Precipitação na ilha das Flores

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Boa noite!

Tenho uma pequena duvida relativamente aos regimes de precipitação no grupo Ocidental dos Açores, mais propriamente na ilha das Flores.

A minha duvida é se os regimes de precipitação variam de forma relevante do Inverno para o Verão/Outono.
Tenho a ideia que no Inverno a ilha sofre principalmente de passagem de frentes, com chuva em toda a ilha(chove mais em zonas altas ) e no Verão/Outono para além de precipitação frontal, temos também precipitação convectiva com precipitação mais localizada e por isso mais dificil de prevêr. Estarei correcto ou os regimes de precipitação não variam assim tanto entre estações?


Obrigado! :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite!

Tenho uma pequena duvida relativamente aos regimes de precipitação no grupo Ocidental dos Açores, mais propriamente na ilha das Flores.

A minha duvida é se os regimes de precipitação variam de forma relevante do Inverno para o Verão/Outono.
Tenho a ideia que no Inverno a ilha sofre principalmente de passagem de frentes, com chuva em toda a ilha(chove mais em zonas altas ) e no Verão/Outono para além de precipitação frontal, temos também precipitação convectiva com precipitação mais localizada e por isso mais dificil de prevêr. Estarei correcto ou os regimes de precipitação não variam assim tanto entre estações?


Obrigado! :)


Olá meteo!

No caso propriamente das Flores (bem como no resto do arquipélago dos Açores) a precipitação é mais abundante nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro registando se em média durante estes meses, 500 mm. Os valores mais altos, são obviamente registados nas zonas mais altas das ilhas.
Durante os meses de Junho a Agosto, são registados os valores médios mais baixos de precipitação,.
O numero de dias com precipitação superior ou igual a 0,1 mm, é elevado, e em todas as ilhas , são registados mais de 120 dias/ano, sendo o numero mais alto na ilha das Flores (240 dias/ano).
Em relação à distribuição da precipitação média anual, é mais elevada na ilha das Flores (1.665, 6 mm).
Contudo, este valor não a faz como sendo o local mais chuvoso dos Açores. Os maiores valores anuais de concentração de precipitação estão confinados à montanha da ilha do Pico com valores superiores a 6000 mm, e às maiores serras da ilha de S. Miguel, com valores que rondam os 5000 mm respectivamente.















 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Muito obrigado pela resposta. Gráficos muito interessantes :) a minha questao principal é se os regimes de precipitação variam consoante o trimestre. Ou seja se no inverno a precipitação sendo principalmente frontal (penso que é) se no inverno e outono podemos dizer que é principalmente convectiva? Obrigado mais uma vez :)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Muito obrigado pela resposta. Gráficos muito interessantes :) a minha questao principal é se os regimes de precipitação variam consoante o trimestre. Ou seja se no inverno a precipitação sendo principalmente frontal (penso que é) se no inverno e outono podemos dizer que é principalmente convectiva? Obrigado mais uma vez :)

Isso varia muito, mas penso que sim, no Inverno a precipitação é em grande parte de origem frontal ou ciclogénica, mas também pode ser convectiva.
Durante o verão, apesar de haver maior frequencia anticiclónica, também não é de descartar precipitação igualmente de origem frontal ou convectiva...mas julgo ser essencialmente (inverno e verão) de origem frontal durante grande parte do ano.
Não sei se respondi bem ao que pretendias :cool:
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Cuidado com a utilização dos termos. Uma frente, que cause precipitação "frontal", essa precipitação pode muito bem ter características e ser convectiva.
O termo que se deve usar é precipitação estratiforme que normalmente cai de nuvens do tipo nimbostratus, ao contrário da convectiva que está associada às nuvens cumulonimbus.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e racevw