Precipitação em Faro, de 29/10 a 1/11

Precipitação em Faro, de 29/10 a 1/11


  • Total voters
    29
  • Poll closed .

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio, acho que estás a exagerar.

As estações do litoral (Faro, Tavira, Castro Marim) ficaram próximas dos 50 mm, parece-me um bom valor para este mês, no caso de Castro Marim até ficou perto da média de VRSA para 1961-1990, um pouco mais distante terá ficado Tavira ou Faro, mas como já referi fora 40 a 50 mm distribuídos ao longo de cerca de 7 dias com precipitação. E o Algarve não é só litoral sotavento, ainda neste último evento foram registados bons valore no nordeste algarvio (Martinlongo).

Frederico, aqui neste tópico está discutido a precipitação em Faro e não no Algarve .....
De qualquer forma já sabia desses valores, mas apenas um pequeno pormenor, não podes olhar ás médias da Serra em comparação com o litoral porque em muitos sitios a média é bem superior ...
Este mês não é seco no Algarve mas sim abaixo da média em torno dos 80%, e no Algarve apenas uma pequena faixa algures ali na zona de Portimão tem na ordem dos 70 mm (na média ou ligeiramente acima)...
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Não sei que piada isso tem .... mas pronto !!

Primeiro mês do ano Hidrológico, primeiro mês abaixo da média !!

Completamente de acordo Aurélio e acho que votações destas não vale a pena existirem porque existem alguns membros acham uma piada tremenda e até riem-se à gargalhada. :angry: Para dizerem disparates ou acharem piadas, 1º olhem para o vosso umbigo e depois logo se riem dos outros ou então votem e calem-se em vez de dizerem disparates.

Lamentavelmente num fórum de meteorologia existirem membros a rirem do Algarve. :disgust::buh:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Por aqui, no Sitio das Fontes, o acumulado deste evento ficou-se pelos 9mm (abaixo do que tinha previsto), distribuidos da seguinte forma:
Dia 29/10/2010: 5,4mm
Dia 30/10/2011: 2,6mm
Dia 31/10/2010: 1,0mm

O acumulado total de Outubro foi de 42,8mm.
No ano passado, para este mesmo mês, tinha tido 57,6mm.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O gráfico de precipitação acumulada não deixa margem para dúvidas.

semttulo2vu.png


Total: 2,7mm.
Intervalo vencedor: <= 3,0mm.

Nesta sondagem, nem gregos, nem troianos ganharam.
E até os forretas foram muito generosos.
Os vencedores foram aqueles que previram apenas chuviscos.
Pena é que ninguém que previu chuviscos, tenha votado no intervalo dos chuviscos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Como é possível tão pouca chuva:(

O ano passado por esta altura ainda tinha chovido menos, colegas algarvios melhores dias virão:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação a este evento ninguem acertou pois nem mesmo eu previra tão pouca chuva ...
Em relação ao mês de Outubro foi mau mesmo foi aqui no Sotavento Algarvio cuja precipitação andou entre os 45 e os 50 mm, neste mês quando a média anda nos 62 mm (Faro) na média de 71-2000 de acordo com o IM !!
A região do Barlavento em termos gerais andou na média, enquanto que no Sotavento também andou em cerca de 75% do valor médio ....
Portanto este mês por estas bandas não foi assim nada de especial ...

Contudo este mês para mim tem pouca importância tomando em consideração que este mês tem uma média bastante baixa, apenas cerca de 62 mm .. mas o que me preocupa é aquilo que pode vir agora á medida que caminhamos para o Inverno, mas isso é um passo de cada vez ...
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
9,1mm a 12,0mm

E já vão com sorte! :lmao:

Não vejo onde está a piada nisso. Enfim...

Votei entre 15.1 a 18 mm. Até é capaz de superar este valor.

Não passa de um comentário grossista que mais parece que goza com os algarvios, uma chamada de atenção, por parte dos moderadores não ficava nada mal. Porque a mim como algarvia, tocou-me muito este comentário. Não vejo onde está piada e nem onde está a sorte ou o azar.

