Possível Tornado/Funnel Cloud visivel de Setúbal 21/02/08

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Re: Tornado/funnel cloud visivel de Setúbal 21/02/08

Excelente registo :D :thumbsup:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tornado/funnel cloud visivel de Setúbal 21/02/08

Grande Foto! Mas mesmo assim parece-me mais uma non-rotating low cloud.

É muito habitual

A mim parece-me demasiado perfeita, fina, cilindrica, afunilada e curvilenea para ser um farrapo de nuvem que desce da base da outra nuvem, isso sim muito comum e que pode enganar momentaneamente. E atentendo que toda essa zona estava com forte instabilidade pelas imagens de satélite parece-me que houve uma celula mais pequena que terá gerado isto que o Miguel documentou e essa célula foi absorvida depois pela grande que vinha do interior. Vê por exemplo as minhas fotos viradas para Sul/Setubal já em fase madura ou dissipação, foram umas senhoras células, parece-me razoável pensar que de facto era pelo menos uma funnel cloud tornádica embora claro muito fraca, mais do tipo que se vê nas trombas. São eventos raros,mas acontecem. Aliás a imagem do Miguel tem muitas semelhanças a uma funnel de S.Bartolomeu de Messines (se não me engano) que está aí no forum

De qualquer forma é apenas uma opinião a partir de fotografias, um video de alguns minutos seria melhor por exemplo, mas confiando no relato do Miguel poucas duvidas haverá.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Re: Tornado/funnel cloud visivel de Setúbal 21/02/08

Lindos registos em Setúbal! (parece ser uma terra de fenómenos!!)
De qualquer maneira o fim de semana promete no sul do país!
:eek:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Tornado/funnel cloud visivel de Setúbal 21/02/08

tou a ver que tenho que ir para Setubal:lol:

Grande Registo Miguel:thumbsup::thumbsup:

Aqui no Cartaxo as vezes tambem se apanham boas trovoadas, chuvadas, até ja apanhei um "mini-tornado" como se costuma dizer, no dia 28-10-2001.;)
Aliás ainda hoje vi uma "funnel cloud" para os lados da Azambuja, ja tinha postado a foto que tirei, mas nao se percebe muito bem pq foi tirada do telemovel:(
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Re: Tornado/funnel cloud visivel de Setúbal 21/02/08

Obrigado pelos comentários malta ;) somos todos meteoloucos e é com muito prazer que partilho as imagens com todo o pessoal:thumbsup: venha mais tempo extremo que é o meu tempo preferido não só pelas fotos que proporciona bem como pela adrenalina:D:p
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Venha fazer turismo em Setúbal! Mais penico que Braga e com mais fenómenos que o Entroncamento! Venha já e receba totalmente grátis uma viagem panorâmica pela cidade em bote de borracha ;)
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá, boa noite

Boas fotos, Miguel. Para mim não está muito evidente a existência de uma núvem-funil. Na última fotografia será mais convincente (?), mas aquele apêndice deve ser devido à precipitação que entrou em remoínho, pelo efeito de correntes da ar na base da célula. Aliás, nota-se que em toda aquela linha há uma cortina de precipitação, mais intensa no lado esquerdo.

Mas quem sou eu para dizer que não é... é o que me parece :hmm:
De qualquer maneira, se fosse (?) mesmo um tornado, lá estava o fotógrafo/observador no momento certo. Bom sentido de oportunidade.
 

kruden

Cirrus
Registo
22 Fev 2008
Mensagens
5
Local
Massamá - Queluz
Boas Miguel:thumbsup:
Penso ter encontrado tb uma tromba de àgua perto da Foz do Lizandro/Ericeira - sul de Mafra. Registei esse evento pelas 18 e 35 - 18 e 30. queria saber se há alguma hipótese de ter uma carta de satélite dessa hora para saber o que se passou. Houve precipitação abundante que inundou estradas por onde passou. tenho a certeza que choveu muito em pouco tempo. a nuvem que vi era em forma de tornado. queria apenas confirmar com um registo da hora indicada...
Boa trovoada! ...e excelentes fotos;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Boas Miguel:thumbsup:
Penso ter encontrado tb uma tromba de àgua perto da Foz do Lizandro/Ericeira - sul de Mafra. Registei esse evento pelas 18 e 35 - 18 e 30. queria saber se há alguma hipótese de ter uma carta de satélite dessa hora para saber o que se passou. Houve precipitação abundante que inundou estradas por onde passou. tenho a certeza que choveu muito em pouco tempo. a nuvem que vi era em forma de tornado. queria apenas confirmar com um registo da hora indicada...
Boa trovoada! ...e excelentes fotos;)

Olá! pois tive a procura e encontrei estas duas imagens dessa mesma hora e bate certo com o teu registo um grande desenvolvimento vertical mesmo nesse local!!Agora se seria algo de especial só mesmo vendo uma imagem mas pela discrição poderá ser uma funnel Cloud como a minha!!para ser uma tromba de água teria de vir do mar para a terra e pelo movimento que levava de Este para oeste não me parece! mas essa célula largou muita agua tal como mostra o radar a essa hora:thumbsup: