Possível encontro para caçada - Zonas Sul ou Centro - 27, 28 ou 29/05/2011

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boa tarde.

Estou a pensar seriamente em deslocar-me até terras do Centro ou Sul, incluindo Interior, para fazer uns registos de umas boas células, digamos que um Stormchasing. :)

Neste momento os modelos apontam para um fim-de-semana de instabilidade, e todos sabemos que nestas situações falham bastantes vezes. As minhas possibilidades de deslocação são um bocado limitadas, ainda assim estou disposto a arriscar por umas boas trovoadas.

Criei este tópico pois ainda estou a verificar as condições da viagem e a seguir os modelos RUN a RUN. Deixo aqui o convite a todos os que se quiserem juntar a mim. Agradeço que, os que estiverem interessados, enviem-me uma MP para troca de outras informações. :)

Deixo também aqui, bem explícito, que este encontro não é organizado pelo MeteoPT nem é oficial, é um encontro aberto a que todos os quiserem participar, se chegar mesmo a realizar-se.

Sei que ainda falta bastante tempo, e etc etc, mas volto a afirmar que as minhas possibilidades de deslocação são limitadas, pelo que preciso de saber com algum tempo de antecedência se alguém alinha. Esta será mais uma caçada "à sorte" do que outra coisa. :) O local do encontro será estudado mais em cima da hora e com a ajuda da análise de vários tipos de modelos, por motivos óbvios.

Mas penso que irá correr bem, pois até agora a instabilidade tem tendência para se generalizar a todo o País.

Peço desculpa aos moderadores e administradores se criei o tópico no local errado, mas não vi melhor sítio que este sub-fórum, já que seria aqui que eu vinha colocar os resultados finais (registos em fotos e vídeos).

Se quiserem podem também responder no próprio tópico. Ou, se alguém tiver outra ideia, podemos fazer aqui uma espécie de troca de ideias e "ajustar" melhor, por assim dizer, os últimos detalhes.

Para os interessados, que me contactem até às 0 horas de Quinta-feira, dia 26.

:thumbsup:
 


Earthling

Cirrus
Registo
22 Set 2008
Mensagens
42
Local
Vila Franca de Xira
eu como tarado por tornados e trovoadas etc. alias se tivesse 18 anos tirava era meteorologia em vez de engenharia civil, ate era gaijo para me juntar!

Alem disso hoje vi um remoinho ou um mini mini dust devil que chegou aos 3 metros de altura durante 5 segundos e fiquei logo aos saltos!


No entanto não vos conheço!

Mas era fixe fazer-se um grupo de stormchasers para este fim de semana! e para outros fins d semana também
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Já sabes Lightning, conta comigo ;)

Sempre vamos de bicicleta?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
mas voces sao malta para que idade? tenho 28 eu

Eu tenho menos 11 anos que tu ;)

Eu falo em bicicleta porque a proposta inicial que me foi dada pelo Lightning seria uma caçada de bicicleta :p
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boa Tarde, está a pensar em ir onde mais ou menos?

Boa noite. O dia já está decidido. Será na Sexta-feira, dia 27. E porquê? Porque a instabilidade concentrar-se-à mais no Interior, e no Sábado e Domingo espalhar-se-à ao litoral, o que significa que nestes dois últimos dias "as trovoadas vêm ter connosco", não justificando na minha opinião mais deslocamentos. :rolleyes:

Após ter estudado a última saída de um modelo de alta resolução, WRF, que tem sido o que mais acertou (posso afirmar mesmo em 90% dos casos) nestas situações convectivas e imprevisíveis, neste momento tenho duas áreas distintas possíveis para a caçada.

Passo então a referir quais são, após uma sobreposição da carta meteorológica ao mapa de Portugal:

imagem1ml.jpg



imagem2cg.jpg



imagem3tx.png



Inclusivo podem verificar (e até é curioso verificar isto) que, a zona com maior quantidade de CAPE e LI, mesmo comparando uma RUN de um modelo GFS com uma RUN de um modelo WRF, é a que assinalei.

rtavn7211.png



As duas áreas distintas estão circundadas a vermelho, e a área principal de interesse está a azul. As manchas roxas e rosa representam precipitação forte, acumulada num espaço de 3 horas.

