Praia fluvial de Monsaraz: condições convectivas extremas (17.06.2017)

Tópico em 'Portugal' iniciado por Gerofil 22 Jun 2017 às 00:25.

  1. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,603
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    [​IMG]
    A viagem iniciou-se em Estremoz por volta das 14h30, tendo como destino final a praia fluvial do Centro Náutico de Monsaraz, nas margens do Lago do Alqueva. A saída inicíou-se debaixo de um céu pouco nublado e uma tarde muito calorosa, com a temperatura a rondar os 41 ºC; alguma nebulosidade em desenvolvimento para sueste.

    Ao longo do caminho (cerca de 60 quilómetros) a temperatura do ar vai mantendo-se constante e a nebulosidade vai aumentando, uma vez que os principais núcleos convectivos se vão desenvolvendo para sueste, exactamente a direcção que vamos tomando para Monsaraz.
    [​IMG]
    A chegada à praia fluvial ocorreu por volta das 16h45; o céu apresenta-se muito encoberto (seis oitavos), a temperatura ronda os 39 ºC/ 40 ºC e após um breve tempo de exposição ao sol, fomos a banhos...

    Ao longe, sobretudo para leste (Espanha) observam-se agora bandas de precipitação. A pouco e pouco vão crescendo cumulonimbos dispersos, quase todos a leste... Meia hora mais tarde começam-se a observar raios ao longe (nordeste).
    [​IMG]
    É a nordeste que começa a desenvolver-se um imponente cumulonimbo que, olhando para o seu topo, vai-se aproximando ... Aumenta a intensidade dos raios e começam-se a ouvir os primeiros trovões.

    A bandeira vermelha é içada mas nem todos os banhistas se retiram da água. Entretanto levanta-se um vento moderado e muito quente, procedendo de nordeste, ao mesmo tempo que o céu vai ficando cada vez mais escuro.
    [​IMG]
    Para observar a tempestade que se aproxima restam duas hipóteses: ir para o carro ou ficar no bar de apoio à praia. Entretanto ainda há tempo de dizer aos nadadores salvadores para o perigo que algumas pessoas estavam a correr por se manterem dentro de água com a chegada da tempestade...
    [​IMG]
    Não demora nada em começar a chover, ao mesmo tempo que o vento se tornou moderado a forte, talvez rajadas na ordem dos 40 a 60 quilómetros por hora. Agora quase toda a gente recolhe ao bar de apoio, espaço gentilmente cedido pelos proprietários para que todos se possam refugiar da tempestade.
    [​IMG]
    Cerca de quinze minutos de chuva acompanhada por vento muito forte... Baixa densidade de descargas eléctricas.
    [​IMG]
     
    Thomar e jorgeanimal gostaram disto.

Partilhar esta Página