchar...


Belem viaje de avião ou de carro pela penisula Iberica e vai ver kms kms e kms de paisagem seca semi-arida 20 vezes superior a portuguesa......

Tenho viajado muito mais do que pensa, não preciso dos seus conselhos para nada, obrigado.


veja os valores de percipitação de cidades como Salamanca,Zamora,Burgos,Merida,Toledo,Alicante,Guadalajara etc não tem comparação com a maioria das nossas cidades mas não tem mesmo e voce vem me falar de regiões excepcionais de vales escondidos do Douro e do Guadiana??e das ilhas desertas??????...


Nenhum desses atinge menos de 300 mm. Só vejo isso nas zonas mais secas e abrigadas do Sudeste de Espanha. E eu falei-lhe foi em extremos e expliquei que Portugal é mais variado que monótono.
Ainda não entendeu isso?



por favor Belem assuma... Portugal não é Marrocos... ok Portugal é o pais dentro dos paises do sul da europa onde mais chove e onde as temperaturas medias anuais são mais baixas... porque é que esta realidade lhe incomada tanto???...

Em vez de meter floreados nas palavras, vá directo ao assunto, diga-me mas é qual o local na Europa mediterrânica ( seja num vale, numa ilha, numa cidade ou dentro de um garrafão), com as variações que Portugal tem e já agora de preferência com um tamanho semelhante.
E diga-me, tirando o Sudeste de Espanha ( pode ser um vale escondido no meio das pedras, ou o que quiser) qual o local na Europa mediterrânica que tem menos de 300 mm?
Se usar exemplos de ilhas, também posso usar exemplos de ilhas portuguesas.
Em relação à temperatura média anual, o assunto já foi discutido, como se viu, comparando as zonas mais quentes dos países, nem há assim muita diferença.


Há várias regiões na bacia do Mediterrânico com precipitação elevada, nomeadamente o litoral da Croácia e do Montenegro. Aliás, Montenegro é considerada a região da Europa com quantitativos de precipitação anual mais elevados. Crkvice (Montenegro) a 940m de altitude, apresenta, para o período de 1961-1990, um valor de precipitação média anual de 4631mm.

E não só, até temos locais com valores mais altos que Lisboa, espalhados por vários pontos do Mediterrâneo.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Desculpe lá, mas aqui é que você já se está a passar um bocado.
Você não me conhece de lado nenhum, porque é que está a dizer essas coisas? Você já há muito tempo que tem andado a insinuar coisas inaceitáveis e tendo em conta o seu historial, nem sei como tem coragem de continuar a vir aqui postar.
Mas calha bem que até auxilio programas de reflorestação com espécies autóctones.
Como já lhe expliquei POrtugal prima mais pela variação, não por grande áreas áridas.









Você se é sincero, não é aqui, certamente!
E novamente deu referências erradas. Você até podia ter algum cuidado no que apresenta, mas pelos vistos, tanto lhe faz o que mete neste forum, seja verdadeiro ou não, é sempre a marchar...




Tenho viajado muito mais do que pensa, não preciso dos seus conselhos para nada, obrigado.





Nenhum desses atinge menos de 300 mm. Só vejo isso nas zonas mais secas e abrigadas do Sudeste de Espanha. E eu falei-lhe foi em extremos e expliquei que Portugal é mais variado que monótono.
Ainda não entendeu isso?





Em vez de meter floreados nas palavras, vá directo ao assunto, diga-me mas é qual o local na Europa mediterrânica ( seja num vale, numa ilha, numa cidade ou dentro de um garrafão), com as variações que Portugal tem e já agora de preferência com um tamanho semelhante.
E diga-me, tirando o Sudeste de Espanha ( pode ser um vale escondido no meio das pedras, ou o que quiser) qual o local na Europa mediterrânica que tem menos de 300 mm?
Se usar exemplos de ilhas, também posso usar exemplos de ilhas portuguesas.
Em relação à temperatura média anual, o assunto já foi discutido, como se viu, comparando as zonas mais quentes dos países, nem há assim muita diferença.




E não só, até temos locais com valores mais altos, espalhados por vários pontos do Mediterrâneo.



