Previsão curto prazo (até 3 dias) - Dezembro 2016

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por AnDré 27 Nov 2016 às 01:25.

  1. meteorologist

    meteorologist
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    6 Out 2008
    Mensagens:
    15
    Local:
    Aveiro

    :)
    Em 10 anos de profissão já vi muita gente a olhar para modelos sem sentido crítico. Ainda bem que por cá se sabe separar as águas.:thumbsup:

    Obrigado quanto ao elogio. Já agora aproveito para dizer que mantenho o site referido desde 2009, contudo, não tenho sido muito assíduo por estas bandas. Vou tentar mudar isso :thumbsup:
    Peço também todo o feedback, há coisas que eu por exemplo não gosto e gostaria de mudar mas o tempo não dá para tudo e neste momento isto é feito algo em part-time. A própria configuração do modelo WRF que corro deverá mudar mas primeiro necessito de fazer testes de sensibilidade a várias coisas (parametrizações e estamos em condições para aumentar a resolução para 3km).

    Tiago
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. meteorologist

    meteorologist
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    6 Out 2008
    Mensagens:
    15
    Local:
    Aveiro
    Aqui vai a previsão mais recente com o WRF a 5km.

    Parece haver uma diminuição da intensidade em termos de precipitação (15/12/2016 - 18Z)

    [​IMG]

    (15/12/2016 - 19Z)

    [​IMG]

    [​IMG]


    Até o SWEAT está interessante;

    [​IMG]


    Já está no range do radar;
    http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.remote/index.jsp

    Está mesmo a chegar, vou buscar as pipocas :D

    Tiago
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. meteorologist

    meteorologist
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    6 Out 2008
    Mensagens:
    15
    Local:
    Aveiro
    Viva,

    A previsão da NAO positiva mantem-se, algo que se pode observar em todos os membros do ensemble.
    http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/pna/nao.sprd2.gif
    Como consequência o AA deverá permanecer próximo da PI o que nos trará dias de céu limpo mas frescos :cold:, nada como o que apanhei no Ártico no Inverno passado :1143:... que saudades das auroras :rolleyes:

    Tiago
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,320
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    O cavado/cut-off que afetará os Açores nos próximos dias traz uma incerteza interessante no que concerne à chuva no G. Ocidental.

    O GFS 12z prevê este acumulado entre as 00h do dia 27 e as 12h do dia 28:

    [​IMG]

    Entre 40 e 50 milímetros em 36 horas é um evento significativo. Já no que concerne ao probabilístico, o mesmo GFS 12z dá uma reduzida probabilidade (<30%) relativamente à ocorrência de acumulados superiores a 50 milímetros entre as 12h UTC do dia 27 e as 12h UTC do dia 28:

    [​IMG]

    Indo para outros modelos, a variabilidade é superior. O ICON põe os maiores acumulados ao largo da ilha e um brutal acumulado - ainda que num curto espaço - acima de 100 mms a sul das Flores:

    [​IMG]

    O ICON é muito semelhante ao ARPEGE e análogo ao CMC. Mas estes são modelos mais ou menos periféricos. O UKMET rebenta com a escala modelando acumulados superiores a 150 milímetros demasiado perto do Corvo:

    [​IMG]

    Termino com o WRF:

    [​IMG]

    [​IMG]
    (a última imagem refere-se a mms em 3h)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #34 Orion, 25 Dez 2016 às 20:37
    Última edição: 25 Dez 2016 às 20:48
    TekClub, ruka, luismeteo3 e 3 outras pessoas gostaram disto.
  5. joralentejano

    joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Set 2015
    Mensagens:
    5,515
    Local:
    Arronches | Leiria
    Informação Especial:
    Previsão Especial para a passagem de ano - Continente
    Até dia 1 de Janeiro de 2017, o estado do tempo em Portugal continental vai continuar a ser condicionado por um anticiclone localizado na Europa Central.
    O céu estará pouco nublado ou limpo e o vento vai soprar fraco a moderado do quadrante leste, sendo temporariamente forte nas terras altas do Centro e Sul. Prevê-se ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal, em especial nas regiões do interior.
    As temperaturas não terão variações significativas. A temperatura máxima deverá variar entre 15 e 18ºC no litoral Norte e Centro e na região Sul, sendo inferior no interior Norte e Centro onde não deverá ultrapassar 14ºC. A temperatura mínima irá variar aproximadamente entre 4 e 8ºC, sendo inferior a 4ºC no interior das regiões Norte e Centro, onde poderá em alguns locais chegar a -4ºC. Haverá condições para a formação de geada.
    No início do ano de 2017, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal o céu tornar-se-á em geral muito nublado, e prevê-se ocorrência de precipitação a partir da tarde de dia 1 e em especial no dia 2, havendo possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

    Previsão Especial para a passagem de ano - Madeira

    O estado do tempo no arquipélago da Madeira vai ser condicionado pela ação conjunta de um anticiclone, relativamente intenso localizado sobre a Europa Central e a partir de dia 31 de uma depressão à qual estará associada uma superfície frontal fria.

    Entre os dias 28 e 30 a precipitação será esporádica. O vento será de sueste e gradualmente irá aumentar de intensidade, soprando com rajadas até 70 km/h no dia 30. A agitação marítima, em particular na costa sul, será de quadrante sul com 1 a 2 metros, aumentando para 2 a 3 metros a partir do dia 29.

    Entre os dias 31 de Dezembro e 2 de Janeiro, ocorrerá precipitação persistente, que poderá ser por vezes forte. O vento será moderado a forte predominando de sueste, com rajadas até 80 km/h, em especial nas terras altas. A agitação marítima manter-se-á do quadrante sul na costa sul com ondas até 3 metros. Com a ocorrência de precipitação, deverá dar-se a deposição das poeiras em suspensão (?chuva de lama?) que se encontram nos níveis baixos da atmosfera e que são provenientes do continente africano.

    A temperatura máxima irá variar aproximadamente entre 18 e 21ºC, e a mínima entre 14 e 16ºC. Nas terras altas as temperaturas serão significativamente inferiores, sendo que as máximas não deverão ultrapassar 10ºC e as mínimas 6ºC.

    Previsão especial para a passagem de ano - Açores
    No dia 29 de Dezembro, devido a uma depressão, deverá ocorrer chuva pontualmente forte durante a madrugada no Grupo Oriental com o vento a soprar muito fresco de sueste. Nos Grupos Ocidental e Central o céu manter-se-á com abertas alternando com aguaceiros e o vento soprará fraco a bonançoso do quadrante sul.
    No dia 30 de Dezembro, devido a uma superfície frontal fria, prevê-se um aumento de nebulosidade apenas nas ilhas do Grupo Ocidental com períodos de chuva passando a aguaceiros durante a noite.
    No dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, o céu apresentar-se-á com períodos de nebulosidade e com a ocorrência de aguaceiros em todas as ilhas. O vento irá soprar bonançoso a moderado do quadrante norte.
    Neste período as temperaturas mínimas deverão variar entre os 13/15ºC e as temperaturas máximas entre os 17/19ºC.
    Fonte
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #35 joralentejano, 28 Dez 2016 às 19:15
    Última edição: 28 Dez 2016 às 23:26
    TekClub, Tyna, Thomar e 2 outras pessoas gostaram disto.

Partilhar esta Página