Previsão curto prazo (até 3 dias) - Fevereiro 2018

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
vONQ37O.gif


Rajadas máximas a rondar os 170 qph.
 
Última edição:


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
FMhHOep.png

"The approach of a strongly negatively-tilted trough from the Atlantic and the collision of two very different air masses over Portugal will result in severe weather conditions. The trough brings steep lapse rates and strong positive vorticity over the area, whereas the low-pressure system near the surface creates a prolonged moist tongue from the Azores towards the Iberian Peninsula. During the night of Tuesday, DLS is expected to exceed 35 m/s, overlapping with 400 – 800 J/kg. Apart from excessive rainfall, DLS and 15 m/s 0-3 km shear may create a favorable environment for large hail, exceeding 2 cm in diameter and severe wind gusts. Straight-line forecast hodographs reduce the suspicion for tornadoes and only waterspouts are expected near the coasts of South Portugal, Spain, and Morocco in the morning hours of Tuesday when a short-wave trough moves quickly east. Conditions in Portugal will deteriorate after the end of this outlook."
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Atenção amanhã, além da possibilidade de neve no interior Norte e Centro, também não será de descartar a possibilidade de freezing rain, que é sempre muito problemática nas estradas.

Apesar de no mapa do GFS a zona não ser muito extensa, a interface entre as massas de ar, onde temos temperaturas positivas em altitude e negativas à superfície é relativamente grande, podendo nessa região ocorrer esse tipo de precipitação.

Yet0e6X.png
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Muita atenção à ondulação nos próximos dias. Vai atingir zonas da costa portuguesa muito pouco habituadas a situações de tal intensidade. Se a direcção fosse a habitual (NW) julgo que não iriam existir situações muito problemáticas, porém esta vai ser marcadamente de SW, atingindo então com força quase total zonas como a linha do Estoril, Sesimbra e costa algarvia. São esperadas alturas significativas entre 4 a 7 metros durante quase uma semana, com amplitudes de marés muito grandes. As alturas máximas das ondas poderão superar os 10 m. A somar a isso temos baixa pressão atmosférica, o que por exemplo na Quinta feira poderá aumentar o nível do mar em cerca de 40 cm a mais relativamente ao normal, e vento forte de SW que poderá ainda amplificar o efeito de storm surge.

HoOg7jI.jpg


LyeuGn0.jpg


cgSeMzZ.jpg


Particular atenção a Sesimbra, já lá moro há cerca de 13 anos e julgo ser a situação mais severa que me lembro. Há muito pouco areal entre o mar e a marginal, com várias lojas perto. Aconselhava a serem tomadas precauções pois o mar certamente irá galgar a parede. Lembrem-se que Sesimbra está habituada a ter mar flat em 95% dos dias do ano, e quando não o está é geralmente pouco significativo.

A costa algarvia também será castigada, atenção à erosão costeira que poderá significar uma semana de temporal de W/SW.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
01.03.2018_06h00.jpg


A tempestade Emma (“ciclone”) fará a sua maior aproximação ao território de Portugal Continental por volta das 06h00 de amanhã, altura em que estará centrada a oeste do litoral da Galiza, em deslocamento para nordeste em direcção ao Golfo da Biscaia. A pressão atmosférica estimada para o centro da tempestade será de 976 hPa; as isobáricas (linhas de pressão atmosférica) muito próximas umas das outras traduzem um elevado gradiente de pressão entre distâncias relativamente curtas, ou seja, por outras palavras teremos condições para a ocorrência de vento forte, com rajadas muito fortes, de sudoeste, não se descartando a ocorrência de fenómenos extremos de vento.
A corrente de sudoeste arrasta consigo muita humidade proveniente da longa trajectória que as massas de ar fazem sobre o Oceano Atlântico, favorecendo a ocorrência de precipitação em todo o território de Portugal Continental; a presença de ar muito frio em altitude agrava a instabilidade atmosférica, uma vez que favorece as correntes ascendentes de ar na troposfera, responsáveis pela formação de nuvens de desenvolvimento vertical (cumulonimbos) que originam aguaceiros pontualmente fortes, por vezes acompanhados de trovoadas e queda de granizo.
Ao longo da amanhã de amanhã espera-se uma melhoria temporária do estado do tempo em Portugal Continental, de sul para norte; o vento rodará para oeste ou noroeste e esperar-se-á uma descida de temperatura, favorecendo a ocorrência de queda de neve a cotas mais baixas nas regiões do norte e centro.
 
Última edição: