Possivel tornado - Alcobaça 16/09/2014

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Casas destelhadas, inundações e quedas de árvores em Alcobaça

Ventos e chuvas fortes deixaram hoje algumas casas destelhadas na freguesia de Évora, Alcobaça, assim como provocaram inundações em habitações, quedas de árvores, de cabos elétricos e de telecomunicações, disseram à Lusa fontes da Proteção Civil.

O mau tempo ocorreu pelas 13:00 e deixou danos nos telhados de cinco casas de habitação e de um barracão agrícola, segundo o Mário Serol, comandante dos bombeiros de Alcobaça.

Os bombeiros foram chamados para duas dezenas de ocorrências, tendo havido ainda quedas de árvores, de muros e de cabos elétricos e de telecomunicações. Na Quinta das Freiras caíram árvores que danificaram viaturas e o telhado de uma cooperativa agrícola teve estragos.

Na cidade de Alcobaça uma árvore caiu sobre uma habitação, enquanto nas localidades de Maiorga, Vestiaria e Casalinho, os bombeiros foram chamados a resolver problemas de inundações, que causaram aluimento de terras.

O presidente da câmara, Paulo Inácio, informou à Lusa que o serviço municipal de Proteção Civil recebeu a informação de duas casas destelhadas, seis árvores caídas e vários cabos elétricos e de telecomunicações danificados, na mesma zona do concelho.

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/201...as-inundacoes-e-quedas-de-arvores-em-alcobaca
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Seria interessante haver fotos dos estragos, para se ter uma ideia da área afectada e tentar perceber se foi ou não um tornado. Pena não haver membros activos no fórum na zona de Alcobaça.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Encontrei esta fotografia da ventania de ontem em Alcobaça.

877x658
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Tornado deixa rasto de destruição

Atingiu povoação de Bacharela, em Alcobaça.
Havia "muito lixo e poeira no ar e um barulho esquisito. Vi um carro a começar a dar voltas. Estava em casa e fiquei assustado, só me queria esconder em algum lado, porque só tinha visto isto nos filmes", contou ao CM Nuno Santos, morador em Bacharela, Alcobaça.

A povoação foi ontem afetada por um tornado, que danificou telhados de casas e derrubou árvores e infraestruturas elétricas e de telecomunicações. Apesar dos danos, não houve feridos nem desalojados.

Aquela zona do concelho foi "assolada por um fenómeno chamado supercélula – espécie de minitornado – que provocou intensa precipitação e vento forte", explicou ao CM Mário Cerol, comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.

A casa de Nuno Santos escapou sem prejuízos, mas o mesmo não podem dizer os proprietários de outras cinco casas e de um barracão agrícola, que devido ao temporal ficaram parcialmente sem telhas.

"O pinhal foi parar ao meio da estrada. Foi um susto enorme. Quando cheguei, a minha vizinha estava em pânico. Os meus sogros estavam dentro da casa, mas não lhes aconteceu nada", contou Sandra Coito, cuja residência foi a mais afetada. "Além do telhado, ficaram partidos o portão, os estores e a varanda", adianta.

Uma mulher que ia num carro cujo vidro lateral se partiu com a força do vento foi atingida pelos estilhaços na cara e num braço, mas não precisou de receber tratamento hospitalar.

O posto de vendas de uma central fruteira na Quinta das Freiras sofreu danos avultados e cinco veículos que se encontravam na cooperativa também foram afetados pela queda de árvores.


Fonte de informação:http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/mau_tempo_causa_rasto_de_destruicao.html
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Pelos estragos ocorridos e descrição das testemunhas, terá mesmo ocorrido um tornado.
Falta saber a escala e o IPMA pronunciar-se sobre o assunto.
Ainda bem que só houve estragos materiais.

Pena ainda a praga dos mini-tornados (fenómeno chamado supercélula – espécie de minitornado).:mad:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
No dia 16 de setembro de 2014 o estado do tempo no território do continente foi condicionado por uma depressão centrada a oés-noroeste da península Ibérica, que transportava na sua circulação uma massa de ar quente e húmida, bastante instável. Sobre o território, o perfil vertical do vento era favorável à formação de convecção organizada. Foram reportadas três ocorrências, independentes, envolvendo danos materiais em associação a vento e precipitação.

Pelas 04:20 UTC (05:20 h, hora local), no local de Vale da Telha, concelho de Aljezur (Algarve) foi reportado vento muito forte, acompanhado de trovoada, tendo sido registada alguma destruição numa instalação hoteleira e em algumas habitações próximas, bem como em árvores e viaturas. A observação do radar Doppler de Loulé/Cavalos do Caldeirão mostrou, àquela hora e sobre a área, a passagem de uma linha de instabilidade bastante ativa que desenvolveu uma perturbação convectiva de natureza não supercelular.

Mais a norte, a aproximadamente 2 quilómetros a nordeste de Poceirão, concelho de Palmela (Estremadura), pelas 10 UTC (11 h, hora local) foi registado um episódio de vento muito forte e precipitação também forte. A precipitação foi extensiva a uma região mais vasta, tendo sido registados 24 mm na estação de Setúbal entre as 09 e as 10 UTC, 10-11h, hora local. Foi relatada destruição em árvores e algumas estufas. A observação do radar Doppler de Coruche/Cruz do Leão (C/CL) evidenciou, àquela hora e sobre o local, uma formação de tipo supercelular.

Pelas 11:50 UTC (12:50h, hora local) e instantes seguintes, foi registada em Baxarela e Quinta das Freiras, concelho de Alcobaça (Estremadura) alguma destruição em habitações, árvores, postes elétricos e viaturas. A observação do radar Doppler de C/CL mostrou, naquele período e área, a presença de uma supercélula.

Em qualquer dos 3 casos, tanto a natureza dos danos reportados até ao presente como a disposição relativa dos vários pontos afetados, são consistentes com a ocorrência de tornado.

http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/textos/tempo-1609.html


Parece que houve outros dois tornados no continente.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Por acaso alguém tem as imagens de radar da reflectividade, das horas em causa nos três eventos? E principalmente o de Aljezur? Por esquecimento:facepalm: não guardei as imagens de ontem... e gostava de verificar as mesmas...:) Agradeço desde já...!;)

Quantas queres? :D

--

As imagens de radar à hora dos possíveis tornados referenciados no comunicado do IPMA:

Aljezur

dBz (Coruche):

HAVCymC.jpg


dBz (Loulé):

zrHPZqP.jpg


RainRate (mm/h):

wzb831H.jpg


--

Poceirão

dBz (Coruche):
(não tenho das 10h00 não sei porquê, portanto meto a anterior e a posterior)

LX60uUP.jpg

XZL1TOd.jpg


dBz (Loulé):

gHlIgHw.jpg


RainRate (mm/h):

BtglziD.jpg


--

Alcobaça

dBz (Coruche):

9NxCOp8.jpg


dBz (Loulé):

36AJ1pc.jpg


RainRate (mm/h):

FwAeG9J.jpg


--

ecobcg, se quiseres mais imagens pede-me, pode ser que as tenha ;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Quantas queres? :D

--

As imagens de radar à hora dos possíveis tornados referenciados no comunicado do IPMA:

...
--

ecobcg, se quiseres mais imagens pede-me, pode ser que as tenha ;)

Obrigado Duarte! :thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Então sempre se confirma a ocorrência de tornados de fraca intensidade no dia 16, peço então à moderação para remover a palavra "possível" do titulo do tópico, visto se tratar de um evento confirmado. ;)

(depois apaguem este post) sff :)