Tenho então a concluir (e, se estou certo) que uma das áreas possíveis para a caçada poderá ser "perto" do Couço, onde o Chasing Thunder reside. Tenho preferência em ir até uma zona mais "calma" com menos população e maior riqueza paisagística. Atenção que o que acabei de referir são até agora as principais áreas com maior actividade convectiva, e volto a referir que tal como todos sabemos estes fenómenos são sempre imprevisíveis. Não é de descartar uma deslocação um pouco mais a Norte/Sul.

Tenho em ideia levar algum equipamento adicional e auxiliar para seguir as condições meteorológicas em tempo real, dando assim uma melhor precisão à caçada.

Estou a seguir constantemente as actualizações das RUN's para confirmar mesmo estes dados que apresentei nos mapas acima.

Amanhã à hora de almoço irei aqui postar mais detalhes ou novidades que surjam.



Já sabes Lightning, conta comigo ;)

Sempre vamos de bicicleta?

Outra das coisas que queria referir era exactamente isso. Eu tinha proposto uma caçada (eventualmente até poderíamos ir de bicicleta :p) mas isso era se fosse na tua zona de residência. Ou seja, como estou a pensar em deslocar-me muito mais para além dessa zona, isso põe completamente a bicicleta de lado. Uma coisa era deslocar-me até aí, a Palmela, e andarmos só por aí. Outra coisa é fazer uma grande viagem com muitos mais quilómetros.

Caso o Chasing Thunder vá, e caso exista a possibilidade de levar carro (não sei se possui carta ou não) aí era completamente diferente, pois permitia muito mais mobilidade. Obviamente que da minha parte contribuía para as despesas da gasolina/gasóleo.



mas voces sao malta para que idade? tenho 28 eu

Eu tenho menos 11 anos que tu ;)

Aqui a idade não interessa, interessa é o amor à camisola. :thumbsup: :p


---


Resumindo, muitas possibilidades ainda em aberto, estejam atentos ao tópico porque amanhã darei novidades. :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boa tarde. Neste momento estou a pensar em deslocar-me até Montemor-O-Novo. A partir daí vê-se o que se faz.

Ainda assim estou um pouco indeciso. Mais daqui a pouco estudo melhor a situação e volto a postar aqui novidades. :)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu ainda não percebi, Lightning tu tens carro?
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Então passa por cá e dá uma apitadela, pode ser que nos encontremos, só não vou convosco porque sesta abalo para Aveiro

cumprimentos

Olá vagas. Se eu chegar mesmo a ir aí até Montemor-O-Novo, dou-lhe uma apitadela, esteja descansado. :) Tem é que depois me dar o seu nº de telemóvel por MP para ser mais fácil.

Ainda estou a ver os últimos detalhes. Não está ainda confirmado a 100% que eu vá até Montemor. Até posso ir para uma zona mais distante, embora dentro daquela área.

Amanhã à hora de almoço ou meio da tarde dou a confirmação final a dizer para onde vou realmente. Esteja atento ao tópico. :thumbsup:

Eu ainda não percebi, Lightning tu tens carro?

Não tenho carro, e mesmo que tivesse não o levava. Vou de transportes, fica muito mais barato. Mesmo que seja menos prático, é o que se arranja. Já num encontro que fizemos do MeteoPT há algum tempo, alguns membros foram de transportes públicos. ;)

Não me posso queixar.

---

Outras informações gerais que tenho a dar:

A RUN das 12h do GFS colocou mais precipitação nas zonas que assinalei no mapa (num post mais acima), o que representa muito boas notícias. Já os valores de CAPE/LI mantêm-se os mesmos, quase inalterados.


gfs254.png



rtavn5411.png



Resta agora saber a sentença do WRF... Mais daqui a pouco. :)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Epa... Esta RUN, tanto do GFS como do WRF, desiludiu-me muito. A precipitação esfumou-se quase toda :sad: e a precipitação para sábado foi aumentada.

Como tenho até ao final da tarde de hoje (Quinta, dia 26) para comprar os bilhetes, o veredicto final para mim será na RUN das 12h.

Se a situação se mantiver assim para Sexta-feira, não realizarei a caçada, deixo para outro dia, já que as condições de instabilidade ainda se vão prolongar durante mais uns dias para além de Domingo (isto falando do Interior, claro). :)

Se não se justificar não vale a pena. Ainda assim amanhã à tarde, e em relação a Sexta-feira, postarei aqui a minha decisão final. :thumbsup: