Possiveis Tornados em Lagoa - Algarve (24/02/2008)

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Olá!
Sou novo aqui neste fórum, e gostaria de vos deixar á consideração os 2 videos que fiz em 24/02/2008 aqui na zona de Lagoa - Algarve.
Não são grandes filmagens (1 delas até foi com o telemóvel), mas parece-me que nas duas estaria para formar-se qualquer coisa porreira!!! Infelizmente dissiparam-se....
Alguém me esclareça se de facto de tratou de algo do género!!!



 
Editado por um moderador:


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá, bem vindo ao forum.
Videos muito interessantes :thumbsup:

Nesse dia havia realmente muita instabilidade, aqui no forum até houve seguimento especial:
-> Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

A que horas gravaste os videos e mais uma menos a localização exacta de cada um deles?

O Estofex tinha alerta 1 para tornados embora não para aí, mais para o sul de Espanha, mas isso não quer dizer muito. Houve várias células convectivas pelo país e também nessa zona.

Dos dois videos, o primeiro de pior qualidade parece mostrar pelo menos uma funnel cloud, mas como não se vê muito bem, não sei.

O segundo video muito bonito é a zona de uma forte corrente ascendente, com uma wall cloud, é precisamente nestas zonas que se formam os tornados, e no teu video parece que se nota alguma vontade de se desenvolverem funnel cloud's, mas sem sucesso.

Se os videos fossem de maior duracção seria mais fácil ver se havia rotação na nuvem, etc. No primeiro video não sei, no segundo parece que pouco faltou para se formar qualquer coisa. Bons registos :thumbsup:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Bem-vindo ao MeteoPT, e que entrada;):thumbsup::thumbsup:

Os registos são bons, mas não é possivel tirar conclusões visto serem muito curtos. No primeiro, como disse o Vince, parace tratar-se de um funnel could.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
O primeiro video foi gravado da minha casa, mesmo em Lagoa, por volta das 11:20h. A formação deslocava-se de Sudoeste para Nordeste. A qualidade não é a melhor pois foi filmado de dentro de casa, através da porta da cozinha.

O segundo foi gravado junto ao estacionamento da Praia do Molhe, perto de Ferragudo, com vista para Portimão! Ai cerca das 17:58h.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
O primeiro video foi gravado da minha casa, mesmo em Lagoa, por volta das 11:20h. A formação deslocava-se de Sudoeste para Nordeste. A qualidade não é a melhor pois foi filmado de dentro de casa, através da porta da cozinha.

O segundo foi gravado junto ao estacionamento da Praia do Molhe, perto de Ferragudo, com vista para Portimão! Ai cerca das 17:58h.

Bem-vindo ao fórum, mais um algarvio :thumbsup::thumbsup:, nesse dia o Algarve encontrava-se em alerta amarelo devido à precipitação e à ocorrência de trovoadas.:D
 

shaleim

Cirrus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
14
Local
Portimão
Olá
Vi o teu post.

De facto lembro-me desse dia.

Estava em casa, em Portimão, na zona da Caldeira do Moinho e de repente parecia que um comboio estava a atravessar a rua. Corri para a varanda e parecia o fim do mundo!!! Olhei para cima e vi as nuvens numa rotação muito rápida e em espiral. Apesar dos meus parcos conhecimentos, julgo que se tratou de um início de tornado.