Para mim e para muita gente em Portugal não existe nenhuma cidade nenhum sitio onde chova menos de 400mm por ano quanto mais 300 mm ano... dei-lhe o exemplo da capital de distrito mais seca de Portugal Beja... fal-me desses sitios porque voce é portugues e não é grego,espanhol ou italiano porque senão falaria lá de vales escondidos não sei onde onde chove menos de não sei quantos mm ano... Portugal não é um pais semi-arido ok mentalize-se disso... para os espanhois Portugal é um jardim verdejante... incrivel...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Portugal é o pais dentro dos paises do sul da europa onde mais chove e onde as temperaturas medias anuais são mais baixas... porque é que esta realidade lhe incomada tanto???...

:huh:

Em Portugal chove mais que na Eslovénia, Croácia, Bósnia, Montenegro e Albânia?
Temperatura média anual mais baixa?

xovynullpsdef.gif


Deve estar-se a referir aos dados deste post e que não chegou a dizer qual a sua fonte.
Aproveito para dizer que a média em Agosto foi 25,45ºC.

E quanto a seca, ela não afecta só o sul e interior centro. Isso referente ao ano passado, porque o que não falta são registos de seca em Portugal.
Observatório de secas, por parte do IM.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Para mim e para muita gente em Portugal não existe nenhuma cidade nenhum sitio onde chova menos de 400mm por ano quanto mais 300 mm ano... ...

Exacto para os leigos na matéria não existe nem 1 sítio em Portugal assim, por isso é que quem quiser se dar ao trabalho de se informar, vai pesquisar sobre o assunto que foi o que eu fiz.

dei-lhe o exemplo da capital de distrito mais seca de Portugal Beja... fal-me desses sitios porque voce é portugues e não é grego,espanhol ou italiano porque senão falaria lá de vales escondidos não sei onde onde chove menos de não sei quantos mm ano... ...

Você deve pensar que só há climas nas capitais de distrito, nem mesmo que estas ocupem apenas 0,5 % da sua área e fiquem no cimo de uma montanha para você isso é que conta. Mas trabalhos feitos por profissionais feitos a uma escala mais representativa do distrito, é que já não lhe dizem nada.
Se você dá valores de apenas um local, não se espante que outros postem dados de outros locais.
Eu já convidei o Mesogeiakos a postar dados sobre as zonas mais quentes e secas da Grécia, não se preocupe que aqui, tirando algumas excepções, não há muita gente hipócrita.



Portugal não é um pais semi-arido ok mentalize-se disso... para os espanhois Portugal é um jardim verdejante... incrivel...

Portugal é um país variado, mentalize-se disso, SE QUISER...
Calha bem que a esmagadora maioria da Espanha, há bastantes anos até era florestada, praticamente de Norte a Sul, tirando algumas zonas mais áridas do Sudeste e alguns vales mais abrigados do Centro e Sul.
O que vê nos mapas com um aspecto tão árido, na maior parte dos casos, são campos agrícolas de cereais secos ao sol, daí que como espero que entenda, quando apresentei as zonas mais secas e áridas no tópico destinado a estes locais específicos, procurei por demonstrar paisagens naturais e não campos agrícolas.
A desflorestação feita pelo Homem, da Espanha, é um facto triste e não propriamente um motivo de orgulho.
Quanto aos espanhois acharem Portugal um país verdejante, isso depende da região de onde o espanhol vem e a que região de Portugal ele se refere.
Conheço um estudante de Biologia que vive perto de Doñana e diz-me quando vem ao Algarve o acha mais árido que o lado espanhol.
Se fosse um estudante da Beira Alta, se calhar diria que o lado espanhol era mais árido.
Enfim, é um assunto sem interesse.
Mas se Portugal for verdejante aos olhos de todos os espanhóis, isso seria bom sinal, embora algo surrealista. :D
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

:huh:

Em Portugal chove mais que na Eslovénia, Croácia, Bósnia, Montenegro e Albânia?
Temperatura média anual mais baixa?

xovynullpsdef.gif



Deve estar-se a referir aos dados deste post e que não chegou a dizer qual a sua fonte.
Aproveito para dizer que a média em Agosto foi 25,45ºC.

