Seria interessante haver fotos dos estragos, para se ter uma ideia da área afectada e tentar perceber se foi ou não um tornado. Pena não haver membros activos no fórum na zona de Alcobaça.
Encontrei um vídeo do possível tornado em Alcobaça. http://www.publico.pt/multimedia/video/mau-tempo-faz-estragos-em-alcobaca-2014916200151
Tornado deixa rasto de destruição Atingiu povoação de Bacharela, em Alcobaça. Havia "muito lixo e poeira no ar e um barulho esquisito. Vi um carro a começar a dar voltas. Estava em casa e fiquei assustado, só me queria esconder em algum lado, porque só tinha visto isto nos filmes", contou ao CM Nuno Santos, morador em Bacharela, Alcobaça. A povoação foi ontem afetada por um tornado, que danificou telhados de casas e derrubou árvores e infraestruturas elétricas e de telecomunicações. Apesar dos danos, não houve feridos nem desalojados. Aquela zona do concelho foi "assolada por um fenómeno chamado supercélula – espécie de minitornado – que provocou intensa precipitação e vento forte", explicou ao CM Mário Cerol, comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça. A casa de Nuno Santos escapou sem prejuízos, mas o mesmo não podem dizer os proprietários de outras cinco casas e de um barracão agrícola, que devido ao temporal ficaram parcialmente sem telhas. "O pinhal foi parar ao meio da estrada. Foi um susto enorme. Quando cheguei, a minha vizinha estava em pânico. Os meus sogros estavam dentro da casa, mas não lhes aconteceu nada", contou Sandra Coito, cuja residência foi a mais afetada. "Além do telhado, ficaram partidos o portão, os estores e a varanda", adianta. Uma mulher que ia num carro cujo vidro lateral se partiu com a força do vento foi atingida pelos estilhaços na cara e num braço, mas não precisou de receber tratamento hospitalar. O posto de vendas de uma central fruteira na Quinta das Freiras sofreu danos avultados e cinco veículos que se encontravam na cooperativa também foram afetados pela queda de árvores. Fonte de informação:http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/mau_tempo_causa_rasto_de_destruicao.html
Pelos estragos ocorridos e descrição das testemunhas, terá mesmo ocorrido um tornado. Falta saber a escala e o IPMA pronunciar-se sobre o assunto. Ainda bem que só houve estragos materiais. Pena ainda a praga dos mini-tornados (fenómeno chamado supercélula – espécie de minitornado).
http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/textos/tempo-1609.html Parece que houve outros dois tornados no continente.
Por acaso alguém tem as imagens de radar da reflectividade, das horas em causa nos três eventos? E principalmente o de Aljezur? Por esquecimento não guardei as imagens de ontem... e gostava de verificar as mesmas... Agradeço desde já...!
Quantas queres? -- As imagens de radar à hora dos possíveis tornados referenciados no comunicado do IPMA: Aljezur dBz (Coruche): dBz (Loulé): RainRate (mm/h): -- Poceirão dBz (Coruche): (não tenho das 10h00 não sei porquê, portanto meto a anterior e a posterior) dBz (Loulé): RainRate (mm/h): -- Alcobaça dBz (Coruche): dBz (Loulé): RainRate (mm/h): -- ecobcg, se quiseres mais imagens pede-me, pode ser que as tenha
Então sempre se confirma a ocorrência de tornados de fraca intensidade no dia 16, peço então à moderação para remover a palavra "possível" do titulo do tópico, visto se tratar de um evento confirmado. (depois apaguem este post) sff