Pressão Estações Weather Underground

pjbenevides

Cirrus
Registo
9 Out 2012
Mensagens
3
Local
Lisboa
Boas.

Estou com umas dúvidas pertinentes, relativamente a alguns valores apresentados nas estações disponíveis para consulta no sítio Weather Underground.

Sei que muitos dos utilizadores do forum são eles próprios donos de algumas estações e por isso espero que me consigam ajudar :hehe:

A pressão apresentada em cada estação é sempre relativa ou nível médio do mar (isto é alguma regra ou requisito do sítio ou conformidade com os gráficos do IM?), ou existe alguma forma nas especificações ou no histórico de cada estação para averiguar isso?

Relativamente à temperatura o valor medido, já depende da altitude, ou seja é o valor absoluto medido pelo sensor da estação, à altitude da estação...estou certo?
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boas.

Estou com umas dúvidas pertinentes, relativamente a alguns valores apresentados nas estações disponíveis para consulta no sítio Weather Underground.

Sei que muitos dos utilizadores do forum são eles próprios donos de algumas estações e por isso espero que me consigam ajudar :hehe:

A pressão apresentada em cada estação é sempre relativa ou nível médio do mar (isto é alguma regra ou requisito do sítio ou conformidade com os gráficos do IM?), ou existe alguma forma nas especificações ou no histórico de cada estação para averiguar isso?

Relativamente à temperatura o valor medido, já depende da altitude, ou seja é o valor absoluto medido pelo sensor da estação, à altitude da estação...estou certo?

Bom dia/tarde

Em relação à pressão atmosférica, por convenção utiliza-se o valor MSLP (Mean Sea Level Pressure, Pressão ao Nível Médio do Mar), para que se possa comparar, por exemplo, a pressão que na Figueira da Foz e na Torre na Serra da Estrela, senão era uma bagunça.

Quanto às temperaturas, estas são absolutas e medem conforme o local onde estão. E vão sofrer influência pelo local onde o sensor está colocado.

Podem existir, e existem, estações no Wunderground e noutros sítios que não tenham a estação calibrada ou de acordo com a OMM, por desleixo ou por impossibilidade.

Cumprimentos
 

pjbenevides

Cirrus
Registo
9 Out 2012
Mensagens
3
Local
Lisboa
então por exemplo, um registo numa estação ali no Oeste de:

Data Hora Temp.(C) Pressão (hPa)
2012-May-20 5:34:00 21.3 1022.2

Se calhar nem o registo nem está certo à altitude da estação...:hehe:

Pelo menos para as 5 da manha do meio de Maio não me parece que estejam 22 graus ( ou pelo menos não bate certo com outras estações).

obrigado
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
então por exemplo, um registo numa estação ali no Oeste de:

Data Hora Temp.(C) Pressão (hPa)
2012-May-20 5:34:00 21.3 1022.2

Se calhar nem o registo nem está certo à altitude da estação...:hehe:

Pelo menos para as 5 da manha do meio de Maio não me parece que estejam 22 graus ( ou pelo menos não bate certo com outras estações).

obrigado

Pode ver que a estação tem ou tinha graves problemas

É uma questão de analisar os gráficos

http://www.wunderground.com/weather...ONM2&day=20&year=2011&month=11&graphspan=year


Nesse dia:

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ILISBONM2&day=20&month=05&year=2012
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Penso que deve haver donos destas estaçoes que nem devem sequer saber como calibrar a pressao ou que a devem calibrar. Eu tenho o relogio que uso como imagem do avatar e tambem tive que calibrar a pressao para o lugar onde ele se situa - no manual dizia que nao era preciso fazer.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Essa situação da temperatura são provavelmente pessoas que têm os sensores em sítios superabrigados e a temperatura nem sequer chega a descer ou a subir.

Sim à vezes no WU há valores que assustam, mas tambem cá no forum nos relatos dos seguimentos há relatos assombrosos...
Em termos de relatos das situações meteorologicas, já mereciamos um certo "código de conduta para participantes";)
Já comentei aqui http://www.meteopt.com/forum/forum-...logicas-dos-utilizadores-5542.html#post345102