O que está acontecer em Inglaterra sucede-se porque o pais é totalmente plano sem relevo, o que tem chovido lá é o mesmo que tem chovido no Norte do pais a diferença é que o nosso pais felizmente não está ao nível do mar como acontece em Inglaterra, praticamente sem relevo, sendo totalmente plano. O tempo entre NW de Portugal e o Sul de Inglaterra nos últimos 2 meses tem sido praticamente o mesmo pois tem sido atingidos pelas mesmas depressões, com diferenças não muito substanciais relativo ás temperaturas.
Muito bem observado ! Penso que em Inglaterra tem tido ventos mais fortes , agora precipitacao nao deve divergir grande coisa da que se tem verificado no Litoral Norte . Por acaso nao tinha pensado no relevo e a sua influencia na maior espetacularidade das cheias em Inglaterra . E que o Norte de Portugal e bem mais montanhoso que a Inglaterra .
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014 Acontece o mesmo no Centro Sul de Portugal nas bacias do Tejo e Guadiana. Em grande parte destas regiões a precipitação foi, como é natural, muito menor à do Noroeste do país e, enquanto as bacias dos principais rios do Norte se portaram relativamente bem (sem registos de inundações a causarem, prejuízos de monta nem saídas dos leitos fora do normal), já vimos imagens mais complicadas a Sul. Na verdade, após chover cerca de 1200mm desde Outubro no NO (+ ou - dependendo dos locais), não houve que me recorde grandes inundações. A situação mais complexa foi a de Janeiro. Se esta precipitação caísse em certas zonas no Alentejo por exemplo, teríamos muitas povoações totalmente isoladas e cenas catastróficas. Cenários que aconteceram em 2000 acho eu com localidades isoladas durante muitos dias. Quanto às previsões para os próximos dias, o GFS tinha indicado uma hipotética melhoria a partir de dia 15. No entanto os modelos parecem muito instáveis e a saída das 18h00 volta a colocar tempo chuvoso. Pessoalmente não me queixo muito. Ainda vamos nos lamentar muito do calor e seca nos meses apropriados.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014 James nada de mais uma observação simples e de senso comum que não requer nenhum tipo de analise elaborada ou sofisticada, qualquer pessoa do mar ou do campo chega a essa conclusão. O que é pena é que uma explicação tão simples, não seja dada ou trasmitida por profissionais, nem sequer pela Com. Social hoje é tudo noticiado e trasmitido leviamente, sem qualquer tipo de rigor, ao sabor de tendências superficiais o esquema de raciocinio é muito impulsivo. Na verdade parece irónico mas quem acaba por não estar preparado para 200 mm de percipitação mensal é as zonas baixas de Inglaterra, pais que tem como Imagem de Marca a chuva e isto é dificil de entender, para muita gente inclusive a Com. Social se a Inglaterra( o pais da chuva) está com aquelas cheias ENTÃO é porque na Inglaterra tem chovido o dobro ou o triplo de em Portugal(o pais do sol) e a partir desta permissa a questão fica encerrada sem lugar para qualquer discussão. Relativo aos modelos iremos ter ainda um bom periodo mais 4-5 dias de instabilidade a partir dai tudo muit incerto, na minha opinião e por o que vejo nos modelos, nem iremos ter uma anticiclone poderoso e duradoro, nem uma circulação zonal tão acentuada, iremos entrar num registo num padrão menos severo, mas ainda assim com chances de se continuar a ter percipitação , este novo padrão poderá criar as condições necessárias para a formação de cut-offs.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014 O assunto não é assim tão simples como que fazer entender, mas este não é o tópico indicado para esse tipo de discussão.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014 O sul da Inglaterra tem níveis de precipitação anual da ordem dos 600 - 800 mm / m2 . Criou - se um mito que na Inglaterra , na Irlanda ou outros países chove mais que no Norte de Portugal . Nada mais falso . A diferença é que nesses e noutros países a chuva distribui - se por todo o ano , inclusive no verão , sem meses secos . O Litoral Norte tem valores de precipitaçao anual que vão dos 1500 - 3500 mm / m2 , que colocam esta região no topo das mais chuvosas da Europa . Em Portugal temos regiões com muito sol , outras com vento e outras com chuva , temos um enorme potencial para as renováveis . Agora , olhando aos modelos , continuam um pouco indefenidos , nos próximos tempos poderemos ter períodos de chuvas intercalados com períodos de sol , o normal para a época .
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014 Não é o tópico indicado para isso, mas digo já que Inglaterra tem um clima em termos de precipitação bastante parecido com o Norte e Centro ... a região mais costeira tem valores de precipitação entre 1500 a 3500 mm (subindo de sul para Norte e identicos ao litoral norte e parte do centro) e o restante território entre 600 a 800 mm. Do mesmo modo que o litoral Norte do país não traduz o clima português ... esse litoral de Inglaterra ou do UK se quiseres não traduz o clima britânico ! E agora o choque ... O clima Algarvio é tão variado que consegue ter entre 500 a 1600 mm de precipitação anual, tão pequeno e tão grande ! Não falo mais de clima aqui neste tópico ... quem quiser responder, responda no tópico do Clima de Portugal !
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014 Apesar de concordar que a distribuição da chuva é mais balançada na regiões que referes (facto óbvio) também nas mesmas chove muito menos no verão do que no inverno. A discrepância entre os valores tem talvez tanto ou mais a ver com a intensidade da precipitação. Quem como eu viveu em zonas mais a norte da Europa sabe que tendo nós menos dia de precipitação esta é muito maior quando ocorre. Cidades como Londres e Paris, cinzentas muitos dias do ano, tem muitos períodos de chuva fraca ou apenas de dias embrulhados e húmidos. O Noroeste de Portugal é diferente. Quando chove é a valer devido à orografia e isso resulta em acumulados espantosos quando temos meses em que 2 ou 3 boas frontais nos acertam em cheio. Aliás, para acumular 100mm bastam muitas vezes menos de dois dias. Por vezes um. Isso é raro em outras ou inexistente noutras regiões da Europa.
Sem duvida que tambem chove menos no verao , so nos paises de clima continental da Europa de Leste e que chove quase tanto no verao como no inverno . P. S - quando leio as previsoes do Stormy , ele fala quase sempre em possibilidade ou grau de confianca , nao percebo tanta polemica .
Nas regiões de clima temperado continental os meses mais quentes costumam também ser aqueles que apresentam maiores quantitativos de precipitação. O NW de Portugal tem certamente maiores quantitativos de precipitação anual que o Sul da Inglaterra e no trimestre Dez-Jan-Fev então a diferença ainda é maior.