E quanto a seca, ela não afecta só o sul e interior centro. Isso referente ao ano passado, porque o que não falta são registos de seca em Portugal.
Observatório de secas, por parte do IM.


obvio que não eu referi aqui que a região de dos Balcãs é uma região com caracteristicas metereologicas muito variadas com condições muito especiais julgo que referi isso aqui... certo?? quando me refiro a regiões mediterranicas refiro-me a Espanha,Italia,Grecia,algumas regiões do sul de frança Norte de Africa,etc e nesse contexto sim Portugal devido a sua posição geografica apresenta niveis e indices de percipitação superiores a muitas regiões do mediterraneo e valores de temperatura anuais relativamente inferiores a muitas cidades e regiões do Mediterraneo... eu ainda estou para descobrir que mal tem dizer que o clima em Portugal não é assim tão quente e seco como muita gente quer nos fazer entender... em Portugal acontecem fenomenos que não podem ser ignorados... quando o pais é antigido por massas de ar atlanticas maritimas baixas de pressões nos temos um clima totalmente atlantico na segunda-feira quando tivemos percipitação em quase todo o pais a cidade de Viseu registava valores de temperatura as 15h de 16º graus era das cidades europeias mais frescas nesse dia... enfim e isso acontece com muita frequencia e parece-me que esses fenomenos são totalmente ignorados em Portugal dando apenas destaque as ondas de calor.
Mas não me refiro apenas a fenomenos subjetivos mas sim a fenomenos objectivos como podemos considerar Portugal um forno se o Porto tem uma temperatura media anual de 14º-graus, Lisboa de 16,5º, Coimbra,Leiria de 15º graus,Faro de 17º lol e depois vemos Atenas com temperaturas medias anuais(mesmo com um Inverno com dias mais frios extremos de frio maiores) de 18º graus, Palermo de 17º graus,etc???


Mas porquê é q a maioria dos Users aqui se incomodam tanto por dizer que Portugal não é assim trão quente tão arido como muita gente diz???? o que é que isso tem de errado...

Relativo a fonte onde consulto os meus dados é www.tutiempo.net e sim o mes de Julho estava incompleto por isso é q referi a temperatura de 23º graus na estação de Gago Coutinho assumo o meu erro....
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

obvio que não eu referi aqui que a região de dos Balcãs é uma região com caracteristicas metereologicas muito variadas com condições muito especiais julgo que referi isso aqui... certo?? quando me refiro a regiões mediterranicas refiro-me a Espanha,Italia,Grecia,algumas regiões do sul de frança Norte de Africa,etc....


Ah, Afinal existem condições para fazer as suas comparações esquisitas...
Mas nem assim lhe chega para as medidas pois temos novamente exemplos de locais onde chove mais: Roma, Beirute, Istanbul, Montpellier,etc,etc...


e nesse contexto sim Portugal devido a sua posição geografica apresenta niveis e indices de percipitação superiores a muitas regiões do mediterraneo e valores de temperatura anuais relativamente inferiores a muitas cidades e regiões do Mediterraneo... eu ainda estou para descobrir que mal tem dizer que o clima em Portugal não é assim tão quente e seco como muita gente quer nos fazer entender.......


Eu diria ao contrário e todos verão como soa: Que mal tem dizer que Portugal afinal não é assim tão frio e húmido como pouca gente nos quer fazer entender?



em Portugal acontecem fenomenos que não podem ser ignorados... quando o pais é antigido por massas de ar atlanticas maritimas baixas de pressões nos temos um clima totalmente atlantico na segunda-feira quando tivemos percipitação em quase todo o pais a cidade de Viseu registava valores de temperatura as 15h de 16º graus era das cidades europeias mais frescas nesse dia... enfim e isso acontece com muita frequencia e parece-me que esses fenomenos são totalmente ignorados em Portugal dando apenas destaque as ondas de calor. ....


As frentes de Leste são muito mais frias que as de Oeste, tendo em conta que você se refere às massas de ar com maior influência no inverno, na bacia mediterrânica, normalmente.
Mas então você precisa de rever os seus conceitos de ondas de calor e frio, pois não é certamente um dia, uma hora, numa zona alta da Beira como é Viseu, que vai mudar a perspectiva climatológica que se tem de um país inteiro. Daí não critique os outros por lhe darem dados climatológicos de regiões inteiras em vez de um episódio ocasional de um local.
Aliás é até nos dados climatológicos mais recentes que normalmente se baseiam os avisos de ondas de frio ou de calor.




