Precipitação forte e máximos históricos a 18 Fevereiro 2008

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Preciptação forte em Portugal


A região de Lisboa encontra-se sob a influência de uma depressão, que na passada sexta-feira estava situada a Oeste da Madeira e a afectar toda a região insular de Portugal, com movimento para Nordeste. Às 00:00h de dia 18 de Fevereiro esta depressão encontrava-se situada a Oeste da Península Ibérica.

Linhas de forte instabilidade a ela associadas provocaram valores muito elevados de precipitação, inicialmente nos distritos de Lisboa e Setúbal e ao final da manhã de dia 18 nas regiões Sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Os valores da quantidade de precipitação registados no dia 18 de Fevereiro de 2008 (das 09 UTC do dia 17 às 09 UTC do dia 18) nas estações meteorológicas de Lisboa/Geofísico e Lisboa/Gago Coutinho, ultrapassaram os anteriores máximos registados, o que atesta do carácter excepcional do fenómeno.

Em Lisboa/Geofísico, considerando a série de totais diários, com 145 anos (desde 1864) o valor agora registado, 118 mm, constitui um novo extremo absoluto desta estação (os anteriores máximos 110.7 mm e 101.2 foram observados em Dezembro de 1876 e Janeiro 2004, respectivamente), sendo este valor superior ao valor médio mensal do mês de Fevereiro do período de referência de 1961/1990. Foram registados 36 mm de quantidade de precipitação em 60 minutos no período compreendido entre as 04:00h e as 05:00h de dia 18 de Fevereiro.

Em Lisboa/Gago Coutinho foram registados, no período das 04:00h e as 05:00h de dia 18 de Fevereiro, 30 mm. Na estação de Setúbal foram igualmente registados 40 mm em 60 minutos, no período compreendido entre as 11:00h e as 12:00h de dia 18 de Fevereiro.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
André, movi a mensagem dos comunicados para aqui pois é assunto importante para ter tópico dedicado e não estar noutro tópico genérico.

Aproveitemos este tópico para colocar os dados de ontem. Já começei a compilar alguns das estações online, mais logo coloco aqui.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Até ontem compilei estes dados, agradece-se ajuda a melhorar (ou corrigir) com dados oficiais e os outros dados parciais de várias estações. Faltam muitos dados oficiais, alguns importantes vem do Synop via OGIMET o que não é 100% fiável. Não sei por exemplo quanto é que afinal o IM registou em Setubal, etc,etc.

(Em actualização, com possíveis ou mesmo prováveis erros)
PREC-12.gif


Agradeco também um comentário do Miguel (e outros) sobre o grau de confiança que tem nos dados dele visto que deve ser o recordista mas tem o pluviometro numa varanda embora estendido o melhor possível para fora. O André por exemplo já sabemos que está num excelente local, em cima da chaminé.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boas...:D

No dia 18, registei aqui 105mm de precipitação (quase toda ocorrida de manha):thumbsup:

Um dia memorável...:rolleyes:

P.S - Possuo uma estação La Crosse WS1600
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O André por exemplo já sabemos que está num excelente local, em cima da chaminé.



Sim, está ali!:D
E desde já aproveito para agradecer ao Minho (a ideia do funil surgiu ao visitar a página dele) e ao Daniel Vilão que me indicou a loja perfeita para a compra de funis.:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sim, está ali!:D
E desde já aproveito para agradecer ao Minho (a ideia do funil surgiu ao visitar a página dele) e ao Daniel Vilão que me indicou a loja perfeita para a compra de funis.:thumbsup:

Apesar da variabilidade que certamente haverá devido á localização dos "penicos" (mais uma expressão científica que nasceu no meteoPT:lol:) é muito interessante ver a coerência dos valores de precipitação!