Acho que vocês conhecem muito pouco a vossa zona. Era melhor começarem a ter uma ideia da quantidade de precipitação que acumulam,e a vossa normal não é mais que 509 mm.
E quando disse: "E já vão com sorte!!", referia-me a baixa precipitação que iria cair aí. Até dei mais que o meteograma:

faroo.png


Mas se ainda querem acreditar no Pai-Natal. Força! ;)

PS: Em vez de levar as coisas para as ofensas, pensem e reflictem sobre isso.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Acho que vocês conhecem muito pouco a vossa zona. Era melhor começarem a ter uma ideia da quantidade de precipitação que acumulam,e a vossa normal não é mais que 509 mm.
E quando disse: "E já vão com sorte!!", referia-me a baixa precipitação que iria cair aí. Até dei mais que o meteograma:

faroo.png


Mas se ainda querem acreditar no Pai-Natal. Força! ;)

PS: Em vez de levar as coisas para as ofensas, pensem e reflictem sobre isso.

concordo
o joão de certeza que não disse isso de maneira a ofender
mas voçes e toda a gente sabe que o Algarve é quem recebe sempre menos precipitação por isso não levem a mal..
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Aquilo que enerva os algarvios e eu compreendo é a ausência cada vez mais prolongada das depressões a oeste e sudoeste do nosso país. Só assim o sul vê água em quantidades razoáveis, com depressões a noroeste e norte do país só o norte e centro sai favorecido. As terras além Tejo (sul do Tejo) pouca água recebem, pois as frentes vão secando de norte pra sul chegando ao Algarve apenas chuviscos. Com depressões a sudoeste ou sul, o Algarve seria a região mais favorecida do país, sendo Monchique o centro das atenções.

Lisboa saí favorecido em quase todas as situações, pois encontra-se praticamente no meio do país.

Nem todos os anos podem ser como em 1988/1989, vocês possuem um clima seco, não peçam o impossível.

rrea00119891013.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aquilo que enerva os algarvios e eu compreendo é a ausência cada vez mais prolongada das depressões a oeste e sudoeste do nosso país. Só assim o sul vê água em quantidades razoáveis, com depressões a noroeste e norte do país só o norte e centro sai favorecido. As terras além Tejo (sul do Tejo) pouca água recebem, pois as frentes vão secando de norte pra sul chegando ao Algarve apenas chuviscos. Com depressões a sudoeste ou sul, o Algarve seria a região mais favorecida do país, sendo Monchique o centro das atenções.

Lisboa saí favorecido em quase todas as situações, pois encontra-se praticamente no meio do país.

Nem todos os anos podem ser como em 1988/1989, vocês possuem um clima seco, não peçam o impossível.

rrea00119891013.gif

O que parece que noto cada vez mais não é o facto do NAO ser cada vez mais positivo nos meses de Inverno sendo esta já uma tendencia dos ultimos 30 anos, sendo que estou considerando Inverno (Jan/Fev/Março) sendo que Março antigamente podia-se considerar mês de Inverno .... agoro é cada vez mais seco ...... aliás aqui no Algarve parece que Março até já se tornou mais seco do que Abril !!
Como estava dizendo o que noto cada vez mais parece ser a ausência de cut-offs por exemplo a partir de Outubro, sendo que a precipitação cada vez mais é resultante de circulação zonal quer devido a NAO+ ou NAO- ...
Se antigamente já eram uma raridade nos ultimos anos elas tornaram-se quase uma espécie em vias de extinção..
Isto falando nelas a Sudoeste e Oeste de Portugal ...

Noto também que actualmente as chuvas são cada vez mais concentradas em determinados meses ....
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Cut-offs a Sudoeste do pais nos últimos anos contam-se pelos dedos..Por isso o melhor Algarvios é não contar-se com elas..Quando elas vierem será a festa total,veja-se a sua presença como extraordinário e não a falta delas como terrivel.


De facto menos de 3 mm neste evento foi muito azar!A culpa é do Alentejo.Acabou com a chuva toda que ainda passou pelo Centro. :p
Próxima votação para Faro que seja com uma depressão a Sudoeste do pais,ai é que vai ser engraçado :D