Mas não me refiro apenas a fenomenos subjetivos mas sim a fenomenos objectivos como podemos considerar Portugal um forno se o Porto tem uma temperatura media anual de 14º-graus, Lisboa de 16,5º, Coimbra,Leiria de 15º graus,Faro de 17º lol e depois vemos Atenas com temperaturas medias anuais(mesmo com um Inverno com dias mais frios extremos de frio maiores) de 18º graus, Palermo de 17º graus,etc??? ....


Faro de 17 ºc lol? Sim, estes dados e os outros atestam o rigor das suas referências. :D
Felizmente que em Portugal houve circunstâncias que evitaram que se fizesse pontinhos urbanos a ocupar distritos inteiros e a incluir zonas mais quentes, senão a nível de uso energético já tinhamos colapsos frequentes por excesso de uso de ar condicionado.


Mas porquê é q a maioria dos Users aqui se incomodam tanto por dizer que Portugal não é assim trão quente tão arido como muita gente diz???? o que é que isso tem de errado... .

Assim que o sociometeo se preocupar em ser mais realista, todos lhe darão mais ouvidos. Um bom passo, será respeitar os outros, usar dados palpáveis e realistas para proteger os seus pontos de vista.


Relativo a fonte onde consulto os meus dados é www.tutiempo.net e sim o mes de Julho estava incompleto por isso é q referi a temperatura de 23º graus na estação de Gago Coutinho assumo o meu erro....

Parabéns e continue nessas acções de humildade.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Devemos dar ouvidos ao SocioMeteo e pedir ao IM que extinga imediatamente o seu observatório dedicado exclusivamente às secas em Portugal.

Observatório de Secas

O Instituto de Meteorologia, I.P. monitoriza o clima de Portugal Continental e em particular as situações de seca que ocorrem no território, sendo esta monitorização efectuada com base em informação nacional, com dados essencialmente de temperatura e precipitação obtidos das observações registadas na rede de estações do IM.

A ocorrência de secas deve enquadrar-se em anomalias da circulação geral da atmosfera, a que correspondem flutuações do clima numa escala local ou regional. A situação geográfica do território de Portugal Continental é favorável à ocorrência de episódios de seca, quase sempre associados a situações de bloqueio em que anticiclone subtropical do Atlântico Norte se mantém numa posição que impede que as perturbações da frente polar atinjam a Península Ibérica.

Para um melhor acompanhamento público deste fenómeno climatológico o IM institucionaliza agora um Observatório para as secas meteorológicas em Portugal Continental.

Este Observatório fará a monitorização da evolução das situações de seca meteorológica, dando indicação mensal sobre o grau de severidade e produzindo uma antevisão da evolução com cenários baseados em probabilidades de ocorrência de precipitação no médio prazo.

A informação do Observatório, para além da sua apresentação na página do IM, constitui parte integrante do Boletim Climatológico Mensal editado pelo Instituto.

http://www.meteo.pt/pt/oclima/observatoriosecas/apresentacao/introducao/

Mais, ele afirma que o Norte nunca sofre de secas.

Mas quando olhamos para a realidade constatamos precisamente que é na zona do Porto que a seca é mais intensa actualmente:

os_pdsi_pt_072010_pt.jpg


http://www.meteo.pt/pt/oclima/observatoriosecas/monitorizacao/situacaoactual/index.html
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

obvio que não eu referi aqui que a região de dos Balcãs é uma região com caracteristicas metereologicas muito variadas com condições muito especiais julgo que referi isso aqui... certo?? quando me refiro a regiões mediterranicas refiro-me a Espanha,Italia,Grecia,algumas regiões do sul de frança Norte de Africa,etc e nesse contexto sim Portugal devido a sua posição geografica apresenta niveis e indices de percipitação superiores a muitas regiões do mediterraneo e valores de temperatura anuais relativamente inferiores a muitas cidades e regiões do Mediterraneo... eu ainda estou para descobrir que mal tem dizer que o clima em Portugal não é assim tão quente e seco como muita gente quer nos fazer entender... em Portugal acontecem fenomenos que não podem ser ignorados... quando o pais é antigido por massas de ar atlanticas maritimas baixas de pressões nos temos um clima totalmente atlantico na segunda-feira quando tivemos percipitação em quase todo o pais a cidade de Viseu registava valores de temperatura as 15h de 16º graus era das cidades europeias mais frescas nesse dia... enfim e isso acontece com muita frequencia e parece-me que esses fenomenos são totalmente ignorados em Portugal dando apenas destaque as ondas de calor.
Mas não me refiro apenas a fenomenos subjetivos mas sim a fenomenos objectivos como podemos considerar Portugal um forno se o Porto tem uma temperatura media anual de 14º-graus, Lisboa de 16,5º, Coimbra,Leiria de 15º graus,Faro de 17º lol e depois vemos Atenas com temperaturas medias anuais(mesmo com um Inverno com dias mais frios extremos de frio maiores) de 18º graus, Palermo de 17º graus,etc???