Quanto ao teu pluviómetro André: Só consigo imaginar um senhor de nariz vermelho, profissional da venda de vinho em garrafa sem rótulo para consumo desenfreado (vulgo taberneiro) a olhar para o teu funil, a esfregar os olhos e a exclamar:

"hic... cum catano, mas que diabo????..."
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Olá a todos! bem eu tenho a minha estação só a um mês estas chuvas de Fevereiro são as primeiras chuvas registadas por mim!mas todos os dias considerados normais em chuvas tem correspondido bastante à realidade no meu pluviómetro!!

Dia 3: 6,4mm
dia 17: 21mm
Dia 18: 169,9mm das 00h ás 18 horas do mesmo dia!
Dia 19: 3,2mm

Total do mês até agora de 200,5mm :surprise:

Só uma nota segundo o IM entre as 11h e as 12h caíram 40mm eu nessa mesma hora registei 38mm...

Aqui fica uma imagem do pluviometro,nesta altura tava assim mas eu empurrei mesmo para a ponta do ferro preto para assim estar mais para fora...penso que se pecar é por falta de precipitação e não por excesso!!

 
M

Membro excluído 274

Até ontem compilei estes dados, agradece-se ajuda a melhorar (ou corrigir) com dados oficiais e os outros dados parciais de várias estações. Faltam muitos dados oficiais, alguns importantes vem do Synop via OGIMET o que não é 100% fiável. Não sei por exemplo quanto é que afinal o IM registou em Setubal, etc,etc.


Agradeco também um comentário do Miguel (e outros) sobre o grau de confiança que tem nos dados dele visto que deve ser o recordista mas tem o pluviometro numa varanda embora estendido o melhor possível para fora. O André por exemplo já sabemos que está num excelente local, em cima da chaminé.

Olá a todos! Fica a informação que no dia 18 a estação Sintra-Qt Cavaleira atingiu nas 24 horas 104.7mm...

;)
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Após apuramento feito com algum rigor, os valores de precipitaçao registados na Estaçao OEIRAS , situada no bairro de Nova Oeiras, foram os seguintes:
Maximo horario : dia 18 entre as 02:30 e 03:30, foi 32,6mm
Maximo 24h : desde as 11:15 do dia 17 até às 11:15 do dia 18, foi 100,3mm.

Embora o periodo de meia-hora, nao seja usual para unidade de medida, neste caso particular, convem salientar que o valor registado entre as 02:35 e as 03:05 foi de 24,4mm, rpt 24,4mm.


Em preparaçao os valores maximos para periodos de 6h e 3h.
Como os registos estao feitos na base dos valores acumulados em cada periodo de 5min, e o tratamento é manual, leva algum tempo para identificar e somar as respectivas parcelas. O tratamento em Excel seria o mais apropriado.
 
Última edição:

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Após apuramento feito com algum rigor, os valores de precipitaçao registados na Estaçao OEIRAS , situada no bairro de Nova Oeiras, foram os seguintes:
Maximo horario : dia 18 entre as 02:30 e 03:30, foi 32,6mm
Maximo 24h : desde as 11:15 do dia 17 até às 11:15 do dia 18, foi 100,3mm.

Embora o periodo de meia-hora, nao seja usual para unidade de medida, neste caso particular, convem salientar que o valor registado entre as 02:35 e as 03:05 foi de 24,4mm, rpt 24,4mm.


Em preparaçao os valores maximos para periodos de 6h e 3h.
Como os registos estao feitos na base dos valores acumulados em cada periodo de 5min, e o tratamento é manual, leva algum tempo para identificar e somar as respectivas parcelas. O tratamento em Excel seria o mais apropriado.



Completando a informaçao:
Maximo para periodo de 6h , entre 01:30 e 07:30, foi de 72,0mm.
Maximo para periodo de 3h , entre 02:00 e 05:00, foi de 49,8mm.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mais um registo de uma estação oficial.
São Julião do Tojal em Loures:




Precipitação acumulada das 9h de dia 17 às 9h de dia 18: 140,9mm

A precipitação acumulada ao longo deste mês nesta estação, e até ao dia 22 às 9h era de 184,4mm.

Nota: Esta estação meteorológica situa-se num vale a apenas 6m de altitude em relação ao nivel médio do mar.