Mas porquê é q a maioria dos Users aqui se incomodam tanto por dizer que Portugal não é assim trão quente tão arido como muita gente diz???? o que é que isso tem de errado...

Relativo a fonte onde consulto os meus dados é www.tutiempo.net e sim o mes de Julho estava incompleto por isso é q referi a temperatura de 23º graus na estação de Gago Coutinho assumo o meu erro....

Em termos médios, e considerando o país como um todo, Portugal deve ter uma das temperaturas médias mais altas da Europa. Certamente mais que a Grécia e Espanha. Se nós arrefecemos com a brisa atlântica, a Grécia congela com o vento de norte.

Quanto a precipitação, não nos podemos esquecer que Atenas se situa na região mais quente e seca da Grécia. Na metade oeste da Grécia o clima é bem mais húmido e frio. Daí, resumir o clima da Grécia a Atenas, não é nada correcto.
Também a zona norte e centro de Itália é bastante chuvosa. Excepção para o sul e Sicília.

Voltando a considerar o país como um todo, aí sim é correcto dizer que não somos os mais secos. Devido à extensa área que tem com baixa pluviosidade, Espanha deve ser o mais seco.
Mas isso não significa que não se possa falar de seca em Portugal.
Em Portugal a seca é real. E penso que ninguém tem dúvidas quanto a isso.

E mais, a seca não se traduz só pela precipitação, mas pela evapotranspiração e número de horas de sol. E voltando a considerar o país como um todo, nem Espanha, nem Itália, e muito menos a Grécia, têm tanta irradiação solar como nós temos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Fiquei pasmado com algumas coisas que li aqui .... pois toda a gente sabe que em Portugal o nosso clima é extremado porque podemos ter enormes secas EM TODO O PAÍS, ou então grandes chuvadas ao longo dos anos.
Em termos de valores de temperaturas gostavam que me dissessem um país europeu que não fosse tão quente como o nosso, bem como um país que não tivesse problemas tão sérios com as secas ...
Sabiam que o Algarve é considerado a nível europeu a região com maior numero de horas de sol e que a nossa sudeste de Espanha é a mais seca da Europa !!

Surpresa para mim é esse valor de > 4000 mm nessa cidade de Montenegro, mas acho que deve ser a um efeito climático qualquer que ocorre nessa zona dos Balcãs, que gostava de falar melhor mas não tenho dados geográficos mas deve ter qualquer coisa a ver com o efeito mar mediterrâneo com as montanhas em que devem fazer tampão, e descarregar mas posso estar a dizer asneira ..:huh:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Fiquei pasmado com algumas coisas que li aqui .... pois toda a gente sabe que em Portugal o nosso clima é extremado porque podemos ter enormes secas EM TODO O PAÍS, ou então grandes chuvadas ao longo dos anos.
Em termos de valores de temperaturas gostavam que me dissessem um país europeu que não fosse tão quente como o nosso, bem como um país que não tivesse problemas tão sérios com as secas ...
Sabiam que o Algarve é considerado a nível europeu a região com maior numero de horas de sol e que a nossa sudeste de Espanha é a mais seca da Europa !!

Surpresa para mim é esse valor de > 4000 mm nessa cidade de Montenegro, mas acho que deve ser a um efeito climático qualquer que ocorre nessa zona dos Balcãs, que gostava de falar melhor mas não tenho dados geográficos mas deve ter qualquer coisa a ver com o efeito mar mediterrâneo com as montanhas em que devem fazer tampão, e descarregar mas posso estar a dizer asneira ..:huh:

Essa zona montanhosa faz de barreira a frentes e tambem cria forçamentos verticais sobre o ar quente e humido do mediterraneo...receita perfeita para muita convecção no verão-outono e muita chuva de origem frontal no inverno;)